16 de Janeiro de 2012
Naquele tempo , 18os discípulos de João Batista e os fariseus estavam jejuando. Então , vieram dizer a Jesus: “Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e os teus discípulos não jejuam?” 19Jesus respondeu: “Os convidados de um casamento poderiam, por acaso , fazer jejum , enquanto o noivo está com eles ? Enquanto o noivo está com eles , os convidados não podem jejuar . 20Mas vai chegar o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; aí , então , eles vão jejuar . 21Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha ; porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda . 22Ninguém põe vinho novo em odres velhos ; porque o vinho novo arrebenta os odres velhos e o vinho e os odres se perdem. Por isso , vinho novo em odres novos ”.
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Jesus sempre se apresenta como um independente diante das regras e das observâncias legais conforme as tradições . A independência de Jesus choca os que estão apegados ao pé da letra todas as leis e as tradições . Jesus entra no espírito da lei , naquilo que possa edificar o ser humano . Por isso , em outra ocasião ele diz: “O sábado existe para o homem e não o contrário ”. No evangelho de hoje ele faz uma declaração que tem o mesmo conteúdo : “Ninguém põe o vinho novo em odres velhos ”.
O tema da discussão entre Jesus e os fariseu no evangelho de hoje é o do jejum . A Lei estabelecia somente um jejum , no dia da Expiação , e não se fazia para expiar os pecados e sim para preparar-se ao encontro com Deus , o único que pode perdoar o pecado (Lv 12,24; 23,27; Nm 29,7). Moisés jejuava durante 40 dias e 40 noites para conseguir que Deus perdoasse o pecado de seu povo (Dt 8,18). Depois surgiram muitos outros motivos para jejuar (cf. 1Samuel 31,17; Zacarias 8,18; 2Rs 25,1-4; Ester 4,16; Judite 8,6 etc.).
De modo geral , a prática do jejum está ligada , no AT, à espera da vinda do Messias . A prática do jejum aceleraria a chegada do Messias . Os fariseus e os discípulos de João Batista praticam o jejum . Por isso , questionam o comportamento dos discípulos de Jesus que não o praticam. A resposta de Jesus aqui é bem clara : se seus discípulos não praticam o jejum é porque não tem nada que esperar porque o Messias já chegou e está com eles . O tempo chegou, o Reino de Deus está próximo (Mc 1,15), o banquete messiânico começou. E os sinais são estes : os leprosos ficam purificados (Mc 1,40-45), os paralíticos andam (Mc 2,1-12), a Boa Nova se anuncia (Mt 11,5). Jesus é Aquele que deve vir . Os discípulos de Jesus estão vivendo esta intimidade . Esta intimidade será rompida no momento da paixão e da morte de seu Mestre . No dia em que Jesus deixar de estar , a comunidade cristã, através do jejum , fará a memória da morte de Cristo , anunciará ao mundo que Jesus morreu por causa dos pecados dos homens e por nossos pecados .
Estamos em outro contexto . Por isso , o jejum ganha seu novo significado . Quando soubermos dar ou preparar o espaço para Deus na nossa vida , este espaço não será ocupado por outra coisa . Ao darmos esse espaço para Deus o resto ganha seu justo valor e sua justa perspectiva . Por isso , ao praticarmos o jejum estamos manifestando nossa vontade de não deixar nenhuma coisa material dominar nossa vida ou mandar na nossa vida . Podemos possuir as coisas , mas as coisas jamais podem nos possuir para não perdermos nossa liberdade . Mesmo não querendo, um dia largaremos tudo . É preciso que aprendamos a ser livres todos os dias , desde já .
P. Vitus Gustama,svd
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