JESUS VEIO ME RESGATAR E ME TRANSFORMAR EM SEU DISCIPULO
14 de Janeiro
Ao perdoar os pecados do paralítico , no evangelho do dia anterior , (Mc 2,1-12) Jesus rompeu a distância entre o pecador e Deus . Mas que implicação tem isso na sociedade ? Que exige da Igreja que se diz portadora de perdão e de reconciliação entre os homens (cf. Mt 16,19;18,18;Jo 20,22-23)?
O texto do evangelho de hoje fala da vocação de Levi. Levi é o quinto discípulo de Jesus segundo o evangelho de Mc. Jesus se apresenta diante dele como o Senhor que ordena: “Segue-me!”. Aqui há novidade! Não é mais pescador que Jesus chama, mas é um cobrador de impostos para ser seu discípulo, e por isso , é um pecador público (publicano) que para a sua época, era mal visto pela população . Levi é descrito como um homem que “estava sentado”. Mas ao ouvir a chamada de Jesus para segui-lo, Levi se levantou. A partir daquele dia, Jesus será quem dará sentido para a vida de Levi. E Levi aprenderá de Jesus uma nova forma de viver com sentido.
Olhando para Levi e para o comportamento de Jesus diante deste, cada um de nós pode dizer em silêncio ao Senhor : “Senhor , eu sou também um pecador . Obrigado , Senhor , por não me julgar , como não julgou Levi. O Senhor me conhece e me ama e por isso , não me despreza ”.
Os escribas e os fariseus , vendo o comportamento de Jesus, perguntaram aos discípulos de Jesus: “Por que ele come com os cobradores de impostos e pecadores ?”. Fazer refeição com os demais era um reconhecimento da igualdade e da dignidade . Os cobradores de impostos eram considerados ladrões do dinheiro publico, e por isso , eram excluídos e considerados impuros . Os escribas e os fariseus , puritanos fechados em sua auto-suficiência e convencidos de serem os perfeitos , não se relacionavam com este tipo de pessoas para não comprometer sua pureza legal .
Há aqui uma revelação de Deus que chama nossa atenção . Jesus não julga os que dele se aproximam; não faz diferença entre os homens . Não entra nas classificações habituais da opinião de seu tempo . Jesus é um homem de idéias amplas, um homem tolerante e compreensivo , é um homem muito humano para com todos . Ele era tão humano a ponto de se tornar tão divino . Para ser verdadeiro cristão o homem tem que ser muito humano profundamente . Na profunda vivência da humanidade chegaremos à divindade . Paradoxalmente , o caminho da subida até Deus passa pelo caminho da descida até a nossa humanidade .
A resposta de Jesus é um dos melhores retratos do amor misericordioso de Deus , manifestado em Cristo Jesus. Com uma liberdade admirável , Jesus vai pelo seu próprio caminho , anunciando a Boa Nova aos pobres , chamando os “pecadores ” apesar das reações dos puritanos que afastam os outros e fazem isso , em nome de um suposto Deus em quem acreditam. Jesus continua a salvar os débeis e os enfermos . Continua fazendo o bem apesar dos comentários negativos a respeito . Jesus, em vez de se afastar dos “pecadores ”, se aproxima deles. Ele não tem medo de sentar-se à mesa com aqueles que a sociedade considera como pessoas não “certinhas”.
O evangelista Marcos nos relatou que , como fruto da aproximação tão humana da parte de Jesus “Com efeito , eram muitos que o seguiam”. Esta frase tem um peso porque prepara uma melhor compreensão de Mc 3,13-16. Aqui tomamos consciência de que os que seguem a Jesus sintonizam seu atuar com o do Mestre e também eles se aproxima dos pecadores . Este fato era de grande atualidade no tempo da comunidade de Marcos (cf. Gl 2,11-14). Para um cristão de origem judaica não era fácil conviver com quem havia sido conhecido anteriormente como um pecador publico ou com quem provinha do mundo pagão . Somente recordando o comportamento de Jesus tudo se superava.
“Não são as pessoas sadias que precisam de médico , mas as doentes . Eu não vim para chamar justos , mas sim pecadores ”. Para todos nós que não somos santos estas palavras de Jesus nos consolam. Cristo nos acolhe e nos chama apesar de nossas debilidades e da má fama que possamos ter e nos transforma me seus discípulos para continuar sua obra neste mundo . Como a Eucaristia , não é para os perfeitos . Por isso , sempre começamos nossa celebração com um ato penitencial e na hora de receber o Corpo do Senhor , na comunhão , continuamos a reconhecer nossa indignidade de comungar o Corpo tão santo do Senhor ao dizer : “Senhor , eu não sou digno de que entreis em minha morada , mas dizei uma só palavra , serei salvo !”.
Temos que viver realmente a espiritualidade da Eucaristia porque a estrutura da Eucaristia nos mostra que somos todos pecadores . Começamos sempre nossa celebração com um ato penitencial. E antes de nos aproximar da comunhão , pedimos no Pai-Nosso : “Perdoai-nos as nossas ofensas ”. Ao receber o Corpo e sangue do Senhor nós acreditamos que Ele é Aquele que tira o pecado do mundo e aquele que nos alimenta a fim de vivermos para ele e para os demais . Conscientes de sermos pecadores rezamos antes de receber o Corpo do Senhor : “Senhor , eu não sou digno de que entreis em minha morada , mas dizei uma só palavra , serei salvo ”. Se realmente vivermos profundamente a espiritualidade eucarística jamais julgaremos os outros . Ao contrário , devemos rezar muito mais do que comentamos. “No falar muito está o pecado ”, diz a Palavra de Deus .
P. Vitus Gustama,svd
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