terça-feira, 3 de setembro de 2019

06/09/2019
Resultado de imagem para Cl 1,15-20Resultado de imagem para Lc 5,33-39

JEJUM RESULTA NA MUDANÇA DE NOSSA MENTALIDADE PARA QUE CONTINUEMOS SENDO IMAGEM DE CRISTO
Sexta-Feira da XXII Semana Comum


Primeira Leitura: Cl 1,15-20
15 Cristo Jesus é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, 16 pois por causa dele foram criadas todas as coisas no céu e na terra, as visíveis e as invisíveis, tronos e dominações, soberanias e poderes. Tudo foi criado por meio dele e para ele. 17 Ele existe antes de todas as coisas e todas têm nele a sua consistência. 18 Ele é a Cabeça do corpo, isto é, da Igreja. Ele é o princípio, o Primogênito dentre os mortos; de sorte que em tudo ele tem a primazia, 19 porque Deus quis habitar nele com toda a sua plenitude e 20 por ele reconciliar consigo todos os seres, os que estão na terra e no céu, realizando a paz pelo sangue da sua cruz.


Evangelho: Lc 5,33-39
Naquele tempo, 33 os fariseus e os mestres da Lei disseram a Jesus: “Os discípulos de João, e também os discípulos dos fariseus, jejuam com frequência e fazem orações. Mas os teus discípulos comem e bebem”. 34 Jesus, porém, lhes disse: “Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? 35 Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão”. 36 Jesus contou-lhes ainda uma parábola: “Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combinará com a roupa velha. 37 Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque, senão, o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama; e os odres se perdem. 38 Vinho novo deve ser posto em odres novos. 39 E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo; porque diz: o velho é melhor”.
____________________
Para Ser Salvos É Preciso Vivermos Como Imagem de Cristo


A Carta aos Colossensen é um escrito da escola paulina, mas há bastante dúvidas de que procede do próprio são Paulo diretamente. Porque há diferenças muito grandes entre as cartas autenticas de São Paulo e a Carta aos Colossenses. Nesta Carta há um desenvolvimento dos temas teológicos paulinos.


O primeiro tema que aparece nesta leitura é o mistério de Cristo chamado de o hino cristologico de Colossenses. Há duas seções sobre este hino que lemos na Primeira Leitura de hoje: Cl 1,15-17 e Cl 1,18-20.


Nos versículos 15-17 trata da criação a partir da perspectiva cristológica, especialmente o ser humano. Aqui se destaca o papel de Cristo. Por um lado, Cristo é a imagem perfeita do próprio Pai (Cl 1,15a). Neste contexto, a imagem não aponta para algo representável, palpável ou sensível e sim aponta para a significação da essência do ser de Deus: “Quem me vê, vê o Pai” (Jo 14,9). Por outro lado, Cristo é o modelo ou primogênito de toda a criação (Cl 1,15b). É a tradução paulina do texto do Gênesis. Pode-se dizer, com toda justiça, que o homem foi criado a imagem e semelhança de Cristo. É muito importante este aspecto, pois a imagem e semelhança de Deus pode interpretar-se de diversas maneiras, dado que não podemos conhecer a Deus diretamente. Mas é muito mais seguro ver a Deus refletido e revelado em Cristo. A partir desta imagem de Deus podemos compreender a realidade human do ponto de vista cristão. Cristão é aquele que vive como Cristo. A partir da vida de Cristo podemos avaliar a nossa vida como cristãos. No Senhor Jesus Cristo podemos entender melhor o que somos e o que devemos ser. Dai a importância de Cristo para compreender a Deus e para nós compreendermos a nós mesmos. A partir da vida de Cristo posso me perguntar se eu estou vivendo como Cristo. Como cristão, sou imagem de Cristo.


Nos versículos 18-20 trata do redenção que se expressa, sobretudo, com a imagem da reconciliação. A reconciliação já indica a existência do pecado no mundo e no homem. A criação não é mais sem mancha. Ela necessita recuperar sua novidade inicial, pois de fato os homens não têm vivido o plano da criação de Deus. O homem está longe de Deus por sua própria culpa. Jesus Cristo veio para um ato de recriação através da reconciliação entre Deus e o homem em Jesus Cristo. Através da reconciliação o homem se torna criatura nova em Deus. Ao se reconciliar com Deus em Jesus Cristo, o homem se aproxima de Deus e se torna novamente filho de Deus.


Nesta segunda parte do hino, Jesus Cristo é apresentado como a cabeça da Igreja: “Ele é a Cabeça do corpo, isto é, da Igreja” (Cl 1,18). Aqui se enfatiza a necessária e indissolúvel união da Igreja com Cristo. Jesus morreu e ressuscitou: é o primeiro da nova criação e todos os que estão unidos a Ele que como Ele, ressuscitarão. Mas já agora participam da vida de Cristo, porque Cristo é a cabeça quem dá vida ao corpo.  Ao manter a consciência de que estamos unidos inseparávelmente da Cabeça, teremos mais forças para lutar, pois de fato não lutamos sozinhos e sim com Cristo. Se for assim, será cumprido aquilo que são Paulo escreveu aos Romanos: Se Deus está conosco, quem estará contra nós? Estou convencido de que nem a morte nem a vida, nem os anjos nem os principados, nem o presente nem o futuro, nem poderes, nem a altura, nem a profundeza, nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus manifestado em Cristo Jesus, nosso Senhor (Rm 8,31.38-39).


Tanto da criação, como na nova criação (depois da ressurreição), Jesus Cristo é o princípio da vida, mas na nova criação também é o homem exaltado, pois Jesus é um de nós. A plenitude temos que buscar em ninguém a não ser em Jesus Cristo. Em Jesus, Deus não é um rival nem um inimigo da humanidade e sim é Aquele que dá tudo, dá a vida em Jesus Cristo pela humanidade inteira, por todo o universo, e faz a paz.


Em outras palavra, Cristo é Criador, pois nele e através dele tudo foi criado. Mas não se pode isolar esta afirmação da outra que é a de Redentor. Ele quem cria e é ele quem repara criação e a faz melhor como foi criada. Cristo é imagem de Deus invisível, sacramento do encontro com Deus. É o primogênito de toda criatura, o primeiro na ordem das criaturas, em sua condição de homem-Deus. Tudo foi criado por Cristo, n´Ele e para Ele. Se Cristo é o primogênito de toda criatura, é porque está acima de todas as demais criaturas, mas também porque é anterior a todas elas.


Cristo é Rdentor. A criação comporta já a segunda criação. Porque Cristo, por seu mistério pascal, cria um Corpo, a Igreja, e dela Ele é a cabeça. O fato de que Cristo criador está intimamente unido ao Cristo redentor, e vice-versa, nos dá uma ideia completa do plano de Deus e nos faz ver a redenção não como um acontecimento exterior e sim como um elemento interno que resulta na criação de um mundo novo. Ele mesmo cria, recria e constitui um Corpo, do qual Ele é a Cabeça.


Pela terceira vez em Lc 5 Jesus entra em controvérsias com os fariseus (cf. Lc 5,12-16; 5,27-32; 5,33-39). O tema da controvérsia desta vez é o do jejum.


O jejum é algo antigo escrito na Lei de Moisés (Lv 23,26-32; Nm 29,7-11). O jejum era praticado dentro do contexto de expectativa ou de preparação. Os fariseus e os discípulos de João Batista necessitavam fazer jejuns, pois estavam no tempo de espera. Os discípulos de Jesus não precisam fazer o jejum, nesta perspectiva, pois o Messias esperado está com eles: Jesus Cristo. Nesse sentido perdeu a razão de fazer o jejum.


Em qualquer controvérsia, Jesus sempre se apresenta como um independente diante das regras e das observâncias legais conforme as tradições. A independência de Jesus choca os que estão apegados ao pé da letra todas as leis. Jesus entra no espírito da lei, naquilo que possa edificar o ser humano, pois a pessoa humana é o foco de todo trabalho de Jesus (cf. Jo 3,16; 10,10). Por isso, em outra ocasião ele diz: “O sábado existe para o homem e não o contrário”.


O jejum sempre tem sentido de “privação” ou de “renúncia”. Jejuar consiste essencialmente em nos privar de alimento pelo sentido da palavra, mas em geral é referido a qualquer tipo de privação. Ao se controlar diante de um alimento ou da bebida, o homem é disciplinado para se controlar diante de outras provações ou desafios da vida. através do jejum o homem faz uma passagem significativa do autocontrole físico para o autocontrole psicológico, mental e espiritual. Pode-se também fazer uma passagem contrária: a força espiritual faz com que o homem seja capaz de se controlar diante do alimento ou bebida ou as demais coisas. O verdadeiro jejum sempre beneficia ao homem para seu bem (físico e espiritual simultaneamente: Mens sana in corpore sano- Mente sã em corpo são).


A prática do jejum está ligada, no AT, à espera da vinda do Messias. A prática do jejum aceleraria a chegada do Messias. Os fariseus e os discípulos de João Batista praticam o jejum. Por isso, questionam o comportamento dos discípulos de Jesus que não o praticam. A resposta de Jesus aqui é bem clara: se seus discípulos não praticam o jejum é porque não tem nada que esperar porque o Messias já chegou e está com eles. Eles estão vivendo esta intimidade. Esta intimidade será rompida no momento da paixão e da morte de seu Mestre.


Estamos em outro contexto. Por isso, o jejum ganha seu novo significado. Quando soubermos dar ou preparar o espaço para Deus na nossa vida, este espaço não será ocupado por outra coisa. Ao darmos esse espaço para Deus o resto ganha seu justo valor e sua justa perspectiva. Por isso, ao praticarmos o jejum estamos manifestando nossa vontade de não deixar nenhuma coisa material dominar nossa vida ou mandar na nossa vida. Podemos possuir as coisas, mas as coisas jamais podem nos possuir para não perdermos nossa liberdade. Mesmo não querendo, um dia largaremos tudo. É preciso que aprendamos a ser livres todos os dias, desde já. Sou livre quando a graça pesa mais do que as regras e não o contrario. Sou livre quando o amor e a humanidade pesam mais do que a religião. Sou livre quando eu estou no coração de Deus de Amor (1Jo 4,8.16) para eu ser capaz de amar com total liberdade e amar para libertar o outro da escravidão de uma vida sem sentido apesar de tratar-se de uma crença.


Tanto cristã como humanamente o jejum faz bem a todos. Fazer jejum significa saber renunciar a algo e dá-lo aos demais; é saber controlar nossas apetências; é saber nos defender com liberdade interior das contínuas urgências do mundo de consumismo. Jejuar é purificador. Jejuar não seria privar-se de tudo e sim usar moderação em tudo, isto é, ser sóbrios. Jejum supõe um grande domínio de si, de disciplina de olhos, de mente e da imaginação. A falta de sobriedade é uma das causas pelas quais se obscurecem e se debilitam as melhores iniciativas e decisões de um cristão. A sobriedade é certamente uma garantia da capacidade de orar e de apreciar o Espírito Santo. Com a renúncia às coisas Cristo nos chama à alegria, a uma alegria profunda, nascida da paz da alma. Fazer jejum é renunciar a algo para dá-lo aos necessitados. O jejum com uma dimensão de solidariedade nos tira do egoísmo, nos tira de uma vida vazia. Paradoxalmente a vida vazia é pesada para quem a tem. Sou livre quando a graça pesa mais do que as regras e não o contrario.


Por isso, o jejum cristão não consiste apenas em abster-se de alimentos. Consiste, sobretudo, em desejar o encontro com Jesus salvador e o encontro com irmão, especialmente com irmão carente do básico para viver e sobreviver como um ser humano. Jejuamos para nos tornarmos sensíveis à fome e à sede de tantos irmãos e para assumirmos a nossa responsabilidade na resolução dos problemas dos pobres, dos necessitados e dos carentes do essencial e básico.


O profeta Isaias descreve qual é o verdadeiro jejum que agrada a Deus (Is 58,6-9).  Deus não quer o jejum formalista que não tem em conta a vida do outro, e muito menos a justiça. Nada valem as ações que excluem o amor do próximo. O verdadeiro jejum, no pensamento do profeta, remete ao comportamento capaz de renunciar à ganância, à avareza para começar a ser generoso; capaz de renunciar ao tempo pessoal para ir ao encontro do necessitado (doente, prisioneiro, idoso etc.) para estar com ele a fim de aliviar uma parte de sua dor. O jejum verdadeiro consiste em quebrar todas as cadeias injustas, em repartir o pão com o faminto. Segundo o profeta Isaias, o culto deve estar unido à solidariedade com os necessitados. Caso contrário, não agrada a Deus e é estéril. As manifestações exteriores de conversão têm a sua prova real na caridade e na misericórdia para com os necessitados, com os pobres, com os carentes do essencial como um ser humano para viver. O verdadeiro jejum é um verdadeiro compromisso com os irmãos necessitados e empobrecidos ou injustamente são presos.


Por isso, pode-se dizer que o que importa no jejum não é somente a privação de alimento e sim a seriedade da fé nas tarefas da vida para que sejam a expressão mais viva do serviço de Deus e dos homens ao mesmo tempo. O jejum não se concebe sem caridade e sem uma mudança de vida para uma vida mais fraterna. O jejum que Deus quer é o cumprimento dos deveres morais e humanos com o próximo.  


Além disso, no evangelho de hoje Jesus faz uma declaração que tem o mesmo conteúdo: “Ninguém põe o vinho novo em odres velhos”. Aceitar Jesus em nossa vida comporta mudanças importantes. Não se trata somente de “saber” de quantas verdades a respeito de Jesus, mas trata-se de mudar nosso estilo de vida segundo o estilo de vida de Jesus. Significa viver com alegria interior. Significa também novidade radical. Jesus rompe moldes. É aquilo que São Paulo chama de “revestir-se de Cristo Jesus”. Quais são nossos “odres velhos” que não servem mais para “guardar” os tesouros de Deus? Quais são nossos “odres velhos” que precisamos abandonar?


Uma mentalidade velha, caduca nunca nos aproximará do novo e do avançado. A mentalidade velha é sinônimo  de mediocridade, de estancamento e de pobreza. “A maior descoberta de uma geração é que os seres humanos podem mudar sua vida modificando suas atitudes mentais” (Albert Schweitzer). Precisamos abandonar uma mente de escravo porque ela é nostálgica, isto é, acredita que o passado foi melhor. Um homem com mentalidade de escravo é briguento, gozador, fanfarrão e vive criticando a tudo e a todos. Uma pessoa com uma mente de escravo se conforma com a mediocridade e não se permite aprender. A mente de escravo utiliza mecanismos de defesa que não nos permitem visualizar onde está a falha para saber em que devemos melhorar. Quem for capaz de fazer uma observação inteligente dos fatos, ele alcançará os melhores resultados. Quem tem mente de escravo usa a gentileza e a cortesia com os que estão acima (superiores), mas agride, maltrata e abusa emocionalmente dos que estão abaixo (inferiores).


Todos temos forças para mudar. Basta praticar a vontade de mudar. Dizia Victor Hugo: “A ninguém faltam forças; o que falta a muitos é vontade”. A vida é uma questão de decisão, e você se faz a cada decisão que toma. Decidir supõe sempre escolher, preferir e abandonar. “Quando um homem não sabe para onde navega, nenhum vento lhe é favorável” (Sêneca).
 
P.Vitus Gustama,svd

Nenhum comentário:

DOMINGO DA PÁSCOA, 31/03/2024

CORRER AO ENCONTRO DO SENHOR RESSUSCITADO PARA SER SALVO DOMINGO DA PÁSCOA Primeira Leitura: At 10,34a.37-43 Naqueles dias, 34aPedro t...