13/04/2015
DEIXAR-NOS GUIAR PELO ESPÍRITO
DE DEUS PARA QUE NOSSA VIDA SEJA RENOVADA
Evangelho: Jo 3,1-8
1Havia um chefe judaico ,
membro do grupo
dos fariseus , chamado Nicodemos, 2que foi ter com Jesus, de noite ,
e lhe disse: “Rabi ,
sabemos que vieste como
mestre da parte
de Deus . De fato ,
ninguém pode realizar
os sinais que
tu fazes, a não
ser que Deus esteja com
ele ”. 3Jesus respondeu: “Em verdade , em verdade , te digo, se alguém
não nasce do alto ,
não pode ver
o Reino de Deus ”.
4Nicodemos disse: “Como é que alguém pode
nascer , se já
é velho ? Poderá entrar
outra vez
no ventre de sua
mãe ?” 5Jesus respondeu: “Em verdade , em verdade , te digo, se alguém não
nasce da água e do Espírito ,
não pode entrar
no Reino de Deus .
6Quem nasce da carne é carne ; quem nasce do Espírito
é espírito . 7Não te admires por eu haver dito : Vós deveis nascer do alto . 8O vento sopra onde quer e tu podes
ouvir o seu ruído , mas não sabes de onde
vem, nem para
onde vai. Assim
acontece a todo aquele
que nasceu do Espírito ”.
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A partir do segundo capitulo, o
evangelista João se preocupa com os sinais (milagres, segundo os sinóticos)
operados por Jesus e a atitude que provoca nas pessoas que os presenciam. Para
o primeiro sinal, os discípulos respondem com fé (Jo 2,1-11), mas, diante do
Templo, os judeus mostraram sua incredulidade (Jo 2,13-25). João dedica os
capítulos 3 e 4 para a analise das reações diversas diante dos sinais
messiânicos propostos por Jesus: um judeu: Nicodemos; uma mulher meia-pagã: a
samaritana, e um pagão: o centurião.
No texto
do evangelho deste dia
fala-se do encontro pessoal
de Nicodemos com Jesus. Nicodemos era um dirigente judeu
muito representativo. Como homem de
boa vontade ele
ficava impressionado com as palavras e as ações
de Jesus ou com
os sinais operados por
Jesus. E decidiu procurar conversar
com Jesus à noite .
A noite ,
aqui , significa a resistência para deixar-se iluminar por Jesus, pois Jesus é a Luz do mundo
(Jo 8,12). Esta resistência existe por causa de uma ideologia que
se opõe ao amor gratuito
de Deus pelo homem . O mundo
da lei que
Nicodemos representa é o inimigo da vida contida no projeto
de Deus . Jesus não
admite os pressupostos de Nicodemos. A lei
não pode levar
o homem ao Reino ,
pois a lei é
de baixo , dos homens ,
e por isso ,
não é fonte
de vida . A vida
vem de cima , de um
novo nascimento. Com
sua disposição
de conversar com
Jesus, Nicodemos se aproxima da luz que é o próprio Jesus.
Nicodemos começa
a conversa com
o seu reconhecimento
de que Jesus vem de Deus :
“Rabi sabemos que vieste como
mestre da parte
de Deus . De fato ,
ninguém pode realizar
os sinais que
tu fazes a não
ser que Deus esteja com
ele ”. Aquele
que pratica o bem
e que se preocupa com
o bem do próximo ou de todos só pode ser uma pessoa de Deus . Nicodemos
reconhece a bondade de Jesus tanto nas palavras
como na ação .
“A bondade em
palavras cria
confiança ; a bondade
em pensamento
cria profundidade ;
a bondade em
dádiva cria
amor ”, dizia Lao-Tsé. E a bondade em ação cria a comunhão de irmãos .
Toda ação feita pelo bem
da humanidade , ou
pela fraternidade
é feita sob o
impulso do Espírito
de Deus embora
aquele que
a faz não tenha consciência
disso: “Toda árvore boa dá bons
frutos ; toda
árvore má dá maus
frutos . Uma árvore
boa não pode dar
maus frutos ;
nem uma árvore
má, bons frutos ”,
disse Jesus na conclusão do Sermão da Montanha
(Mt 7,17-18). “Os ideais que iluminaram o meu
caminho são
a bondade , a beleza
e a verdade ”, dizia Albert Einstein. A bondade é o único
investimento que
nunca falha .
Diante das palavras de Nicodemos,
Jesus afirma: “Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer de novo não
pode ver o Reino de Deus”. Na Antiguidade, havia a idéia de que, para
entrar numa nova religião ou num sistema filosófico, era preciso “renascer”. Ou
na linguagem de hoje podemos dizer que é preciso mudar de mentalidade para
mudar o modo de viver e de trabalhar. Mas o que Jesus quer enfatizar é o
nascimento “do alto” ou de Deus. A expressão “nascer de novo” designa um giro
completo da existência que situa o homem em dependência de Deus na fé. Ou na
linguagem do evangelista Mateus “tornar-se como criança” (Mt 8,3). Trata-se de
fazer-se pequeno diante de Deus, de aceitar o depender de Deus, de não
empenhar-se em salvar-se por si mesmo, pois isso é impossível para uma criatura
como um ser humano. E aquele que nasce de Deus vive sob o impulso do Espírito
Santo para fazer unicamente o bem, e sempre se renova. O poder de Deus é capaz
de romper com o passado porque é possível esperar de Deus uma vida nova e uma
nova força que ninguém pode segurar.
P. Vitus Gustama,svd
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