domingo, 17 de novembro de 2013

 
DEUS ME CHAMA PELO NOME, POIS ME CONHECE


Terça-feira da XXXIII Semana Comum
19 de Novembro de 2013
 
Texto de Leitura: Lc 19,1-10

Naquele tempo, 1 Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. 2 Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. 3 Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. 4 Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. 5 Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. 6 Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria. 7 Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!” 8 Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”. 9 Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. 10 Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”. O encontro de Jesus com Zaqueu nos mostra a etapas da conversão até chegar a salvação: “Hoje a salvação entrou nesta casa”.

_________________


Estamos com Jesus no seu caminho para Jerusalém, escutando suas ultimas e importantes lições para todos nós como seus seguidores (Lc 9,51-19,28). Ele será crucificado, morto e glorificado. Ao viver seus ensinamentos nós vamos levar adiante a missão ou a causa de Jesus.


Na passagem do evangelho de hoje o evangelista Lucas nos descreve passo a passo o processo de conhecer Jesus que terminará na conversão e no seguimento.


O primeiro passo consiste no desejo de ver Jesus. O verbo “VER” é muito importante neste relato. O episódio que precede a nossa narrativa é a cura de um mendigo cego (=não pode ver) às portas da cidade (Lc 18,35-43). É claro que a graça de Deus faz surgir esse desejo de ver Jesus. O “ver” e o “subir” (em uma árvore) indicam aqui mais do que curiosidade: indicam uma procura intensa, uma vontade firme de encontro com algo novo, uma ânsia de descobrir o “Reino”, um desejo de fazer parte dessa comunidade de salvação que Jesus anuncia.


Zaqueu tem uma vontade intensa, profunda e imensa em ver Jesus a ponto de subir em uma arvore por causa de sua estatura pequena. Mas o que acontece nesse processo de querer ver Jesus? Em vez de ver Jesus, é o próprio Jesus quem quer ver Zaqueu, e Zaqueu é visto por Jesus antes de Zaqueu ver Jesus: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. Jesus chama Zaqueu pelo nome. Zaqueu deve pensar em silêncio, no meio daquela multidão de gente: “De onde Jesus sabe do meu nome? Eu sou pecador, pois sou publicano e chefe dos publicanos. Sou ladrão do dinheiro público. Eu sou excluído da sociedade. A sociedade faz questão de me esquecer, de não querer olhar para mim ou me olha com um olhar cínico e clínico. E Jesus me chama pelo nome e quer estar comigo na minha casa? Jesus me conhece?”.


Sim, Deus nos conhece e nos chama pelo nome: “Eu te chamo pelo nome, és Meu”, diz o Senhor Deus (Is 43,1), pois nosso nome está gravado na palma da mão de Deus (cf. Is 49,16). Deus não Se esquece de mim: “Pode uma mulher esquecer-se daquele que amamenta? Não ter ternura pelo fruto de suas entranhas? Mesmo que ela o esquecesse, Eu não te esqueceria”, diz o Senhor (Is 49,15). Ninguém é anônimo diante de Deus. Eu posso estar no meio da multidão desconhecida, mas dentro dessa multidão eu tenho meu nome para Deus e Ele me chama pelo nome. Eu posso estar sozinho em casa, na rua ou em qualquer lugar e situação, mas Deus está comigo (cf. Mt 28,20), me conhece e me chama pelo nome. De fato, eu não estou sozinho nesse universo aberto com minhas perguntas e interrogações, meus desejos e sonhos, meus medos e preocupações. Deus me envolve de todos os lados, e me ama, pois Ele quer me salvar. Eu sou de Deus! Ele quer me dizer, como disse a Zaqueu:Hoje eu devo ficar na tua casa!”.


O segundo passo exige a superação de todos os obstáculos. Para Zaqueu o maior obstáculo é sua baixa estatura. Não se trata de uma informação sem importância sobre o aspecto físico de Zaqueu. A intenção do evangelista é a de nos mostrar que, aos olhos de todos, Zaqueu é muito pequeno, insignificante, quase imperceptível por ser considerado um pecador público. É um pequeno ponto perdido numa sociedade que se considera sem mancha e sem falha. Zaqueu não é um simples publicano, mas é o “Chefe dos publicanos”, um gerente de ladrões, por isso é um grande pecador público.


Zaqueu resolve o obstáculo de baixa estatura ao subir numa árvore. Quando quisermos fazer algo de nossa importância ou de nossa necessidade, usaremos todos os meios para alcançá-la. Este homem tem tudo na vida, mesmo assim ainda está insatisfeito. É tão profunda, irreprimível, avassaladora a necessidade de ver Jesus que para satisfazê-la, está até disposto a expor-se ao ridículo diante de uma multidão que com certeza não tem simpatia por ele. Um dito popular diz: “Para quem faz o melhor ou quer melhorar a vida tanto material como espiritual não existe o ridículo nem medo nem vergonha”.


Assim deve ser a nossa busca de Deus: nem falsa vergonha nem medo ao ridículo devem impedir que ponhamos os meios para encontrar o Senhor. Zaqueu procura ver aquele que tem condições de compreender o seu drama interior, mas alguém quer impedi-lo. São os “grandes”, as pessoas “de elevada estaturaque cercam Jesus e não toleram que “os pequenos”, “os impuros” entrem em contato com Ele. Também na narrativa anterior a multidão agiu da mesma maneira: os que seguiam Jesus repreendiam o cego rudemente para que se calasse, mas a vontade de querer ficar curado era tão grande a ponto de o cego gritar a Jesus. Em Zaqueu os que se acham “puros e santos conseguem ver o publicano, o pecador, o aproveitador, nada mais. Não reconhecem nele nada de bom, nada de positivo. É um perdido para eles. É como se estivessem usando óculos escuros: estão enxergando tudo escuro. Mas Jesus os anseios de Zaqueu e quer conversar com ele. Jesus dedica seu tempo para conversar com Zaqueu, porque para Deus ninguém é pequeno por causa de Seu amor por nós. Nada é pequeno quando o amor é grande.


Um verdadeiro cristão jamais opta por um caminho de condenação ou de julgamento, e sim por um caminho que facilite a chegada dos outros próximos de Deus. Quem condena o outro, se condena. Quem salva o outro, se salva também: “Saiba”, diz São Tiago, “aquele que fizer um pecador retroceder do seu erro, salvará sua alma da morte e fará desaparecer uma multidão de pecado” (Tg 5,20).        


O terceiro passo comporta deixar-se amar por Jesus sem restrições nem desconfiança, abrindo-lhe as portas do coração. 


De seu posto de observador (árvore), não é Zaqueu quem Jesus. É Jesus quem o e o chama pelo nome e se autoconvida para hospedar-se na casa dele: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. Para Zaqueu tudo isto é uma grande surpresa. Deus é surpresa para quem tem o profundo desejo de encontrá-Lo. Como resposta Zaqueu desceu depressa da árvore para receber Jesus em sua casa, com alegria. A salvação entrou assim em sua casa.


Descer de pressa de uma arvore não é fácil, pois ao ver para baixo de cima de uma arvore, parece a distância se dobrar e por isso causa o medo de cair. Assim também, não é fácil sair de nossa posição para outra posição; de um lugar para outro lugar. Não é fácil aceitar a mudança. Geralmente mudamos por necessidade. Mas temos que aceitar e reconhecer que o código de um mundo em desenvolvimento é mudança e transformação. Nãonada que seja pior do que fazer muito bem o que não é necessário fazer. Os nossos pseudo-desejos não preenchem o nosso coração. Mesmo que consigamos realizá-los, eles nunca serão nossos desejos verdadeiros e por isso, eles vão deixar nosso coração vazio.
 
 
O quarto passo é uma mudança radical de vida. Radical significa deixar de lado os esquemas e mentalidades antigos, para adequar-se às exigências do Reino de Deus. Isto não se faz com palavras ou com boas intenções, mas com gestos concretos: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres e, se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”.  Zaqueu dispõe-se a dar metade de seus bens aos pobres e a indenizar, quatro vezes mais, aquilo que roubou. Desta forma ele prova que, realmente, a salvação tem entrado em sua casa. Aqui Zaqueu nos mostra de que maneira a conversão influi em nossa relação com os bens materiais. O encontro verdadeiro com Cristo faz abrir o coração, o bolso e as mãos. O gesto de Zaqueu nasce da conversão interior, da mudança de vida, provocada pelo encontro com Jesus. Quando colocarmos o ouro e a prata acima de Deus que os criou, a conversão se tornará difícil. Mas quando reconhecermos que Deus deve estar acima de ouro e prata, o caminho da conversão se torna fácil.


Zaqueu abandonou sue velho estilo de vida, evidentemente perdeu seu dinheiro, mas encontrou sua honradez humana, sua salvação, o sentido da justiça e o amor para seu próximo, especialmente para os necessitados e os explorados por ele durante o exercício de sua profissão. Se ontem Jesus devolveu a vista a um cego, hoje ele devolveu a paz para uma pessoa de vida complicada.


Na casa de Zaqueu entrou a salvação de Deus e Jesus mesmo se encontra dentro dela. Podemos dizer que a verdadeira casa de Jesus é aquela onde o pai e a família, em conjunto, cumprem a exigência representada e resumida na atitude de Zaqueu. Deus entra em cada casa onde o amor fraterno tem seu lugar.


Será que a salvação também entrou na minha casa, na sua casa como entrou na casa de Zaqueu?

P. Vitus Gustama,svd

Nenhum comentário:

DOMINGO DA PÁSCOA, 31/03/2024

CORRER AO ENCONTRO DO SENHOR RESSUSCITADO PARA SER SALVO DOMINGO DA PÁSCOA Primeira Leitura: At 10,34a.37-43 Naqueles dias, 34aPedro t...