sábado, 27 de janeiro de 2018

31/01/2018
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DEUS ESTÁ NO NOSSO COTIDIANO: CONFIEMOS NELE E ESTEJAMOS ATENTOS E HUMILDES PELA SUA PRESENÇA PERMANENTE
Quarta-Feira Da IV Semana Comum


Primeira Leitura: 2Sm 24, 2.9-17
Naqueles dias, 2 disse o rei Davi a Joab e aos chefes de seu exército que estavam com ele: “Percorrei todas as tribos de Israel, desde Dã até Bersabéia, e fazei o recenseamento do povo, de maneira que eu saiba o seu número”. 9 Joab apresentou ao rei o resultado do recenseamento do povo: havia em Israel oitocentos mil homens de guerra, que manejavam a espada; e, em Judá, quinhentos mil homens. 10 Mas, depois que o povo foi recenseado, Davi sentiu remorsos e disse ao Senhor: “Cometi um grande pecado, ao fazer o que fiz. Mas perdoa a iniquidade do teu servo, porque procedi como um grande insensato”. 11 Pela manhã, quando Davi se levantou, a palavra do Senhor tinha sido dirigida ao profeta Gad, vidente de Davi, nestes termos: 12 “Vai dizer a Davi: Assim fala o Senhor: dou-te a escolher três coisas: escolhe aquela que queres que eu te envie”. 13 Gad foi ter com Davi e referiu-lhe estas palavras, dizendo: “Que preferes: três anos de fome na tua terra, três meses de derrotas diante dos inimigos que te perseguem, ou três dias de peste no país? Reflete, pois e vê o que devo responder a quem me enviou”. 14 Davi respondeu a Gad: “Estou em grande angústia. É melhor cair nas mãos do Senhor, cuja misericórdia é grande, do que cair nas mãos dos homens!” 15 E Davi escolheu a peste. Era o tempo da colheita do trigo. O Senhor mandou, então, a peste a Israel, desde aquela manhã até o dia fixado, de modo que morreram setenta mil homens da população, desde Dã até Bersabéia. 16 Quando o anjo estendeu a mão para exterminar Jerusalém, o Senhor arrependeu-se desse mal e disse ao anjo que exterminava o povo: “Basta! Retira agora a tua mão!” O anjo estava junto à eira de Areuna, o jebuseu. 17 Quando Davi viu o anjo que afligia o povo, disse ao Senhor: “Fui eu que pequei, eu é que tenho a culpa. Mas estes, que são como ovelhas, que fizeram? Peço-te que a tua mão se volte contra mim e contra a minha família!”


Evangelho: Mc 6,1-6
Jesus voltou com os seus discípulos para a cidade de Nazaré, onde ele tinha morado. No sábado começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o estavam escutando ficaram admirados e perguntaram: - De onde é que este homem consegue tudo isso? De onde vem a sabedoria dele? Como é que faz esses milagres? Por acaso ele não é o carpinteiro, filho de Maria? Não é irmão de Tiago, José, Judas e Simão? As suas irmãs não moram aqui? Por isso ficaram desiludidos com ele. Mas Jesus disse: - Um profeta é respeitado em toda parte, menos na sua terra, entre os seus parentes e na sua própria casa. Ele não pôde fazer milagres em Nazaré, a não ser curar alguns doentes, pondo as mãos sobre eles. E ficou admirado com a falta de que havia ali.
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É Preciso Pôr Sempre Nossa Confiança Em Deus Que Nos Garante a Vitória Final


Cometi um grande pecado, ao fazer o que fiz. Mas perdoa a iniquidade do teu servo, porque procedi como um grande insensato”. É a lamentação e a oração do rei Davi depois do recenseamento.


Estamos no fim da leitura do segundo livro de Samuel em 2Sm 24. Este capítulo mantém relação com 2Sm 21,1-14 que fala da fome que durou três anos (2Sm 21,1). E no texto de hoje fala de três dias de peste (2Sm 24,13). Em outras palavras, nestes dois capítulos (21 e 24) fala-se de calamidades públicas tomadas como castigo de Deus em consequência dos pecados cometidos (em 2Sm 21: pecados de Saul; em 2Sm 24: pecados de Davi). Em ambos os casos o favor divino é invocado e Deus deu resposta positiva.


Depois de ter feito o recenseamento, Davi sentiu remorso: “Cometi um grande pecado, fazendo isso!” (2Sm 24,10). Por que Davi reagiu deste modo?


O livro de Samuel quer nos enfatizar a teologia da graça no sentido de que as vitórias e a salvação em geral se devem não aos exércitos humanos e sim à força de Deus (Cf. 1Sm 2,1-11: o canto de Ana; 1Sm 7,10-12: a vitória de Samuel sobre os filisteus; 1Sm 17: a vitória de Davi sobre Golias, e assim por diante). Em vista desta teologia, o pecado de Davi consiste em pôr a confiança não na força e na graça de Deus e sim nas forças e estratégias humanas. Consequentemente, Davi mandou fazer o recenseamento para saber com quantos homens Davi poderia contar na batalha contra os inimigos.


Depois do pecado vem o castigo em forma de peste. Esta é a lógica do Antigo Testamento sobre pecado e castigo: Não existe pecado sem castigo nem castigo que não tenha sua origem no pecado. No Novo Testamento, ao encontra-se com o cego de nascença os discípulos perguntam, dentro desta teologia, se aquela cegueira é o fruto do pecado dos pais do cego ou do próprio pecado? (Cf. Jo 9,1). Jesus e o NT acabaram com esse círculo vicioso e esclareceram uma doutrina nova (Cf. Jo 9,2-3; Lc 13,1-15).


A exemplo de Davi, podemos também cair no pecado da autossuficiência, do orgulho, da prepotência, da confiança excessiva nas nossas capacidades e nos meios humanos, econômicos, estruturais, ideológicos, estratégicos. Mas quando não contarmos com Deus, um dia experimentaremos o fracasso fatal. Jamais podemos descartar Deus de nossa vida para ficar apenas com os recursos tecinicos e políticos. Jesus nos diz: “Sem mim nada podeis fazer” (Jo 15,5b). Muitos de nossas frustrações nos atingem porque pomos nossa confiança nos meios humanos que cedo ou tarde nos trazem muitas falhas. Precismos colocar uma marge de dúvida para nossas certezas para não sermos surpreendidos pela vida. Jesus nos ensinou a irmos pelo mundo sem demasiados cálculos, sem demasiadas túnicas e assim por diante. Jesus que não tinha onde reclinar a cabeça nos recorda que somos peregrinos nesta terra. Só caminhando é que encontramos as respostas de Deus para nossas perguntas ou interrogações. Não são as forças humanas que dão eficácia a nosso trabalho pastoral/evangelizador e sim Deus.


Muitos pastores, dirigentes, coordenadores da Igreja ou da comunidade podem cair na mesma tentação: pensar que poderiam levar adiante a tarefa de evangelização, de santificação do povo na medida em que tenham os recursos humanos, o planejamento necessário para se dedicar ao trabalho e a confiança nas forças da Igreja como toda. Mas quem salva o mundo é o próprio Deus com nossa indispensável colaboração. Não é errado concordar com todos esses recursos; mas devemos saber que, por fim, o Evangelho que santifica e salva não tem força em nós ou no que planejamos, e sim em Deus, em quem devemos ter a confiança e a abertura suficientes para ouvi-lo e nos deixar guiar por Ele através de seu Santo Espirito que sempre nos inspira diariamente.


Mensagem Do Evangelho Deste Dia


Até agora o número de pessoas que recorrem a Jesus fica cada vez maior. Essas pessoas vêm de toda parte da Palestina, inclusive do território pagão (Mc 3,7-8). As pessoas se reúnem em torno de Jesus a ponto de Jesus e seus discípulos não terem tempo nem para comer (Mc 3,20). Eram tão numerosas essas pessoas que faz Jesus subir a uma barca para ensinar (Mc 4,1). Que pensa de Jesus todas essas pessoas? Quem é Jesus para elas? Será que elas crêem nele? Que crêem nele? O Evangelho não nos dá nenhuma resposta explícita para essas perguntas. Percebemos apenas o entusiasmo e a admiração do povo sobre o ensinamento de Jesus (Mc 1,27).


Agora Jesus está de volta para sua terra, Nazaré. Mais ou menos durante trinta anos vivendo em Nazaré, convivendo com as pessoas comuns de Nazaré, vivendo com elas e Ele era tão comum como seus conterrâneos. Mais ou menos trinta anos mantendo-se tão semelhante àquele povo que não se notava diferença alguma entre Ele e Tiago, José, Judas ou Simão. Mais ou menos durante trinta anos morando num lugar desconhecido e desprezado. Até um dos futuros discípulos de Jesus, Natanael, lançará esta pergunta: “De Nazaré pode sair algo de bom?” (Jo 1,46). Jesus está de volta para Nazaré depois que instituiu os Doze (Mc 3,13-19). Ele volta para suas raízes antes de continuar sua missão itinerante. Agora é a hora de se manifestar e de receber o juízo de seu povo sobre ele. O que pensa o povo de Nazaré sobre Jesus? Quem é Jesus para seus conterrâneos? Será que Deus tem um aspecto tão humano? Será que é possível Deus estar tão próximo dos homens comuns como os de Nazaré? Será que Deus não pode estar tão perto dos homens no seu dia a dia como em Nazaré? Ou onde está Deus? Onde Deus habita? Para o povo, onde Deus mora? Onde fica Sua morada?


É preciso abrir os olhos e a mente, e deixar o coração aberto para poder experimentar Deus e sentir Sua presença no cotidiano, no aspecto cotidiano da vida. Deus está aqui e agora. Sinta e experimente Sua presença! Aprenda a saborear o momento, mesmo que ele não dure para sempre. Há momentos de nossas vidas que podem ser eternos mesmo que não sejam permanentes, por causa da presença da própria eternidade que é Deus. Deus estar presente permanentemente como o silêncio está sempre presente, mas somos nós que preenchemos o silêncio com barulho. Assim que o barulho cessar o silêncio volta a reinar novamente o ambiente. Deus sempre nos surpreende, porque na sua atuação ele não tem esquemas prévios, métodos preestabelecidos, lógica precisa ou raciocínio bem lógico. Pode desistir de uma lógica, mas não desista da vida cuja origem está em Deus! Deus está sempre acima de nosso raciocínio, “Pois meus pensamentos não são os vossos, e vosso modo de agir não é meu” diz o Senhor (Is 55,8). Por isso, onde menos O esperamos, onde O menos imaginamos, Ele aparece, comunicando-se conosco e convivendo conosco (Jo 1,14). “No meio de vós está quem vós não conheceis”, alerta-nos o evangelista João (Jo 1,26). Deus habita e está no homem e não nas paredes de um templo ou de uma igreja (cf. Mt 25,40.45). Os animais não questionam o sentido da vida, mas as pessoas sim porque em cada um de nós há uma dimensão divina e somos imagem de Deus (Gn 1,26) que nos faz perguntar por que estamos vivos. Nós somos homens com dimensão transcendente e por isso somos capazes de ir e de ver além da aparência. Deus quer encontrar seu povo onde este vive e atua.


A encarnação de Deus em um carpinteiro de Nazaré nos descobre que Deus não é um exibicionista que se oferece em espetáculo. Deus não é o Ser todo-poderoso que se impõe, mas propõe e convida. Podemos descobrir Deus nas experiências mais normais de nossa vida cotidiana: em nossas tristezas inexplicáveis, na felicidade insaciável, na solidão em busca da comunhão, em nosso amor frágil, mas apaixonante, na saudade de uma presença de quem se foi, mas que está presente fortemente na sua ausência, e nos sonhos de uma vida de paz e serenidade, na reconciliação por amor, nas perguntas mais profundas sobre a vida e seu sentido, em nosso pecado mais discreto, nas nossas decisões mais responsáveis, na nossa busca sincera do bem e da verdade, no nossobom dia, boa tarde, boa noite” endereçado para as pessoas para o seu bem, no nossoobrigadopelo bem que o outro fez por nós, no nosso agradecimento pelo novo dia que nos é dado por puro amor de Deus. Por isso, a raiz da incredulidade é precisamente esta incapacidade de acolher a manifestação de Deus no cotidiano.


O que necessitamos são uns olhos mais limpos, simples e menos preocupados em possuir coisas e em ter poder. As coisas são meios e elas jamais são fim de nossa vida. As coisas continuam alheias a nós, pois não são nossos semelhantes (cf. Gn 2,20-23). Um ônibus é um meio que me leva até o centro da cidade, mas o ônibus não é o centro da cidade. O que necessitamos é uma atenção mais profunda e desperta para o mistério da vida que não consiste somente em terespírito observador” e sim em saber contemplar e acolher com simpatia as inumeráveis mensagens e chamadas que a mesma vida irradia permanentemente. Deus não está longe dos que O buscam. Deus está no centro de nossa vida. Deus nos visita (Lc 1,68; 7,16) como visitou seu povo em Nazaré que jamais ele abandonou. É preciso abrir a porta de nosso lar e de nosso coração para a visita do Senhor como a própria sinagoga em Nazaré aberta para o Senhor entrar nela e falar das coisas essenciais da vida para seu povo reunido nela.


Em Nazaré o povo ficou admirado pelo ensinamento de Jesus, mas ficou desiludido por causa de sua origem: “De onde é que este homem consegue tudo isso? De onde vem a sabedoria dele? Como é que faz esses milagres? Por acaso ele não é o carpinteiro, filho de Maria? Não é irmão de Tiago, José, Judas e Simão? As suas irmãs não moram aqui? Por isso ficaram desiludidos com ele”. Quando seus conterrâneos falam dele, não pronunciam seu nome, o designam somente com pronomes depreciativos para sua pessoa e sua atividade (ele, este etc.). Os nazarenos, apesar de conhecer as Escrituras, não conseguiram recordar aquilo que Moises havia dito: “O Senhor, teu Deus, te suscitará dentre os teus irmãos um profeta como eu: a ele que deveis ouvir” (Dt 18,15). Os nazarenos não conseguiram captar a novidade de Deus em Jesus; não reconheceram nele o enviado de Deus. Somente são os discípulos que fazem a seguinte pergunta: “Quem é este?” (Mc 4,41), mas a multidão nunca e os nazarenos nem sequer  sonhavam uma pergunta semelhante, pois eles sabiam quem era Jesus: um artesão, o filho de Maria; conheciam seus parentes. Mas não quiseram ir além disso; eles ficaram presos em juízos puramente humanos; eles encontraram em Jesus um obstáculo para a fé.


E Jesus “ficou admirado com a falta de que havia ali.  O amor oferecido é recusado. Mas o amor não pode resignar-se diante da recusa. O amor continua a existir mesmo tendo a recusa, pois é eterno. “Deus é amor”, afirmou São João (1Jo 4,8.16). Diante dessa recusa, Jesus precisa ir a outras aldeias onde o amor é bem acolhido.


O evangelista Marcos acrescenta um provérbio citado por Jesus para explicar a incompreensão e a falta de de seus conterrâneos: “Um profeta é respeitado em toda parte, menos na sua terra, entre os seus parentes e na sua própria casa. A não se adquire por ativismo ou por herança. A precede aos milagres, nunca ao contrário. Por isso, é inútil montar uma apologética paraprovar” a divindade de Jesus partindo da existência de uns fatos superiores às forças da natureza. Quem vive sua vida profundamente e com muita consciência, quem leva seu ser a sério, não tem como não ter em Deus que está muito além da inteligência humana.


Reconhecer em Jesus o Messias, o Ungido de Deus, não é fácil. Somente quem crê, O reconhece, aceita suas palavras e admira suas obras. Muitos olham sem ver e ouvem sem escutar. Cristo continua desconcertando: sua palavra escandaliza, sua mensagem gera oposição e sua vida e obras criam conflitos. Outros O conhecem, O aceitam e sua vida adquire um novo sentido. A madura caminha à descoberta e não evita as perguntas e a obscuridade. Hoje o Senhor nos pede mais n’Ele para realizar coisas que superam nossas possibilidades humanas.


Para Refletir


Ele não é o carpinteiro, filho de Maria?”


“Se o orgulho nos faz sair, a humildade nos faz entrarComo o médico, depois de estabelecer um diagnóstico, trata o mal em causa, tu, cura a raiz do mal, cura o orgulho; então, não haverá mal algum em ti. Para curar eu orgulho, o Filho de Deus se abaixou, se fez humilde. Por que tu te orgulhas? Para ti, Deus se fez humilde. Talvez tu tenhas vergonha de imitar a humildade do homem; imita pelo menos a humildade de Deus. O Filho de Deus se humilhou fazendo-se homem. Tu, homem, conhece que és homem. Toda sua humildade consiste em conhecer quem és.


Escuta a Deus que te ensina a humildade: ‘Eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou’ (Jo 6,38). Ele, humilde, veio para ensinar a humildade, como Mestre de humildade. Aquele que vem a Mim se faz um comigo; se faz humilde. Quem se aderir a mim será humilde. Não fará sua vontade e sim a vontade de Deus. E não será tirado fora (Jo 6,37), como quando era orgulhoso”. (Santo Agostinho [354-430] bispo de Hipona)
P. Vitus Gustama,svd

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