24/01/2019
ESTAR COM JESUS NA LUTA CONTRA A FORÇA DESTRUIDORA DA HUMANIDADE
Quinta-Feira Da II Semana
Comum
Primeira Leitura: Hb 7,25–8,6
Irmãos, 25 Jesus
é capaz de salvar para sempre aqueles que, por seu intermédio, se aproximam de
Deus. Ele está sempre vivo para interceder por eles. 26 Tal é
precisamente o sumo sacerdote que nos convinha: santo, inocente, sem mancha,
separado dos pecadores e elevado acima dos céus. 27 Ele
não precisa, como os sumos sacerdotes, oferecer sacrifícios em cada dia,
primeiro por seus próprios pecados e depois pelos do povo. Ele já o fez uma vez
por todas, oferecendo-se a si mesmo. 28 A Lei, com efeito,
constituiu sumos sacerdotes sujeitos à fraqueza, enquanto a palavra do
juramento, que veio depois da Lei, constituiu alguém que é Filho, perfeito para
sempre. 8,1 O tema mais importante da nossa exposição é este: temos um sumo
sacerdote tão grande, que se assentou à direita do trono da majestade, nos
céus. 2 Ele é ministro do Santuário e da Tenda verdadeira, armada pelo Senhor,
e não por mão humana. 3 Todo sumo sacerdote, com efeito, é constituído para oferecer dádivas e
sacrifícios; portanto, é necessário que tenha algo a oferecer. 4 Na
verdade, se Cristo estivesse na terra, não seria nem mesmo sacerdote, pois já
existem os que oferecem dádivas de acordo com a Lei. 5 Estes
celebram um culto que é cópia e sombra das realidades celestes, como foi dito a
Moisés, quando estava para executar a construção da Tenda. “Vê, faze tudo
segundo o modelo que te foi mostrado sobre a montanha”. 6 Agora,
porém, Cristo possui um ministério superior. Pois ele é o mediador de uma
aliança bem melhor, baseada em promessas melhores.
Evangelho: Mc 3,7-12
Naquele
tempo , 7Jesus
se retirou para a beira
do mar , junto
com seus
discípulos . Muita
gente da Galileia o seguia. 8E também
muita gente
da Judeia, de Jerusalém, da Idumeia, do outro
lado do Jordão, dos territórios
de Tiro e Sidônia, foi até Jesus, porque
tinham ouvido falar
de tudo o que
ele fazia. 9Então
Jesus pediu aos discípulos que lhe
providenciassem uma barca , por causa da multidão , para que não o
comprimisse.10Com efeito ,
Jesus tinha curado muitas pessoas , e todos
os que sofriam de algum
mal jogavam-se sobre
ele para
tocá-lo. 11Vendo Jesus, os
espíritos maus
caíam a seus pés ,
gritando: “Tu és o Filho
de Deus !” 12Mas
Jesus ordenava severamente para não dizerem quem ele era .
--------------------
O
Sacerdote Eterno Jesus Cristo Intercede Por Nós Permanentemente
“Jesus
é capaz de salvar para sempre aqueles que, por seu intermédio, se aproximam de
Deus. Ele está sempre vivo para interceder por eles. Tal é precisamente o sumo
sacerdote que nos convinha: santo, inocente, sem mancha, separado dos pecadores
e elevado acima dos céus. Ele não precisa, como os sumos sacerdotes, oferecer
sacrifícios em cada dia, primeiro por seus próprios pecados e depois pelos do
povo. Ele já o fez uma vez por todas, oferecendo-se a si mesmo” (Hb
7,25-27).
O texto da Primeira Leitura é muito denso
teologicamente. O texto continua demonstrando a superioridade do sacerdócio de
Cristo. A lista que apresenta dos contrastes com os sacerdotes levíticos é
grande: estes eram muitos, homens imperfeitos, caducos, de sacerdócio efêmero,
temporal, pecadores, obrigados antes a oferecer sacrifício por seus próprios
pecados, com sacrifícios diários e repetidos, de matérias alheias, incapazes,
portanto, de salvar.
Diante de tudo isto, está Jesus Cristo que é
sacerdote único, Filho de Deus e perfeito, incontaminado (imaculado) e sem
necessidade de oferecer algum sacrifício por seus pecados, mas que se oferece a
si mesmo pelos demais, tem um sacerdócio perpetuo, está sempre vivo para
interceder, e, portanto, capaz de salvar os que se aproximam de Deus por meio
dele.
A Primeira Leitura constitui, por isso, a
parte final da demonstração da superioridade do sacerdócio de Cristo sobre o
sacerdócio levítico. O texto sublinha que Jesus não depende de Levi, pois Ele
pertence à ordem de Melquisedec (Sl 109/110). O sacerdócio de Jesus Cristo
repousa sobre sua qualidade de Filho de Deus e de Senhor (Sl 2,7). E que seu
sacerdócio corresponde a um “juramento de Deus” (Hb 7,20-22).
Esta ideia de juramento envolve toda a perícope
litúrgica, especialmente esta ideia se encontra em Hb 7,20-22 que não estão incluídos
na leitura e que na verdade são os versículos importantes dentro desta ideia. E
este juramento não está mais nas promessas feitas a Abraão e sim na promessa do
Salmo 109/110,4 citado pela quarta vez na Carta aos Hebreus. Com efeito, a ênfase
não se coloca mais sobre este personagem sim sobre o juramento: o Senhor o
jurou (Hb 7,21).
A partir desta ideia, o autor da Carta
argumenta que um sacerdócio garantido por um juramento divino é penhor de uma
aliança melhor do que a antiga que não se fundamentava em nenhum juramento de
Deus (Hb 7,20-22). Além disso, um sacerdócio proveniente do juramento divino é
um sacerdócio eterno (Sl 109/110,4; Hb 7,23-25; retomada dos vv. 15-17). A duração
perpétua do “Ressuscitado” garante a eternidade de seu sacerdócio (Hb 7,24) em
face da caducidade do sacerdócio antigo. Consequentemente, sendo eterno, o sacerdócio
de Cristo está sempre em ação intercedendo por nós sem cessar. Cristo faz a
humanidade ter acesso a uma comunhão real com Deus.
Portanto, o autor da Carta mostra a
superioridade do sacerdócio de Cristo que está acima de qualquer outro, e em
especial, do sacerdócio do AT. Os sacerdotes do AT se sucederam como homens
mortais. Temporalidade e multiplicidade são os sinais da imperfeição deste sacerdócio.
Somente o sacerdócio de Cristo é único e eterno. Sendo como imortal, Cristo
intercede sempre diante do Pai em favor daqueles que se aproximam de Deus por
meio d´Ele (cf. Hb 4,16; 1Jo 2,1). Ninguém como Cristo glorioso para interceder
pelos homens com plena autoridade, porque ninguém como Ele é santo, com sua
santidade interior, religiosa e moral consumadas. As palavras do juramento de
Deus consagram o Filho “perfeito para sempre”.
Poderíamos ficar com o versículo 25 da
Primeira Leitura: “Jesus é capaz de salvar para sempre aqueles que, por seu intermédio, se
aproximam de Deus. Ele está sempre vivo para interceder por eles”.
É uma fórmula admirável que poderíamos saborear
durante o dia. É ver a humanidade como uma imensa caravana que trata de avançar
para Deus, mas que no fundo é incapaz de abrir caminho. Todos temos este desejo
de descobrir Deus, de ver Deus.
Mas como entrar onde Deus está? Constatamos que
temos mais experiência de nosso pecado, de nossa incapacidade de amar a Deus,
de não saber orar ou de orar muito pouco.
Então Jesus nos abre a porta completamente,
de maneira definitiva: “Ele está sempre vivo para interceder por nós”.
Sua ressurreição é a garantia da eternidade de sua missão a respeito de nós. Jesus
não deixa de orar, de suplicar a seu Pai por nós, por mim, por todos os homens.
Eu estou na oração de Jesus. Estou incluído na oração de Jesus.
E este mundo está sendo transformado,
divinizado, porque Jesus é o sacerdote que mantém seu oferecimento eterno
diante do Pai pela salvação de todo o mundo.
Também os sacerdotes de hoje, por muito
dignamente que presidam a Eucaristia, ou perdoam os pecados no sacramento da
Reconciliação, são débeis e pecadores. Eles têm que rezar primeiro por seus próprios
pecados e logo pelos pecados do povo. Se presidem e absolvem e bendizem, é em
nome de Jesus Cristo.
O Bem Praticado Nos Protege Da Tentação Do Poder
“E também
muita gente
da Judeia, de Jerusalém, da Idumeia, do outro
lado do Jordão, dos territórios
de Tiro e Sidônia, foi até Jesus, porque
tinham ouvido
falar de tudo
o que ele
fazia” (Mc 3,8).
Há momentos ,
na nossa vida ,
nos quais
a única forma
de dizer é fazer . E há também momentos ,
é verdade , que
há formas de dizer
que são
mais eficazes
que muitas formas
de fazer . Jesus, em
todo caso ,
foi sempre orientado à prática ,
à construção do reino
de Deus , à obra
de dignificação de pessoas : com sua palavra , com testemunho pessoal
e com ações
concretas de libertação . Por isso , com Jesus tudo
pode mudar para melhor . É como
se nascesse de novo . Ele
cura . Nas primeiras pá ginas do evangelho
ele é chamado de “o Salvador ”,
o que dá a saúde
de corpo e de alma .
Jesus sente o sofrimento dos homens . A compaixão move seu
coração . Em
Jesus se vê um
sentido para
a dor .
Estamos neste mundo
com o único
objetivo : fazer
o bem e por isso , nós não podemos deixar de fazer o bem em
qualquer oportunidade .
Mas é fácil
ser pego na armadilha de pensar que o dia de hoje não
importa muito , pois
ainda temos outros
dias pela
frente . Mas
uma grande vida
não é nada
mais que
uma seqüência de dias
bem vividos ,
amarrados juntos como
um belo
colar de pérolas .
Cada dia
é importante e contribui para
a qualidade do resultado
final . O passado
se foi, o futuro só
existe na nossa imaginação
e, portanto , o dia
de hoje é tudo
o que cada
um tem. Precisamos usá-lo sabiamente para o bem . Nossa
vida não
é um ensaio .
As oportunidades perdidas raramente voltam.
A Humanidade
Faz Caravana Ao Encontro
De Deus
“Muita
gente da Judéia, de Jerusalém, da
Idumeia, do outro lado
do Jordão, dos territórios de Tiro e Sidônia, foi até
Jesus...”, relatou evangelista Marcos .
A humanidade
é uma imensa caravana
que caminha
para chegar até Deus , pois somente n’Ele se encontra
o sentido de sua
existência e a plenitude
de sua vida .
Mas no fundo
ela , por
si própria ,
é incapaz de abrir
o caminho , pois
a humanidade tem experiência
de seus pecados ,
de suas dificuldades
de amar e de rezar .
Jesus, como o Caminho
por excelência
(cf. Jo 14,6), ao entrar no céu
com sua
humanidade (Mc 16,19; Lc 24,51; At
1,9-10) facilita a humanidade a entrar com Ele (cf. Jo 14,2-6). Jesus nos
abre a porta do céu
definitivamente .
“Vendo Jesus, os espíritos maus
caíam a seus pés ,
gritando: “Tu és o Filho
de Deus !”. Mas Jesus ordenava severamente
para não
dizerem quem ele
era ”.
É interessante observar
que não
é a multidão que
faz a exclamação de que
Jesus é “Filho de Deus ”
e sim são
os possessos , isto
é, as forças do mal .
Diante de Jesus que
é mais forte
do que qualquer
força do mundo ,
por ser “Filho de Deus ”,
as forças do mal
não aceitam ser
reduzidas no seu poder ,
embora se trate de um
poder destruidor
do ser humano .
Por isso ,
elas protestam contra
Jesus, o Filho de Deus .
A presença de Jesus desmascara as forças do mal que até então dominavam o ser humano , especialmente
os mais fracos .
Mas diante
de Jesus e na Sua presença
a força do mal
perde seu poder
e sua força .
Não é por
acaso que
a multidão sempre
vai atrás de Jesus, pois
estar com
Jesus significa estar com
a força das forças .
Pedimos ao Senhor que nos dê a força ou capacidade para lutarmos contra
o mal sob
todas as suas formas :
a enfermidade , a ignorância ,
a fome , o ódio ,
a indiferença , a desigualdade, a violência , a intolerância ,
a solidão , o pecado
e outras forças destruidoras da humanidade .
P. Vitus Gustama,svd
Nenhum comentário:
Postar um comentário