SÃO TIAGO MENOR E SÃO FILIPE, APÓSTOLOS, MÁRTIRES
Os Atos dos Apóstolos e a Carta aos Gálatas destaca que são Tiago ocupava um posto preeminente na Igreja de Jerusalém. A primeira vez que São Paulo subiu a Jerusalém, depois de sua conversão, diz que foi visitar São Pedro e acrescentou que não viu ninguém dos apóstolos a não ser são Tiago (Gl 1,18-19). Na mesma Carta, são Paulo chama apóstolo Tiago com Pedro e João “colunas da Igreja” (Gl 2,9).
Os evangelhos não nos falam da intervenção particular alguma do Apóstolo Tiago. Ele faz parte das listas dos doze Apóstolos escolhidos pessoalmente por Jesus, e é sempre especificado como "filho de Alfeu" (cf. Mt 10, 3; Mc 3, 18; Lc 5; At 1, 13). Com frequência ele foi identificado com outro Tiago, chamado "o Menor" (cf. Mc 15, 40), filho de uma Maria (cf. ibid.) que poderia ser a "Maria de Cleofas" presente, segundo o Quarto Evangelho, aos pés da Cruz juntamente com a Mãe de Jesus (cf. Jo 19, 25). Também ele era originário de Nazaré e provavelmente parente de Jesus (cf. Mt 13, 55; Mc 6, 3), do qual à maneira semítica é considerado "irmão" (cf. Mc 6, 3; Gl 1, 19).
Foi o
A
Filipe
São três pontos dignos de menção aqui sobre Filipe. Primeiro, Filipe, assim como Pedro e André, é um bom exemplo daquelas pessoas que que “receberam” Jesus rápida e entusiasticamente numa época em que a maioria dos “seus não O receberam” (Jo 1,11). Segundo, embora existam indicações de que ele era tímido e fraco na fé (Cf. Jo 14,8-11), imediatamente testemunhou de Jesus quando falou sobre Ele para Natanael. Esse tema do testemunho sobre Cristo que é um mandamento dirigido a todos os cristãos, é desenvolvido extensivamente no Evangelho de João (Cf. Por exemplo Jo 5,31-36). Terceiro, o conteúdo desse testemunho se torna evidente quando Filipe testemunhou não somente sobre um homem surpreendente e sim sobre o que estava escrito na Lei de Moisés a respeito de Jesus (Cf. Jo 1,45).
“Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!”, disse Filipe a Jesus. “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai”, respondeu Jesus. O mistério de Deus somente pode entrar na mente humana através da fé: “Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras”.
Para nós cristãos, seguidores de Cristo é incompreensível não termos fé em Deus. É realmente maravilhoso o constatar como as portas do mal não prevalecem contra a Igreja de Cristo (Cf. Mt 16,18). Porém, a nossa união profunda com Cristo resulta nas obras boas que praticamos pelo bem de todos. As obras boas falam por si sobre Cristo que passou a vida fazendo o bem (Cf. At 10,38). Cada cristão unido a Cristo se torna reflexo de Cristo na convivência com os demais. O mundo tem quer ver Cristo na vida cotidiana de cada cristão.
Se formos
Jesus: Caminho, Verdade e Vida
“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”, disse Jesus no Evangelho deste dia.
Para o Evangelho de João e para todos nós cristãos, o caminho não é mais a Lei como no AT, mas é uma Pessoa. Esta pessoa é Jesus Cristo. Jesus é o único Caminho, porque Sua vida e sua prática conduzem a humanidade ao encontro definitivo com Deus. Ele é o Caminho para o Pai porque na sua pessoa nos revela Deus, e no exemplo da sua vida e na luz da sua palavra nos mostra o itinerário a seguir para a nossa realização definitiva como filhos de Deus e irmãos dos homens. Para conhecer o caminho e encontrar sua trajetória certa que conduz à vida basta olhar para Jesus e sua prática e viver como Jesus viveu. Ele é o Caminho para o Pai porque na Sua pessoa nos revela Deus e no exemplo da sua vida e na luz da Sua palavra nos mostra o itinerário a seguir para a nossa realização definitiva como filhos e filhas de Deus e irmãos dos homens. Ele é o Caminho que caminha conosco.
Ele é a Verdade em virtude de nele residir plenamente a realidade divina e que realizou nele a plenitude da realidade humana. Com sua atividade em favor do homem (Jo 10,37s), que manifesta o amor de Deus, revela ao mesmo tempo a verdade sobre Deus e sobre o homem. A verdade é, por isso, a lealdade absoluta de Deus frente aos homens, de maneira que o homem pode confiar cegamente na sua palavra, na sua promessa, na sua lealdade. Jesus é a Verdade no meio da mentira do mundo, porque ele é a revelação exata do Pai. Designando Jesus como a Verdade, a fé pascal pretende indicar que em Jesus apareceu a fidelidade de Deus, de uma vez para sempre e que esta fidelidade será estendida a todos os momentos do tempo pelo poder do “Espírito da Verdade”.
Eu sou a Vida. No que se trata do termo “Vida” (Eu sou a Vida), no evangelho de João este termo tem um significado inesgotável. Jesus, que recebe a plenitude do Espírito (Jo 1,32s), possui a plenitude da vida divina e dispõe dela, como o Pai (Jo 5,21.26; 17,2). A missão de Jesus é comunicar vida ao homem e vida em abundância (Jo 10,10), vida definitiva e indestrutível (Jo 10,28;17,2). Por isso, Jesus é a Vida porque a possui em plenitude e pode comunicá-la para quem acredita nele. Ele é a Vida em plenitude e sem fim num mundo de morte e autodestruição, e, por isso, podemos entrar em comunhão com o Deus vivo através dele.
A adesão a Jesus e à sua prática em favor da vida faz com que as pessoas se tornem filhas de Deus, formando só uma família com Jesus e o Pai. Para conhecer o Pai e para chegar até Ele faz-se necessário comprometer-se com a prática do Filho e viver de acordo com seus ensinamentos.
Aceitar Jesus
Cristo como a Vida nos leva a defendermos e protegermos a vida em todas as suas
dimensões e seus setores, inclusive em algo tão relativo como a saúde. Por
isso, a salvação se chama também “Salus” o que exige previamente uma cura. Não
somente acreditamos em Deus, mas a questão fundamental é crer no Deus da vida.
Por isso, muito mais que um problema moral, a salvação é um problema vital que
tem a ver com a vida. Aceitar Jesus como a Vida nos leva a não desvalorizarmos
a própria vida e a vida alheia. Neste sentido o cristão é o defensor da vida em
todas as suas dimensões, pois ele acredita no Deus da vida. Somente assim
poderemos dizer e acreditar que Jesus é a Vida.
P. Vitus Gustama,svd
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