segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

SEGUIR A VONTADE DE DEUS EM FUNÇÃO DO BEM MAIOR

 
NOITES DE DISCERNIMENTO DE SÃO JOSÉ 

18 de Dezembro

Textos: Jr 23, 5-8; Mt 1, 18-24

18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”. 24Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado, e aceitou sua esposa.

**********

O evangelho deste dia nos coloca em destaque José em relação a Maria encontrada grávida sem nenhum contato com ele. É claro que José passa noites para um discernimento para procurar entender o acontecimento. Sabemos muito bem que discernir é fatigoso. Lançam-se muitas perguntas tais como: O que quer Deus de mim? Por que me põe nessa situação tão inédita? Como é que posso aceitar uma mulher já grávida que não é o fruto do meu ato? Na sua cabeça surge uma idéia descrita por Mateus da seguinte maneira: “José, seu esposo, sendo justo e não querendo denunciá-la publicamente, resolveu repudiá-la em segredo” (Mt 1,19).

 
Não há duvida de que o caminho de São José até a decisão foi escuro e doloroso, pois no processo de discernimento a pessoa tem que distinguir entre o que é bom e o que não o é; o que Deus quer e o que Ele não quer. O objeto preciso do discernimento é a vontade de Deus e comporta uma grande visão de fé. Somente na fé é que posso descobrir que Deus me ama, pensa em mim, me chama, tem uma opção particular para mim, minha vida tem um sentido no plano de Deus e eu tenho meu nome gravado na palma da mão de Deus (Is 49,16), que Deus quer se revelar a mim. Discernimento é uma purificação do coração, um ato de amor ao Senhor, um reconhecer que na minha vida eu estou em dialogo com uma Palavra mais forte que eu, que me criou e redimiu, me sustenta, guia e acompanha. No discernimento, diante de Deus eu me conheço e conheço o desígnio de Deus sobre mim.

 
Durante o processo de discernimento em que é dada a oportunidade para Deus falar é que se encontra a solução: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. O plano e a vontade de Deus são muito maiores e mais fortes do que a própria vontade de José. Na fé em Deus José recebeu Maria (Mt 1,24). Podemos dizer que José disse no coração: "Senhor, seja feita a Tua vontade apesar de eu não conhecer totalmente seu mistério!".

 
São José revive a dos patriarcas. Como Abraão, pai na , José está disposto a seguir o caminho confiado do projeto de Deus. No evangelho deste dia ele é chamado de um homem justo, isto é, aquele que crê nas promessas de Deus inclusive quando estas parecem estranhas e impossíveis. O justo na Bíblia é aquele que permanece firmemente ancorado em Deus apesar dos pesares, ainda que tenha que ficar . A aparece como a condição na qual descobrimos com nova luz o sentido das coisas e das reações mais preciosas que vivemos.

      
José não é uma pessoa que fala ou ajusta as coisas para a vantagem própria. Ele é uma pessoa de ação. Ele se limita a escutar o que lhe revela o anjo. Para José a verdade de Deus é mais importante do que seu próprio interesse. Maria e José renunciaram à sua verdade para entrar na verdade de Deus.

      
Aceitar ou receber o mistério de Deus é uma das grandes tarefas que todos nós temos ao longo de nossa vida. Aceitar o que o Senhor quer para nós é o principal objetivo da existência; porque detrás do que Deus quer para nóssempre um mistério muito grande que somente é entendido e alcançado/obtido por meio da , da confiança em Deus e através de um coração generoso. Sem este tipo de coração é impossível aceitar o mistério do Senhor.

      
E nós? Nós não podemos ser felizes se não conseguirmos ler em profundidade os acontecimentos de nossa existência. Deus está presente em nossa existência: em cada uma de suas vicissitudes aparece o plano de Deus e Sua intenção de nos dizer algo. É uma verdade que devemos descobrir em cada momento de nossa vida. Quando cada um descobre sua própria impotência e sua pequenez diante da própria existência, então, deve voltar à memória deste relato para descobrir dentro de si a presença de Deus. Deus cumpre Sua promessa e a faz, muitas vezes, em forma desconcertante. Emanuel, Deus-Conosco é a fortaleza feita debilidade. Em uma humilde casa de Nazaré, no seio de uma jovem, chega, discretamente, Aquele que estabelece nossa amizade com Deus. A esse dom contribui a simplicidade de José. Quando pensarmos que tudo discorre “normalmentenós não seremos capazes de perceber o novo no imprevisto.

      
José aceita o desafio de Deus apesar de sua vontade de abandonar Maria. Como na vida de José, também às vezes nos são apresentadas situações difíceis e obscuras. Mas elas servem para nos purificar, para purificar nossa visão desta vida, para ampliar nosso horizonte e para nos aproximar de Deus e dos seus mistérios.

      
Precisamos contemplar a delicadeza deste homem simples e justo, São José. Ele é capaz de entrar nos segredos de Deus, como a própria Maria. Aqui neste texto encontramos um casal que recebeu uma responsabilidade excepcional: ser instrumento de Deus pelo qual a salvação chega aos outros homens.

      
Não sou eu também responsável de um certo “Nascimento” de Deus, HOJE?

P. Vitus Gustama,svd

Nenhum comentário:

20/03/2024-Quartaf Da V Semana Da Quaresma

PERMANECER NA PALAVRA DE JESUS QUE LIBERTA PARA SER SALVO DEFINITIVAMENTE Quarta-Feira da V Semana da Quaresma Primeira Leitura: Dn 3,...