terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

20/02/2020
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QUEM É JESUS PARA MIM E QUEM SOU EU PARA JESUS?
Quinta-Feira Da VI Semana Comum

Primeira Leitura: Tg 2,1-9
1 Meus irmãos, a fé que tendes em nosso Senhor Jesus Cristo glorificado não deve admitir acepção de pessoas. 2 Pois bem, imaginai que na vossa reunião entra uma pessoa com anel de ouro no dedo e bem vestida, e também um pobre, com sua roupa surrada, 3 e vós dedicais atenção ao que está bem vestido, dizendo-lhe: “Vem sentar-te aqui, à vontade”, enquanto dizeis ao pobre: “Fica aí, de pé”, ou então: “Senta-te aqui no chão, aos meus pés”, 4 não fizestes, então, discriminação entre vós? E não vos tornastes juízes com critérios injustos? 5 Meus queridos irmãos, escutai: não escolheu Deus os pobres deste mundo para serem ricos na fé e herdeiros do Reino que prometeu aos que o amam? 6 Mas vós desprezais o pobre! 7 Ora, não são os ricos que vos oprimem e vos arrastam aos tribunais? Não são eles que blasfemam contra o nome sublime invocado sobre vós? 8 Entretanto, se cumpris a lei régia, conforme a Escritura: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”, estais agindo bem. 9 Mas se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado e a Lei vos acusa como transgressores.


Evangelho: Mc 8,27-33
Naquele tempo, 27Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?” 28Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas”. 29Então ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Messias”.30Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. 31Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias. 32Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. 33Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: “Vai para longe de mim, Satanás!” Tu não pensas como Deus, e sim como os homens”.
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A Verdadeiro Fé Não Discrimina


Meus irmãos, a fé que tendes em nosso Senhor Jesus Cristo glorificado não deve admitir acepção de pessoas”. Escreveu São Tiago na sua Carta que lemos na Primeira Leitura de hoe.


O início do capítulo dois desta Carta retoma o final do capíitulo primeiro onde se enfatiza que a religião pura e irrepreensível se realiza ou se expressa através dos cuidados para os marginalizados e desamparados (Tg 1,27). Para São Tiago, a verdadeira fé em Jesus Cristo se manifesta na opção pelos pobres e necessitados (Tg 2,1).


Por isso, São Tiago continua nos exortando ao falar sobre o favoritismo. Para isso ele dá um exemplo através de uma situação concreta da vida que sempre acontece na vida diária: as pessoas, na sua maioria, dão a atenção preferencial aos ricos, aos que têm poder e influência e menosprezam os pobres e os que não têm nenhuma influência na sociedade. São Tiago chama nossa atenção que a acepção das pessoas em virtude de sua riqueza, de seu poder ou de sua influência é incompatível com a verdadeira fé em Jesus Cristo.


Essa exortação tem seu fundamento teológico: “Meus queridos irmãos, escutai: não escolheu Deus os pobres deste mundo para serem ricos na fé e herdeiros do Reino que prometeu aos que o amam? Mas vós desprezais o pobre! Ora, não são os ricos que vos oprimem e vos arrastam aos tribunais? Não são eles que blasfemam contra o nome sublime invocado sobre vós?” (Tg 2,5-7).


O favoritismo é pecado porque vai contra o mandamento principal do amor ao próximo: “Quem despreza seu próximo comete um pecado; feliz aquele que tem compaixão dos desgraçados” (Provérbio 14,21). E portanto, constitui uma transgressão à lei de Deus. Conforme a Lei de Deus, nesta Carta, a misericórdia será o critério último da valoriação da conduta cristã (Tg 2,13).


O Senhor Jesus, feito um de nós (Jo 1,14) rebaixou até o mais profundo de nossa miséria para nos libertar. O Senhor não trbalhou com favoritismo e sim que o único que a Ele interessa é que todos nós sejamos salvos e cheguem ao pleno conhecimento da Verdade, pois Ele nos criou porque nos ama e nos quer com Ele eternamente. Deus não criou ninguém para sua perdição, pois Deus é amor (1Jo 4,8.16). Deus nos amou antes de nos criar, nos chamou à vida e nós sabemos que aquele que ama de verdade não faz mal ao ser amado.


Se quisermos ser leais à nossa fé, não podemos fazer dela uma religião de castas, de classes, de grupinhos. Não podemos trabalhar unicamente com determinados grupos de pessoas. Temos que trabalhar pelo bem comum e reconhecer o bem e a bondade onde estiverem.


Temos que confessar que não faltarão homens inícuos  que fazem alianças com os poderosos em função dos bens materiais ou de cargos influentes. “Comprado” assim, o homem que é de Deus, que é a imagem de Deus ficará, finalmente, a mercê dos poderosos e taratará de justificar suas ações imorais e o próprio homem se converterá em um opressor e excluem os que nada têm, pois deles nada pode esperar conforme suas expectativas econômicas.


Deus ama a todos, e por isso, Ele nos pede que amemos a todos sem distinção, pois se atuarmos com favoritismo, estaremos cometendo pecado contra o amor que é o nome do próprio Deus (1Jo 4,8.16).


Em nossas vidas, temos muitas ocasiões em que caímos na armadilha do significado das pessoas, ou seja, para mostrar preferências por alguns por causa de sua simpatia, qualidade ou riqueza. E, consequentemente, menosprezar os outros. A lição de São Tiago serve muito bem para nós.


O Documento do Concilio Vaticano II sobre a liturgia nos diz: “Na Liturgia, à excepção da distinção que deriva da função litúrgica e da sagrada Ordem e das honras devidas às autoridades civis segundo as leis litúrgicas, não deve fazer-se qualquer acepção de pessoas ou classes sociais, quer nas cerimónias, quer nas solenidades externas” (Sacrosanctum Concilium n.32).


É bom estarmos conscientes permanentemente de que Deus quer a todos, faz nascer o sol sobre bons e maus e faz cair a chuva para justos e injustos. Cristo se entregou por todos e continua se oferecendo a todos. Todos nós somos imagem de Deus. todos somos irmãos, cujo Pai Comum é o próprio Deus. Uma pessoa, por mais rica ou simpática que seja, não é mais que outra pessoa.


Anter de comungar, cada um dá a mão como gesto de paz com os que temos ao lado, conhecidos ou desconhecidos, da mesma idade e condição social ou não, é um exercício de universalidade e de fraternidade. Ao dar a mão indistintamente a pessoas simpáticas ou não, próximas ou não, o fazemos pensando que Cristo se entregou por nós tanto como pelos demais.


Quem É Jesus Para Mim, e Quem Sou Eu Para Jesus?


Quem dizem os homens que eu sou?”. “E vós, quem dizeis que eu sou?”.


Com o texto do Evangelho de hoje termina a primeira parte do Evangelho de Marcos que começou com seu programa: “Princípio do Evangelho de Jesus, Cristo, Filho de Deus” (Mc 1,1). Agora (Mc 8,29) escutamos, finalmente, por boca de Pedro, representante dos apóstolos, a confissão de fé: “Tu és o Messias (Cristo)”. A confissão de Cesareia é uma página decisiva em Marcos.


Quem é Jesus? É uma pergunta chave, que estava pendurada desde o início do evangelho: quem é realmente Jesus? Pedro responde com sua característica prontidão e amor. Mas essa fé dos discípulos ainda não está madura, longe disso. É por isso que ele os proíbe novamente de contar a alguém.


Quem dizem os homens que eu sou?”. “E vós, quem dizeis que eu sou?”.


“Não faça de seu cérebro um arquivo para pensamentos alheios, mas o laboratório de suas próprias convicções”, diz o psicólogo argentino, René Juan Trossero. O verdadeiro sentido da vida consiste em se interrogar, em interrogar e em ser interrogado. Temos que nos interrogar tempo todo sobre nossa maneira de viver, de optar na vida, de escolher certas decisões, de tratar os outros e assim por diante. Não temos todos os conhecimentos sobre muitas coisas e, por isso, temos que ter humildade de perguntar aos que têm conhecimento sobre aquilo que perguntamos. Já que convivemos com os outros, eles também nos questionam. E temos que também ter humildade em aceitar a verdade contida nas interrogações que os outros fazem sobre nós. A partir disso é que podemos viver e conviver prudentemente.


Perguntar é o início do caminho de sabedoria. Não há nenhum dia que não tenha nenhuma pergunta que fazemos para nós mesmos em silêncio ou dirigida para os outros em busca das informações ou respostas exatas ou precisas. Um ditado oriental diz que quem perguntar, ficará bobo durante cinco minutos, mas quem não perguntar, ficará bobo para sempre. É claro que nem todas as perguntas têm suas respostas. Creio que para muitas perguntas essenciais só teremos respostas em Deus e que nem sempre temos condições de receber respostas de maneira imediata. Quando temos respostas? Só Deus que conhece todos os caminhos e todos os mistérios sabe do quando da resposta. Como uma criança nem sempre temos condições para entender a verdadeira resposta para nossa pergunta. “Somos viajantes em busca da pátria; é preciso fixar os olhos no alto para reconhecer o caminho” (Ernest Hello).


Hoje Jesus nos faz duas perguntas para saber se nós verdadeiramente conhecemos Jesus e se os outros, ao nosso redor, sabem ou conhecem quem é Jesus.


A cena do evangelho deste dia acontece no território pagão: em Cesareia de Filipe, relativamente longe de Nazaré. É um lugar onde havia o culto dos pagãos. Até hoje ainda existe uma das grutas onde se faziam os sacrifícios para os deuses. O afastamento do centro do poder (político e religioso) para estar nesse território faz com que os discípulos de Jesus estejam mais livres da pressão ideológica de sua sociedade, especialmente dos fariseus. Nessa região é que Jesus lança duas perguntas para os discípulos sobre Sua identidade (cf. Mc 4,41; 6,14-16): “Quem dizem os homens que eu sou?” e “E vós, quem dizeis que eu sou?”.  As duas perguntas que Jesus faz aos discípulos correspondem aos dois momentos da cura do cego para significar a cegueira dos discípulos (Mc 8, 24.27). Agora são interrogados para saber se eles enxergaram algo mais profundo em Jesus.


Já faz tempo os discípulos têm estado com Jesus. Mesmo assim, não conhecem verdadeiramente quem Ele é. Depois de longas vacilações e incompreensões Pedro, em nome do grupo dos Doze, “reconhece” a Jesus quem Ele é. Para os discípulos, como para o cego de Betsaida (Mc 8,22-26), seus olhos vão se abrindo progressivamente para conhecer quem é Jesus de verdade.


O povo continua tendo as mesmas opiniões do sistema judaico sobre a identidade de Jesus depois do envio dos discípulos. O povo identifica Jesus com figuras do passado: João Batista, Elias, um profeta (cf. Mc 6, 14-16), com personagens reformistas, mas cuja mensagem não realiza a expectativa que o povo tem acumulado ao longo de sua história. Para o povo Jesus tem uma força de um profeta. Logo no início deste evangelho o povo se admira ao dizer: “Jesus fala como quem tem autoridade” (cf. Mc 1,22). A pregação de Jesus faz o povo voltar para o passado, para os profetas os quais não se encontram contemporaneamente, a não ser na atuação de Jesus. O povo julga positivamente, mas o que aprendeu sobre o Messias lhe impede de identificá-lo com Jesus. Em outras palavras, o povo é doutrinado pela instituição judaica e por isso, sua opinião permanece imutável ou imóvel. Os sinais messiânicos que Jesus deu nos episódios da multiplicação dos pães não tiveram repercussão nele.


Será que sabemos e conhecemos verdadeiramente quem é Jesus ou apenas um Jesus fruto da descoberta dos outros, um Jesus de catecismo?


Jesus espera uma resposta distinta da gente comum. Por isso, ele lança a segunda pergunta para os próprios discípulos: “E vós, quem dizeis que eu sou?”.  Pela iniciativa própria, Pedro se faz porta-voz do grupo (cf. Mc 1,36). Sua resposta é clara: “Tu és o Messias”. É o título que Mc colocou logo no início do seu Evangelho (Mc 1,1). Trata-se, pois, do reconhecimento da identidade profunda de Jesus: Jesus não é somente “um dos profetas” pelos quais Deus conduzia a história ao seu término. Agora Jesus é o término, o fim mesmo, “aquele que os profetas anunciavam”, o Messias, o Ungido, o Cristo.


Mas este Messias é diferente, até daquilo que Pedro imagina que seja: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos chefes dos sacerdotes e pelos escribas, ser morto e, depois de três dias, ressuscitar” (Mc 8,31). “Morto e ressuscitado” foi o primeiro “Credo primitivo” das comunidades cristãs. Não é por acaso que o anúncio da paixão, morte e ressurreição de Jesus é repetido três vezes neste evangelho.


Pedro, apesar de sua profissão, não tem ainda a suficiente maturidade. A reação dele diante do anúncio é forte. Pedro chega a recriminar/censurar Jesus. Pedro, que ama a Jesus até suas entranhas, tenta convencer Jesus para que não tome o caminho da cruz. Pedro queria dizer: “Será que não tem outros caminhos de levar a cabo o plano de Deus, como o caminho de poder?”. Será que não pensamos também desta maneira?


Mas Jesus recrimina Pedro com palavras duras: “Afasta-te de mim, Satanás, porque não pensas as coisas de Deus, mas as dos homens!” (Mc 8,33). Em outras palavras, Jesus convida Pedro a segui-Lo. As palavras em grego “hipage hopíso” significam “caminhar de trás”. Em outros palavras, “seja meu seguidor e por isso ande atrás de mim! Não seja como aqueles que põem obstáculos no caminho da evangelização!”. Jesus quer nos relembrar através de Pedro que nossos caminhos nãos são os caminhos do Senhor, como diz a própria Palavra de Deus (cf. Is 55,8). Por isso, precisamos rezar sempre com o salmista: “Ensina-me, Senhor, o teu Caminho!” (Sl 27,11).


De Pedro aprendemos que muitas vezes julgamos tudo sob aparências falsas, mas o Espírito Santo sabe tudo e penetra em tudo. Se não queremos ser dos que obstaculizam o caminho da evangelização, devemos ter um contato muito estreito com o Espírito Santo a fim de julgarmos com critérios de Deus. Se realmente somos cristãos, é preciso que demos à vontade de Deus o lugar que lhe corresponde: o primeiro lugar (cf. Mt 6,33).


“E vós, quem dizeis que eu sou?”.  Esta pergunta é dirigida a cada um de nós. Na verdade é uma pergunta sobre nossa própria identidade que muitas vezes não tem uma definição pela maneira que vivemos. A identidade de Cristo está definida: Ele é o Cristo, o Messias (Ungido), Ele é o Filho de Deus (Mc 1,1) cuja substância com Deus é igual (consubstancial). Cada resposta dada para esta pergunta vai definir nosso modo de viver e de conviver. Se confessarmos que Jesus é a Luz (Jo 8,12), então sejamos nós luz para os outros, transmitindo apenas palavras que iluminem a vida dos outros (Mt 5,14). Se Jesus é a Força para nós, então sejamos força para quem se encontra sob o peso da vida e para os desanimados e decepcionados. Se Jesus é o Bom Pastor (Jo 10) então sejamos fonte de união que rebanha e dá vida para que os outros vivam. Se Jesus é misericordioso, então, não julguemos nem condenemos nem maltratemos os outros, mas sejamos também nós misericordiosos, prontos para perdoar e para pedir o perdão. E assim por diante!


“E vós, quem dizeis que eu sou?”.  Como se Jesus quisesse dizer a cada um de nós: “Diga-me de que maneira você vive e convive para saber quem sou Eu para você?”. É uma pergunta para verificar nosso modo de viver e de conviver e para fazer um exame profundo sobre nossa verdadeira identidade se realmente somos de Cristo ou não somos dele. Será que os outros percebem na nossa maneira de viver que somos de Cristo? Lembremo-nos o alerta que São Paulo nos escreveu: "Somos uma carta de Cristo, escrita, não com tinta, mas com o Espírito de Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, nos corações" (2Cor 3,3). Que os outros possam ler alguma coisa de Cristo em cada um de nós! E São Paulo acrescentou: Somos para Deus o perfume de Cristo entre os que se salvam e entre os que se perdem” (2Cor 2,15). Ser perfume é ser agradável tanto para Deus como para os homens. Mas Que vossa caridade não seja fingida. Aborrecei o mal, apegai-vos solidamente ao bem, amai-vos mutuamente com afeição terna e fraternal. Adiantai-vos em honrar uns aos outros” (Rm 12,9-10), pois “Vós sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, tendo por pedra angular o próprio Cristo Jesus (Ef 2,19-20). “Um homem que nunca se entregou a uma causa superior não atingiu o cimo da vida” (Richard Nixon).
P. Vitus Gustama,svd

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