SANTO ANDRÉ, APÓSTOLO
O PROTÓKLITOS
30 de
Primeira Leitura: Rm 10,9-18
Irmãos, 9 se, com tua boca, confessares Jesus como Senhor e, no teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. 10 É crendo no coração que se alcança a justiça e é confessando a fé com a boca que se consegue a salvação. 11 Pois a Escritura diz: “Todo aquele que nele crer não ficará confundido”. 12 Portanto, não importa a diferença entre judeu e grego; todos têm o mesmo Senhor, que é generoso para com todos os que o invocam. 13 De fato, todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo. 14 Mas como invocá-lo, sem antes crer nele? E como crer, sem antes ter ouvido falar dele? E como ouvir, sem alguém que pregue? 15 E como pregar, sem ser enviado para isso? Assim é que está escrito: “Quão belos são os pés dos que anunciam o bem”. 16 Mas nem todos obedeceram à Boa Nova. Pois Isaías diz: “Senhor, quem acreditou em nossa pregação?” 17 Logo, a fé vem da pregação e a pregação se faz pela palavra de Cristo. 18 Então, eu pergunto: Será que eles não ouviram? Certamente que ouviram, pois “a voz deles se espalhou por toda a terra, e as suas palavras chegaram aos confins do mundo”.
Evangelho: Mt 4,18-22
Naquele tempo, 18quando Jesus
andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu
irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. 19Jesus
disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. 20Eles
imediatamente deixaram as redes e o seguiram. 21Caminhando um pouco mais, Jesus
viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na
barca com seu pai Zebedeu, consertando as redes. Jesus os chamou. 22Eles
imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram.
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Santo André, Apóstolo
Hoje celebramos a festa
do apostolo André. A
A liturgia grega distingue Santo André com o título de “protóklitos”, “o primeiro chamado”. Mas, em rigor, este título há de compartilhá-lo com o apóstolo João. Os dois foram os primeiros que em uma tarde inesquecível, escutaram as palavras de Jesus, novas para o mundo. Esta recordação, que sempre fresca na memória de João, ficou esculpida em seu Evangelho (cf. Jo 1,35-42).
Segundo as fontes
bíblicas André é irmão de Pedro. Os
Podemos imaginar o diálogo comovente naquela tarde entre Jesus e os dois discípulos de João Batista. Aquelas palavras de Jesus, que inicia sua vida pública de uma forma tão simples que servem como o caminho para a fonte que mata para sempre a sede de Deus e o sentido da vida. As palavras de Jesus estavam penetrando os corações daqueles simples pescadores, já preparados pela pregação de João Batista. Essa alegria espiritual, essa descoberta insuspeitada encheu o coração de André com um entusiasmo sem hesitação.
Ao chegar em casa com a impressão da entrevista, ele contou ao irmão
Pedro: "Encontramos o Messias". E Pedro, influenciado pela fé
de seu irmão, corre para Jesus, e n´Ele encontrou a hora inicial de uma
grandeza singular que o futuro vai preparar para Pedro, pois sobre ele Jesus
vai edificar sua Igreja (Mt 16,17-19). André apresntou Pedro, seu irmão, a Jesus. O
que é bom e precioso não é guardado apenas no coração de Andre. Ele tem
O
O
Santo André aparece como um homem de natureza calma e serena, oposto à impetuosidade característica de seu irmão Pedro. Com um coração nobre e aberto, inspirou simpatia e confiança. De natureza sensível, foi fácil entusiasmo simples quando uma ótima idéia o dominava. Embora tenha participado das pequenas rivalidades dos apóstolos sobre quem seria o maior e poderia apresentar o título de "primeiro chamado", não parece, no entanto, desejar grandes coisas. Os filhos do Zebedeu, e especialmente o seu irmão Pedro, o dominaram com ousadia e ousadia. André é mais sensato e prudente; mais pago de si mesmo, e, portanto, sujeito a mais imprudência é o seu irmão, Pedro.
O apóstolo é o enviado por Jesus, e aqui está a grandeza dele e não em seus dons pessoais, em seus valores humanos, em sua atividade, em sua influência. A magnitude de sua personalidade reside naquele dia em que Jesus colocou seus olhos nele, entendeu o olhar penetrante, aceitou a missão que lhe foi confiada e foi fiel à morte pela mensagem recebida de Jesus, sem se assustar com a morte ou com os poderes humanos. Ser apóstolo é orientar a vida e trabalhar para Jesus e para os homens: receber da palavra e da vida de Jesus e dar aos homens, sem adulterar, sem mudar, a vida e a palavra. O dom do apostolado leva a dar vida, a selar a palavra recebida com a morte se assim o desejar. E isso com fé, com alegria e amor. Ser apóstolo é dar testemunho de Jesus até o final.
Entre as virtudes de Santo André destacam-se a mansidão e a humildade, a simplicidade e a ingenuidade de sua alma, o entusiasmo sincero por Jesus que conheceu numa tarde inesquecível, perto das águas do Jordão. O "primeiro chamado" mostrou uma grande constância na pregação e uma inquebrável paciência na dor, diz o breviario gótico. Que ele interceda por nós para que sejamos perseverantes no testemunho de Jesus e de seus ensinamentos mesmo que encaremos a cruz na qual somos crucificados com Jesus e os irmãos André e Pedro.
Mensagem Do Textos bíblicos proclamados neste dia
A Primeira Leitura nos enfatiza que a voz dos mensageiros ressoaram no mundo todo e suas palavras chegaram até o último canto do mundo. Nada nem ninguém pode ficar sem o anúncio do Evangelho, conforme à vontade de Cristo, nosso Deus e Salvador. Ele quer salvar todas as pessoas e que cheguem ao conhecimento da verdade. Por isso, não podemos criar uma Igreja de santos que excluam os pecadores. Ao contrário, podemos atrai-los para a salvação. Não podemos trabalhar por uma Igreja de classes. Temos que trabalhar paara que os que têm tudo, possam dar do seu aos mais desprotegidos. Cristo veio para salvar tudo o que estava perdido.
No podemos trabajar por una iglesia de clases, en la que los que tienen todo dan algo de lo suyo a los más desprotegidos, pero olvidan trabajar por devolverles realmente su dignidad humana y de hijos de Dios. Cristo ha venido a salvar todo lo que se había perdido. Esa es la misma misión que ha confiado a su Iglesia. Por eso, si en verdad queremos ser mensajeros del Evangelio debemos darlo todo, con tal de ganar a todos para Cristo. No nos encerremos en grupos que, probablemente nos confortan por su respuesta comprometida a la fe. Vayamos a las ovejas perdidas, descarriadas; salgamos a buscarlas por los montes, pues todos tienen derecho a conocer a Cristo y a disfrutar de su Vida y de su Espíritu. Sólo entonces no sólo confesaremos el Nombre de Dios con los labios, sino con las obras y la vida misma. Entonces la Iglesia se convertirá en el Evangelio, en la Buena Noticia del amor del Padre para la humanidad entera.
Comentário de alguns padres da Igreja (Santo Tomás de Aquino: Catena Aurea, Exposição Contínua Sobre Os Evangelhos, Vol.1: Evangelho de Mateus. Ed. Ecclesiae, Campinas, SP, 2018. Pp.159-162).
Santo Agostinho comentou: Jesus “Não escolheu reis, senadores, filósofos ou oradores, mas plebeus, pobres e ignorantes pescadores (Sermones,197,2). Com efeito, se fosse eleito um douto, talvez dissesse que foi eleito porque, pela sua ciência, o mereceu. Nosso Senhor Jesus Cristo, no entanto, querendo dobrar os pescoços dos soberbos, não buscou um pescador por meio de um orador, mas ganhou um imperador por um pescador. Cipriano foi um grande orador, mas Pedro, o pescador, vem antes dele” (In Ioannem,7,17).
“Os dois barcos são
figuras das duas Igrejas: aquela que foi chamada pela circusncisão e aquela que
foi chamada pelo prepúcio. Qualquer fiel se comverte em Simão obedecendo a
Deus; em Pedro, conhecendo seu pecado; em André, suportando com virilidade os
sofrimentos; e em Tiago, derrubando os vícios” (Rabano Mauro).
P. Vitus Gustama,SVD
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