18/04/2016
JESUS É A PORTA PELA
QUAL ENTRARAMOS NA ETERNIDADE
Segunda-Feira da IV Semana
da Páscoa
Primeira
Leitura: At 11,1-18
Naqueles dias, 1 os
apóstolos e os irmãos, que viviam na Judeia, souberam que também os pagãos
haviam acolhido a Palavra de Deus. 2 Quando Pedro subiu a Jerusalém, os fiéis
de origem judaica começaram a discutir com ele, dizendo: 3 “Tu entraste na casa
de pagãos e comeste com eles!” 4 Então, Pedro começou a contar-lhes, ponto por
ponto, o que havia acontecido: 5 “Eu estava na cidade de Jope e, ao fazer
oração, entrei em êxtase e tive a seguinte visão: Vi uma coisa parecida com uma
grande toalha que, sustentada pelas quatro pontas, descia do céu e chegava até
junto de mim. 6 Olhei atentamente e vi dentro dela quadrúpedes da terra,
animais selvagens, répteis e aves do céu. 7 Depois ouvi uma voz que me dizia:
Levanta-te, Pedro, mata e come’. 8 Eu respondi: ‘De modo nenhum, Senhor! porque
jamais entrou coisa profana e impura na minha boca’. 9 A voz me disse pela segunda
vez: ‘Não chames impuro o que Deus purificou’. 10 Isso se repetiu por três
vezes. Depois a coisa foi novamente levantada para o céu. 11 Nesse momento,
três homens se apresentaram na casa em que nos encontrávamos. Tinham sido
enviados de Cesareia à minha procura. 12 O Espírito me disse que eu fosse com
eles sem hesitar. Os seis irmãos que estão aqui me acompanharam e nós entramos
na casa daquele homem. 13 Então ele nos contou que tinha visto um anjo
apresentar-se em sua casa e dizer: ‘Manda alguém a Jope para chamar Simão,
conhecido como Pedro. 14 Ele te falará de acontecimentos que trazem a salvação
para ti e para toda a tua família’. 15 Logo que comecei a falar, o Espírito
Santo desceu sobre eles, da mesma forma que desceu sobre nós no princípio. 16 Então
eu me lembrei do que o Senhor havia dito: ‘João batizou com água, mas vós
sereis batizados no Espírito Santo’. 17 Deus concedeu a eles o mesmo dom que
deu a nós que acreditamos no Senhor Jesus Cristo. Quem seria eu para me opor à
ação de Deus?” 18 Ao ouvirem isso, os fiéis de origem judaica se acalmaram e
glorificaram a Deus, dizendo: “Também aos pagãos Deus concedeu a conversão que
leva para a vida!”
Evangelho: Jo 10,1-10
Naquele tempo , disse
Jesus: 1“Em verdade ,
em verdade vos digo, quem não entra no redil
das ovelhas pela
porta , mas
sobe por outro
lugar , é ladrão
e assaltante. 2Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas . 3A
esse o porteiro
abre, e as ovelhas escutam a sua voz ; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora . 4E, depois
de fazer sair todas as que são suas , caminha à
sua frente ,
e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua
voz . 5Mas
não seguem um
estranho , antes
fogem dele, porque não
conhecem a voz dos estranhos ”.
6Jesus contou-lhes esta parábola ,
mas eles
não entenderam o que
ele queria dizer .
7Então Jesus continuou: “Em verdade , em verdade vos digo, eu
sou a porta das ovelhas .
8Todos aqueles
que vieram antes
de mim são
ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. 9Eu
sou a porta . Quem
entrar por mim , será salvo ;
entrará e sairá e encontrará pastagem . 10O
ladrão só
vem para roubar , matar e destruir . Eu vim para que tenham vida
e a tenham em abundância ”.
--------------------
O discurso de Jesus sobre a porta
das ovelhas e o Bom
Pastor se apresenta como
continuação lógica
da perícope imediatamente anterior , sobre
o cego de nascença
(Jo 9) que termina com
a acusação de cegueira
dirigida (por Jesus) aos fariseus . Para Jesus os fariseus são os
guias cegos
e falsos pastores
para o povo . Em contrapartida ,
Jesus se apresenta como o Bom Pastor .
O texto do evangelho de hoje
é o início do discurso
de Jesus sobre o Bom
Pastor . Na passagem
do evangelho deste dia ,
Jesus se identifica explicitamente com a
porta das ovelhas :
“Em verdade ,
em verdade eu vos digo, eu sou a porta das ovelhas ”
(v.7).
Na época todos
os rebanhos do mesmo
pastor ficavam no mesmo
curral . E o pastor
procurava deitar-se na entrada desse curral por onde os rebanhos
entravam e saíam, tornando-se assim a própria porta
do curral (redil ).
O pastor é quem
levava os rebanhos para
as pastagens e trazia de volta para o redil (curral ). Isto nos indica
a função do pastor
sobre os rebanhos
como guia ,
protetor e guarda
dos mesmos .
“Eu sou a Porta”, diz Jesus. No AT o culto é
considerado como a porta que estabelece comunicação entre o divino e o terreno.
O peregrino que vai para a Cidade Santa entra através das portas do templo para
se aproximar de Deus (Sl 110,4). Mas se
Israel ou o povo, mesmo através destas portas, não vai buscar a seu Deus, o
templo torna-se inútil e enganadora, e Jerusalém perdeu sua razão de ser. Jesus
é apresentado como porta como acesso ao Pai (Efésios 3. 16). Temos de
"passar" para ele se quisermos alcançar as pastagens da vida em sua
plenitude, porque ele veio "para que tenhamos vida em abundância" (Jo
10,10).
“Eu sou a Porta ”, diz Jesus. A porta
sugere a idéia da passagem ,
do limiar entre
o conhecido e o desconhecido ,
o aquém e o além ,
a luz e as trevas ,
a privação e o tesouro .
Ela se abre para
um mistério ;
ao mesmo tempo
leva psicologicamente para
a ação : uma porta
sempre convida a ultrapassá-la para sair através
dela ou para
se proteger dentro
dela. Neste sentido , a porta significa como
barreira /segurança
e proteção (observe bem
as portas das casas
do mundo moderno :
fortes com
um intuito
de dificultar a entrada
de ladrões /assaltantes). Era na porta da
cidade que
recebiam os que chegavam e se despediam,
os que partiam. Por
isso , a porta
era o símbolo
de acolhimento ou
carinho .
Cristo, que se converteu em “Porta das ovelhas”, é o
Mediador único pelo qual podem salvar-se os homens em virtude de sua morte-ressurreição,
como escreveu o autor da Carta aos hebreus: “Temos toda a liberdade de entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus”
(Hb 10,19; Mt 27,51).
A metáfora da “porta” insinua o caminho que o próprio Jesus
recorreu, “caminhando diante das ovelhas”, deixando-lhes um exemplo, sua
humilde serviço, sua entrega à morte para resgatar os homens. Jesus é o centro
da vida cristã, de cada cristão e de cada comunidade. A salvação somente
encontraremos se fizer passar nossa vida por Ele, aceitando Sua cruz e Sua
ressurreição, sabendo que Ele nos conduz aos bons pastos. Tudo isso faz de
Jesus o Pastor Supremo e autêntico. É o caminho legitimo para quem exerce na
Igreja um ministério pastoral. Tomando a comparação, bastante habitual nos
escritos bíblicos, são recusados todos os que se dizem guias ou pastores que
somente olham para os benefícios de seus próprios interesses econômicos e
políticos, pois são considerados ladrões e bandidos no discurso sobre o Bom
Pastor.
Por isso, não podemos
ficar presos
neste sentimento de segurança
e de consolo . Temos que
nos esforçar para que possamos conhecer o Senhor Jesus e seus caminhos , pois este conhecimento nos
leva ao autoconhecimento .
Ao conhecer o Senhor e seus caminhos , nós saberemos quem
somos nós e quais
são caminhos
pelos quais
temos que passar
e seguir . Para conhecer Jesus e seus
caminhos nós ,
como bons
rebanhos , precisamos estar
sempre com
ele : através
da oração sem
cessar e da meditação
da Palavra de Deus
para captarmos melhor
os sinais da presença
de Deus na nossa
vida e ao nosso
redor .
Essa doutrina
cristológica contém mensagem de importância excepcional para nossa vida de fé e nossa missão de
guia ou
pastores . Jesus Cristo
é o mediador perfeito
em sentido
descendente e ascendente ;
na direção vertical
e horizontal . O Pai
comunica a revelação de sua vida de amor ao homem por meio de seu Filho (cf.
Jo 1,17s); a salvação é dada ao homem somente por meio do Filho unigênito
(Jo 3,14ss); a vida divina
foi trazida ao mundo por meio de
Jesus(Jo 14,6). E o homem pode subir até Deus unicamente por
meio do seu
Filho , que
é a vida (Jo 14,2-6); a vida de comunhão
com o Pai
só é possível
através de Jesus Cristo .
P. Vitus Gustama,svd
Nenhum comentário:
Postar um comentário