quarta-feira, 6 de setembro de 2023

LIBERTADOS PARA SERVIR,06/09/2023

SOMOS CHAMADOS A SERVIR OS DEMAIS

Lc 4,38-44

06/09/2023

Antes da cura da sogra de Pedro por Jesus, o evangelho nos diz que depois de sair da Sinagoga, em Nazaré, Jesus e alguns discípulos foram para a casa de Simão Pedro.

Este detalhe é importante. Jesus saiu de um lugar oficial, sinagoga, (sinagoga é lugar de oração, de ensino e de catequese para os judeus) para um ambiente familiar: casa. Em casa todos tem seu espaço e cada um é chamado pelo nome e não pelo título. Cada um é gente em casa. Em casa um se preocupa com o outro. Basta um membro sofrer, todos sofrerão. Basta um membro ter sucesso, todos experimentarão a felicidade. Ninguém fica feliz sozinho como também ninguém sofre sozinho, pois não somente vivemos, mas convivemos. Nossa vida é cercada por outras vidas. Oxalá possamos viver a espiritualidade familiar também fora de nossa família, como Jesus nos diz hoje: Eu devo anunciar a Boa Nova do Reino de Deus também a outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado” (Lc 4,43). O cristão existe para os outros. Nisto consiste o sentido de sua vida de cristão.

Cada cristão precisa transformar qualquer lugar em sua casa. Isto significa que o cristão tem que saber cuidar de todos e de tudo: cuidar do Sagrado, cuidar do corpo, cuidar das vestes, cuidar do desejo, cuidar da relação, cuidar do falar e do comentar e assim por diante. O que nos congrega é a tarefa do cuidado. O cuidado é a verdadeira essência do ser humano. Se chegamos até aqui hoje é porque muitos cuidaram de nós, desde que estávamos no ventre materno. Nós somos o que somos agora por causa dos cuidados que recebemos de muitas pessoas: de nossa família, de nossos amigos.

No segundo detalhe o evangelho nos relata que a sogra de Pedro se encontra com a febre. Para os antigos, as doenças, e principalmente a febre, eram obra do demônio ou de origem demoníaca (cf. Lc 13,11-16), que suga a saúde das pessoas que resulta na diminuição da capacidade de viver e de usufruir a vida na sua plenitude (“está de cama”, prostrada). Por isso, Jesus expulsa a febre como se expulsasse o demônio (Ele ameaçou a febre: cf. Lc 4,39). É uma frase que poderia ser entendida como “o demônio da febre foi embora”.          

Jesus se mostra, aqui, solidário com a humanidade sofrida: ele se aproxima, abaixa-se, tomar a mão da mulher e fá-la levantar-se. A força da solidariedade sempre causa o reerguimento de quem estiver prostrado sobre o peso de problemas da vida. O “tomar pela mão” e “fazer levantar” são duas expressões usadas em cenas de ressurreição. O termo “levantar-se” também significa “ressurgir da morte” (cf. Mc 14,28; 12,26). E o mesmo termo será usado no anúncio da ressurreição do próprio Jesus (Mc 16,6). Em outras palavras, o gesto de Jesus de levantar a sogra de Simão antecipa a vitória de Jesus sobre a morte e por isso, antecipa também nossa ressurreição. A expressão “tomar pela mão” também tem um significado como um gesto típico da salvação de Deus quando resolve levantar o seu povo abatido (cf. Is 41,13;42,6;45,1; Sl 73,23-24).          

Jesus ajuda a sogra de Simão a se levantar que a impedia de servir, de fazer o bem, pois, de fato, logo depois, “ela se pôs a servi-los” (v.31b). Isto significa que a sogra de Simão, mulher ressuscitada, vai começar a fazer parte da casa de Jesus ou do grupo dos seus discípulos. Aqui a sogra de Simão que foi curada representa todos os pequeninos levantados por Jesus (a mulher era desvalorizada).

Hoje em dia, para muitos, servir já não é uma coisa desejável. Muitos não querem servir, e sim querem dispor de si mesmos em liberdade. Na verdade, a palavra grega que a Bíblia geralmente traduz como “servir” é DIAKONEIN, que significa o serviço à mesa. Isto significa que quem serve à mesa serve à vida, nutre o outro com vida, atrai vida para o outro. É despertar vida. Servir é, portanto, algo vital, isto é, algo que tem a ver com a vida. Quando sirvo alguém, não me rebaixo, mas sirvo à vida e busca a chave para suscitar vida nas pessoas. Se eu conseguir despertar no outro a capacidade de recomeçar a vida, de despertar a esperança no outro, estarei praticando o verdadeiro serviço. Jesus nos diz: “Quem quiser ser grande, seja vosso servidor; e quem quiser ser o primeiro dentre vós, seja o servo de todos”. Grande é aquele que desperta a vida, a fé, a esperança e o amor no outro. Por tanto, o importante não é em qual Deus acreditamos e sim a que Deus servimos.

Pe. Vitus Gustama,SVD

Nenhum comentário:

ASCENSÃO DO SENHOR, Solenidade, Domingo 12/05/2024

ASCENSÃO DO SENHOR Ano “B” Primeira Leitura: At 1,1-11 1 No meu primeiro livro, ó Teófilo, já tratei de tudo o que Jesus fez e ensinou...