Naquele tempo , 14um dos doze discípulos , chamado Judas Iscariotes, foi ter com os sumos sacerdotes 15e disse: “Que me dareis se vos entregar Jesus?” Combinaram, então , trinta moedas de prata . 16E daí em diante , Judas procurava uma oportunidade para entregar Jesus. 17No primeiro dia da festa dos Ázimos , os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Onde queres que façamos os preparativos para comer a Páscoa ?” 18Jesus respondeu: “Ide à cidade , procurai certo homem e dizei-lhe: ‘O Mestre manda dizer : o meu tempo está próximo , vou celebrar a Páscoa em tua casa , junto com meus discípulos ’”. 19Os discípulos fizeram como Jesus mandou e prepararam a Páscoa . 20Ao cair da tarde , Jesus pôs-se à mesa com os doze discípulos . 21Enquanto comiam, Jesus disse: “Em verdade eu vos digo, um de vós vai me trair ”. 22Eles ficaram muito tristes e, um por um , começaram a lhe perguntar : “Senhor , será que sou eu ?” 23Jesus respondeu: “Quem vai me trair é aquele que comigo põe a mão no prato . 24O Filho do Homem vai morrer , conforme diz a Escritura a respeito dele. Contudo , ai daquele que trair o Filho do Homem ! Seria melhor que nunca tivesse nascido!” 25Então Judas , o traidor , perguntou: “Mestre , serei eu ?” Jesus lhe respondeu: “Tu o dizes”.
***************
No evangelho lemos novamente a traição de Judas , mas desta vez na versão do evangelho de Mateus . Os detalhes precisos são diferentes , porém o sentido é o mesmo . Precisamente quando Jesus quer celebrar a Páscoa de despedida dos seus , como sinal entranhável de amizade e comunhão , um dos discípulos vai trair Jesus Cristo com apenas trinta moedas de prata , o preço de um escravo segundo Ex 21,32.
“Quem vai me trair é aquele que comigo põe a mão no prato ”, disse Jesus aos discípulos . “Por a mão no mesmo prato ” durante a refeição para um hebreu é um gesto de comunhão , um gesto simbólico de amizade . Pode-se dizer que , da parte de Jesus há o oferecimento de uma amizade para Judas . Jesus também fez refeição com os pecadores para oferecer-lhes seu amor .
A Eucaristia é também uma refeição na qual Jesus nos oferece a comunhão com Ele : “Quem come minha carne e bebe meu sangue , permanece em mim e eu nele”. Cada Eucaristia é um gesto de amor de Jesus para os pecadores que somos nós quando não recusamos seu amor .
A traição de Judas é sempre impressionante por ter lugar precisamente no círculo mais intimo e próximo do Senhor . É exemplo arrepiante que nos revela a profundidade do coração humano , capaz de mais nobre como o amor , a amizade , o sacrifício pelo bem dos outros , a solidariedade etc., mas também é capaz do mais vil : o ódio , a traição , a maldade e assim por diante . Tudo isto é fruto da liberdade do homem que Deus respeita totalmente , mas o próprio homem é que carrega as conseqüências , pois Deus nunca faz mal para o homem .
O caso de Judas deve nos fazer refletir , porque no fundo de nosso coração mora um possível santo ou um possível traidor ou criminoso . Há amigos incondicionais de Cristo e há também falsos amigos , sem contar , obviamente, os inimigos declarados.
· “Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro. Nada é comparável a um amigo fiel, o ouro e a prata não merecem ser postos em paralelo com a sinceridade de sua fé. Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade; quem teme ao Senhor, achará esse amigo. Quem teme ao Senhor terá também uma excelente amizade, pois seu amigo lhe será semelhante”. (Eclesiástico 6,14-17).
· “Sem amigo não podes ser feliz ; mas se Jesus não é para ti o Amigo querido entre todos, sentirás extrema tristeza e desolação. Ama e conserva como Amigo Aquele que não te abandona quando todos se afastam” (Thomas a Kempis). Veja Jo 15,15.
P. Vitus Gustama,svd
Nenhum comentário:
Postar um comentário