Lc 1,39-56
Maria serve com dignidade
Terminamos o mês de maio com a festa da Visitação de Nossa Senhora a Isabel. A festa da Visitação está cheia de encantos e de uma ternura inigualável . Duas mulheres se encontram , que se saúdam, estão cheias de Deus e por isso , cheias de alegria para fazer o ambiente mais humano e fraterno .
O evangelista Lucas nos relatou que Maria “se dirigiu apressadamente ”. A expressão “apressadamente ” aqui tem muitos significados : zelo , diligência , empenho , cuidado , seriedade , dignidade . Maria é uma mulher que se põe em caminho com dignidade , com cuidado , com prontidão . Não o faz para satisfazer uma necessidade pessoal : ela faz para servir sua parenta, Isabel, que está grávida e que necessita de uma ajuda . Ela faz tudo com dignidade como uma irmã. Maria é de Deus e por isso , ela é do povo e para o povo . Maria é mulher de nossa história , aberta a Deus e aos seres humanos . Viveu sempre em atitude de gratuidade e de doação . Será que fazemos tudo , a exemplo de Maria, com dignidade , com cuidado e com prontidão ?
Na Anunciação o Anjo do Senhor “entrou” na casa de Maria e a “saudou”. Nessa visita Maria fez a mesma coisa : ela “entrou” na casa de Zacarias e saudou a Isabel. É a saudação da Mãe do Senhor para a mãe do Precursor do Senhor . A saudação de Maria comunica o Espírito a Isabel e ao menino . A presença do Espírito Santo em Isabel se traduz em um grito poderoso e profético : “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre . Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar ? Logo que tua saudação chegou aos meus ouvidos , a criança pulou de alegria no meu ventre . Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu” (Lc 1,42-45). Aqui Isabel fala como profetisa: se sente pequena e indigna diante da visita daquela que leva em seu seio o Senhor do universo . Sobram as palavras e explicações quando alguém entra na sintonia com o Espírito . Maria leva no seu seio o Filho de Deus concebido pela obra do Espírito Santo . E a presença do Espírito Santo em Isabel faz com que Isabel glorifique a Deus . Por isso , o encontro entre Maria e sua prima Isabel é uma espécie de “pequeno Pentecostes ”. Onde entra o Espírito Santo , ai entra também paz , alegria e vida divina .
A Mãe de Deus que leva Jesus em seu seio é a causa de alegria . Quando estivermos cheios de Jesus Cristo em nosso coração , a nossa presença traz alegria e a paz para a convivência . A ausência de Cristo em nosso coração produz problemas na convivência . O encontro de duas pessoas benditas sempre causa alegria : Maria causa alegria em Isabel e Jesus em pequeno João Batista . Ao contrário , o encontro de duas pessoas não benditas sempre causa angústia e mal-estar na convivência . Cada cristão deve fazer os encontros felizes e alegres com os outros . E isso só pode acontecer se houver lugar para Cristo em nosso coração . Precisamos engravidar Jesus Cristo para fazê-lo nascer para os outros . Por isso , vale a pena cada um se perguntar : Que tipo de encontro que fazemos diariamente: de pessoas benditas ou de pessoas não benditas?
Vitus Gustama, SVD
Nenhum comentário:
Postar um comentário