JESUS-SALVADOR ME CHAMA A SEGUI-LO
14Depois que João Batista foi preso , Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: 15“O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo . Convertei-vos e crede no Evangelho !” 16E, passando à beira do mar da Galileia, Jesus viu Simão e André, seu irmão , que lançavam a rede ao mar , pois eram pescadores . 17Jesus lhes disse: “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens ”. 18E eles , deixando imediatamente as redes , seguiram a Jesus. 19Caminhando mais um pouco , viu também Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca , consertando as redes ; 20e logo os chamou. Eles deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados , e partiram, seguindo Jesus.
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O texto se encontra numa grande seção do início da missão de Jesus na Galiléia (Mc 1,14-3,6) onde se enfatiza a revelação de Jesus como Messias , por um lado , e a cegueira dos dirigentes judeus , por outro lado , perante essa revelação (leia: Mc 1,14-8,30- num contexto maior ).
O texto do evangelho deste domingo , podemos dividir em duas partes de acordo com sua unidade literária : a primeira parte (vv.14-15) falam da Boa Notícia proclamada por Jesus e conseqüência desta proclamação; e a segunda parte (vv.16-20) fala da vocação dos primeiros discípulos na versão de Marcos .
I. ANÚNCIO DA BOA NOTÍCIA (vv.14-15)
Terminada a atividade de João Batista que representa o fim do tempo de Moisés (Lei ) e dos Profetas , começa a atividade de Jesus que é o início da nova época do relacionamento de Deus com a humanidade . Para Mc, a obra de Jesus só pode começar depois de João sair da cena . Jesus começa sua atividade na Galiléia. A Galiléia era considerada pelos rabinos de Jerusalém como um lugar onde a obediência à Lei (Torah) não era tão exata e também era um lugar onde acontecia o contato com os pagãos que causou o sincretismo religioso . E Jesus escolheu a Galiléia como o centro de sua missão salvífica (cf. Mc 1,16.28.39;3,7;7,31;9,30). O Deus de Jesus Cristo é realmente um Deus de surpresa , pois ele vai na direção em que o homem nunca pensou em trilhar . Os conterrâneos desprezavam a Galiléia e Jesus a escolheu como o centro de sua missão . E nós , seguidores de Jesus, temos que andar atrás do Mestre e que muitas vezes não sabemos para onde ele vai nos levar , pois ele apenas nos diz: “Segue-me!”, mas não devemos ter medo de Ele nos levar para onde ele quer , pois ele é “o Caminho , a Verdade e a Vida ” (Jo 14,6).
Jesus anuncia e convida a crer na Boa Notícia /Evangelho (v.14). Qual é a Boa Notícia que ele anuncia? A Boa Notícia indica a alegre notícia , pois o seu conteúdo é a salvação messiânica trazida por Jesus. Que a partir de Jesus instaura-se na terra o Reino de Deus (v.15; Is 40,9;52,7) e por isso , basta entrar nele! Jesus anuncia que se abre a possibilidade de uma sociedade nova e justa , digna do homem , a alternativa que Deus propõe à humanidade . Isto quer dizer que a palavra “Evangelho ” ou “Boa Nova ” aqui significa a mensagem total de conversão e salvação que Jesus veio trazer . Para Marcos a crença nesta Boa Nova não pode estar separada da fé no próprio Jesus.
Jesus diz: “O tempo está completo e o Reino de Deus está próximo ...” (v.15a-b). “O tempo está completo ” (“peplérotai o kairós” v.15a). “Tempo ” ou “momento ” aqui é uma tradução da palavra grega “kairós”. Mc não usa o termo “krónos” (tempo cronológico), mas “kairós”. “Kairós” indica um tempo determinado e tem aqui uma conotação escatológica de tempo determinado por Deus para a vinda gloriosa do Cristo ; indica um tempo determinado por Deus para a sua intervenção salvífica. É tempo de graça , de favor de Deus e de oportunidade de salvação. Como diz São Paulo: “Eis agora o tempo favorável por excelência . Eis agora o dia da salvação” (2Cor 6,2).
A expressão “O Reino de Deus está próximo ” (v.15b) completa a idéia sobre o kairós. O kairós indica o tempo determinado por Deus para o começo do Reino de Deus . Mas o que é o Reino de Deus neste contexto ? O Reino de Deus (Basiléia) não é um conceito espacial , nem estático , mas sim um conceito dinâmico . Ele indica a soberania de Deus em ação . Trata-se do tempo da salvação, do restabelecimento da comunhão entre Deus e o homem que começa pela fé em Jesus Cristo . Doravante , os homens que buscam a Deus , já não se cansarão em vão , pois Deus veio em busca de todos nós : o Seu Reino está próximo . A proximidade do Reino de Deus é resposta explícita a toda pergunta e interrogação escondidas no coração humano . Não é o homem quem se dá a si mesmo a última resposta para suas aspirações ; é Deus .
A proclamação da proximidade do reino de Deus exige do homem uma atitude nova , uma tomada de posição . Para que essa possibilidade possa acontecer exige, como condição , da parte do homem a renúncia à injustiça , como ponto de partida (convertei-vos) e a confiança de que essa meta é atingível, como ponto da chegada (tende fé ). Jesus liga sua ordem urgente “convertei-vos” a um chamado igualmente urgente “crede no Evangelho ”. Para Marcos a conversão está ligada intimamente à fé . A crença na Boa Nova anunciada por Jesus não pode estar separada da fé no próprio Jesus.
A conversão (metanoia) envolve uma mudança radical no próprio modo de pensar e de viver . É uma chamada a uma mudança interior em seus pensamentos e sentimentos . O ensinamento fundamental sobre a conversão (metanoia) contido no Evangelho de Marcos significa seguir Jesus (tornar-se discípulo ) e ter fé nele. Não é de admirar que o primeiro ato que Jesus realiza depois de proclamar sua mensagem central (converter e crer no Evangelho ) é chamar os primeiros discípulos (vv.16-20). Mas a capacidade dos discípulos para participar do chamado de Jesus à conversão não diminui a necessidade de escutar a mensagem de Jesus, pois a maior parte do Evangelho de Marcos é dedicada ao desafio e ao fracasso do discipulado. Apesar de todas as maravilhas que testemunham no ministério de Jesus, os discípulos são descritos simplesmente como pessoas que parecem não entender a mensagem de Jesus. Até os demônios reconhecem Jesus (cf. Mc 3,11), contudo , os discípulos parecem desatentos a esse reconhecimento . Por isso , é sempre hora de Deus . Convertei-vos! Em cada momento em que a Boa Nova se nos oferece, nos convida e nos dá o poder de começar a nova caminhada .
De outra forma podemos dizer que a conversão significa, simplesmente , imitar o amor de Deus . Porque quando você ama , você não vai fazer a injustiça contra ninguém ; não vai explorar ninguém ; não vai roubar ninguém por um simples razão : você encontrou no outro seus próprios sentimentos e seu próprio coração . Por isso , o critério para saber se você cresceu ou não (critério de maturidade ) é a sua capacidade de amar . Certamente Jesus nos traz o Deus de amor e não Deus que castiga . Infelizmente , o Deus que habita na consciência da maioria dos cristãos é o Deus que castiga , por isso a vida se torna pesada . Mas quando o Deus de amor habita na nossa consciência , a vida se torna leve já que o amor dá segurança , tranqüilidade e crescimento . E tudo que você ama se torna leve .
A segunda exigência é fé na Boa Nova anunciada por Jesus. Fé não significa um conhecimento puro intelectualmente da mensagem , mas uma adesão plena e total do homem a Deus . Que o homem tenha coragem e firmeza de dizer o seu sim total ao plano salvífico de Deus . A fé nos aproxima do conhecimento de Deus . E ao participarmos da vida de Deus , começamos a ver e a apreciar tudo . Conseqüentemente , tudo se ordena e tudo ganha seu justo valor . A fé nos permite entender a realidade de uma maneira renovada e nos transforma em homens novos .
II. O CHAMAMENTO DE JESUS( a vocação dos primeiros discípulos )
1.Onde e em que situação
O que quer dizer o “lago ” na apresentação de Marcos ?
O “lago ” é o lugar no qual vive as pessoas da Galiléia e ali é que elas trabalham. Certamente Jesus procura e encontra o povo ou cada um de nós em sua própria situação e lugar . E Jesus nos chama a segui-lo ali onde se encontra , na própria situação concreta . Ele apresenta a cada um o convite ali onde se encontra , numa situação comum , honesta e honrada como aquela dos pescadores ou , então , numa situação desonrada e moralmente difícil como aquela do cobrador dos impostos , como Levi (cf. Mc 2,14) etc.
Se Jesus quer encontrar cada um de nós ali onde se encontra , vamos ficar , então , no nosso lugar . Como as letras de um canto que dizem: “Quando Jesus passar eu quero estar no meu lugar ”. Se eu não ocupar meu lugar , por simples que seja, ele não vai me encontrar . Conseqüentemente , surge uma pergunta para mim : “Onde está o meu lugar ?” Concretamente digamos: se você é pai que seja pai ou mãe que seja mãe , professor seja professor , médico seja médico etc.. Se seu filho ou sua filha chama você de pai ou de mãe , por que ele (ela ) quer que você seja verdadeiro pai ou verdadeira mãe para ele ou ela . Assim por diante . Isto quer dizer que cada nome ou função é um apelo , é uma missão .
2. Como Jesus chama e a que o chama e a que chama ?
Sublinha-se o aspecto pessoal : através de um colóquio familiar . Jesus vê Simão e André, Tiago e João e aproxima-se deles familiarmente , fala e os chama . Ele faz lhes ouvir aquela palavra de esperança e de confiança que é o chamado a segui-lo.
O que significa “seguir ”? Literalmente significa “ir atrás de alguém , pisando nas suas pegadas e percorre o seu caminho . Tudo isto exige uma imensa confiança naquela pessoa que está na nossa frente . É preciso entregar-se totalmente a essa pessoa . “Seguir Jesus Cristo ” segundo o Evangelho significa aceitar seus ensinamentos , entregar-se incondicionalmente à sua pessoa , colaborar na sua missão e partilhar do seu destino , que inclui a morte e a glorificação (Jo 12,26; 14,3; 17,24). O abandono confiante a Jesus é necessário para poder percorrer o caminho em direção ao conhecimento da vida e do mistério de Jesus.
Jesus os chama para serem “pescadores de homens ” (v.17). Há aqui uma alusão clara à atua profissão dos dois irmãos (Simão e André) e uma alusão a Jr 16,14-16. “Ser pescadores de homens ” sublinha uma missão universal , não se limita ao povo judeu .
3. Com que resultado Jesus chama ?
P. Vitus Gustama,svd
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