quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

UM DEUS QUE ME TOMA PELA MÃO E QUE ME DÁ CORAGEM DE VIVER


Quinta-feira,13 de dezembro de 2012

II SEMANA DO ADVENTO

Leitura: Is 41, 13-20; Mt 11, 11-15

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 11Em verdade eu vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele. 12Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam. 13Com efeito, todos os profetas e a Lei profetizaram até João. 14E se quereis aceitar, ele é o Elias que há de vir. 15Quem tem ouvidos, ouça.
 
                                                         ********************
 
Estamos no Livro da consolação do profeta Isaías (Is 40-55) que foi escrito durante o exílio na Babilônia. Seu tom é, por isso, muito consolador.


Um Deus Que Segura Minha Mão

      
Não temas; eu te ajudarei! Não tenhas medo, pobre verme!” (Is 41,13-14). São palavras consoladoras de um Deus que jamais abandonará seus filhos, todos nós. O povo de Israel no desterro era como um verme pisoteado por outras nações. O termo “verme” expressa a pequenez do povo de Israel no desterro, desprezado, explorado e perdido na grande Babilônia pagã. Mas Deus lhe assegura sua proteção carinhosa, pois Ele toma cada um pela mão, como uma mãe que segura a mão de seu filinho na rua. O verdadeiro valor não procede da situação humana e sim do olhar carinhoso de Deus para cada um de nós.

       
Precisamos meditar e saborear ao longo do dia esta maravilhosa expressão do amor de Deus por nós: “Não temas; eu te ajudarei! Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tomo pela mão”. É preciso saborear, em silêncio, essa declaração de amor de Deus para cada um de nós.  Sem a mão de Deus segurando minha mão, vou me destruir na minha pequenez. Será que alguma vez você sentiu a mão de Deus segurando sua mão?

 
Você Tem Sede De Quê?
 

Pobres e necessitados procuram água, mas não há, estão com a língua seca de sede. Eu, o Senhor, os atenderei, não os abandonarei” (Is 41,17). “Os pobres procuram...”. Esta fórmula expressa a espera, o desejo. A imagem é a de “ter sede”... uma necessidade biológica concreta que não pode satisfazer-se com palavras bonitas nem com um discurso inflamado. 

O termo bíblico “ter sede” não nos oculta o verdadeiro sentido. O que os homens andam buscando hoje em dia, especialmente os pobres, é ser amados e considerados, ser respeitados e tratados como seres humanos, não ser humilhados e desprezados. Um mundo tão árido, um mundo com um comportamento árido, hoje em dia, invade cada vez mais o coração das pessoas, inclusive das pessoas nas comunidades eclesiais. Por isso, através do seu coração tão árido e comportamento tão seco você tem sede de quê nesta vida? O que você está procurando através desse comportamento?
       

Todos nós somos pobres e necessitados na busca da luz divina. “Os pobres e necessitados buscam água, mas não há. Sua língua está seca”. Talvez o progresso, a técnica, o conforto em que vivemos silenciem durante um tempo essas questões radicais e perturbadoras sobre o sentido último da vida. Cedo ou tarde chega, para cada um, uma resposta, única que importa. “De quê realmente tenho sede? De que você está procurando?”. Nossa alma não está sedenta de fama, de conforto, de propriedades e de poder. Ela está faminta do significado da vida. “O problema de cerca de um terço de meus pacientes não é diagnosticado clinicamente como neurose e sim resulta da falta de sentido de suas vidas vazias. Isto pode ser definido como a neurose geral de nossas época” (Carl Gustav Jung).


João Batista Nos Convida A Um Advento Ativo

      

Celebrar a vinda de Deus, no próximo Natal, não é somente coisa de sentimento e de poesia. A graça do Advento, do Natal, e da Epifania pede disponibilidade plena e abertura à vida que Deus nos quer comunicar.

       
Para encontrar Deus, para acolher tal como Ele é, para compreender todo o sentido da vinda do Senhor, temos que romper nossos esquemas e contemplar com os olhos novos a realidade que nos cerca e as pessoas que nos rodeiam. O texto usa uma expressão enigmática: “são os violentos que conquistam o Reino dos céus” (Mt 11,12). Aqui não se trata dos que praticam violência contra os demais, pois mais tarde Jesus vai dizer: “Guarda a tua espada no seu lugar, pois todos os que pegam a espada pela espada perecerão” (Mt 26,52). Trata-se aqui daqueles que fazem “violência” a si mesmos, no sentido de ser contra suas próprias inclinações perversas.

       
Por isso, é bom cada um perguntar-se: “Quais são minhas inclinações perversas, minha conversas perversas que preciso enfrentá-las com violência, com toda a minha força para que eu possa alcançar uma vida cheia de bênçãos de Deus?”.                      

P. Vitus Gustama,svd

Nenhum comentário:

20/03/2024-Quartaf Da V Semana Da Quaresma

PERMANECER NA PALAVRA DE JESUS QUE LIBERTA PARA SER SALVO DEFINITIVAMENTE Quarta-Feira da V Semana da Quaresma Primeira Leitura: Dn 3,...