domingo, 10 de junho de 2012

IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

Sábado,16 de Junho de 2012

Texto de Leitura: Lc 2,41-51

41Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. 42Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. 43Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem. 44Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. 45Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura. 46Três dias depois, o encontraram no Templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas. 47Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. 48Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: “Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura”. 49Jesus respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?” 50Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera. 51Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas.
_________________

A devoção ao coração de Maria foi propagada por São João Eudes no século XVII. Em 1942, Pio XII consagrou toda a humanidade ao coração de Maria, e fixou a celebração de sua festa no dia 22 de Agosto, oitava da Assunção, no intuito de pedir a paz. Esta festa é colocada no dia imediato à solenidade do coração de Jesus para voltar à origem histórica desta devoção. No século XVII, São João Eudes, em seus escritos, não separava os dois corações nos projetos litúrgicos: Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria.

O coração de Maria esteve sempre cheio de Deus (cf. Lc 1,28). O seu coração imaculado é chamado santuário do Espírito Santo (LG 53), em virtude da sua maternidade divina e da inabitação contínua e plena do Espírito divino na sua alma. O Verbo que Maria deu à luz segundo a carne foi antes concebido segundo a no seu coração (Santo Agostinho). Foi em vista do seu Coração Imaculado, cheio de e de amor humilde, que Maria mereceu trazer o Filho de Deus no seu seio virginal. É claro que a benevolência de Deus que está acima de qualquer coisa, pois a escolha é sempre de Deus. O coração de Maria conservava as palavras de Jesus Cristo (cf. Lc 2,19.51). Por isso, podemos dizer que o coração de Maria foi um sacrário. O Coração de Maria é a projeção do Evangelho para nosso século. Maria viveu o Evangelho em seu mais puro e elevado espírito na interioridade de seu coração.

O cristão de nossos dias, que pretender adaptar sua vida às exigências do Evangelho, tem que penetrar com o máximo respeito no sagrado Coração de Maria e ver e aprender como ela viveu as exigências da Palavra de Deus (cf. Lc 1,38).

Do coração de Maria brotam torrentes de graças de perdão, de misericórdia, de ajuda nas situações difíceis. Por isso, queremos pedir-lhe hoje que nos um coração puro, humano, compreensivo com os defeitos dos que convivem conosco.

Terminamos a nossa oração pedindo ao Senhor: “Ó Deus, que preparastes no Imaculado Coração de Maria uma digna morada para o vosso Filho e um santuário para o Espírito Santo, concedei-nos um coração limpo e dócil, para que, sempre submissos aos vossos preceitos, Vos amemos sobre todas as coisas e ajudemos os nossos irmãos em todas as suas necessidades como Maria ajudou Isabel nas suas necessidades (cf. Lc 1,39-56)”.

P. Vitus Gustama,svd




Nenhum comentário:

20/04/2024-Sábado Da III Semana Da Páscoa

JESUS TEM PALAVRAS QUE SACIA NOSSA SEDE DO SENTIDO DA VIDA Sábado da III Semana da Páscoa Primeira Leitura: At 9,31-42 Naqueles dias, ...