quarta-feira, 16 de maio de 2018

Domingo,20/05/2018
Resultado de imagem para dons do espirito santo
PENTECOSTES

I Leitura: At 2,1-11
1Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. 2De repente, veio do céu um barulho como se fosse uma forte ventania, que encheu a casa onde eles se encontravam. 3Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. 4Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os inspirava. 5Moravam em Jerusalém judeus devotos, de todas as nações do mundo. 6Quando ouviram o barulho, juntou-se a multidão, e todos ficaram confusos, pois cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua. 7Cheios de espanto e admiração, diziam: “Esses homens que estão falando não são todos galileus? 8Como é que nós os escutamos na nossa própria língua? 9Nós, que somos partos, medos e elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, 10da Frígia e da Panfília, do Egito e da parte da Líbia próxima de Cirene, também romanos que aqui residem; 11judeus e prosélitos, cretenses e árabes, todos nós os escutamos anunciarem as maravilhas de Deus em nossa própria língua!”


II Leitura: 1Cor 12,3b-7.12-13
Irmãos: 3bNinguém pode dizer: Jesus é o Senhor, a não ser no Espírito Santo. 4Há diversidade de dons, mas um mesmo é o Espírito. 5Há diversidade de ministérios, mas um mesmo é o Senhor. 6Há diferentes atividades, mas um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos. 7A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum. 12Como o corpo é um, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um só corpo, assim também acontece com Cristo. 13De fato, todos nós, judeus ou gregos, escravos ou livres, fomos batizados num único Espírito, para formarmos um único corpo, e todos nós bebemos de um único Espírito.


Evangelho: Jo 20.19-23
19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”. 20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. 21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. 22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos”.
------------------------
Pentecostes: Plenitude Da Páscoa


Celebramos hoje a festa de Pentecostes. Pentecostes é a culminação do mistério pascal. Em Pentecostes celebramos a Páscoa em sua plenitude. De fato, desde o primeiro dia dos cinquenta dias do tempo pascal, estamos celebrando o mistério pascal como vitória de Cristo. Neste dia celebramos o Espirito como dom pascal de Cristo glorificado, o mistério da Igreja como obra do Espirito e a missão evangelizadora que o Espirito impulsiona.


A palavra “Pentecostes” vem do grego “pentecostê”: “quinquagésimo” (dia) (cf. Tb 2,1; 2Mc 12,32). Pentecostes ou “festa das semanas” era a festa israelita celebrada sete semanas depois da Páscoa, quando terminava a colheita (Ex 34,22; Nm 28,26). Em alguns ambientes sacerdotais, já no século II a.C a antiga festa agrícola de pentecostes tinha assumido um significado novo: era a festa comemorativa da aliança no Sinai onde Deus se manifestou culminando com a constituição do povo de Deus sobre a base de decálogo. A acolhida da Lei é a condição de vida para a comunidade renovada e santa.


Ao afirmar que O Espírito Santo tinha descido sobre os discípulos justamente no dia de Pentecostes, Lucas nos quis ensinar só uma coisa: que o Espírito Santo tinha substituído a Lei antiga e ele se torna a nova Lei para os cristãos. Qual é a Lei do Espírito Santo? É o coração novo, é a vida de Deus que, quando penetra no ser humano o transforma e produz naturalmente as obras de Deus. Quando o homem é permeado pelo Espírito Santo, nele acontece algo inaudito: ama com o mesmo amor de Deus. João chega a dizer que o homem animado pelo Espírito Santo é simplesmente incapaz de pecar: “Todo aquele que nasceu de Deus não comete pecado, porque sua semente permanece nele; ele não pode pecar porque nasceu de Deus” (1Jo 3,9).


A narrativa da vinda do Espírito Santo nos Atos dos Apóstolos (At 2,1-11) é muito simples. Os discípulos de Jesus estão reunidos numa sala. Do céu vem um barulho, como de forte vendaval, e enche a casa. Aparecem línguas de fogo, que pousam sobre cada um. Esses elementos: barulho, vento e fogo, são típicos das manifestações de Deus. Significam que Deus está agindo.


O Espirito Santo Como Dom


O fato de tudo isso vir “do céu” indica o dom de Deus, isto é, o Espírito Santo não é uma invenção dos cristãos, mas um dom que lhes foi dado, conforme a promessa de Jesus (Jo 14,15-17). O ES não é um produto da sugestão humana. Ele é uma força irresistível que foge ao controle e às manipulações humanas. Ele sopra para onde quer (cf. Jo 3,8)


O que significa que o ES é um Dom?


Primeiro, a descrição do ES como Dom enfatiza o fato de que estamos no Reino da Graça. Isto significa que Deus derrama seu Espírito e seus dons sobre o seu povo, não como promoção por suas realizações, e sim na liberdade de sua misericórdia e graça. Deus não exige um pagamento velado em troca de seus dons. Seus dons levam a consequências que mudam a vida, sem quaisquer precondições, exceto a vontade para que recebamos o dom. O Dom do Espírito Santo, então, nos faz lembrar que não estamos vivendo num mundo calculista de benefícios conferidos em proporção às condições atendidas, mas no reino de um Pai gracioso, que derrama generosamente seu Espírito, em graça livre e incondicional para todos nós.


Segundo, a descrição do Espírito Santo como um Dom enfatiza o fato de que estamos no Reino dos relacionamentos dinâmicos, do movimento que vem de um doador para um receptor, de abertura de uma pessoa para outra. A palavra Espírito Santo é uma palavra que tem significado apenas num relacionamento. Ele é o que é e faz tudo o que faz apenas dentro de uma rede de relacionamentos divinos e divino- humanos.


Terceiro, quando descrevemos o ES como um Dom, estamos deixando claro que nos encontramos no campo pessoal. Um dom só é um dom, no sentido apropriado da expressão, quando incorpora a intenção de um doador no sentido de dá-lo, e é recebido como dom apenas quando o receptor reconhece essa intenção. Uma vaca não dá o leite; o leite é tirado dela. O ES transmite e expressa o amor a todos nós e nós o recebemos, por isso é que ele é um dom. Quando Deus em Cristo nos doa o Espírito, ele nos doa nada menos que a si mesmo. Por isso, o Dom é um sujeito, vivo, atuante, que ama, soberano e livre.


O Espirito Santo Possibilita Comunicação


Conforme o texto, o ES se manifesta simbolicamente como “línguas de fogo”. A língua é instrumento de comunicação, de fala, e dá origem à linguagem, que é o meio dos seres humanos se comunicarem. Mas São Tiago (Tg 3,1-10) alerta que a língua pode desviar o homem do caminho de Deus e pode transtornar sua vida e desvia a linguagem do seu uso correto.  Segundo São Tiago, a língua, por menor que seja, é uma força devastadora capaz de pôr a vida a perder. O poder da língua pode sujar o corpo inteiro, tanto para quem fala como também o corpo no sentido de uma comunidade inteira. Temos impressão de que muita gente ainda não consegue domesticar a língua por isso causa a inquietação e o sofrimento em muitas pessoas.


O fato de o ES se manifestar simbolicamente como “línguas de fogo” nos leva diretamente ao seu significado que o dom do ES não é para a edificação pessoal, mas para a comunicação, e concretamente, para a comunicação da “boa notícia” do Evangelho, que transforma as relações e faz surgir a fraternidade e a partilha que podem proporcionar liberdade e vida para todos.


Efeitos Do Espirito Santo


O efeito do dom do ES ou a ação interior e transformadora do ES torna-se externamente uma nova capacidade de comunicação: conforme o texto (At 1,4) “começaram a falar outras línguas”. Mas não se trata do fenômeno como falar em línguas que ninguém compreende. Falar em línguas incompreensíveis não comunica nada a ninguém. A linguagem foi feita para produzir comunicação entre as pessoas. Trata-se aqui claramente, do horizonte universal e ecumênico do novo povo mobilizado pela força unificante do ES. Poder-se-ia ver neste elenco de povos, reunidos para escutar a voz do ES na própria língua nativa, uma referência à dispersão dos povos e à confusão das línguas depois de Babel (Gn 11,1-9). A humanidade, dispersa e dividida depois da tentativa de construir um imperialismo religioso- político, é reunida pela força do ES que unifica os diferentes grupos humanos, respeitando e promovendo as características culturais, das quais a língua é expressão. Nem a força ou a repressão, nem a planificação econômica ou política podem assegurar a unidade dos povos ou dos grupos, mas sim o poder interior do ES, que promove com a liberdade e o amor novas relações e cria espaços alternativos de comunicação.


O ES produz unidade ao mesmo tempo que promove diferentes maneiras de servir, (1Cor 12,3-7.12-13). Ele é a força criadora de diferenças e de comunhão entre as diferenças. É ele que suscita entre as pessoas os mais diversos dons e nas comunidades os mais diferentes serviços e ministérios, como se ensina nas cartas aos Romanos (Rm 12) e aos Coríntios(12). Mas esta diversidade não decai em desigualdades e discriminações porque bebemos da mesma fonte que é o Espírito Santo (1Cor 12,13). Os dons não são dados para a autopromoção, mas para o bem da comunidade (1Cor 12,7). O Espírito Santo interfere para melhorar e não para atrapalhar a comunicação da Igreja de Jesus Cristo. A comunidade fundada em Pentecostes (no Espírito Santo) é um lugar de diálogo, de encontro, de comunicação, de unidade (não necessariamente uniformidade), de acolhimento. O erro não está em sermos diferentes. O erro está em sermos divididos. A comunidade nascida em Pentecostes não é o lugar da lei que mata mas é o lugar do Espírito Santo, isto é, o lugar da abertura e da vida, do reconhecimento e do despertar, o lugar de uma libertação fundada no amor. O amor é o caminho para Deus, o único carisma realmente imprescindível na vida cristã, o carisma que jamais cessará.


O ES habita os corações das pessoas (1Cor 3,16), dando-lhes entusiasmo, coragem e determinação. Ele consola os aflitos e mantém viva a esperança. Ele nos consola, exorta e ensina como as mães fazem junto a seus filhinhos (Jo 14,26;16,13).


O Espirito Transforma Cada Cristão Em Missionário


Para os discípulos, Jesus ressuscitado diz: “Como o Pai me enviou, também eu vos envio” (v.21). Jesus é o Enviado por excelência (Jo 3,31-34;5,30;7,17s.28;8,16.28s.42;12,44s;16,28).        A missão provém de Deus, que quer dar a vida ao mundo. O envio dos discípulos implica tudo o que visava o ministério confiado a Jesus: glorificar o Pai, fazendo conhecer seu nome e manifestando seu amor (cf. 17,6.26). Do mesmo modo como o Pai esteve presente com Jesus na sua missão, assim os discípulos não estarão nunca sozinhos no cumprimento de sua missão (cf. Mt 28,20).  


Aqui a ressurreição está vinculada à missão. Os discípulos são chamados e enviados para ser testemunhas do anúncio da morte que foi vencida. A Igreja surge ao redor dessa fé na ressurreição. Os discípulos são enviados para proclamar a verdade de que não é qualquer vida pode ressuscitar gloriosamente como a de Jesus, e sim somente uma vida que tem como características: vida de doação, de serviço, de perdão, de fidelidade plena a Deus, como foi a vida de Jesus. Somente assim, o cristão possuirá a vida eterna ressuscitada. Ser enviado significa ser pessoa que lança as sementes da ressurreição feito de justiça, de amor, de reconciliação e de abertura incondicional a Deus. Se um cristão, o enviado, fizer assim, a vida nova e a ressurreição estão germinando. E ele tem que cuidar bem deste germe para que ele possa chegar à sua plenitude.


Dito isso, soprou sobre eles e disse: ‘Recebei o Espírito Santo’” (Jo 20,22). O gesto de Jesus reproduz o gesto primordial da criação dos seres humanos por Deus (Gn 2,7). O Criador “insuflou no homem um sopro que faz viver” (Sb 15,11; Ez 37,9). “Soprar” quer dizer dar vida a quem não tem. Isso significa que o ser humano só existe porque é sustentado pelo sopro de Deus. Trata-se agora da nova criação: Jesus glorificado comunica o Espírito que faz renascer o homem novo (cf. Jo 3,3-8), capacitando-o para partilhar a comunhão divina. O Filho que “tem a vida em si mesmo” dispõe dela a favor dos seus (cf. 5,26.21); e seu sopro é o da vida eterna. 


O Espirito Santo e Pluralidade de Carismas


Há diversidade de dons, mas um mesmo é o Espírito. Há diversidade de ministérios, mas um mesmo é o Senhor. Há diferentes atividades, mas um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos. A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum”. Assim escreveu São Paulo aos coríntios que lemos hoje na Segunda Leitura.


Esta leitura recorda a pluralidade da ação do Espirito Santo. A pluralidade dos carismas e a unidade da Igreja procedem do mesmo Espirito. A pluralidade de carismas é expressão da riqueza e vitalidade da Igreja. Mas há que recordar que ministérios e carismas, em sua diversidade, estão destinados para o bem comum (utilidade comum). Ninguém tem todos os carismas.


Há uma pluralidade de dons para o serviço do único Corpo que é a Igreja. A cada um é dado uma manifestação do Espirito Santo porque o Espirito Santo não é monopólio de ninguém. Assim o Espirito Santo não significa uniformidade sem variedade, não dispersão e sim unidade, não pobreza e sim riqueza. Pentecostes significa reconhecer esta realidade na Igreja, descobrir o próprio carisma e respeitar o carisma dos demais irmãos na Igreja. Os dons ou os carismas são auto-revelação do Espirito Santo. Nos carismas se faz visível o invisível Espirito de Deus. O dom ou o carisma é dado a cada um, mas o que se quer sublinhar não é o individualismo e sim a relação de serviço aos demais. Os carismas são para a edificação da Igreja e não para a promoção pessoal.


Por isso, São Paulo define o critério para distinguir os verdadeiros carisma dos falsos. Primeiro, o carisma autentico deve contribuir sempre para reforçar a profissão de fé no Senhor Jesus Cristo: “Ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor, a não ser no Espírito Santo” (1Cor 12,3).


Segundo critério de juízo se verifica na colaboração dos carismas mais diversos para o único desígnio de Deus (1Cor 12,4-6). O politeísmo pagão ostentava carismas muito variados concedidos por deuses diferentes. Na Igreja, pelo contrário, tudo se unifica na vida trinitária para as funções comunitárias ou para o bem comunitário. Não pode haver oposições entre os carismas, pois a fonte dos carismas é um único Deus. Quando existe alguma oposição entre os carismas é porque não provêm de Deus, isto é, não provêm do Deus trinitário.


Terceiro critério para discernir os carismas: sua maior ou menor capacidade de servir ao bem comum: “A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum” (1Cor 12,7) e a unidade do Corpo (1Cor 12,12-13). Os carismas são distribuídos por Deus em vista do bem comum. Os carismas devem servir para o crescimento e a vitalidade do Corpo que é a Igreja.


VEM ESPÍRITO SANTO


"O Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu disse." Esta é a promessa de Jesus.


Sobre o Espírito Santo não tem que falar muito. É melhor desejá-Lo, esperá-Lo em oração desejosa, invocá-Lo e deixá-Lo nos penetrar, reanimar e conduzir por Ele.


Vem Espírito Santo. Sem Ti, a nossa luta pela vida termina semeando a morte, os nossos esforços para encontrar a felicidade acabam no egoísmo amargo e insatisfeito.


Vem Espírito Santo. Sem Ti, o nosso "progresso" não nos leva a uma vida mais digna, nobre e alegre. Sem Ti, nunca haverá um "povo unido", mas um povo constantemente derrotado por divisões, rupturas e confrontos.


Sem Ti, continuaremos a dividir e separar tudo: Norte e Sul, o bloco Ocidental e Oriental, primeiro mundo e terceiro mundo, esquerda e direita, crentes e ateus, homens e mulheres.


Vem nos recordar, ó Espirito Santo, que tudo vem das entranhas de um mesmo e único Pai e que todos somos chamados à comunhão alegre e feliz nele. Renova o nosso amor ao mundo e às coisas criadas por Ti.


Ensina-nos a cuidar desta terra que nos deste como casa comum, onde pode crescer a família humana. Sem Ti, continuaremos a brigar agressivamente, cada um buscará sua “propriedade privada” sem pensar nos outros e continuaremos a fazer cada vez mais inóspito e inabitável.


Vem Espírito Santo. Ensina-nos a nos entendermos mesmo que falemos línguas diferentes. Se a sua lei interna do amor não nos habita, vamos continuar a praticar a violência absurda e sem saída.


Vem, Espírito Santo e ensina-nos a crer. Sem o Teu encorajamento e alento, nossa fé se converte em ideologia de direita ou esquerda, nossa religião em triste "seguro de vida eterna." Recorda-nos tudo o que Jesus nos ensinou.


Vem, Espírito Santo e ensina-nos a orar. Sem o Teu calor e Tua força, nossa liturgia se perde em rotina, nosso culto em rito legalista, e a nossa oração no palavreado.


Vem manter dentro da Igreja o esforço de conversão. Sem o Teu impulso, qualquer renovação termina em anarquia, involução, cansaço ou decepção.


Vem iluminar nosso mundo tão sombrio. Ajuda-nos a imaginar o melhor e mais humano. Abre-nos para um futuro mais fraterno, puro e solidário. Ensina-nos a pensar naquilo que não foi pensado e a construir aquilo que não foi trabalhado.


Vai para o fundo de nossas almas. Olhe para o vazio do homem por falta de Ti por dentro. Olhe para o poder do pecado quando Tu não enviaste Teu alento


Vem Senhor e Doador da vida. Põe nos homens alegria, força e consolo em suas grandes e pequenas decisões, em seus medos e lutas, em suas esperanças e seus medos.


Vem Espírito Santo e ensina-nos a crer em Ti como ternura e proximidade pessoal de Deus para os homens, como força e poder da graça que pode conquistar nosso interior e dar vida para nossas vidas.


P. Vitus Gustama,svd


“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor e envia o Teu Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra”. Assim seja!

Um comentário:

Unknown disse...

Do céu desceu as línguas de fogo.

DOMINGO DA PÁSCOA, 31/03/2024

CORRER AO ENCONTRO DO SENHOR RESSUSCITADO PARA SER SALVO DOMINGO DA PÁSCOA Primeira Leitura: At 10,34a.37-43 Naqueles dias, 34aPedro t...