quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

São Jose Freinademetz Da Congregação Do Verbo Divino, 29 de Janeiro

29 de Janeiro

UMA PEQUENA HISTÓRIA SOBRE A VIDA DE SÃO JOSÉ FREINADEMETZ    



José Freinademetz nasceu aos 15 de Abril de 1852 em Oies, um pequeno povoado de cinco casas entre os Alpes Dolomitas do norte da Itália, naquele tempo, chamava-se “Tirol do Sul” e parte do império austríaco. Batizado no próprio dia do nascimento. Ele herdou de sua família uma simples, mas firme e um grande espírito de trabalho.        

Foi ordenado em 25 de julho de 1875. Após dois anos de sua ordenação, entrou em contato com o Pe. Arnaldo Janssen, Fundador da Congregação do Verbo Divino”. Com a licença de seu bispo, ele chegou à casa missionária de Steyl em agosto de 1878.          

Aos 02 de março de 1879 recebeu a cruz missionária e partiu para a China com o outro missionário verbita, o Pe. João Batista Anzer. Cinco semanas depois, desembarcaram em Hong Kong, onde passaram dois anos preparando-se para dar o passo seguinte. Seriam designados para Shantung do Sul, uma província com 12 milhões de habitantes dos quais somente 158 eram batizados.          

Vieram anos muito duros, marcados por longas e difíceis viagens, assaltos de bandoleiros e um árduo trabalho para formar as primeiras comunidades cristãs. E José compreendeu muito cedo a importância que tinham os leigos comprometidos para esta tarefa de primeira evangelização, sobretudo como catequistas.          

Exerceu sempre sua autoridade como um irmão mais velho, respeitado mais por seu exemplo e testemunho de vida do que pelo cargo que ele ocupou em determinado tempo (como administrador, reitor do seminário, diretor espiritual de sacerdotes chineses e superior provincial).         

José Freinademetz era um homem de muita oração. Ele dizia: ”O único negócio nosso nesta pobre vida é palmilhar a estrada que conduz à glória eterna; o resto é vaidade e não vale um vintém. Caros irmãos, rezemos muito e muito que nenhum de nós falte em cima nas núpcias eternas do paraíso. Que pensamento terrível que um de nós pudesse estar ausente... Que dor dilacerante, se se perdesse na eternidade um que fosse de nossa família. A vida passa como um sonho; nosso único negócio importante é preparar-nos uma boa eternidade. Sempre é necessário rezar muito. A vida sem oração é o caminho certo para o inferno”.         

José Freinademetz, como bom pastor prestou assistência incansável, até que ele mesmo contraísse a doença. Doente da laringe e com um princípio de tuberculose, teve que passar um tempo no Japão para recuperar a sua saúde. Voltou para a China um pouco recuperado, mas não curado. Em Takia, sede da diocese, morreu aos 28 de Janeiro de 1908 (com 56 anos de idade). Foi canonizado no dia 5 de outubro de 2003 pelo Papa são João Paulo II.          

Aconteceu uma grande mudança na vida desse santo. Podemos dizer 100 %, pois no início de sua vida como um dos membros da SVD, a graça de ser missionário fora do país encontrou nele uma grande resistência. Ele dizia nem por 3000 coroas (moeda da época) estou disposto a deixar a pátria e amigos para transferir-me para sempre a um novo mundo”. Mas depois que começou a estar na China, toda a sua vida esteve marcada pelo esforço de fazer-se chinês com os chineses, a ponto de escrever para seus familiares: “...amo sempre os meus caros chineses e não tenho outro desejo, senão viver e morrer com eles.... sou mais chinês do que tirolês e quero continuar chinês até no paraíso” (16/08/1893). Ele era realmente um homem inculturado.          

Quantas vezes a graça frutificante de Deus encontrou ou continua encontrando a resistência em nós, pois não sabemos o bem que faz esta graça tanto para nós como para todos os que convivem conosco ou para quem somos enviados.          

Para conhecer melhor quem era José Freinademetz vamos ler algumas frases que ele mesmo escreveu que estão aqui à disposição de todos. 

ALGUMAS FRASES DE SÃO JOSÉ FREINADEMETZ

·      ” O sofrimento, com paciência e resignação, é um sinal infalível de predestinação”. 

·      ” Sabemos que todas as coisas são para o nosso bem; disso estamos convencidos como da existência de Deus”.

·      ” A obrigação do missionário é simplesmente dar testemunho de Jesus e semear a boa semente, deixando confiantemente ao Senhor o trabalho de frutificar a semente”.

·      ” Para nós cristãos é fácil sofrer”.

·      ” A cruz é o pão cotidiano do missionário, contudo, são necessários os momentos de consolo”.

·      ” Duas graças pelas quais nunca cessarei de agradecer a Deus: a do sacerdócio e a de missionário”.

·      ” Quanto mais o Senhor nos abençoa, tanto mais temos que trabalhar”.

·      ” O pouco que fazemos é um nada em comparação do que Deus faz por nós”.

·      ” O único negócio nosso nesta pobre vida é palmilhar a estrada que conduz à glória eterna; o resto é vaidade e não vale um vintém. Caros irmãos, rezemos muito e muito que nenhum de nós falte em cima nas núpcias eternas do paraíso. Que pensamento terrível que um de nós pudesse estar ausente... Que dor dilacerante, se se perdesse na eternidade um que fosse de nossa família”.

·      ” A vida passa como um sonho; nosso único negócio importante é preparar-nos uma boa eternidade”.

·      ” Sempre é necessário rezar muito. A vida sem oração é o caminho certo para o inferno”.

·      ” ...Amo sempre os meus caros chineses e não tenho outro desejo, senão viver e morrer com eles. sou mais chinês do que tirolês e quero continuar a ser chinês até no paraíso”.

·      ” A língua que todos entendem é a linguagem do amor”.

·      ” Uma única alma vale mais que o mundo inteiro”.

----------------------------

 Tornar-se santo é algo ao mesmo tempo simples e complexo. É simples no sentido de que basta permitir o crescimento da vida trinitária que recebemos no batismo. Mas ao mesmo tempo é uma obra complicada, porque nós não somos simples (simples quer dizer sem desdobramento). Nosso coração parece atado, retorcido, e nossos pecados formaram como uma carapaça de pedra em torno do nosso coração” (Jean Lafrance).        

A santidade é uma realidade essencialmente dinâmica. Deus se manifesta e comunica ao homem sua própria santidade. Deus chama o homem, mediante a ação do Espírito Santo, para que se renove em todas as dimensões de sua existência e seja reflexo e instrumento de sua vontade divina para a obra da salvação do mundo.        

A partir disso tudo, ser santo não significa fazer milagres (embora isso possa acontecer), chamar atenção com fatos extraordinários, ser estranho do resto dos homens ou ser isolado do dia-a-dia por ter medo de ser contaminado pelo mundo. Ser santo é ser capaz de colocar-se nas mãos do Deus Santo, contar com ele, sabendo dependente dele, em busca de configuração com Cristo modelo acabado de todas as virtudes. Por outro lado, colocar-se a serviço dos semelhantes/próximo desinteressadamente, fazendo-lhes o bem, como resposta aos benefícios recebidos de Deus. O enraizamento em Deus desabrocha em forma de misericórdia para com o próximo. Seguir o caminho de Jesus é seguir o caminho da santidade. A vocação à santidade é universal, é uma meta a ser atingido por todos os cristãos (cf. Lumen Gentium, 39-40). Como São Paulo diz: “Esta é a vontade de Deus, a vossa santificação” (1Ts 4,3; Ef 1,4; cf. também Mt 5,48). Ninguém é excluído deste apelo.

P. Vitus Gustama,SVD

 

Missa

ORAÇÃO da COLETA: Deus onipotente e misericordioso, cujo Espírito impulsionou o Santo Sacerdote José a proclamar a Boa Nova ao Povo da China, concedei, que, por sua intercessão, todos os povos cheguem ao conhecimento do poder da cruz e da ressurreição de Teu Filho, e pela O aceitem como seu Salvador. Pelo mesmo Jesus Cristo.....

Primeira Leitura (Rm 15,13-21)

Irmãos,

O Deus da esperança vos encha de toda a alegria e de toda a paz na vossa , para que pela virtude do Espírito Santo transbordeis de esperança! Estou pessoalmente convencido, meus irmãos, de que estais cheios de bondade, cheios de um perfeito conhecimento, capazes de vos admoestar uns aos outros. Se, em parte, vos escrevi com particular liberdade, foi para relembrar-vos. E o fiz em virtude da graça que me foi dada por Deus,  de ser o ministro de Jesus Cristo entre os pagãos, exercendo a função sagrada do Evangelho de Deus. E isso para que os pagãos, santificados pelo Espírito Santo, lhe sejam uma oferta agradável.  Tenho motivo de gloriar-me em Jesus Cristo, no que diz respeito ao serviço de Deus. Porque não ousaria mencionar ação alguma que Cristo não houvesse realizado por meu ministério, para levar os pagãos a aceitar o Evangelho, pela palavra e pela ação, pelo poder dos milagres e prodígios, pela virtude do Espírito. E me empenhei por anunciar o Evangelho onde ainda não havia sido anunciado o nome de Cristo, pois não queria edificar sobre fundamento lançado por outro.  Fiz bem assim como está escrito: Vê-lo-ão aqueles aos quais ainda não tinha sido anunciado; conhecê-lo-ão aqueles que dele ainda não tinham ouvido falar (Is 52,15).  Palavra do Senhor!

SALMO RESPONSORIAL (Sl 98 (97),1-6)

Refrão: Os confins da terra contemplaram a vitória de nosso Deus

1.Cantai ao Senhor um cântico novo, porque ele operou maravilhas. Sua mão e seu santo braço lhe deram a vitória.  Ref.

2. O Senhor fez conhecer a sua salvação. Manifestou sua justiça à face dos povos.  Lembrou-se de sua bondade e de sua fidelidade em favor da casa de Israel. Ref.

3. Os confins da terra contemplaram a salvação de nosso Deus. Aclamai o Senhor, povos todos da terra; regozijai-vos, alegrai-vos e cantai.  Ref. 

4. Salmodiai ao Senhor com a cítara, ao som do saltério e com a lira.   Com a tuba e a trombeta elevai aclamações na presença do Senhor rei.  Ref.

Aclamação ao Evangelho

Aleluia, aleluia, aleluia

O Senhor me enviou para anunciar a Boa Nova aos pobres, e para anunciar aos cativos a libertação.

EVANGELHO: Lc 10,1-9

1. Naquele tempo, designou o Senhor setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir.  2. Disse-lhes: Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe.  3. Ide; eis que vos envio como cordeiros entre lobos.  4. Não leveis bolsa nem mochila, nem calçado e a ninguém saudeis pelo caminho.  5. Em toda casa em que entrardes, dizei primeiro: Paz a esta casa!  6. Se ali houver algum homem pacífico, repousará sobre ele a vossa paz; mas, se não houver, ela tornará para vós.  7. Permanecei na mesma casa, comei e bebei do que eles tiverem, pois o operário é digno do seu salário. Não andeis de casa em casa.  8. Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que se vos servir.  9. Curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: O Reino de Deus está próximo.  

Palavra da Salvação!

PRECES DA COMUNIDADE

Cristo é o Bom Pastor que conhece suas ovelhas e as chama por seu nome. Pela intercessão de São José, peçamos-lhe:

Abra nosso coração à Tua Voz, Senhor

1.    Olha com bondade ao rebanho que reuniste em Teu nome, para que haja paz e unidade entre todos os teus discípulos. Abra...

2.    Alimenta a Tua Igreja na mesa da Palavra e da Eucaristia, nós confirmamos nossa missão de anunciar o Evangelho a todos. Abra...

3.    Tu tens outras ovelhas que não pertencem a nosso rebanho, que os povos de todas as nações, culturas e religiões reconheçam Tua voz e te sigam. Abra...

4.    Ajuda-nos a ir aos que necessitam de nosso amor fraterno. Abra...

5.    Lembra-te de todos os falecidos que dedicaram suas vidas à evangelização, que vivam para sempre na Glória do Teu Reino. Abra..

Oração sobre as oferendas:  Senhor, ao depositar sobre Teu altar estas oferendas, dá-nos o mesmo Espírito de amor que infundiste em São José, para que ao celebrar esta sagrada Eucaristia com mente pura e coração sincero, te ofereçamos o sacrifício que te agrada e que nos dá Tua salvação. Por Cristo Nosso Senhor.

Oração após a Comunhão: Senhor, pelo mistério que recebemos e pelo exemplo de São José, confirma em nós a fortaleza de Teu Espírito para que possamos testemunhar fielmente a verdade do Teu Espírito. Por Cristo Nosso Senhor!

O melhor lugar do mundo é aquele onde Deus me quer - S. José Freinademetz.

P. Vitus Gustama,SVD

Nenhum comentário:

ASCENSÃO DO SENHOR, Solenidade, Domingo 12/05/2024

ASCENSÃO DO SENHOR Ano “B” Primeira Leitura: At 1,1-11 1 No meu primeiro livro, ó Teófilo, já tratei de tudo o que Jesus fez e ensinou...