segunda-feira, 4 de agosto de 2014

 
TRANSFIGURAÇÃO: UMA MENSAGEM DE ESPERANÇA

Quarta-Feira, 06 de Agosto de 2014

 
Evangelho: Mt 17,1-9

Naquele tempo: 1 Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. 2 E foi transfigurado diante deles; o seu rosto brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz. 3 Nisto apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus. 4 Então Pedro tomou a palavra e disse: 'Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias.' 5 Pedro ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E da nuvem uma voz dizia: 'Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo meu agrado. Escutai-o!' 6 Quando ouviram isto, os discípulos ficaram muito assustados e caíram com o rosto em terra. 7 Jesus se aproximou, tocou neles e disse: 'Levantai-vos, e não tenhais medo.' 8 Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus. 9 Quando desciam da montanha, Jesus ordenou-lhes: 'Não conteis a ninguém esta visão até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos.'
--------------------------------

O texto do evangelho fala da transfiguração. Há várias maneiras para uma pessoa transformar-se. A pessoa pode transformar-se com uma idéia positiva e muito feliz, com uma surpresa agradável, a tal ponto de perder a cor, conservando uma face tranqüila e quase infantil. A partir da idéia bíblica, a transfiguração tem esse último sentido, em que o divino, fazendo-se ver de modo palpável e feliz, transforma a pessoa de tal modo que ela chega até a perder peso e levitar. Dizem que os santos, que adquirem alto grau de mística, passam por experiência semelhante, de levitação e transfiguração.


Para nós, os comuns mortais, que ainda não chegamos ao patamar da santidade que se encanta de Deus, a transfiguração tem apenas o sentido da conversão, de mudança de vida, no desejo da santidade.


Transfiguração: Uma Mensagem De Ânimo E De Esperança


A transfiguração de Jesus é a resposta de Deus para os discípulos, desanimados diante do anúncio da paixão e morte de Jesus. Deus quer mostrar-lhes antecipadamente, ainda que seja só num momento rápido, a glória de Jesus Cristo e a glória futura dos que vivem fielmente segundo a vontade de Deus ainda que tenham que atravessar o caminho de sofrimento. Através da transfiguração de Jesus, Deus quer nos dizer que a vida plena e definitiva espera, no final do caminho, todos aqueles que, como Jesus, forem capazes de colocar a sua vida ao serviço dos irmãos.


Podemos dizer que a transfiguração é o grito de Deus para não ficarmos desanimados na nossa vida, pois a lógica de Deus não nos conduz ao fracasso, mas à ressurreição, à vida definitiva, à felicidade sem fim. Cada um de nós precisa parar da agitação cotidiana para escutar esse grito de Deus.    


A visão do triunfo, não é para afastar da luta, mas para dar ânimo, a fim de que não desistamos da luta no meio do caminho, pois a vitória está nos esperando. Olhemos sempre para a vitória esperada para podermos ficar animados na nossa luta apesar de tanta dificuldade e obstáculos neste caminho rumo à vitória. A mensagem da transfiguração é de otimismo radical e de esperança firme, e não ilusória. Jesus é nosso companheiro de caminhada até a luz final (Jo 14,6). Com ele somos capazes de superar a prova da fé e experimentar a libertação gratificante da auto-renúncia e da cruz na quaresma de nossa vida, no caminho para a Páscoa com Cristo.


Transfiguração E Escuta


Se o plano de Deus jamais desconhece o fracasso, então devemos saber escutar a Sua Palavra permanentemente. No topo da Montanha ressoa a voz divina para os três apóstolos: “Este é o meu Filho amado. Escutai-O!”.


Escutar é a primeira forma de fé e de oração, antes que dizer palavras ou entoar cantos. Escutar significa fazer próprio o que se proclama e o que se escuta. Escutar também significa atender, ir assimilando o que se ouve, reconstruir interiormente o conteúdo da mensagem. Deus sempre quer falar conosco e sobre nós, de todas as maneiras. Mas é preciso ter disposição para escutá-Lo. Deus sempre tem alguma palavra para minha vida, para minha família, para meu casamento, para minha profissão, para minhas preocupações, para minha atual situação etc. toda vez que eu escutar sua Palavra. Por isso, eu preciso escutar essa Palavra, pois diz a respeito da minha vida com seus problemas.


Escutar é uma das atitudes mais cristãs. Somente os que têm a humildade é que são capazes de escutar. O auto-suficiente e o orgulhoso não sabem escutar e não querem escutar.


Humanidade Diante Da Divindade


Quando os discípulos escutam a voz divina anunciando o mistério total do Filho, eles caem com o rosto em terra. Esta é a reação comum de homem fraco e mortal diante da epifania divina ou diante de uma visão apocalíptica (Dn 8,17;10,9-11;At 9,4;Ap 1,17).


Jesus se aproxima dos discípulos e os toca dizendo-lhes: “Levantai-vos! Não tenhais medo”. “Levantar” é uma linguagem de ressurreição. O Filho do Deus vivo, que dá vida ao morto, levanta seus prostrados discípulos e liberta-os de medo.


Quantas coisas que nos fazem prostrados na vida. Quantos medos que nos paralisam. Quantos desesperos e preocupações que nos dão medo. É preciso que nos deixemos tocar por Jesus para que possamos nos levantar novamente e continuar nossa vida até a sua plenitude. É preciso que deixemos Deus nos aproximar. É preciso que nos aproximemos de Deus para que Ele possa nos tocar a fim de voltarmos a viver a vida com Deus. O Papa Francisco diz que aquilo que você não consegue resolver falando, você precisa resolver rezando. Aquilo que você não consegue resolver de pé na vida, você tem que resolver de joelho diante. Para que possamos ficar de pé na vida, temos que ter tempo para ficar de joelho diante de Deus na oração e adoração.


Transfiguração- Montanha Alta


A transfiguração acontece em uma alta montanha. A “montanha alta” simboliza o lugar de encontro do céu e da terra, lugar privilegiado para a revelação de Deus e a oração dos homens, recorda igualmente a revelação de Deus no Sinai (cf. Ex 19-20). A montanha, por ser um ponto elevado sobre a parte plana da terra, sempre foi considerada em todas as antigas religiões como um símbolo da “subida” do homem até Deus e como o sinal da manifestação ou epifania de Deus. Deus se manifesta no alto e o homem deve subir até Deus, abandonando uma vida medíocre, pois Deus está acima de nossos esquemas de viver.


Por isso, para o homem, subir a montanha significa superar-se a si mesmo, transcender-se, elevar-se um pouco mais além da rotina. É a transcendência que não será conseguida sem atravessar um caminho sinuoso, longo e escuro. A fé é o caminho da renúncia e da morte de nós mesmos para que Deus possa se manifestar através de nós e para que Deus possa nos transformar ou nos transfigurar. Somente com a morte de nós mesmos é que Deus pode anunciar e prometer uma vida nova para nós. Subir até Deus é morrer de nossos projetos pessoais e egoístas, de tantos planos, esquemas e cálculos puramente humanos e pessoais para dar o lugar para os projetos de Deus. Certamente, nesta morte é que Deus manifesta sua glória salvadora e sua eterna misericórdia.


“Levante-se e não tenha medo!” é a mensagem forte de Jesus para cada um de nós hoje.
 
P.Vitus Gustama,svd

Nenhum comentário:

20/03/2024-Quartaf Da V Semana Da Quaresma

PERMANECER NA PALAVRA DE JESUS QUE LIBERTA PARA SER SALVO DEFINITIVAMENTE Quarta-Feira da V Semana da Quaresma Primeira Leitura: Dn 3,...