quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Natividade De Nossa Senhora,08/09/2023

NATIVIDADE DE MARIA, MÃE DO SENHOR, E O DIA DA FUNDAÇÃO DA CONGREGAÇÃO DO VERBO DIVINO (SVD)

Primeira Leitura: Mq 5,1-4a

Assim diz o Senhor: 1“Tu, Belém de Éfrata, pequenina entre os mil povoados de Judá, de ti há de sair aquele que dominará em Israel; sua origem vem de tempos remotos, desde os dias da eternidade. 2Deus deixará seu povo ao abandono, até ao tempo em que uma mãe der à luz; e o resto de seus irmãos se voltará para os filhos de Israel. 3Ele não recuará, apascentará com a força do Senhor e com a majestade do nome do Senhor seu Deus; os homens viverão em paz, pois ele agora estenderá o poder até aos confins da terra, 4ae ele mesmo será a Paz”.

Evangelho: Mt 1,1-16.18-23

1Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; 4Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson Gerou Salmon; 5Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. 6Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido a mulher de Urias. 7Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; 9Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. 11Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. 12Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; 13Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; 15Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Mató; Mató gerou Jacó. 16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: "José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados". 22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23"Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco".

-------------------------------------

Celebramos hoje dois nascimentos: a Natividade da Virgem Maria ,que nas nas Constituições da SVD ela é chamada de “Mãe do Verbo”, e o Nascimento da SVD.  Qual é o sentido do nascimento de Nossa Senhora? Qual é o sentido do nascimento da SVD? Qual é o sentido de nosso nascimento? Por que nascemos?

À medida em que avançamos em nossas vidas atarefadas e envelhecemos e nos distanciamos do momento do nosso próprio nascimento, poucos de nós param para apreciar o quão milagroso foi aquele momento: o do nascimento. Dentro deste contexto é o nascimento de Nossa Senhora, o nascimento da SVD para a Igreja. No entanto, para nos compreendermos inteiramente e vivermos uma vida significativa, devemos retornar ao princípio e examinar o sentido de nosso nascimento.

O significado do seu nascimento, do meu nascimento é que você é filho(a) de Deus. Seu nascimento, meu nascimento não foi um acidente. Deus escolhe cada um de nós para realizar uma missão específica neste mundo. Por isso, cada pessoa importa, cada pessoa é insubstituível. Dentro desta escolha de Deus sobre nós, cada pequeno momento é significativo e precioso. O nascimento é a maneira de Deus dizer que Ele investiu Sua vontade e energia em cada um de nós. Sem dúvida, Deus sente enorme júbilo quando você nasce, pois o instante do nascimento realiza Sua intenção em querer você. Em cada um de nós contém todo potencial para todas as futuras realizações. O momento de nosso nascimento marca o começo da nossa missão neste mundo: é transformar o nosso mundo material em veículo de expressão espiritual e de divindade. Por isso, uma pessoa não está plenamente viva e feliz, a não ser que esteja em harmonia com o desígnio superior de sua vida, a não ser que cada pessoa realize sua missão. Consequentemente, podemos estar vivos de forma meramente biológica ou podemos estar verdadeiramente vivos espiritualmente, pois conectados com Deus.

Nascimento de Maria, Mãe do Senhor Jesus

No dia 08 de setembro celebramos a festa da Natividade de Nossa Senhora. Nada nos diz o Novo Testamento sobre o nascimento de Maria. Nem sequer nos dá a data ou o nome de seus pais. Tudo o que sabemos a respeito do nascimento de Maria se encontra no Evangelho Apócrifo de Tiago segundo o qual Ana, sua mãe, se casou com um proprietário rural chamado Joaquim, Galileu de Nazaré. Joaquim era descendente da família real de Davi. Joaquim e Ana era um casa justo diante de Deus, isto é, viviam fielmente os mandamentos de Deus. Porém, levavam vinte anos de matrimonio e o filho tão sonhado não chegava. Os hebreus consideravam a esterilidade como uma prova do castigo de Deus. Eram, por isso, menosprezados. No Templo, Joaquim ouvia as murmurações sobre os dois (Joaquim e Ana) como indignos de entrar na casa de Deus. Porém, Ana intensificou suas orações, implorando a graça de ter um filho. Por causa de suas orações perseverantes, Joaquim e Ana foram premiados com o nascimento de uma filha única, Maria. Nasceu uma santa, fruto da misericórdia de Deus pelas orações assíduas de Joaquim e Ana. O nascimento de Maria fez possível a ação de Deus no mundo. De fato, percebemos que Deus não abandona a humanidade. Com a Colaboração de Maria, através da ação divina, o Deus distante se torna o Deus-Presente em cada momento de nossa vida: “Estou com vocês todos os dias até o fim do mundo (Mt 28,20). O tempo é, então, carregado da ação salvífica de Deus. A história carrega consigo os sinais de Deus que o ser humano precisa decifrar seu sentido em cada momento. 

Nos textos litúrgicos escolhidos para honrar hoje a Maria não se fala na natividade de Maria: um fato que ficou no anonimato. Nos desígnios de Deus, a humildade, o silêncio, o passar despercebido, é uma atitude habitual. Porém, não cabe dúvida de que existe uma estreita relação entre nascimento de Jesus e o de Maria. Por seuSim” ao projeto de Deus, por seu amor e seus cuidados, por sua no Deus libertador é que Deus põe nela Sua morada. E por sua esperança é que Maria encarna as esperanças de seu povo.

Sobre Maria, Mãe de Jesus, a quem tinha muito amor e devoção, Santo Arnaldo Janssen, fundador da SVD (e mais duas congregações femininas: SSpS e SSpS da Adoração Perpétua) dizia: “A relação de Maria com a Santíssima Trindade é a de filha, mãe e esposa. De todas as filhas da terra ela foi a escolhida do Pai celeste. O Filho Eterno a elegeu como mãe para que pudesse assumir a carne humana. O Espírito Santo a amou como esposa e fez dela um vaso santo e eleito das divinas graças. A humildade da Rainha dos Anjos foi uma virtude marcante. Ela que disse: "Eis aqui a escrava do Senhor”. Temos de aprender de Maria, de quem a escritura fala:” Ela guardava todas estas palavras em seu coração” (Lc 2,19)”.   

A lista de pessoas na genealogia que lemos no Evangelhos deste dia contém alguns dos mais significativos nomes como também alguns nomes que têm má fama; contém tanto pecadores como santos. Deus é aquele que cumpre seus propósitos através daqueles que outros considerariam como não importantes e facilmente esquecíveis. Deus se serve tanto de instrumentos fracos como de instrumentos saudáveis, pois o agente principal da salvação é o próprio Deus. Mt coloca na genealogia quatro mulheres de má fama:

·   Tamar: Uma cananéia, estrangeira que teve caso com o sogro, Judá.

·   Raab: Era uma verdadeira prostituta, mas que protegeu os espiões israelitas que tornou possível a conquista de Jericó (Josué 2).

·   Rute: Foi outra estrangeira, uma moabita que se relacionou com Booz cujo resultado foi o nascimento de uma criança que seria o avô do Rei Davi.

·   Betsabé: É uma vítima da luxúria de Davi, de quem nasceu Salomão, sucederia a Davi na monarquia.

Mateus quer nos relembrar e transmitir um Deus que não hesitou em usar a torpeza tanto quanto a nobreza, a impureza tanto quanto a pureza, homens a quem o mundo ouviu atentamente e mulheres que o mundo censurou.

Este Deus continua a trabalhar em cada um de nós com a mesma mistura e continua a nos surpreender. Tudo isso mostra que Deus está no comando da história. Ele é o agente principal e o homem é apenas um colaborador. Deus pode nos usar como Seus instrumentos apesar de sermos pecadores, fracos, incapacitados e assim por diante. Mas que tenhamos uma disponibilidade de Maria para servir a esse Deus que nos compreende profundamente nossos limites e limitações e fraquezas. Servir é uma adoração em ação, é uma continuação da minha adoração. Servir é suscitar a vida no outro. Quem não vive para servir não serve para viver tanto para si próprio como para os demais.

Nascimento Da Congregação Do Verbo Divino

No dia 5 de outubro de 2003 o papa João Paulo II canonizou os padres Arnaldo Janssen e José Freinademetz.     

Pe. Arnaldo Janssen é o fundador da Congregação do Verbo Divino no dia 08 de Setembro de 1875, e mais tarde mais duas congregações femininas: as Missionárias Servas do Espírito Santo (SSpS, 8/12/1889) e as Missionárias Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua (08/12/1896). Pe. Arnaldo nasceu no dia 15/11/1837. É o segundo filho de uma família de onze irmãos em Goch, uma pequena cidade alemã da Baixada Renância, junto à fronteira holandesa.        

Os pais, Gerhard Janssen e Anna Katharina Janssen, educaram seus filhos numa atmosfera de profunda fé e oração.

·      A mãe foi, acima de tudo uma mãe orante no sentido mais pleno da palavra.

·      E o pai, tinha uma profunda adoração à Santíssima Trindade e especialmente ao Espírito Santo.

·      Na oração da tarde a família lia muitas vezes o Prólogo do Evangelho de João.

·      O rosário era rezado fielmente.

·      Além disso, era uma prática comum ler, em voz alta, revistas das missões e das atividades missionárias durante encontro da família, à noite. A família já tinha um grande interesse pelas missões.

Assim, foi no contexto da família que a semente da vida de oração de Arnaldo foi semeada. E ele a nutriu e desenvolveu ao longo da vida.        

Na época da fundação da SVD aconteceu um choque entre a Igreja e o governo, entre a hierarquia e o poder público (o Kulturkampf) no tempo do Imperador Guilherme II e o Prussiano Otto Bismarck, chanceler alemão e inimigo político do catolicismo. Durante 1874-1875 cinco dos onze Bispos estavam na prisão. Por meio das “Leis de Maio” as autoridades esperavam quebrar a resistência dos católicos mas sua oposição se tornou cada vez mais forte do que nunca.        

Pe. Arnaldo Janssen sabia ler os sinais dos tempos e dar resposta viáveis aos desafios de sua época a partir de sua vida de fé. Ele reconheceu a situação como vinda da mão de Deus, de Sua Divina Providência e estava disposto a ser seu instrumento. Uma vez que percebesse uma ação como Vontade de Deus, não perdia de vista seu objetivo e a decisão de realizá-lo. 

Por isso, no decreto de sua Beatificação em 1975, o Papa Paulo VI louvava sua perseverança na busca incansável da Vontade de Deus dizendo: “Aberto aos sinais dos tempos e atento, procurava a Vontade do Senhor... Uma vez que reconhecesse o chamado do alto, deixava tudo, esquecia-se de si mesmo e dedicava todo o seu ser na sua realização...”          

Tudo começou em Steyl, uma pequena aldeia da Holanda. Humanamente falando, foi difícil descobrir sua grandeza. A maioria das pessoas duvidaram de suas habilidades e qualificações. Até um bispo disse: “Arnaldo Janssen ou é um louco ou é um santo”. Com toda a sua humildade disse no início da fundação: “Se é que a casa der alguma coisa, agradeceremos a Deus; se fracassar, aí resta-nos bater no peito, reconhecendo que não fomos dignos da graça”. Ele foi digno.

Durante a sua vida, ele enviou missionários para a Ásia e Oceania: em 2023 há 3104 verbitas, em 22 países; África-Madagascar (14 países: em 2023 há 654 verbitas); América em 17 países: em 2023 1077 verbitas; e no próprio continente EUROPEU: em 24 países: em 2023 há 998 verbitas. No total há 5833 verbitas espalhados no mundo inteiro. 

Os primeiros missionários da SVD chegou ao Brasil no dia 16/03/1895 (enviados vinte anos depois da fundação da SVD) em Cachoeira de Santa Leopoldina, ES: Pe. Francisco Dold e Francisco Tollinger. Em 04/03/1898 o bispo diocesano da Vitória, ES, dom João Batista Correa Neri criou a paróquia de Cachoeira de Santa Leopoldina, com sede provisório em Tirol.

Estas são as características do nosso fundador, Arnaldo Janssen:

·      Busca incansável da Vontade de Deus;

·      Profunda vida de oração: Suas decisões eram fruto de oração sincera e genuína, que sustentava sua perseverança e tenacidade em segui-las. ”Quem reza, prende a Terra ao Céu”, dizia ele.

·      Vida de fé e união com Deus: por meio destas, ele via o mundo e a vontade de Deus. Era capaz de perceber as necessidades do futuro da Igreja. Com uma visão do mundo além dos limites da Província geográfica, ele provou estar bem além do seu tempo.

·      Sinceridade nas suas observações: ele insistia com seus colaboradores para serem dignos de confiança, co-responsáveis.

·      Caridade e humildade: Quando criticado e combatido, ficava calado em vez de contestar a seus rivais.

·      Amor à verdade: ele era correto em todas as suas palavras e ações.

·      Visão clara: na seleção de candidatos, manteve os seguintes critérios que julgava essenciais à vida religiosa: Amor à oração e união com Deus; Humildade como sinal da verdadeira adesão ao Senhor; e Amor aos companheiros na prontidão de servir aos outros.

Santo Arnaldo Janssen tinha muita devoção à Nossa Senhora. Para a fundação das congregações ele escolheu as festas de Nossa Senhora. Para a fundação da SVD, ele escolheu o dia da festa da natividade de Nossa Senhora: 08 de Setembro de 1875, e mais tarde mais duas congregações femininas: para as Missionárias Servas do Espírito Santo (SSpS), ele escolheu a festa da Imaculada Conceição de Maria: 8/12/1889 e, assim também para as Missionárias Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua: 08/12/1896.

“Em suas casas, dotadas de igrejas ou capelas, e nos jardins e grutas, podiam ser vistas numerosas imagens da Mãe de Deus. Constantemente recomendava a veneração à Maria. Promovia o Rosário…doou milhares de Rosários aos hóspedes e especialmente aos participantes dos retiros em Steyl. Criou até mesmo Confrarias do Rosário nas igrejas de Steyl e de São Gabriel (Austria). Com uma predileção especial, considerava Maria como a Filha do Pai celestial, Mãe do Divino Filho, e antes de tudo, como a Esposa do Espírito Santo” (Vademecum SVD, 2009 p.77- versão portugesa). 

Algumas frases seguintes de Santo Arnaldo Janssen falam sobre Maria

1.      Vamos a Maria! Ela é a flor maravilhosa do Gênero Humano, que floresce diante do trono de Deus.

2.      Maria tornou-se a menina dos olhos da Santíssima Trindade, depois de Cristo, a mais abençoada entre todos os filhos dos homens.

3.      Devemos aprender de Maria, de quem a Escritura diz: Maria, porém, guardava todas estas coisas, meditando-as no seu coração (Lc 2,19). Reflitamos, portanto, sobre todas as boas lições e exortações que recebemos, bem como sobre toda e qualquer leitura piedosa, homilia ou conferência, especialmente, os bons conselhos que um superior ou um outro membro de nossa comunidade nos tenha dado.

4.      Maria é o lírio da Santíssima Trindade.

5.      Coração de Maria é reflexo fiel do coração de Jesus.        

A chave para entender o caráter de Arnaldo Janssen é seu sentido e seu juízo cem por cento religiosos. Para ele era normal olhar e julgar todas as coisas de um ponto de vista normal sobrenatural.        

Neste dia citei algumas das frases de Arnaldo Janssen para nossa meditação:

·      Sabemos muito bem que com as forças que possuímos não podemos resolver os nossos problemas. Esperamos em Deus, nosso Senhor, que nos vá conceder tudo o que for necessário, fazendo de nós o que melhor lhe convier. Se sair algo de bom desta casa, vamos atribuir à graça de Deus. Se não sair nada de bom, vamos bater, humildes, no peito e reconhecer que fomos indignos da graça de Deus” ( foi dita na inauguração da casa missionário).

·      ”Se não formos um só coração e uma só alma, a obra não poderá prosperar”.

·      ”A amabilidade é a palavra que anima, levanta, consola e fortalece. Assim como o orvalho refresca e embeleza as plantas que murcham”.

·      ”O verdadeiro amor e a autêntica confiança em Deus são a base de todo trabalho em equipe”.

·      Quanto mais santa é uma obra, tanto maiores as dificuldades, normalmente, se apresentam”.

·      Se não nos tornamos pequenos, não podemos agradar a Deus. Esta é a grande lição de Natal”.

·      ”Que a santa vontade de Deus seja bendita para sempre! Temos que adorar esta vontade e abraçá-la com amor, se queremos agradar a Deus. Peço ao bom Deus que nos permita reconhecer sua santa vontade e nos conceda uma alegre serenidade em cumpri-la. Senhor, seja feita sempre a vossa vontade! A batalha da vida consiste em sacrificar muito daquilo que tínhamos desejado e planejado. Mesmo que a vontade de Deus não corresponda aos nossos próprios desejos, ela é sempre proveitosa para nós”.        

·      A vontade de Deus é sempre salutar, mesmo quando não corresponde aos nossos desejos”.

·      ”Quando tudo se desagrega, é sinal de que algo de novo está para surgir”.

·      ”No vigor da graça do Espírito Santo tudo se torna possível”.

·      Quem não está disposto a sofrer, não receberá a graça de trabalhar por Deus”.

·      Aqui na terra não podemos amar a Deus genuinamente sem dor e sofrimento. Nós amadurecemos não só por meio do trabalho, mas também aprendendo a sofrer. Deus quer que o bem se desenvolva lentamente e no meio de dificuldades. As cruzes que Deus nos manda são pedaços da Cruz de Cristo para o bem de seus servos. As cruzes são golpes que Deus manda para aqueles que ama. Temos que aceitá-las com amor e gratidão, apesar da dor que nos provocam, porque são anúncios das graças que Deus quer nos dar. Lembrem-se de que o dia de Páscoa veio depois da Sexta-feira Santa”

·      ”Quem ama a Deus, confia Nele; quem não confia Nele, não O ama”.

·      Não são as longas orações e sim as ações generosas que comovem o coração de Deus”.

·      ”Para nós, pobres homens, o vigoroso amor do Espírito Santo é sólida base de confiante esperança”.

·      O anúncio do Evangelho é a primeira e a mais sublime das obras de caridade”.

·      ”Não sei o que o futuro me reserva, mas confio em Deus”.

·      “A confiança é a chave do incomensurável tesouro de Deus. A confiança em Deus é a virtude da qual o missionário deve haurir toda força e todo auxílio. O missionário deve ser um autêntico herói da confiança em Deus”.

·      ”Como um filho deixa-se levar pela mão de Deus, a santidade consiste numa absoluta entrega a ele. É impossível que Deus traia a nossa confiança”.

·      ”É preciso aguentar qual valoroso soldado no lugar em que a Divina Providência nos colocou”.

·      ”Aprendemos algo de extraordinária importância para o desenvolvimento de nossa obra, nesta primeira construção. Futuramente, quando uma obra for idealizada não devemos perguntar: Há dinheiro? e sim: É necessária?”

·      Quem vive sempre unido a Deus, o mundo lhe pertence e cada dia é um milagre”.

·      Sejamos católicos da cabeça aos pés”.

·      ”Cada um de nós deve esforçar-se para amar verdadeiramente o Espírito Santo com todo o coração e trabalhar para promover a glória dele em outros. Tudo é possível pelo poder da graça do Espírito Santo”.

·      “Com o corpo e alma eu me ofereci em total sacrifício ao Espírito Santo e pedi a graça de reconhecer a grandeza de seu amor e de viver e morrer para ele. Que me ajude a passar por esta vida sem pecar e a cumprir perfeitamente a santa vontade de Deus em tudo”.

·      ”Devemos considerar o pecado mortal como o pior assassino, porque mata em nós a vida divina, e ao homem de verdadeiro filho de Deus transforma em filho do demônio. A graça santificante, porém, extingue o pecado grave e restitui a vida divina da graça”.

·      ”Pela graça santificante habita em nossa alma a Santíssima Trindade, que nos faz participar de sua misteriosa vida divina. Para conservar essa vida, é necessário que seja sustentada. A Santa Comunhão é o maravilhoso alimento. O Santíssimo Sacramento do altar é a árvore da vida, cujos frutos os nossos protoparentes não chegaram a saborear. Em virtude deste sacramento, recebemos coragem, força e perseverança para a grande caminhada até a pátria celeste”.

·      ”A Santíssima Trindade pela graça santificante penetra a alma como um raio de luz que atravessa o cristal, como o fogo que abrasa o ferro. Deus deseja morar no coração humano para fazê-lo puro, feliz e santo, para ali depositar a plenitude dos tesouros divinos”.

·      ”Que o nosso coração seja como um altar de onde o sacrifício de agradecimento suba incessantemente a Deus”.

·      ”Que Deus santo e imortal seja cada vez mais adorado em toda a terra. Viva Deus Uno e Trino em nossos corações!”

P. Vitus Gustama,svd

Nenhum comentário:

ASCENSÃO DO SENHOR, Solenidade, Domingo 12/05/2024

ASCENSÃO DO SENHOR Ano “B” Primeira Leitura: At 1,1-11 1 No meu primeiro livro, ó Teófilo, já tratei de tudo o que Jesus fez e ensinou...