quarta-feira, 31 de maio de 2017

03/06/2017
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiyqAj7-4TRtl2b5YbvqEVg89VUuZ1VvJqTl8pPc12RC7aLyyGRM23J6jhdZrOGkYiwEt97OLgSgaShT0R-M6trLCQ-6TNn9kpghhyMol6KwyUDOZqtSfz9aKDM9nRDAAywI5wvWN4r/s1600/Evangelho+-+Jo+21,20-25.jpg

“TU, SEGUE-ME!”
É TEMPO PARA AMAR E SERVIR

Sábado da VII Semana da Páscoa 

Primeira Leitura: At 28,16-20.30-31
16 Quando entramos em Roma, Paulo recebeu permissão para morar em casa particular, com um soldado que o vigiava. 17 Três dias depois, Paulo convocou os líderes dos judeus. Quando estavam reunidos, falou-lhes: “Irmãos, eu não fiz nada contra o nosso povo, nem contra as tradições de nossos antepassados. No entanto, vim de Jerusalém como prisioneiro e, assim, fui entregue às mãos dos romanos. 18 Interrogado por eles no tribunal e não havendo nada em mim que merecesse a morte, eles queriam me soltar. 19 Mas os judeus se opuseram e eu fui obrigado a apelar para César, sem nenhuma intenção de acusar minha nação. 20 É por isso que eu pedi para ver-vos e falar-vos, pois estou carregando estas algemas exatamente por causa da esperança de Israel”. 30 Paulo morou dois anos numa casa alugada. Ele recebia todos os que o procuravam, 31 pregando o Reino de Deus. Com toda a coragem e sem obstáculos, ele ensinava as coisas que se referiam ao Senhor Jesus Cristo.

Evangelho: Jo 21, 20-25
Naquele tempo, 20 Pedro virou-se e viu atrás de si aquele outro discípulo que Jesus amava, o mesmo que se reclinara sobre o peito de Jesus durante a ceia e lhe perguntara: “Senhor, quem é que te vai entregar?” 21 Quando Pedro viu aquele discípulo, perguntou a Jesus: “Senhor, o que vai ser deste?”. 22 Jesus respondeu: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa isso? Tu, segue-me!” 23Então, correu entre os discípulos a notícia de que aquele discípulo não morreria. Jesus não disse que ele não morreria, mas apenas: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?” 24Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e que as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. 25 Jesus fez ainda muitas outras coisas, mas, se fossem escritas todas, penso que não caberiam no mundo os livros que deveriam ser escritos.
__________________

Ser Evangelizador Até a Morte a Exemplo de São Paulo

Estamos na passagem final dos Atos dos Apóstolos. Nela nos é informada a chegada de São Paulo em Roma, no centro de um imenso império romano. Aqui ele espera seu julgamento e sua morte. O texto da Primeira Leitura resume os dois anos que São Paulo esteve em Roma em seu cativeiro.

É interessante observar que, mesmo sendo prisioneiro, São Paulo continua dando testemunho de Jesus em Roma. O próprio Jesus Ressuscitado encarregou todos os discípulos, antes da Ascensão, a serem testemunhas até o fim do mundo: “Sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra” (At 1,8b). São Paulo é um apóstolo incansável na evangelização. A fé inquebrantável que tem em Jesus move São Paulo em todo momento e dá sentido a toda sua atuação. Quando se trata de evangelização, ele se defende com inteligência a fim de que a Palavra de Deus não fique presa: “Com toda a coragem e sem obstáculos, ele ensinava as coisas que se referiam ao Senhor Jesus Cristo”.

Terminado o tempo pascal, os cinqüenta dias de celebração gozosa da ressurreição do Senhor, nós terminamos também de ler o livro dos Atos dos Apóstolos. A primeira conseqüência da fé na ressurreição de Jesus é o começo entusiasta da missão apostólica, entre judeus e pagãos para anunciar-lhes o Evangelho de amor misericordioso de Deus por todos os seres humanos; amor até a morte, a morte de Cristo na cruz.

Hoje é véspera da festa de Pentecostes, isto é, a festa da efusão do Espírito Santo sobre Virgem Maria e sobre os Apóstolos e discípulos. Com a força do Espírito Santo os Apóstolos se tornam testemunhas invencíveis da vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus. No acontecimento de Pentecostes há a invasão do espírito humano pelo Espírito divino, a transformação da debilidade em fortaleza, a iluminação da noite escura com a claridade de Cristo, a mudança radical de uma atitude humana pelo impulso de uma experiência de Deus.

É Preciso Seguir a Jesus Ressuscitado Permanentemente Para Que Nos Mantenhamos Bons Evangelizadores do Senhor

Tu, segue-me!”, disse o Senhor.

Terminamos o Tempo pascal com a festa de Pentecostes neste fim de semana; o tempo dos cinqüenta dias da celebração gozosa da ressurreição do Senhor. Durante os cinqüenta dias o Círio pascal, símbolo de Cristo, Luz do mundo é aceso nas celebrações. Na solenidade de Pentecostes, o Círio pascal será apagado no fim da missa e só ficará aceso novamente no batismo. Durante os cinqüenta dias Cristo Ressuscitado nos iluminou. Agora chegou nossa vez para sermos luz para o mundo (cf. Mt 5,14-16). A luz não é para ser olhada e sim para iluminar o caminho por onde devemos passar seguramente.

A primeira conseqüência da fé na ressurreição de Jesus é o começo de nossa missão, de nosso seguimento: “Tu, segue-me!”. É seguir tudo que Jesus ordenou a fazer (Mt 28,20). Seguir é caminhar. Seguir é buscar. Seguir é perguntar. Seguir é ir atrás daquele que nos salva ou daquilo que é essencial para nossa vida e salvação. seguir é não perder tempo para as coisas inúteis e não essenciais para nossa vida e convivência.  Seguir é algo dinâmico. Se no seguimento houver uma parada é porque há algo errado na caminhada ou há alguém que nos desvia nossa atenção do seguimento. Seguir é o tempo de viver com sentido, pois, com a ressurreição do Senhor, a vida não acaba na história, mas permanece eternamente, pois o Deus em quem acreditamos é o Deus da vida e que esse Deus põe a vida onde o homem põe a morte e que a morte tem seu contrapeso: a ressurreição. É o tempo de começarmos a acreditar e a viver como pessoas ressuscitadas antecipadamente, pois o próprio Senhor nos garante: “Quem crê em mim ainda que esteja morto viverá” (Jo 11,25). É o tempo de anunciarmos ao mundo o Evangelho de amor misericordioso de Deus por todos os seres humanos, o amor levado até a morte de Cristo na cruz. Quem vive no amor fraterno não pára de existir, pois o amor é o nome próprio de Deus (cf. 1Jo 4,8.16). Jesus histórico não está presente fisicamente na história. No lugar dele está cada cristão. Cada cristão deve ser “sacramento” de Jesus na terra. Cada cristão deve servir como sinal ou seta que sempre aponta para Cristo.

As leituras deste dia nos apresentam as conclusões do evangelho de João e do livro dos Atos dos Apóstolos. São conclusões abertas, isto é, os cristãos têm, daqui para frente, a tarefa de continuarem o trabalho de evangelização.

A última passagem dos Atos dos Apóstolos que lemos hoje resume os dois anos que Paulo esteve em Roma em seu primeiro cativeiro. Ele se torna um prisioneiro, mas quando se trata de evangelização ele defende com inteligência para que a Palavra de Deus não fique encadeada. Ele pode ficar preso, mas jamais ele deixa a Palavra de Deus ficar presa. A fé inquebrável que tem em Jesus lhe move em todo momento e dá sentido a toda sua atuação. É um verdadeiro apostolo incansável. Através da Segunda Carta ao Timóteo ele nos dá o seguinte conselho: “Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para instruir, para refutar, para corrigir, para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, qualificado para toda boa obra... (Por isso), proclama a Palavra, insiste, no tempo oportuno e no importuno, refuta, ameaça, exorta com toda paciência e doutrina” (2Tm 3,16-17; 4,2). Não há tempo certo para evangelizar, tem que ser o tempo todo. São Filipe Neri dizia: “Se quisermos nos dedicar inteiramente ao nosso próximo, não devemos reservar a nós mesmos nem tempo nem espaço”. O cristão deve saber aproveitar cada momento para evangelizar, para partilhar o que é bom para os outros ao seu redor para que o número de pessoas de bem se multiplique.

E nos versículos anteriores do texto do evangelho lido neste dia, Pedro havia recebido uma insinuação de Jesus sobre o seu futuro pessoal: seria pelo martírio. A partir desta insinuação de Jesus, Pedro entrou em curiosidade para saber o futuro de João, seu companheiro: “Senhor, o que vai ser deste?”. Com isto Pedro caiu em tentação de saber do futuro dos demais, descuidando assim de seu papel de evangelizador. Quem fica olhando para a vida alheia acaba não cuidando da própria vida.

Por isso, a resposta de Jesus a Pedro sobre o destino de João é sábia. Jesus não revela a Pedro o destino de João. Desta maneira, Pedro deve se preocupar com o amor, com o serviço, e com a ajuda diária que há que prestar para os irmãos sem saber o caminho que a história vai tomar. Viver no amor e por amor é a melhor maneira de viver na incerteza do tempo. Mario Quintana nos relembra: “Esta vida é uma estranha hospedaria, de onde se parte quase sempre às tontas, pois nunca as nossas malas estão prontas. E a nossa conta nunca está em dia”.  A incerteza da história dá espaço para a certeza de Deus. Como diz a Carta aos Hebreus: “A fé é uma certeza a respeito do que não se vê” (11,1).

Como Pedro, muitas vezes, nós caímos também na tentação de saber demais da vida alheia. Quando olharmos apenas para a vida alheia, acabaremos não cuidando de nossa própria vida. Uma curiosidade sem freio sempre termina no abismo, na destruição da própria vida e da vida alheia, na criação do ambiente pesado, na convivência de mútua suspeita. Quem fica curioso demais sobre a vida alheia é porque não está cuidando da própria vida. Em última analise, é porque a própria vida não está bem. Por isso, precisamos ouvir repetidas vezes o que o Senhor nos diz hoje: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? Tu, segue-me” (Jo 21,22). Segundo Jesus, o discípulo amado não é menos discípulo nem menos seguidor de Jesus que Pedro. Há diferentes maneiras de seguir Jesus. Há várias vocações para viver os ensinamentos de Jesus. O importante é o imperativo de Jesus: “Tu, segue-me!”. O importante é seguir a Jesus vivendo seus ensinamentos. A maneira para segui-Lo pode ser diferente.

Seguir Jesus é viver aquilo que Ele viveu e fazer aquilo que ele fez. Ele fez tudo com amor e por amor para que todos pudessem conviver na paz e na fraternidade e alcançar a salvação. Isto é a evangelização. O cristão não pode perder nenhum tempo para não enterrar nenhuma oportunidade. Quem não valorizar o tempo, vai enterrar muitas oportunidades na vida.  É preciso seguir a Jesus em todas as circunstâncias de nossa vida. É preciso amar e servir. O amor e o serviço são inseparáveis no seguimento. É necessário servir com amor e amar através do serviço.

“Tu, segue-me!”. Esta frase é dirigida por Jesus a cada um de nós. A Igreja, que somos nós, tem obrigação de fazer Cristo próximo das pessoas. Por meio de cada cristão, de cada um de nós o mundo deve continuar a escutar Cristo. Através de cada um de nós Cristo deve continuar tocando a vida das pessoas ao nosso redor. Para isso, cada um de nós deve estar preparado para o contrário, pois muitos querem apagar a voz do enviado e querem acabar com a vida da testemunha de Cristo. Duas colunas da Igreja, Pedro e Paulo, foram martirizados em nome de Jesus e de seus ensinamentos. Não tenhamos medo, pois o Senhor quer que sejamos testemunhas de seu amor, de sua graça e de sua misericórdia. Tudo isso deve gerar uma autêntica conversão naqueles que escutam Cristo por meio de cada um de nós, em particular, e por meio da Igreja, em geral. “Tu, segue-me!”.
 
P. Vitus Gustama,svd

Nenhum comentário:

DOMINGO DA PÁSCOA, 31/03/2024

CORRER AO ENCONTRO DO SENHOR RESSUSCITADO PARA SER SALVO DOMINGO DA PÁSCOA Primeira Leitura: At 10,34a.37-43 Naqueles dias, 34aPedro t...