sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

31/12: UMA ORAÇÃO
 
FIM DO ANO
ORAÇAO PARA O FIM DO ANO

Senhor Deus, Dono do tempo e da eternidade. Seu é o hoje e o amanhã, o passado e o futuro.


Os planos me pertencem, mas as horas Lhe pertencem, Senhor. Pois somente o Senhor tem uma bola de cristal sobre a minha vida e tenho apenas um mistério diante de mim que me chama a andar para entendê-lo mesmo que seja apenas uma porção dele para iluminar um pouco da minha caminhada diária.


Ao terminar este Ano quero Lhe dar graças por tudo que eu recebi de Sua bondade. Graças pela vida e pelo amor, pelas flores, pelo ar, pelo solo e pelo mar; pela alegria e a dor; por tudo que foi possível fazer.


Neste ultimo dia do ano quero Lhe oferecer tudo que eu fiz, o trabalho que consegui realizar, as coisas que passaram pelas minhas mãos e que com elas pude construir minha vida e convivência.


Quero também lhe apresentar, Senhor, as pessoas que amei ao longo deste Ano, as novas e as antigas amizades; os mais próximos e os mais distantes e os que estiveram conosco no ano anterior e que partiram para a eternidade; os que eu pude ajudar; os que deram a mão para me levantar para andar em comunhão comigo rumo à felicidade eterna cujo prelúdio se inicia neste mundo.


Mas também, Senhor, hoje eu quero pedir-lhe perdão. Perdão pelo tempo perdido, pelo dinheiro mal gastado, pela palavra dita inutilmente e pelo amor desperdiçado. Perdão pelos comentários maldosos. Perdão pelas minhas murmurações. Perdão pelo trabalho mal feito. Perdão por viver sem entusiasmo. Cure, Senhor, os corações que feri consciente ou inconscientemente. Que haja sempre o encontro de amor entre nós, mesmo que seja através de tantos sofrimentos e obstáculos.


Peço-lhe, Senhor, que complete o que ficou incompleto em mim. Aperfeiçoe o que ficou imperfeito. Enchei o que totalmente ficou vazio de amor no meu coração. Santifique o que foi maculado pelas manchas da falha humana consciente ou inconscientemente. No lugar de indiferença coloque mais ternura; na frieza, mais amor; nas loucuras, mais discernimento; na acomodação, mais dinamismo; na discórdia, mais concórdia; nas guerras, mais paz; nas palavras, mais gestos; nos interesses, mais ética; na artificialidade, mais valores; nas criticas, mais sugestões construtivas; na inteligência, mais sabedoria, e nas preocupações, mais . Para que eu possa viver cada dia com otimismo e bondade levando para todas as partes um coração cheio de compreensão e paz. Abra, Senhor, meu ser para tudo o que é bom e digno, encha meu espírito somente de bênçãos para que eu seja uma bênção para todos para onde eu for e onde eu estiver. Ilumine-me com Sua Luz para que eu seja reflexo de sua luz para os outros na orientação da vida para o bem. E dê-nos um Ano Feliz e ensine-nos a partilhar a felicidade para que  nossa felicidade seja completa. Ensina-nos, Senhor, a contar nossos dias para que venhamos a ter um coração sábio (Sl 89(90),12).


“Dá também a nós, ó Mestre Jesus, a força da tua fé, a firmeza da tua esperança, o fogo de teu amor por ti. E quando, perdidos nos trajetos da vida, pararmos sem saber para onde ir, concede-nos também a nós que vislumbremos nas trevas o teu rosto. Em meio ao estridor* e à balbúrdia* da nossa era tecnológica, tão potente, mas ao mesmo tempo tão pobre e sem força, ensina-nos a distinguir o silêncio da eternidade, e dá-nos que nele reconheçamos a tua voz, que ouçamos as tuas palavras que ainda hoje nos devolvem a coragem: ‘Eu estou convosco todos os dias, até o final do mundo’” (Aleksandr Mien).

***************

*Estridor: barulho incomodativo, desagradável; estrondo, estrépito; ruído áspero; zumbido.

*Balbúrdia: desordem barulhenta; vozearia, algazarra, tumulto; situação confusa; trapalhada,complicação.

 
P. Vitus Gustama,svd

Nenhum comentário:

22/04/2024-Segundaf Da IV Semana Da Páscoa

JESUS É A PORTA PELA QUAL ENTRARAMOS NA ETERNIDADE Segunda-Feira da IV Semana da Páscoa Primeira Leitura: At 11,1-18 Naqueles dias, 1 ...