22/03/2018
PERMANECER NA PALAVRA DE
DEUS É VIVER PARA SEMPRE
Primeira Leitura: Gn 17,3-9
Naqueles dias, 3 Abrão prostrou-se com o rosto por terra. 4 E Deus lhe
disse: “Eis a minha aliança contigo: tu serás pai de uma multidão de nações. 5 Já
não te chamarás Abrão, mas o teu nome será Abraão, porque farei de ti o pai de
uma multidão de nações. 6 Farei crescer tua descendência infinitamente. Farei
nascer de ti nações, e reis sairão de ti. 7 Estabelecerei minha aliança entre
mim e ti e teus descendentes para sempre; uma aliança eterna, para que eu seja
teu Deus e o Deus de teus descendentes. 8 A ti e aos teus descendentes darei a
terra em que vives como estrangeiro, todo o país de Canaã como propriedade para
sempre. E eu serei o Deus dos teus descendentes”. 9 Deus disse a Abraão: “Guarda a minha aliança, tu e a tua descendência para
sempre”.
Evangelho: Jo 8,51-59
Naquele
tempo , disse Jesus aos judeus : 51“Em verdade , em verdade eu vos digo: se
alguém guardar
a minha palavra ,
jamais verá a morte ”.
52Disseram então os judeus : “Agora
sabemos que tens um
demônio . Abraão morreu e os profetas também ,
e tu dizes: ‘Se alguém
guardar a minha
palavra jamais
verá a morte ’. 53Acaso
és maior do que
nosso pai
Abraão, que morreu, como
também os profetas ?
Quem pretendes ser ?”
54Jesus respondeu: “Se me
glorifico a mim mesmo ,
minha glória
não vale nada . Quem me glorifica é o meu
Pai , aquele
que vós
dizeis ser o vosso
Deus . 55No entanto , não o
conheceis. Mas eu
o conheço e, se dissesse que não o conheço, seria um
mentiroso , como
vós ! Mas
eu o conheço e guardo a sua palavra . 56Vosso pai
Abraão exultou, por ver
o meu dia ;
ele o viu, e alegrou-se”. 57Os
judeus disseram-lhe então :
“Nem sequer
cinquenta anos tens, e viste Abraão!” 58Jesus
respondeu: “Em verdade ,
em verdade vos digo, antes
que Abraão existisse, eu sou”. 59Então
eles pegaram em
pedras para apedrejar Jesus, mas ele escondeu-se e saiu do Templo .
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A primeira Leitura
nos apresenta a aliança que Deus estabelece com Abraão: uma aliança perpétua. Na
aliança entre Deus e Abraão encontra-se uma ligação entre promessa divina e
esperança humana, isto é, em Deus a humanidade encontra sua plenitude. Os verdadeiros
descendentes de Abraão são aqueles que, pela fé, confiam nas promessas de Deus:
“Guarda a minha aliança, tu e a tua
descendência para sempre”. A mudança de nome de Abraão (Abrão para Abraão)
indica uma mudança de missão: será o pai de uma multidão de povos, e sua fé será
referência constante para seus filhos/descendentes.
No Evangelho de
hoje, Jesus se vincula à grande história que começa em Abraão: “Vosso pai Abraão exultou, por ver o meu dia;
ele o viu, e alegrou-se. Em verdade, em verdade vos
digo, antes que Abraão existisse, eu sou”. Mas a salvação
definitiva se encontra em Jesus, pois Jesus não é um entre os grandes, como
Abraão e sim é o Deus encarnado por amor: “Em verdade, em verdade eu vos digo: se alguém guardar a minha palavra,
jamais verá a morte”. Jesus é o maior dom para a humanidade, pois veio
para resgatar a humanidade da escravidão do pecado.
Fazer Pacto Eterno Com Deus
É Permanecer Na Sua Palavra e Na Sua Promessa
“Estabelecerei
minha aliança entre mim e ti e teus descendentes para sempre; uma aliança
eterna, para que eu seja teu Deus e o Deus de teus descendentes... Guarda a minha aliança, tu e a tua descendência para
sempre”.
Quando tinha 99 anos de idade Deus apareceu a
Abraão como “El Sadhai” (Gn 17,1) que os LXX traduzem por “Pantocrator” (todo
poderoso) ou a Vulgata por “Onipotente”. Hoje em dia os autores preferem a
tradução do “El Shadai” por o “Deus montanhoso” ou o “Deus das montanhas” que
justificaria a associação de Javé com o monte Sinai onde Moisés recebeu o
decálogo. Este epíteto obedeceria à crença popular de que Deus habitava numa
zona montanhosa como o Olimpo dos gregos ou o monte Nisir dos mesopotâmicos.
Depois do anúncio solene em que se declara a
divindade, Deus intima Abraão a ser perfeito/íntegro e a caminhar na presença
de Deus: “Eu sou o Deus Todo-poderoso. Anda em minha presença e sê íntegro” (Gn
17,1). Não se determina nenhuma prescrição positiva e sim a intimação de ser
reto e íntegro em seus costumes, isento de todo pecado (cf. Gn 6,9). E se
anuncia o estabelecimento de uma aliança solene e uma promessa de multiplicar a
descendência.
E Deus muda o nome de Abrão em Abraão,
dizendo “porque farei de ti o pai de uma multidão de nações”. Aqui o autor faz
um jogo de palavra com uma etimologia popular de “Abram”: “Ab” (pai) e “hamon”
(multidão). Na realidade, “Abram” significa “pai ama” ou “pai elevado”. Desde
agora Abraão é como uma nova pessoa diante de Deus e assim seu nome se muda
para simbolizar a paternidade sobre “multidão de povos”. E se estabelece um
pacto eterno entre Deus e a patriarca e sua descendência. São Paulo vê o
cumprimento desta profecia no “Israel de Deus” que pela fé se incorpora às
promessas de Abraão: “É pela fé que alguém se torna herdeiro. Portanto,
gratuitamente; e a promessa é assegurada a toda a posteridade de Abraão, não
somente aos que procedem da lei, mas também aos que possuem a fé de Abraão, que
é pai de todos nós” (Rom 4,16 cf. Rm 9:8).
A Primeira Leitura, portanto, nos apresenta
uma aliança perpétua que Deus estabelece com Abraão. Os verdadeiros
descendentes de Abraão são aqueles que, pela fé, confiam nas promessas de Deus.
A mudança do nome de Abraão indica uma mudança de missão: ele será pai de uma
multidão de povos e sua fé será referência constante para seus filhos.
A este homem (Abraão) que estava desejando um
filho, desde tanto tempo, Deus anuncia uma fecundidade sobre-humana. A verdadeira
“fecundidade” de Abraão não é sua descendência biológica através de Isaac, seu
filho, e sim é sua imensa fecundidade espiritual: Abraão é o “pai dos crentes”,
pois ele é o primeiro que acreditou em Deus apesar dos pesares de sua vida. Sua
fé em Deus alcançou a maior aventura espiritual de todos os tempos renunciando
a apoiar-se em suas próprias luzes e em suas próprias forças para unicamente
apoiar-se em Deus. Ele abandona seus pais que é sua segurança humana e renuncia
a suas aparentes certezas naturais para confiar-se na Palavra e na Promessa de
Deus. É uma verdadeira aventura de fé!
“Estabelecerei minha aliança entre mim e ti e
teus descendentes para sempre; uma aliança eterna, para que eu seja teu Deus e
o Deus de teus descendentes.... E eu serei o Deus dos teus descendentes. Guarda
a minha aliança, tu e a tua descendência para sempre”, disse Deus a Abraão. E
Jesus dirá no Evangelho: “Em verdade, em verdade eu vos digo: se alguém guardar
a minha palavra, jamais verá a morte”.
Se não quisermos morrer para sempre, temos
somente um meio à nossa disposição: aceitar um contrato com Deus, fazer
“Aliança com Ele”, permanecer na Palavra de Deus e guardar a Palavra de Deus na
vida cotidiana.
Será que apostamos tudo em Deus? Será que
confiamos realmente na Palavra de Deus? Será que contamos com Deus nos nossos
planos e nas nossas decisões de cada dia?
O texto do evangelho deste dia é a
continuação do evangelho do dia anterior. No evangelho de hoje a chave para
entender o texto é a vida: os que creem em Jesus, além de ser livres (evangelho
do dia anterior), têm vida em plenitude e jamais verão a morte:” Se alguém
guardar a minha palavra, jamais verá a morte” (Jo 8,51). Quem guarda a
Palavra de Jesus com fé e a converte em algo determinante para sua vida, jamais
verá a morte. A morte física não interrompe a vida nem é uma experiência de
destruição para quem guardar a Palavra de Deus. A vida que Jesus comunica não
conhece fim (cf. Jo 3,16; 5,21; 11,25).
Acreditar em Jesus e viver de acordo com sua
Palavra significa não parar de existir. Jesus oferece a vida eterna àqueles que
escutam e põem em prática sua Palavra, tal como ele a ofereceu a Nicodemos (Jo
3,6); à Samaritana (Jo 4,14); aos judeus de Jerusalém (Jo 5,24); aos galileus
(Jo 6,40. 47). Para o evangelista João, manter-se fiel à Palavra de Jesus dá a
vida, tal como Jesus recebe a plenitude da vida gloriosa do Pai, porque se
mantém obediente e guarda sua Palavra.
O maior exemplo de quem tem a fé inabalável é
Abraão como relatou a primeira leitura (Gn 17,3-9): “Eis a minha aliança
contigo: tu serás pai de uma multidão de nações... Farei crescer tua
descendência infinitamente... Guarda
a minha aliança, tu e a tua descendência para sempre”, disse Deus a Abraão.
Para Abraão que estava desejando um filho desde muito tempo, Deus lhe anuncia
uma fecundidade sobrenatural. A verdadeira “fecundidade” de Abraão não é sua
descendência biológica que veio pelo nascimento de Isaac e sim sua imensa
fecundidade espiritual: Abraão é o “pai dos crentes”: “Tu serás pai de uma
multidão de nações”, pois ele é o primeiro que põe sua fé em Deus mesmo que
ele tenha que enfrentar uma situação impossível humanamente, por exemplo:
sacrificar o filho único por ordem de Deus embora não chegue a acontecer, pois
o próprio Deus intervém (cf. Gn 22,1-18).
Sobre a fé firme de Abraão São Paulo comentou: “Esperando, contra
toda a esperança, Abraão teve fé e se tornou pai de muitas nações, segundo o
que lhe fora dito: Assim será a tua descendência... Estava plenamente
convencido de que Deus era poderoso para cumprir o que prometera” (Rm
4,18.21).
“Estabelecerei minha aliança entre mim e
ti e teus descendentes para sempre; uma aliança eterna, para que eu seja teu
Deus e o Deus de teus descendentes”, acrescentou Deus a Abraão. De outra
forma Jesus nos diz: “Em verdade, em verdade eu vos digo: se alguém guardar
a minha palavra, jamais verá a morte”. Trata-se de uma aliança eterna entre
Deus e o homem, uma aliança que jamais termina com a morte física. Mas, será
que confiamos realmente na Palavra de Deus?
É Preciso Guardar a Palavra
Do Senhor Para Viver Uma Vida Eterna
“Em verdade, em verdade eu vos digo: se
alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte”.
Há morte física e há morte que procede da
opção pelo pecado. A morte física põe em evidência a debilidade radical da
carne e a transitoriedade da vida humana. É a condição biológica de qualquer
ser humano neste mundo. Por isso, todos são sujeitos à morte física. Trata-se
de um acontecimento normal para quem vive neste mundo mesmo que esta
normalidade ainda esteja fora do cálculo da maioria. A morte definitiva (apollymai) a que corresponde ao pecado é
oposta à ressurreição, à vida eterna. Para os que participam do pecado do mundo
sem se converter, a morte física assinala o fim da sua existência, o fim de sua
comunhão plena com Deus. Mas quem possui a vida definitiva, isto é, aquele que
guarda a Palavra de Deus passa pela morte física sem ter experiência dela, pois
a morte física é superada pela potência da vida que é a ressurreição. Cristo é
o fundamento desta vida, pois Ele a tem em plenitude e pode dá-la ao homem que
acredita nele. A vida divina trazida por Cristo se manifesta e se comunica
através de suas palavras (Jo 6,38.68) e se revela e se transmite através dos
“sinais” (em Jo há sete sinais).
O texto do evangelho de hoje termina com as
mais escandalosas afirmações que o homem algum jamais pode fazer de si mesmo: “Em
verdade, em verdade vos digo, antes que Abraão existisse, eu sou”. Na
verdade, no prólogo do seu evangelho João já tinha afirmado isso:” No princípio
era o Verbo, o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus” (Jo 1,1). Jesus
como o Verbo de Deus quer nos dizer: “Eu existo desde sempre. Eu sempre
existo”. Deus não tem passado nem futuro. Está sempre em eterno presente. Está fora
do cálculo do tempo humano. Jesus foi apresentado pelo João Batista da mesma
maneira: “Depois de mim, vem um homem que passou adiante de mim, porque
existia antes de mim” (Jo 1,30).
Se Cristo está sempre em eterno presente,
temos experimentar e sentir Sua presença em cada momento. A consciência de
saber da presença eterna de Jesus diariamente na nossa vida (cf. Mt 28,20) nos
ajuda a renovarmos nossas forças e nosso ânimo de continuar nossa caminhada.
Se nossa fé em Jesus Cristo for profunda, se
não somente soubermos das coisas sobre ele, se estivermos em plena comunhão com
ele, no modo de viver e de agir, teremos vida de Jesus já, como os ramos que
recebem a seiva do tronco principal (Jo 15,1-5). A vida que Jesus comunica não
conhece fim (Jo 3,16; 4,34; 5,21). A morte física não interrompe a vida nem é
uma experiência de destruição. Ter a vida eterna é saber que nosso destino se
realiza plenamente na vida imortal de Deus. Em Deus se realizam nossos sonhos,
anseios, afetos e utopias mais queridos. Deus supera todos os nossos males e
todos os nossos limites. Mas muitas vezes para nós é difícil acreditar na
ressurreição porque não aceitamos ainda a morte física. O pior é que ficamos
revoltados diante da morte de nosso ente querido, embora ele tenha morrido
naturalmente. A fé na ressurreição vem nos dizer que o homem não vive para
morrer e sim morre para viver. Morrer não é o fim da caminhada e sim atravessar
o túnel para a Luz plena. O homem, para ressuscitar, tem que morrer, como Jesus
morreu e ressuscitou.
Nós cristãos guardamos a Palavra de Jesus e
esperamos por ela a vida eterna. Guardar essa Palavra significa vivê-la cada
dia, fazê-la realidade em nosso trato com os demais, realizar o mandato de
Jesus de amar aos irmãos com o amor com que nos amou até o fim. Ter vida eterna
é saber que nosso destino se realiza plenamente na vida imortal de Deus. Em
Deus chegaremos à perfeição para os nossos sonhos, nossos afetos e assim por
diante.
Na véspera
da Páscoa , a festa
da vida para
Jesus, ainda que
seja através de sua
morte , também
sentimos a chamada à vida . A Páscoa
é a festa da vida
para os cristãos .
A Páscoa é o dia
de nossa salvação. Na Páscoa os cristãos
querem renovar e reafirmar
seu sim
à vida . A Páscoa
deve ser , por
isso , uma sintonia sacramental
e profunda com
Cristo que
atravessa a morte para a vida .
A participação na Eucaristia
e o que a Eucaristia
nos compromete na nossa
vida diária
nos faz entrar
em intimidade
com o Senhor ,
Pão da Vida eterna . O mistério Pascal de Cristo
não nos
conduz à morte e sim
à vida . Através
da Eucaristia o Senhor
nos comunica sua
própria vida
para que nós sejamos sinais
de vida no mundo .
A Eucaristia faz a Igreja
esforçar-se em fazer
chegar a vida
de Deus a todos
os homens , muitas vezes
deteriorados por causa
do pecado . A partir desse esforço , fortalecidos pelo Espírito Santo que atua em nós e a partir de nós , poderemos fazer que o mundo
seja fecundo em
homens novos ,
capazes de chegar
a ser filhos
e filhas de Deus e de manifestar-se como tais através de suas obras
e não somente
por suas
palavras . Como
dizia São Francisco de Assis que temos que evangelizar se for necessário até com nossas palavras .
A Eucaristia diária é a Páscoa diária. E para
os que celebram e participam da Eucaristia Jesus assegura: “Quem comer meu
Corpo e beber meu Sangue terá a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia”
(Jo 6,54). A Eucaristia, memória sacramental da primeira Páscoa de Jesus é
também uma antecipação da Páscoa eterna para a qual somos convidados. Tudo de
Jesus na terra é uma antecipação daquilo que é eterno. Vivemos na terra aquilo
que é do céu por causa de Jesus Cristo. Será que temos consciência disso tudo
que não é pouca coisa: a vida eterna na terra?!
P. Vitus Gustama,svd
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