SÃO FILIPE E
03 de
Primeira Leitura: 1Cor 15,1-8
1 Irmãos, quero lembrar-vos o evangelho que vos preguei e que recebestes, e no qual estais firmes. 2 Por ele sois salvos, se o estais guardando tal qual ele vos foi pregado por mim. De outro modo, teríeis abraçado a fé em vão. 3 Com efeito, transmiti-vos, em primeiro lugar, aquilo que eu mesmo tinha recebido, a saber: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; 4 que foi sepultado; que, ao terceiro dia, ressuscitou, segundo as Escrituras’; 5e que apareceu a Cefas e, depois, aos Doze. 6 Mais tarde, apareceu a mais de quinhentos irmãos, de uma vez. Destes, a maioria ainda vive e alguns já morreram. 7 Depois, apareceu a Tiago e, depois, apareceu aos apóstolos todos juntos. 8 Por último, apareceu também a mim, como a um abortivo.
Evangelho: Jo 14,6-14
Naquele
tempo, Jesus disse a Tomé: 6 “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai
ao Pai senão por mim. 7 Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai.
E desde agora o conheceis e o vistes”. 8 Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o
Pai, isso nos basta!” 9 Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não
me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o
Pai’? 10 Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que
eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim,
realiza as suas obras. 11 Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim.
Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12 Em verdade, em verdade
vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores
do que estas. Pois eu vou para o Pai, 13 e o que pedirdes em meu nome, eu o
realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14 Se pedirdes algo
em meu nome, eu o realizarei”.
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Celebramos hoje a festa dos Apóstolo Felipe e Tiago. A palavra “ápóstolo” deriva precisamente da palavra grega "apostéllein", que significa enviar. O envio apostólico como mostra o texto de Mt 28, 19s exige um serviço pastoral ("fazei discípulos de todas as nações..."), litúrgico ("baptizai-as...") e profético ("ensinando-lhes a cumprir tudo quanto vos tenho mandado"), garantido pela proximidade do Senhor até à consumação do tempo ("eis que Eu estarei convosco todos os dias até ao fim do mundo"). A Igreja se constituiu sobre a base dos apóstolos como comunidade de fé, de esperança e de caridade.
Foi o
A
Filipe
São três pontos dignos de menção aqui sobre Filipe. Primeiro, Filipe, assim como Pedro e André, é um bom exemplo daquelas pessoas que que “receberam” Jesus rápida e e entusiasticamente numa época em que a maioria dos “seus não O receberam” (Jo 1,11). Segundo, embora existam indicações de que ele era tímido e fraco na fé (Cf. Jo 14,8-11), imediatemente testemunhou de Jesus quando falou sobre Ele para Natanael. Esse tema do testemunho sobre Cristo que é um mandamento dirigido a todos os cristãos, é desenvolvido extensivamente no Evangelho de João (Cf. Por exemplo Jo 5,31-36). Terceiro, o conteúdo desse testemunho se torna evidente quando Filipe testemunhou não somente sobre um homem surpreendente e sim sobre o que estava escrito na Lei de Moisés a respeito de Jesus (Cf. Jo 1,45).
“Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!”, disse Filipe a Jesus. “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai”, respondeu Jesus. O mistério de Deus somente pode entrar na mente humana através da fé: “Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras”.
Para nós cristaos, seguidores de Cristo é incompreensível não termos fé em Deus. É realmente maravilhoso o constatar como as portas do mal não prevalecem contra a Igreja de Cristo (Cf. Mt 16,18).
Se formos
A festa dos santos apóstolos Filipe e Tiago, que hoje celebramos, dá-nos a oportunidade de meditarmos em nossa oração sobre o nosso conhecimento de Jesus Cristo. “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai”, o Senhor repreendeu Filipe. Não pretenderemos, no entanto, alcançar uma compreensão clara e muito profunda do mistério do Filho de Deus encarnado com base nessas considerações, pois é impossível para a inteligência humana ter uma visão completa de sua realidade divina e humana. Em vez disso, humildemente queremos invocar a Deus para que nos conceda um aumento na fé: que acreditemos muito firmemente, para que esta convicção se manifeste na vida cristã na medida de Jesus Cristo. A verdade de Jesus de Nazaré: Verbo eterno do Pai e homem perfeito, ao encarnar-se em Maria Santíssima, é o ideal para cada pessoa humana, homem ou mulher. Não somos ainda cristãos e sim, estamos cristãos.
Jesus: Caminho, Verdade e Vida
“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”, disse Jesus no Evangelho deste dia.
Para o Evangelho de João e para todos nós cristãos, o caminho não é mais a Lei como no AT, mas é uma Pessoa. Esta pessoa é Jesus Cristo. Jesus é o único Caminho, porque Sua vida e sua prática conduzem a humanidade ao encontro definitivo com Deus. Ele é o Caminho para o Pai porque na sua pessoa nos revela Deus, e no exemplo da sua vida e na luz da sua palavra nos mostra o itinerário a seguir para a nossa realização definitiva como filhos de Deus e irmãos dos homens.
Ele é a Verdade em virtude de nele residir plenamente a realidade divina e que realizou nele a plenitude da realidade humana. Com sua atividade em favor do homem (Jo 10,37s), que manifesta o amor de Deus, revela ao mesmo tempo a verdade sobre Deus e sobre o homem. A verdade é, por isso, a lealdade absoluta de Deus frente aos homens, de maneira que o homem pode confiar cegamente na sua palavra, na sua promessa, na sua lealdade. Jesus é a Verdade no meio da mentira do mundo, porque ele é a revelação exata do Pai.
Eu sou a Vida. No evangelho de João este termo “Vida” tem um significado inesgotável.
· Jesus,
que recebe a plenitude do Espírito (Jo 1,32s), possui a plenitude da vida
divina e dispõe dela, como o Pai (Jo 5,21.26;17,2).
· A
missão de Jesus é comunicar vida ao homem e vida em abundância (Jo 10,10), vida
definitiva e indestrutível (Jo 10,28;17,2).
· Por
isso, Jesus é a Vida porque a possui em plenitude e pode comunicá-la para quem
acredita nele. Ele é a Vida em plenitude e sem fim num mundo de morte e
autodestruição, e, por isso, podemos entrar em comunhão com o Deus vivo através
dele.
A adesão a Jesus e à sua prática em favor da
vida faz com que as pessoas se tornem filhas de Deus, formando só uma família
com Jesus e o Pai. Para conhecer o Pai e para chegar até Ele faz-se necessário
comprometer-se com a prática do Filho e viver de acoedo com seus ensinamentos
P. Vitus Gustama,svd
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