23/01/2019
A SALVAÇÃO
DO HOMEM ESTÁ ACIMA
DA LEI E DA CRENÇA
Primeira Leitura: Hb 7,1-3.15-17
Irmãos, 1 Melquisedec,
rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, saiu ao encontro de Abraão, quando
esse regressava do combate contra os reis, e o abençoou. 2 Foi a ele que Abraão
entregou o dízimo de tudo. E o seu nome significa, em primeiro lugar, “Rei de
Justiça”; e, depois: “Rei de Salém”, o que quer dizer, “Rei da Paz”. 3 Sem pai,
sem mãe, sem genealogia, sem início de dias, nem fim de vida! É assim que ele
se assemelha ao Filho de Deus e permanece sacerdote para sempre. 15 Isto se
torna ainda mais evidente quando surge um outro sacerdote, semelhante a
Melquisedec, 16 não em virtude de uma prescrição de ordem carnal, mas segundo a
força de uma vida imperecível. 17 Pois diz o testemunho: “Tu és sacerdote para
sempre na ordem de Melquisedec”.
Evangelho: Mc 3,1-6
Naquele
tempo , 1Jesus
entrou de novo na sinagoga .
Havia ali um
homem com
a mão seca .
2Alguns
o observavam para ver se
haveria de curar em
dia de sábado ,
para poderem acusá-lo. 3Jesus disse ao homem
da mão seca :
“Levanta-te e fica aqui no meio !” 4E perguntou-lhes: “É permitido
no sábado fazer
o bem ou fazer o mal ? Salvar uma vida ou deixá-la morrer ?” Mas eles nada disseram. 5Jesus,
então , olhou ao seu
redor , cheio
de ira e tristeza ,
porque eram duros
de coração ; e disse ao homem : “Estende a mão ”.
Ele a estendeu e a mão
ficou curada. 6Ao saírem, os fariseus com os
partidários de Herodes, imediatamente tramaram, contra
Jesus, a maneira como
haveriam de matá-lo.
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Jesus
Cristo é Nosso Sacerdote Eterno e Nosso Irmão
“Irmãos,
Melquisedec, rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, saiu ao encontro de
Abraão, quando esse regressava do combate contra os reis, e o abençoou... Sem
pai, sem mãe, sem genealogia, sem início de dias, nem fim de vida! É assim que
ele se assemelha ao Filho de Deus e permanece sacerdote para sempre” (Hb
7,1.3).
Hoje começamos a profunda exposição cristológica
da Carta aos Hebreus (Hb 7,1-10,18). O tema central desta parte é o sacerdócio
e o sacrifício de Jesus Cristo. Neste ponto, o escrito é absolutamente
original; é o único do Novo Testamento que atribui a Jesus Cristo o título de
sacerdote. O ponto de partida do pensamento da Carta é o gozosa mensagem da comunhão
do homem com Deus por Jesus Cristo, superando assim o pecado e chegando à
salvação. O autor da Carta expõe esta fé na chave cultual: a grande meta do
homem é “aproximar-se” do Deus vivo para “dar-Lhe culto” e, assim, ser “purificado”
do pecado e conseguir a “perfeição” por meio do “sacerdote, o Filho de Deus e Homem
perfeito.
O capítulo sete da Carta aos Hebreus é
dedicado ao tema do sacerdócio. O autor encontra no Antigo Testamento um texto
que lhe permite falar tanto do sacerdócio de Cristo como do antigo: “Javé jurou e jamais desmentirá: ‘Tu és
sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedec’” (Sl 110/109,4). A alusão
a Melquisedec o conduz a Gn 14,18-20 (único texto histórico onde aparece este
personagem), passagem da qual faz uma leitura curiosa e profunda. O relato do
Gn 14 não menciona nem o nascimento nem a morte do Melquisedec. O sumo
sacerdote parece participar da eternidade divina: se assemelha ao “Filho de
Deus”, como se faz notar na Carta aos Hebreus. Com efeito, para o autor da
Carta aos Hebreus, a ausência de descendência levítica e a perpetualidade do
sacerdócio parecem ser os traços mais característicos do sacerdócio “novo
estilo”.
Por um lado, aparece a grandeza quase
infinita do Melquisedec (Hb 7,1-3). Por outro lado, sua superioridade sobre
Levi e seu sacerdócio (Hb 7,4-10). No horizonte destas lucubrações aparece a
figura de Jesus Cristo com os dois títulos que o definem: Ele é o Filho de Deus
e é o sacerdote supremo “segundo a ordem de Melquisedec”, isto é, o sacerdote
do Novo Testamento se dá de uma maneira totalmente gratuita, não depende da
carne nem do sangue, carece de genealogia (Hb 7,3) como Melquisedec.
Quando dizemos, com o Salmo 109: “Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem
de Melquisedec”, queremos expressar esta singularidade de Jesus em sua missão
de Mediador entre Deus e a humanidade: é sacerdote não segundo umas leis
humanas e sim de um modo muito especial. Melquisedec aparece assim como figura
e profecia de Cristo, o verdadeiro sacerdote que Deus nos enviou na plenitude
dos tempos.
No regime antigo (AT), cada sacerdote era
distinto. Agora, ao contrário, cada sacerdote celebra, e especialmente,
consagra a Santíssima Eucaristia “em Pessoa de Cristo”, pois está claríssimo
que nenhum ser humano por si mesmo tem potestade para fazer possível a presença
real de Cristo e de sua oferenda sobre o altar eucarístico. Neste aspecto, há
que afirmar que o sacerdócio de Cristo não se “divide” em seus sacerdotes, nem
“cessa” em uns sacerdotes para alcançar os outros como aconteceu no sacerdócio antigo
(AT).
A Carta aos Hebreus nos ajuda a centrarmos
nossa atenção neste Sumo Sacerdote que era, que é e que será. Estamos gozosamente
convencidos de que Jesus tem sido constituído Sacerdote e Mediador em ambas as
direções. Porque é o Filho de Deus e é o Irmão dos homens, Ele nos traz, da
parte de Deus, a salvação, o perdão, a Palavra, e Ele leva a Deus nossos
louvores, petições e oferendas. Assim temos acesso à comunhão de vida com Deus.
Convém nos recordar esta relação entranhável que
temos com Jesus Cristo. Toda bênção, toda palavra, todo perdão recebemos de
Deus por Ele, com Ele e n´Ele. Assim como todo nosso louvor sobe ao Pai por
Ele, com Ele e n´Ele, e assim também todas as nossas orações dirigimos a Deus “por
Jesus Cristo, nosso Senhor”. Em Cristo Jesus, Sacerdote eterno, temos a salvação
e a fonte de vida eterna. N´Ele fica apagada nossa culpa; n´Ele também
participamos da Vida divina, e somos apresentados diante do Deus Pai como
filhos seus. Não há graça maior do que tudo isso.
O
Homem É Mais Sagrado Do Que Qualquer Lei Humana
O Reino
de Deus propõe a reconstrução
do ser humano
de modo integral
(de dentro e de fora ).
Nos evangelhos
se vê simbolicamente que esta reconstrução
vai sucedendo gradualmente : uma vez , a cura de sua vista , outra vez , de sua mão , ou transformar suas ações ressuscitar quem se encontra morto .
Por isso ,
para Jesus deixar de fazer o bem no dia de sábado ,
negando uma cura para
um pobre
que necessita é pecar .
Assim , a dinâmica
do Reino também
é exigente : se não
reconstruirmos o homem , estaremos
colaborando na sua destruição .
Continuamos ainda
a acompanhar a controvérsia
entre Jesus, de um
lado , e os fariseus
e os escribas , de outro
lado . O tema
da controvérsia ainda
está em torno
da observância do preceito
de Sábado . Novamente
Jesus quer manifestar
sua convicção
de que a lei
do sábado está a serviço
do homem e não
o contrário . Por
isso , diante
de seus inimigos
que espiam suas
atuações Jesus cura
o homem do braço
paralisado. E Jesus o fez provocativamente dentro
de uma sinagoga no dia
de sábado .
O que
tem o valor supremo :
a lei ou
o bem do homem
e a glória de Deus ?
Esta é a questão nessa controvérsia .
Em sua
luta contra
a mentalidade legalista dos fariseus , ontem
Jesus disse: “O sábado foi feito para o homem , e não o homem para o sábado ”. Hoje
Jesus aplica o principio para um
caso concreto
contra a interpretação
que alguns
faziam que preocupados mais com uma lei minuciosa
do que com
o bem das pessoas ,
sobretudo , com
os que sofrem.
“É permitido
no sábado fazer
o bem ou fazer o mal ? Salvar uma vida ou deixá-la morrer ?”.
Essa foi a pergunta de Jesus aos fariseus .
“Havia, na Sinagoga ,
um homem
com a mão
seca . ‘Estende a mão ’,
disse Jesus. O homem com a mão seca a estendeu e a mão
ficou curada”, assim relatou o evangelista Marcos .
Na antropologia
bíblica, a mão está carregada de simbolismo . A mão
está ligada à idéia
de força e de poder .
Estar na mão
do outro significa estar
sob o seu
poder . A mão direita era sinal de força ,
de sabedoria e de fidelidade .
Como rezamos no Credo :
Jesus “ressuscitou ao terceiro dia , subiu aos céus ;
está sentado à direita
de Deus Pai
todo-poderoso ...”. Isto quer dizer que Jesus
mostrou sua fidelidade
à vontade de Deus
Pai até
o fim . Já
a mão esquerda
era sinal
de fraqueza , de ignorância
e de desgraça .
O homem
do texto do evangelho
de hoje está com
a mão seca .
É um homem
sem iniciativa
e incapaz de lutar
por seus
direitos , e por
isso , é uma vitima da desumanização.
Jesus é Deus que
salva . Por
isso , ele
toma iniciativa
para curar o homem a fim de
humanizá-lo novamente . Com a mão
curada, o homem volta
a ter aptidão para fazer o bem .
Ao colocar o homem
no meio das pessoas ,
Jesus quer recordar
a todos que
qualquer pessoa
deve ser respeitada, protegida, defendida, levada em consideração acima
de qualquer lei
por sagrada
que ela
pareça ser e acima
de qualquer crença .
Toda religião
deve se preocupar com
a salvação do homem e não com a
salvação de umas regras .
Jesus quer
nos relembrar
que nenhuma religião
ou nenhuma prática
religiosa pode impedir
o encontro fraterno
e a vivência do amor
e do respeito mútuos
nem pode impedir
serviço solidário .
Ao contrário , os que
praticam religião devem ter
cada vez
a sensibilidade humana ,
devem ser mais
humanos e irmãos
para com os demais . A passagem
para chegar ate Deus passa
necessariamente pelo irmão .
O próximo é a passagem
obrigatória para
chegar ao céu .
Qualquer um
pode não encontrar
Deus , mas
não tem como
não se cruzar
com o próximo .
O próximo é ocasião
de salvação para mim
como também
sou uma ocasião de salvação para o outro . No sentido bíblico, será que
minha mão ,
sua mão
está paralisada? O que deve se fazer para deixar
de ficar paralisada?
P. Vitus Gustama,svd
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