quinta-feira, 7 de julho de 2016

09/07/2016




SER PERMANENTE DISCÍPULO QUE SE SABE AMADO POR DEUS


Sábado da XIV Semana Comum


Primeira Leitura: Is 6,1-8


1 No ano da morte do rei Ozias, vi o Senhor sentado num trono de grande altura; o seu manto estendia-se pelo templo. 2 Havia serafins de pé a seu lado; cada um tinha seis asas, duas cobriam-lhes o rosto, duas, os pés e, com duas, eles podiam voar. 3 Eles exclamavam uns para os outros: “Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; toda a terra está repleta de sua glória”. 4 Ao clamor dessas vozes, começaram a tremer as portas em seus gonzos e o templo encheu-se de fumaça. 5 Disse eu então: “Ai de mim, estou perdido! Sou apenas um homem de lábios impuros, mas eu vi com meus olhos o rei, o Senhor dos exércitos”. 6 Nisto, um dos serafins voou para mim, tendo na mão uma brasa, que retirara do altar com uma tenaz, 7 e tocou minha boca, dizendo: “Assim que isto tocou teus lábios, desapareceu tua culpa, e teu pecado está perdoado”. 8 Ouvi a voz do Senhor que dizia: “Quem enviarei? Quem irá por nós? Eu respondi: “Aqui estou! Envia-me”.


Evangelho: Mt 10,24-33


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 24 “O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor. 25 Para o discípulo, basta ser como o seu mestre, e para o servo, ser como o seu senhor. Se ao dono da casa eles chamaram de Belzebu, quanto mais aos seus familiares! 26 Não tenhais medo deles, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. 27 O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! 28 Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno! 29 Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30 Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. 31 Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais. 32 Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33 Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus.
_________________


Aceitar a Chamada Deus Prontamente e Ser Sua Testemunha


Ouvi a voz do Senhor que dizia: ‘Quem enviarei? Quem irá por nós? Eu respondi: ‘Aqui estou! Envia-me’ ”.


Depois de Amós e Oseias que profetizaram no Reino do Norte, em Samaria, hoje até na próxima Sexta-feira abordamos o profeta Isaías que fala ou profetiza no Reino do Sul, na cidade de Jerusalém.


A primeira Leitura é tirada do livro do profeta Isaías. O Livro do profeta Isaías tem 66 capítulos que foram escritos em épocas diferentes durante trezentos anos. Por isso, não foi uma pessoa só que escreveu o livro. Is 1-39 é chamado Proto-Isaias (Primeiro Isaías) escrito entre os anos 740 a 701 a.C. Is 40-45 é chamado Deutero-Isaias (Segundo Isaías/Isaias Júnior) escrito durante o tempo do exílio na Babilônia mais ou menos nos anos 540/550 a.C. E Is 46-66 é chamado Trito-Isaias (Terceiro Isaías) escrito durante o pós-exílio em torno dos anos 500 a.C.


O texto lido na Primeira Leitura fala da vocação do profeta Isaias no ano em que o rei Ozias (Azarias) morreu, em torno do ano 740 a.C. Isaias, assistindo à queda de Samaria causada pela idolatria e a injustiça, também está atormentado pelas ameaças que vão se avançando sobre seu povo.


Isaias é um jovem aristocrata da capital (Jerusalém), destinado para uma brilhante carreira política. Sua idade está entre os vinte e os trinta anos. No texto de hoje lemos a visão e a reação do profeta Isaias diante dessa visão durante sua oração no Templo de Jerusalém. Durante sua oração, Isaias “encontra Deus” numa espécie de êxtase mística que marcará toda sua vida. Desde então, Isaias será o profeta da santidade grandiosa de Deus.


Através da Primeira Leitura percebemos que é Deus quem toma sempre a iniciativa. É Sua santidade e Sua grandeza e Seu amor ao povo quem põe em marcha a dinâmica de uma vocação: para a vida sacerdotal ou religiosa, ou simplesmente ao encargo de ser cristãos convencidos e testemunhas do evangelho no meio da sociedade.


O Salmo Responsorial põe em destaque a grandeza de Deus: “Deus é Rei e se vestiu de majestade, revestiu-se de poder e esplendor!... Verdadeiros são os vossos testemunhos, refulge a santidade em vossa casa! ”. É o que fazemos também quando na Eucaristia aclamamos Deus, dentro da oração eucarística com o “Santo, santo, santo” que o profeta Isaias ouviu os anjos cantarem na presença de Deus.


Mas o Deus santo e todo-poderoso é também o Deus próximo que quer comunicar sua vida a todos e para isso se serve de colaboradores. Por isso, que cada um de nós possa dizer prontamente a chamada de Deus como Isaías: “Aqui estou! Envia-me”.


Ser Missionário Do Senhor Até o Fim


Continuamos ainda a acompanhar o discurso de Jesus sobre a missão. O evangelista Mateus tem plena consciência de que cada discípulo é missionário. E para ser missionário tem que ser discípulo. É preciso estar com o Senhor para, depois, ser seu missionário. Ser cristão é ser discípulo-missionário do Senhor.


Na passagem do Evangelho deste dia, como as do anterior dentro contexto do discurso, Jesus continua dando Suas instruções sobre a maneira com que os discípulos-missionários devem se comportar na missão.


1. Ser Cristão é Ser Eterno Discípulo do Mestre Jesus


“O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor”. 


Mestre e discípulos estão relacionados entre si pela função de ensinar e de aprender. Diante de Jesus seu Mestre, os seguidores são discípulos. Os discípulos têm que viver a doutrina de Jesus e cumprir as Suas ordens. O cristão basta ser discípulo, mas o seu ser deve ser o do Mestre Jesus, isto é, viver o modo de viver de Jesus, optar por aquilo que Jesus optou, lutar pela causa de Jesus. Isto requer uma aprendizagem contínua, pois Jesus como a própria Palavra de Deus sabe mais do que qualquer seguidor dele. Cada cristão, como discípulo do Senhor deve estar com o espírito aberto para qualquer ensinamento ou revelação do seu Mestre, Jesus. Cada cristão deve pôr-se para a escuta, seguir a escola do Mestre Jesus e escutar Sua palavra. Um discípulo jamais deixará de aprender do seu mestre. Em relação a Jesus, seu grande Mestre, os cristãos jamais poderão ser considerados como “formados”, mas permanentes discípulos, sempre aprenderão, sempre encontrarão novidades no seu discipulado. O Mestre Jesus ressuscitado continua ensinando os cristãos através de Seu Santo Espírito (cf. Jo 16,12-13).


2. A fé firme em Deus, Nosso Pai, Expulsa o Medo e Mantém-nos Prudentes


Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno!”.


Aqui Jesus nos relembra que o poder dos homens é limitado: “Podem matar o corpo, mas não podem matar a alma!”. O poder do homem não vai além, jamais além da vida terrena (o corpo). O que representa propriamente o valor, a esperança da vida eterna (a alma), nenhum poder humana é capaz de destruí-lo. A perda da vida terrena não tem comparação com a perda da vida eterna. Mas quem tem poder para ambas as coisas (corpo e alma, terreno e eterno): Deus Nosso Senhor. É Deus quem devemos ter temor. O temor de Deus nos torna livres, pois o temor gera confiança em Deus.


A fé expulsa o medo, ao mesmo tempo ensina o fiel a ser prudente (cf. Mt 10,16). A consciência de estar nas mãos do Senhor e de participar de Seu destino torna o discípulo corajoso, mas prudente: a prudência para conhecer o inimigo e a avaliação prática de sua periculosidade para agir sabiamente, mas sem perder a simplicidade.


Não é o êxito imediato diante dos homens que conta e sim o êxito de nossa missão diante dos olhos de Deus que vê, não somente as aparências, e sim o interior e o esforço que fazemos. Quando nos sentimos filhos do Pai celeste e irmãos dos demais filhos de Deus e testemunhas de Jesus, nada nem ninguém podem nos destruir, nem sequer as perseguições e a morte. Todos nós estamos nas mãos de Deus!


3. Diante Dos Olhos De Deus Somos Valiosos


Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais. Até os cabelos da cabeça estão todos contados.


Por três vezes Jesus nos repete para não termos medo. Para Jesus, Deus está presente nos menores acontecimentos de nossa vida de cada dia. Deus está por dentro de tudo. Deus sabe de tudo e se interessa por todas as Suas criaturas e ama todas as criaturas. Com muita mais razão Deus se interessa por todos os homens e mulheres que são Sua imagem e semelhança e seus filhos e filhas muito amados razão pela qual Ele enviou seu Filho unigênito para salvá-los (cf. Jo 3,16). Por isso, Jesus afirma: “Vós valeis mais do que muitos pardais”. Até os detalhes de nossa vida Deus sabe: até os cabelos de nossa cabeça estão todos contados por Deus. Todos nós estamos nas mãos de Deus. Se Deus cuida até dos pardais, os pequenos animais e o lírio no campo, quanto mais seus fiéis que somos nós todos. Eu estou sob a providência divina, eu estou nas mãos de Deus, eu estou com Deus em todos os momentos da minha vida, aconteça o que acontecer.


4. Somos Chamados e Enviados Como Voz do Senhor


“O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que vós escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados!”.  


Estas imagens evocam a ideia de confidência: Jesus nos fala baixo, a meia voz, junto ao ouvido. É preciso escutar Jesus que fala ao nosso ouvido, que fala em silêncio. Ele fala no nosso ouvido porque quer confiar algo valioso para nós. E tudo que Ele fala e nos ensina temos que proclamar para os outros. Somos a voz do Senhor para os outros. Devemos ser praticantes do bem nos tempos oportunos e inoportunos.


Não podemos continuar calados diante da dor, diante da injustiça e da opressão que vivem nossos irmãos. Não podemos deixar-nos silenciar nem ser diferentes diante da situação da pobreza, do empobrecimento e da exploração, diante da desonestidade e corrupção que sofrem nossas comunidades. Jesus foi crucificado para nos salvar. Somos chamados a salvar nossos irmãos, inclusive os que não têm consciência ainda de que os outros os quais eles exploram são seus irmãos, filhos e filhas do mesmo Pai do céu.


Mas ser voz do Senhor tem seus riscos fatais. A comunidade cristã leva uma mensagem que, às vezes ou muitas vezes, choca contra os interesses de certas pessoas e de certos setores. Mas com a força do Espírito de Deus que nos assiste, não nos cansemos nem podemos ter vergonha de dar testemunho de Cristo e continuemos a anunciar a Boa Nova da salvação que Deus nos ofereceu.


Jesus foi objeto de contradições (cf. Lc 2,34-35) e acabou sua vida na Cruz. Mas nunca cedeu, não desanimou e continuou a fazer ouvir Sua voz profética, anunciando e denunciando apesar de que sabia que incomodava os poderosos por causa de seus interesses afetados. Desta maneira Jesus salvou a humanidade e foi elevado à glória da ressurreição. “O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor”. Se vivermos piedosamente todos os ensinamentos de Jesus não tem como sermos perseguidos. Mas o bem que fazemos, a honestidade que praticamos, a partilha que vivemos tem a marca divina. “Temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno!”, isto é, o próprio Deus que nos ama até nos detalhes.


P. Vitus Gustama,svd

Nenhum comentário:

DOMINGO DA PÁSCOA, 31/03/2024

CORRER AO ENCONTRO DO SENHOR RESSUSCITADO PARA SER SALVO DOMINGO DA PÁSCOA Primeira Leitura: At 10,34a.37-43 Naqueles dias, 34aPedro t...