07/04/2016
QUEM
VIVE OS ENSINAMENTOS DE CRISTO PERTENCE AO CÉU
Quinta-Feira da II Semana da Páscoa
Primeira Leitura: At
5,27-33
Naqueles
dias, 27 eles levaram os apóstolos e os apresentaram ao Sinédrio. O sumo
sacerdote começou a interrogá-los, 28 dizendo: “Nós tínhamos proibido
expressamente que vós ensinásseis em nome de Jesus. Apesar disso, enchestes a
cidade de Jerusalém com a vossa doutrina. E ainda nos quereis tornar responsáveis
pela morte desse homem!” 29 Então Pedro e os outros apóstolos responderam: “É
preciso obedecer a Deus, antes que aos homens. 30 O Deus de nossos pais
ressuscitou Jesus, a quem vós matastes, pregando-o numa cruz. 31 Deus, por seu
poder, o exaltou, tornando-o Guia Supremo e Salvador, para dar ao povo de
Israel a conversão e o perdão dos seus pecados. 32 E disso somos testemunhas,
nós e o Espírito Santo, que Deus concedeu àqueles que a Ele obedecem”. 33 Quando
ouviram isto, ficaram furiosos e queriam matá-los.
Texto de Leitura: Jo 3, 31-36
31“Aquele que vem do
alto está acima de todos. O que é da terra, pertence à terra e fala das coisas
da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos. 32Dá testemunho
daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. 33Quem
aceita o seu testemunho atesta que Deus é verdadeiro. 34De fato,
aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Deus lhe dá o espírito
sem medida. 35O Pai ama o Filho e entregou tudo em sua mão. 36Aquele
que acredita no Filho possui a vida eterna. Aquele, porém, que rejeita o Filho
não verá a vida, pois a ira de Deus permanece sobre ele”.
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Estamos na conclusão de Jo 3 que contém a
conversa entre Jesus e Nicodemos. Nesta conclusão o evangelista João nos
descreve a superioridade de Jesus em relação aos demais seres humanos e a todos
os enviados anteriores a Ele. Para descrever isto, Jesus usa os termos
relacionados ao espaço: “do alto”, “da terra”. Jesus vem do “alto” (cf. Jo
1,1-18). Um profeta pode ser maior de quaisquer outros profetas, mas ele vem da
“terra”, e por isso, não pode ser superior a Jesus.
Jesus Está Acima De Tudo e
De Todos
“Aquele que vem do alto está acima de todos”.
Este texto quer nos mostrar que Jesus tem um
poder acima de todos e uma posição de domínio. Jesus está acima de todos porque
ele veio “do alto”, “do céu”, isto é, de Deus. Jesus tem o singular poder salvífico
e portador da salvação: “Em nenhum outro
há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome dado aos homens pelo
qual possamos ser salvos” (At 4,12). O pleno poder de Jesus está
relacionado com sua origem celestial. Podemos entender a razão pela qual mais tarde
Simão Pedro vai dizer a Jesus: “Senhor, a
quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna e nós cremos e reconhecemos que tu
és o Santo de Deus” (Jo 6,68-69). Não é por acaso que diante das
autoridades judaicas Pedro disse com firmeza, que lemos na Primeira Leitura: “É preciso obedecer a Deus, antes que aos
homens. O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, a quem vós matastes,
pregando-o numa cruz. Deus, por seu poder, o exaltou, tornando-o Guia Supremo e
Salvador, para dar ao povo de Israel a conversão e o perdão dos seus pecados. E
disso somos testemunhas, nós e o Espírito Santo, que Deus concedeu àqueles que
a Ele obedecem” (At 5,29-32).
Jesus obteve essa posição como Senhor sobre tudo
e sobre todos com sua ressurreição ou glorificação. Jesus é superior a todos os
demais seres humanos, porque ele experimentou a intimidade profunda do Pai e é
a própria Palavra do Pai (Jo 1,1-5). Jesus é apresentado como Revelador do Pai,
por excelência: sua vinda do céu (v.31), a fonte de seu testemunho: Jesus não
fala por si mesmo, mas Ele fala as palavras de Deus (o que ele viu e ouviu do
céu: v. 32), e o fato de Deus ter entregue tudo em suas mãos (v.35). Por isso,
Jesus é distinto e superior a todos os anteriores enviados de Deus.
O Poder De Jesus Está No
Amor
A superioridade da pessoa e da vida de Jesus
consiste no amor. O centro da relação entre Deus e o Filho de Deus (Jesus) é o
amor que supera qualquer coisa. Daí podemos entender que o poder de Jesus é o
poder de salvação. Quem salva porque ama. Toda
a vida de Jesus teve como pano de fundo o amor , razão pela qual foi enviado
(Jo 3,16) e o qual ele
colocou como o Mandamento
Novo (Jo 13,34; 15,12). O amor
é o eixo condutor
da vida . Este
amor foi tão
tenso na vida
e missão de Jesus que
o Pai não
hesitou em colocar
nas mãos do Filho ,
inclusive o poder de julgar a vida de quem se negar a crer nele. A superioridade divina consiste no amor .
Deus é onipotente ,
mas no amor ,
pois ele ama até aquele que não é digno de ser amado pelo modo de viver . Se Jesus ocupa essa posição
superior a todos
os demais seres
humanos não
devemos ter medo dos demais . Precisamos, sim ,
acreditar cegamente
nele para que
possamos também triunfar .
Hoje o evangelho nos convida a deixarmos de
ser “mundanos”, a deixarmos de ser homens que somente falam de coisas mundanas,
para passarmos a falar como “aquele que vem de cima” que é Jesus. Falaremos
como ”aquele vem de cima”, quando vivermos conforme os valores cristãos
reconhecidos como valores universais, tais como amor, compaixão, bondade,
solidariedade, igualdade, honestidade, justiça e assim por diante. Estar na
superioridade é aquele que mantém sua vida de acordo com os valores.
É preciso olharmos para cima, para o céu para
poder ordenar nossa vida aqui em baixo, no mundo. É necessário que em todo
momento e circunstância nos esforcemos a ter o pensamento de Deus, que tenhamos
ambição de ter os mesmos sentimentos de Cristo. Se atuarmos como “aquele que
vem de cima” descobriremos facilmente o sentido da vida, das coisas e das
pessoas ao nosso redor até o sentido de nosso sofrimento e dor. Se tivermos os
sentimentos como os “daquele que vem do alto”, amaremos todos os seres humanos
sem exceção e nos preocuparemos em cuidar da nossa própria vida e da vida dos
demais, inclusive da vida da natureza criada por Deus. São Paulo nos aconselha:
“Se ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está
sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às de terra”
(Cl 3,1-2).
A Que Pertencemos?
“O que
é da terra pertence
à terra e fala
das coisas da terra ”. Ser
da terra é ser limitado por um horizonte terreno
incapaz de ver
além da aparência .
No olhar do terreno
só tem coisas .
É não ter o
conhecimento imediato
de Deus . Quem
ama ao mundo
fala somente coisas mundanas .
Quem ama
a Deus fala
as coisas do alto .
Os que amam ao mundo
vivem de acordo com
o espírito mundano .
São Paulo descreveu da seguinte maneira :
·
“Ora,
as obras da carne
são manifestas: formicação, impureza , libertinagem ,
idolatria , feitiçaria ,
ódio , rixas
(disputa /briga ),
ciúmes , ira ,
discussões , discórdia ,
divisões , invejas ,
bebedeiras , orgias ,
e coisas semelhantes
a estas, a respeito das quais eu vos previno como
já vos
preveni: os que tais
coisas praticam não
herdarão o reino de Deus ”
(Gl 5,19-21).
·
“Como não
fizeram caso do verdadeiro
conhecimento de Deus ,
Deus os entregou a sentimentos
depravados . Por
isso , procederam indignamente .
Estão cheios de todo
tipo de injustiça ,
perversidade , avareza
e malícia , e também
de inveja , homicídio ,
discórdia , velhacaria ,
depravação e calúnia .
Difamam uns aos outros , odeiam a Deus , são atrevidos , soberbos ,
presunçosos , inventores
de maldades , desobedientes
aos pais . Eles
não têm consciência ,
nem lealdade, nem
coração , nem
pena dos outros ”
(Rm 1,28-31).
Uma pessoa do alto ou do céu é uma pessoa de valor . Sua vida é governada pelos
valores cristãos
como o amor ,
o perdão , a bondade ,
a solidariedade , a compaixão ,
e assim por
diante . Todos
estes valores
e outros demais
têm uma marca divina .
São esses
valores que
levam o homem para
a comunhão com
Deus e com
os irmãos . Chamamos alguém
de responsável quando
vive de acordo com
os valores reconhecidos universalmente . O irresponsável
é aquele que
não vive os valores .
Cada cristão deve saber identificar as duas
classes de consciências pelas quais o ser humano pode optar: o terreno
(inferno, egoísta, prepotência etc.) ou o celestial (amor, partilha,
fraternidade, igualdade, etc.). Estes dois pólos de consciência expressam
realmente os elementos com os quais cada um se identifica: um, busca seus
próprios interesses (ser interesseiro); o outro, busca a criação de uma
sociedade igualitária, mais fraterna, mais justa, mais honesta e assim por
diante.
O celestial e o terreno influenciam nossa
maneira de viver de cada dia. Mas no fim, o celestial triunfará e o terreno
fracassará apesar da aparência vitoriosa. Fica apenas na aparência. Quem fica
na aparência, vive apenas na superficialidade. Santo Agostino dizia: “Amando
a Deus nos tornamos divinos; amando o mundo nos tornamos mundanos (Serm.
121,1)... O amor ao mundo corrompe a alma; o amor ao Criador do mundo a
purifica (Serm. 142,3,3). “Queres saber que tipo de
pessoa és? Põe à prova teu amor. Se amas as coisas terrenas, és terra. Se amas
a Deus, não tenhas medo de dizer: és Deus” (Santo Agostinho: In
epist. Joan. 2,214).
A verdade está em Deus e por isso, a verdade
é eterna e imutável; os meios não são imutáveis nem eternos. A busca da verdade
será sempre um exercício de modéstia, pois trata-se de indagar e não de possuir
a verdade. O nosso conhecimento nunca é absoluto nem total, mas sempre parcial,
pois vemos as coisas apenas do nosso ângulo, mas ainda tem outros ângulos. A
verdade é uma só e universal e nunca parcial. Ou é a verdade ou não é verdade.
Deveríamos nos perguntar hoje: em quem
cremos; em quem confiamos, quais são as fontes onde buscamos a verdade?
Lamentavelmente temos experiência do que é a mentira. Muitas vezes fabricamos
fatos inexistentes só para nos aparentar bons. Mentira é aquela distorção do
real que gera desconfiança, medo, distancia e confusão. Diante da mentira se
situa a Verdade, mencionada na página do evangelho de hoje. A verdade é o
próprio Deus (Jo 14,6) e por isso, gera a vida. A verdade é o conhecimento do
sentido da vida. A mentira gera a morte. “O que é da terra pertence à terra e
fala das coisas da terra”. Mas “Aquele que vem do alto está acima de todos”. Quem
é da terra (mundano) pensa a partir do pó, do caduco, do efêmero, a partir dos
próprios interesses. Quem é do alto, do céu pensa e fala como filho (filha) de
Deus com pensamentos de Deus. A que você pertence: às coisas do alto ou à
terra? Mas lembremo-nos aquilo que dizia Santo Agostinho que serve de alerta
para nós: “Quando lhe
convém, o homem esquece que é cristão” (In ps. 21, 2,5).
P. Vitus Gustama,svd
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