BATISMO DE JESUS e NOSSO BATISMO ANO B
Primeira Leitura: Is 42,1-4.6-7
Assim fala o Senhor: 1 “Eis o meu servo — eu o recebo; eis o meu eleito — nele se compraz minh’alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações. 2 Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas. 3 Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega; mas promoverá o julgamento para obter a verdade. 4 Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça na terra; os países distantes esperam seus ensinamentos. 6 Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações, 7 para abrires os olhos dos cegos, tirar os cativos da prisão, livrar do cárcere os que vivem nas trevas”.
ou
Segunda Leitura: At 10,34-38
Naqueles dias, 34 Pedro tomou a palavra e disse: “De fato, estou compreendendo que Deus não faz distinção entre as pessoas. 35 Pelo contrário, ele aceita quem o teme e pratica a justiça, qualquer que seja a nação a que pertença. 36 Deus enviou sua palavra aos israelitas e lhes anunciou a Boa-Nova da paz, por meio de Jesus Cristo, que é o Senhor de todos. 37 Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judéia, a começar pela Galileia, depois do batismo pregado por João: 38 como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele.
Evangelho: Mc 1,7-11
Naquele tempo, 7 João
Batista pregava, dizendo: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu
nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. 8 Eu vos batizei
com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”. 9 Naqueles dias, Jesus
veio de Nazaré da Galileia, e foi batizado por João no rio Jordão. 10 E logo,
ao sair da água, viu o céu se abrindo, e o Espírito, como pomba, descer sobre
ele. 11 E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu
bem-querer”.
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1. Batismo De Jesus E Seu Significado
O Batismo de Jesus é uma cena teofánica ou epifánica. A cena é muito elaborada pelo evangelista Marcos, e apresenta um grande conteúdo teológico, e concretamente, trinitário: o Pai revela que Jesus é seu Filho amado. Com isto Deus se revela como Aquele que ama: Deus é amor (1Jo 4,816). E este Filho é ungido pelo Pai com o dom do Espírito. Com este Espírito Jesus é capacitado para levar adiante, até o fim, a missão encomendada pelo Pai (veja a coleta e o prefácio da missa).
Na seguinte frase se encontra o significado da cena: “E logo ao sair da água, ele viu os céus se rasgando e o Espírito, como uma pomba, descer até ele, e uma voz veio dos céus: ‘Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo” (Mc 1,10-11).
A imagem “os céus se rasgaram” e sua formulação remetem a Is 64,1: “Oh se rasgásseis os céus, se descêsseis...”. Mas a novidade do evangelho de Marcos é clara: o que em Isaías é exclamação e desejo, em Marcos é afirmação e cumprimento. Rasgar os céus equivale a dizer que, com a vinda de Jesus, chegou a salvação definitiva. O amor de Deus supera qualquer obstáculo. O amor rasga tudo o que não é humano.
Os céus rasgados dão espaço ao Espírito de Deus em forma de uma pomba descer sobre Jesus. Esta imagem emerge com a novidade e o frescor de uma criação original. O Espírito descendo sobre Jesus como “uma pomba” nos recorda o Espírito que pairava sobre as águas no primeiro dia da criação (Gn 1,2). É o mesmo Espírito de Yahweh que “desceu” sobre Israel no Êxodo (Is 63,11-14) e no Sinai (Êx 19,11.18.20). O Espírito presente em Jesus iniciará uma nova criação e um novo Povo de Deus. Com a descida do Espírito sobre Jesus, Jesus se torna morada permanente de Deus (xekiná) e a sua missão é inaugurada (cf. Is 11,2). Com a chegada do Messias (Ungido) chegou o tempo da salvação definitiva. Doravante, o Cristo será sempre conduzido pelo Espírito para levar até o fim sua missão pelo caminho do Servo Sofredor.
Os céus rasgados dão espaço também a uma voz cujas palavras combinam com a afirmação do Sl 2,7 e de Is 42,1: “Tu és meu Filho amado, em ti me comprazo”. “Tu” e “Filho” comportam os correlativos “Eu” e “Pai”. Culmina, assim, a apresentação-revelação ao leitor de quem é Jesus. Deus volta a falar com seu povo em Jesus Cristo.
Com a vinda de Jesus, o Deus que salva, Céu e Terra deixam de estar incomunicados pela incompreensão e hostilidade. Jesus vai nos introduzir em uma atmosfera incontaminada, limpa e respirável. Esta é a força de Jesus. Em Jesus se estabelece uma intima comunicação entre Deus e os homens. Com a vinda e a presença de Jesus não há mais separação e incomunicação entre Deus e os homens. Tudo está aberto. Tudo se rasgou.
A abertura dos céus que se rasgam significa a abertura de novas relações entre Deus e os homens, um início de um novo diálogo de Deus com os homens, um novo tempo de graça, de novos dons dados por Deus aos homens. Jesus é o lugar do novo, definitivo e pleno encontro de Deus com os homens, dos homens com Deus e, conseqüentemente, dos homens entre si. Neste sentido Jesus se torna para seus seguidores, ao mesmo tempo o ponto de encontro e o ponto de partida no sentido de viver aquilo que Jesus ensinou e viveu.
Quando os evangelistas descrevem o batismo de Jesus, sua atenção não se concentra tanto no rito purificador da água, mas na ação do Espírito de Deus que desce sobre Jesus. Por isso, eles querem deixar bem claro desde o inicio que Jesus, o protagonista das páginas de seu evangelho é um Homem cheio do Espírito de Deus que lhe faz invocar a Deus como Pai e lhe urge no serviço dos irmãos necessitados. Com esta cena está respondida a pergunta da comunidade primitiva: “Quem é Jesus? E em que se baseia a autoridade de sua mensagem?
2. Nosso Batismo E Seu Significado
“O Batismo não é um simples rito, nem uma ação meramente individual ou isolado. É um acontecimento que a partir da fé se insere e continua a história salvífica, as ações salvadoras de Deus na história. É um kairós ou momento privilegiado que atualiza o amor gratuito e soberano de Deus em relação a uma pessoa paticular. No Batismo acontece a salvação não somente para a própria pessoa que o recebe, mas também para toda a Igreja, na visibilidade histórica do sinal sacramental da água. ... o Batismo, portanto, um verdadeiro acontecimento salvífico, porque por ele participamos da história da salvação que Deus oferece aos homens, porque Cristo nos transforma e comunica no Espírito sua salvação, porque nos introduz no povo da aliança ou Igreja enquanto povo salvo por Deus, composto pelos membros que explicitamente aceitaram essa salvação” (Dionisio Borobia: Celebrar Para Viver: Liturgia e Sacramentos da Igreja)
No Batismo nos doamos a Cristo e ele nos assume em si, para que depois não vivamos mais para nós mesmos, mas graças a ele, com ele e nele. No Batismo abandonamos a nós mesmos e colocamos nossa vida nas mãos de Cristo para poder dizer com São Paulo: “Não sou eu quem vive, mas Cristo que vive em mim” (Gl 2,20).
Esta é a novidade do Batismo: nossa vida pertence a Cristo, não mais a nós mesmos. Eu sou de Cristo. Eu não sou do mundo. A minha vida tem um dono: Jesus Cristo. Precisamente, por isso, não estamos mais sós nem mesmo na morte, mas estamos com Cristo que vive para sempre. Cristo é a vida de nossa vida.
Na cena do Batismo, o Espírito de Deus desce sobre Jesus porque ele está totalmente aberto à ação de Deus. O Espírito de Deus capacita o homem Jesus a levar até o fim a missão recebida do Pai para salvar os homens por amor.
Quando nos fecharmos ao Espírito Santo, nos tornaremos facilmente escravos de uma multidão de “pequenos espíritos”: espírito de rivalidade, de inveja, de prepotência, de complexo de superioridade, de querer a própria vantagem e assim por diante.
Abrir-se ao Espírito Santo é outra coisa. Trata-se de acolher humildemente a presença criadora de Deus em nós. É deixar-se purificar e modelar pelo Espírito de Deus, que animou a vida e a atividade de Jesus, para que possamos passar a vida fazendo o bem. Abrir-se ao Espírito Santo é viver da fé a experiência de um amor que nos envolve e nos faz invocar a Deus como Pai e nos aproximar dos outros como irmãos. Se nos abrirmos ao Espírito Santo, seremos conseqüentemente parceiros do bem. Ao abrirmos ao Espírito Santo produziremos muitos frutos tais como amor, alegria, paz, tolerância, agrado, generosidade, lealdade, simplicidade e domínio de si (cf. Gl 5,22-23; leia também 1Cor 12,6-11).
Para ser cristão de verdade, cada batizado tem necessidade de se abrir interiormente à força do Espírito Santo. Isto não se faz uma vez por todas. O rito de água somente se recebe uma vez na vida de cada batizado. Cada dia temos que nos submergir no batismo interior do Espírito de Deus através de um exercício constante da fé, da esperança e do amor.
Por isso, o cristão não é batizado somente para si mesmo e sim para todos os homens. Ele é batizado para a humanidade. O batismo no Espírito de Deus convoca o batizado para uma tarefa concreta, para uma missão de compromisso que lhe dá identidade e personalidade. Se Jesus “andou por toda a parte fazendo o bem a todos” (At 10,38b), o cristão, o seguidor de Jesus não pode fazer outra coisa a não ser o bem, ser parceiro do bem. Cada cristão deve ser parceiro do bem. Nosso batismo tem um aspecto de tomada de consciência do amor gratuito de Deus, da doação do espírito que nos impulsiona a realizarmos uma missão também messiânica de viver e de comunicar o amor de Deus aos demais continuando a missão de Jesus Cristo.
Nosso Batismo é um sacramento real que nos faz filhos de Deus e, pela força do Espírito Santo, nos incorpora a Cristo morto e ressuscitado. De alguma maneira, o Batismo de Jesus prefigura o nosso, no sentido de que, assim como naquele momento o Pai certificou a filiação divina de Jesus ungindo-o com o Espírito antes de iniciar sua missão, também nós, no Batismo, somos consagrados filhos de Deus em Jesus Cristo pelo Espírito Santo. O Batismo é o fundamento da chamada à santidade, o fundamento do dever e direito a viver o culto “em espírito e em verdade”. No sacramento do Batismo conflui todo o mistério da vida: o passado do pecado, o presente do homem novo e a esperança do mundo definitivo. O Batismo é regeneração de uma vida nova, nascimento do alto e para o alto, participação da ressurreição, revestimento de Cristo, sinal da filiação divina, unção do Espírito Santo.
Neste sentido, hoje é um dia apropriado para rememorar ou relembrar nosso Batismo, para agradecer a Deus e para renovar nosso compromisso batismal. Hoje temos que expressar que a Igreja, povo de batizados, renova sua adesão a Cristo permanentemente. Nosso Batismo-Confirmação tem um aspecto de tomada de consciência do amor gratuito de Deus, da doação do Espírito que nos impulsiona a realizarmos uma missão de fazer o bem para onde formos e passarmos a exemplo de Jesus Cristo, e de viver e de comunicar o amor de Deus aos outros, trilhando o caminho de Jesus. Ao acordar de manhã cada um precisa se perguntar: “Qual é o bem que vou fazer hoje?”. E antes de dormir à noite voltará a perguntar-se: “Qual é o bem que fiz hoje?”. Espera-se que a resposta seja sempre positiva.
Portanto, mais do que um rito, o batismo é uma
convocatória ou uma vocação, isto é, o homem é chamado a se realizar como
homem-no-Espírito porque a partir de então sua vida é orientada segundo o
critério do evangelho: ser libertado para libertar os outros.
Pe.Vitus
Gustama,SVD
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