AMAR COMO JESUS NOS AMOU
Sexta-feira, 11 de Maio de 2012
Texto de Leitura: Jo 15,12-17
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. 14Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. 16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que, então, pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”.
___________________________
Amar como o estilo de vida
“Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei”. Este é o mandamento do Senhor! Não se trata de uma lei (nomos), e sim de um estilo de vida (entolé).
Mas que tipo de amor que Jesus recomenda? Que tipo de amor que ele fala como o estilo de vida? Jesus se põe a si mesmo como modelo: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (Jo 15,12). Ele se entregou pelos demais ao longo de sua vida até o extremo: a morte na cruz: “Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos” (Jo 15,13). É o amor concreto. É amar não com palavras apenas e sim com obras, com a compreensão, com a ajuda oportuna, com a palavra amável, com a tolerância, com a doação gratuita de si mesmo. O amor autêntico exige sempre o sacrifício e o total esquecimento de si. É amar por amor. São Bernardo afirma: “O amor basta por si só e por causa de si. Seu prêmio e seu mérito se identificam com ele mesmo. O amor não requer outro motivo fora de si mesmo. Amo porque amo; amo para amar”. Você vive não quando respira, mas quando ama. Do ponto de vista cristão a capacidade de viver o amor fraterno é o critério de maturidade cristã.
Para nós, cristãos, a atitude de amor aos demais deve ser uma conseqüência prática de nossa comunhão com Cristo na Eucaristia. Porque o Cristo que comungamos na Eucaristia é o Cristo que se entregou por amor pela nossa salvação.
Somos amigos de Jesus
“Eu vos chamo amigos”, diz o Senhor. Isto significa que o discípulo, o cristão não é um simples subalterno. O cristão é um amigo pessoal de Jesus Cristo. O amigo não é um simples conhecido ou um sócio e sim alguém com quem se compartilha a intimidade, o mais profundo de nosso ser: “Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai” (Jo 15,15b). O amigo sempre está disposto a fazer o que o amigo lhe pedir: “Vós sois meus amigos se fizerdes o que eu vos mando” (Jo 15,14). O amigo demonstra a verdade de seu amor estando disposto a entregar a própria vida se for necessário: “Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos” (Jo 15,13). Para Jesus a noção de amizade é muito profunda. “Amigo é alguém que te conhece a fundo e, apesar disso, te ama” (Hublard). “A amizade é como todos os títulos honoríficos: quanto mais velha, mais preciosa”, dizia
Goethe. “A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas” (Francis Bacon).
Goethe. “A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas” (Francis Bacon).
“Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando”, disse Jesus. Será que você pode ser considerado como amigo de Jesus?
P. Vitus Gustama,svd
Um comentário:
Olá Padre Vitus,
Já colocamos o link para o seu blog lá no blog da Paróquia Cristo Redentor. http://cristo-redentor-corcovado.blogspot.com.br/p/padres.html
Caso queira nos enviar o feeds do seu blog o colocaremos lá.
Postar um comentário