terça-feira, 6 de abril de 2021

Sábado Na Oitava Da Páscoa,10/04/2021

APRENDER A INSTRUIR-SE PARA SER EVANGELIZADOR EFICAZ NAS MÃOS DO SENHOR

Sábado Na Oitava da Páscoa

Primeira Leitura: At 4,13-21

Naqueles dias, os chefes dos sacerdotes, os anciãos e os escribas 13 ficaram admirados ao ver a segurança com que Pedro e João falavam, pois eram pessoas simples e sem instrução. Reconheciam que eles tinham estado com Jesus. 14 No entanto viam, de pé, junto a eles, o homem que tinha sido curado. E não podiam dizer nada em contrário. 15 Mandaram que saíssem para fora do Sinédrio, e começaram a discutir entre si: 16 “Que vamos fazer com esses homens? Eles realizaram um milagre claríssimo, e o fato tornou-se de tal modo conhecido por todos os habitantes de Jerusalém, que não podemos negá-lo. 17 Contudo, a fim de que a coisa não se espalhe ainda mais entre o povo, vamos ameaçá-los, para que não falem mais a ninguém a respeito do nome de Jesus”. 18 Chamaram de novo Pedro e João e ordenaram-lhes que, de modo algum, falassem ou ensinassem em nome de Jesus. 19 Pedro e João responderam: “Julgai vós mesmos, se é justo diante de Deus que obedeçamos a vós e não a Deus! 20 Quanto a nós, não nos podemos calar sobre o que vimos e ouvimos”. 21 Então, insistindo em suas ameaças, deixaram Pedro e João em liberdade, já que não tinham meio de castigá-los, por causa do povo. Pois todos glorificavam a Deus pelo que havia acontecido. 

Evangelho: Mc 16,9-15

Depois de ressuscitar, na madrugada do primeiro dia após o sábado, Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual havia expulsado sete demônios. 10 Ela foi anunciar isso aos seguidores de Jesus, que estavam de luto e chorando. 11 Quando ouviram que ele estava vivo e fora visto por ela, não quiseram acreditar. 12 Em seguida, Jesus apareceu a dois deles, com outra aparência, enquanto estavam indo para o campo. 13 Eles também voltaram e anunciaram isso aos outros. Também a estes não deram crédito. 14 Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto estavam comendo, repreendeu-os por causa da falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado. 15E disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!”

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Todos os especialistas concordam que o texto lido neste dia foi acrescentado ao evangelho de Marcos posteriormente para preencher a ausência das aparições de Jesus após a ressurreição, as quais relataram os outros evangelhos e outros textos do Novo Testamento. A exegese moderna reconhece a canonicidade deste texto, mas nega sua autenticidade como o de Marcos. O próprio evangelho de Marcos termina em Mc 16,8. Esse acréscimo aconteceu ainda na época apostólico.

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O Espirito Do Ressuscitado É Capaz De Transformar Os Humildes Em Pessoas Valentes

Os chefes dos sacerdotes, os anciãos e os escribas ficaram admirados ao ver a segurança com que Pedro e João falavam, pois eram pessoas simples e sem instrução. Reconheciam que eles tinham estado com Jesus”. 

Lemos no texto da Primeira Leitura que os membros do Sinédrio ficam maravilhados ao ver a valentia de Pedro e João no discurso e na atuação como seguidores de Cristo, pois eles são homens sem instrução nem cultura. Quem os guia é o Espírito Santo. Tudo isto é o resultado da fé e do contato cotidiano com a Palavra de Deus capazes de transformar os mais humildes, como Pedro e João, em homens valentes e seguros de si mesmos. O autor dos Atos quer nos transmitir uma verdade de que a oposição à pregação de Jesus e a perseguição como consequência, não devem causar medo ou retrocesso nos cristãos. A força e o poder de Cristo transformam os limites humanos em forças. Basta estar com o Senhor e viver conforme os ensinamentos do Senhor. 

Três anos convivendo com Jesus eram suficientes para aprender muita coisa do Senhor Jesus, e sobretudo, porque eles viram o Cristo Ressuscitado. O contato pessoal com o Senhor Ressuscitado faz com que os apóstolos ganhem a coragem para levar adiante os ensinamentos de Jesus Cristo sem nenhum medo de qualquer tipo de autoridade e perseguição.

Viver é um privilégio, pois é um dom de Deus. É uma ocasião propícia para construir um mundo melhor, como lemos a história dos apóstolos no Livro dos Atos. Isto traz consigo outra consequência de que viver é construir um caminho novo a partir dos dons recebidos de Deus a fim de percorrer uma estrada que nenhuma outra pessoa poderá percorrer por mim. Além de ser um privilégio, como cristãos também viver é amar: amar os seres humanos, amar o Criador, amar a natureza e toda a criatura, pois todos pertencem a Deus. Para amar não se pode viver superficialmente, pois amar é questão de qualidade de vida. Quanto mais eu amo, mais me identifico com Deus, pois “Deus é amor” (1Jo 4,8.16). Nunca fracassa quem se empenha naquilo que tem o conteúdo de amor, pois o amor torna tudo perfeito e sem o qual tudo ficaria sem sentido. 

Como cristãos, a exemplo dos Apóstolos, para avançar é preciso instruir-se, pois avançar significa superar obstáculos, semear esperança nos corações, aliviar pesares das pessoas, acalentar solidões, alimentar utopias apesar dos tropeços. Como cristãos avançar é aprender a olhar para cima (Deus) para não deter os passos, é deixar-se encher da Luz divina para enxergar melhor o caminho e permitir que Deus atue através de nós como o Senhor atuava através dos Apóstolos. Avançar do ponto de vista cristão significa estar pronto para servir, para estudar, para instruir-se a fim de servir melhor ainda. Diante da rápida evolução social somos obrigados cada vez mais a nos instruir, a ter contato permanente com o Senhor, pois sem Ele nada podemos fazer (cf. Jo 15,5). Um cristão que não avança nem progride se torna uma semente estéril. Nada se constrói de quem não quer progredir e avançar no Espirito do Senhor e na sensibilidade humana e solidariedade com a humanidade. 

Somos Enviados Pelo Senhor Para Evangelizar 

O texto nos relatou a aparição de Jesus aos Onze discípulos que aconteceu durante a refeição. A refeição é o momento fraterno, momento de partilha durante o qual se estreitam os laços de amizade, de família e de fraternidade mesmo que a qualidade daquilo que se come e se bebe esteja longe de seu valor nutritivo. O momento da refeição é o momento sagrado. É o momento de dar graças a Deus pela terra, criada por Deus, que produz o alimento e pela colaboração do homem em cultivar a terra para produzir alimentos para todos. Por isso, a ausência de um membro da família é bastante sentida nesses momentos, especialmente nos dias comemorativos. Um dos sacramentos instituídos por Jesus é, precisamente, o sacramento da “refeição fraterna” chamado a Eucaristia. É preciso que a nossa participação na Eucaristia reflita nossas refeições familiares e fraternas em nossas famílias, pois cada família é uma Igreja doméstica. E que a Eucaristia da qual participamos reflita também nas nossas refeições familiares e na convivência mais fraterna com os demais.

Durante a refeição é que o Senhor deu aos Onze discípulos o mandato de anunciar a Boa Nova para o mundo inteiro (toda criatura): “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!”.  Ide!” é sair do próprio cantinho, dapr´pria vida para ir ao encontro dos demais. “Ide” é procurar seus irmãos e levar-lhes a esperança. “Ide” é sair do egoísmo para partilhar. “Ide” é a ordem para não ficar parado nem paralisado quanto se trata de amar e de solidarizar-se com os necessitados. “Ide” é um convite para viver uma dimensão maior desta vida que consiste em amar o próximo. Somente no amor somos capazes de enxergar a presença de Deus e do próximo. “Ide” é deixar-se levar pelo sopro do Ressuscitado ao encontro dos irmãos mais necessitados. “Tu que sopras onde queres, Vento de Deus dando vida, sopra-me, sopro fecundo! Sopra-me vida em teu sopro! Faze-me todo janelas, olhos abertos e abraço. Lava-me em Boa Notícia sobre os telhados do medo. Passa-me em torno das flores, beijo de graça e ternura. Joga-me contra a injustiça em furacão de verdade. Deita-me em cima dos mortos, boca-profeta a chama-los” (Dom Pedro Casaldáliga: Orações da Caminhada. Ed. Verus,2005 p.23). 

O mandato de ir pelo mundo inteiro para evangelizar dado durante a refeição nos quer enfatizar que toda a atividade de evangelização deve ser feita no espírito de fraternidade e familiaridade, pois todos nós somos filhos e filhas do mesmo Pai celeste pela participação na filiação divina de Jesus Cristo que nos deu o mandato de proclamar a Boa Nova aprofundando nosso laço de fraternidade entre todos. Evangelizar, neste sentido, significa transformar todos em uma família cujo Deus é o Pai de todos. Consequentemente, todos são irmãos. Graças aos Apóstolos chegou até nós a Boa Nova. E por nossa vez, devemos levar adiante a evangelização.

Os apóstolos são testemunhas da grande mensagem da ressurreição e sua pregação está em torno da ressurreição do Senhor. E os apóstolos se defenderam com valentia diante do tribunal como lemos nos Atos dos Apóstolos. A fé e o contato cotidiano com a Palavra de Deus são capazes de transformar os mais humildes em homens valentes e seguros de si mesmos. É a valentia que nasce da liberdade da fé. Os apóstolos (acusados) eram gente simples e sem cultura, mas os homens seguros e valentes, intérpretes da Escritura e pregadores que passaram de acusados para acusadores. Não havia ordens nem ameaças capazes de os fazerem calar porque a força irresistível de Deus estava com eles. Os seus adversários se encontraram em nítida dificuldade ou em beco sem saída, e pretendiam ocultar fatos. Mas os fatos, como a cura do coxo (cf. At 4,13-21), falam ou se argumentam por si mesmos. Negar os fatos tão evidentes é considerar-se como mentiroso, cego ou manipulador, fruto de um autoritarismo e arrogância que por trás de tudo isso se esconde algum interesse pessoal ou coletivo, ou sente-se ameaçado nos seus negócios interesseiros. Mas quem vive no bem e do bem reconhece facilmente a presença da verdade onde ele estiver. Viver de acordo com a verdade é viver na liberdade e na leveza: “Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8,32). Quem vive de acordo com a Palavra de Deus vive na verdade e conforme a verdade. Mas a verdade é para ser dita com caridade a fim de ganharmos os outros para Deus e para o bem maior. 

Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!”. Os Onze discípulos que saem para proclamar o evangelho pelo mundo são uns indivíduos duplamente culpáveis. São culpáveis de ter abandonado o Mestre durante a Paixão. São culpáveis também pela sua incredulidade depois da ressurreição, como relatou o evangelho de hoje: “Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto estavam comendo, repreendeu-os por causa da falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado”. Precisamente para estes discípulos é que Jesus dê este mandato: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!”.  É levar a mensagem que não pertence aos discípulos, mas pertence a Jesus Cristo. Isto significa que eles devem se apoiar totalmente em Jesus Cristo permanentemente para ser fieis à mensagem do Senhor. Se não se apoiar em Jesus Ressuscitado acontecerão novamente a traição e a incredulidade. Quem prega não é porque seja melhor e mais inteligente do que os demais e sim por reconhecer-se pecador que recebeu o perdão de Deus e por ser incrédulo que foi libertado da incredulidade. 

 Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura”. Pregar é o dever da Igreja. Isto quer dizer que é o dever de cada cristão. Cada cristão tem dever de transmitir a história da Boa Nova de Jesus para todos os que nunca a ouviram ou ouviram muito pouco. O dever do cristão é ser o mensageiro de Jesus. Cada cristão é, então, o mensageiro de Cristo neste mundo. E cada cristão tem que usar todos os meios ao seu alcance para propagar a Palavra de Deus: homilia, catequese, meios de comunicação, literatura, arte, festas e convivência. Mas é o anúncio respeitoso, sem impor, mas convidando; sem ameaçar, mas ofertando a salvação que liberta.          

São Francisco de Assis nos aconselhou com as seguintes palavras: “Pregai sempre o Evangelho e, se for necessário, também com as palavras”. A atitude, o testemunho de vida, as obras precedem as palavras no anúncio do Evangelho. No anúncio, nossas palavras não podem ultrapassar nossas ações ou nosso testemunho de vida. Um provérbio latino diz: “Verba movent, exempla trahunt” = “As palavras movem, os exemplos arrastam”.  “A missão não se limita a um programa ou projeto, mas é compartilhar a experiência do acontecimento do encontro com Cristo, testemunhá-lo e anunciá-lo de pessoa a pessoa, de comunidade a comunidade e da Igreja a todos os confins do mundo (cf. At 1,8)”. (Documento Aparecida no.145). Pregar ou evangelizar é partilhar a experiência do encontro com Deus que modificou a vida de quem prega ou evangeliza.

Para todos os evangelizadores o Papa Francisco na sua exortação (Evangelii Gaudium: EG) escreveu: «Na doação, a vida se fortalece; e se enfraquece no comodismo e no isolamento. De fato, os que mais desfrutam da vida são os que deixam a segurança da margem e se apaixonam pela missão de comunicar a vida aos demais. Quando a Igreja faz apelo ao compromisso evangelizador, não faz mais do que indicar aos cristãos o verdadeiro dinamismo da realização pessoal: Aqui descobrimos outra profunda lei da realidade: “A vida se alcança e amadurece à medida que é entregue para dar vida aos outros”. Isto é, definitivamente, a missão. Consequentemente, um evangelizador não deveria ter constantemente uma cara de funeral. Recuperemos e aumentemos o fervor de espírito, a suave e reconfortante alegria de evangelizar, mesmo quando for preciso semear com lágrimas! (...) E que o mundo do nosso tempo, que procura ora na angústia ora com esperança, possa receber a Boa Nova dos lábios, não de evangelizadores tristes e descoroçoados, impacientes ou ansiosos, mas sim de ministros do Evangelho cuja vida irradie fervor, pois foram quem recebeu primeiro em si a alegria de Cristo». (EG 10) ... Espero que todas as comunidades se esforcem por atuar os meios necessários para avançar no caminho duma conversão pastoral e missionária, que não pode deixar as coisas como estão. Neste momento, não nos serve uma ‘simples administração’. Constituamo-nos emestado permanente de missão’, em todas as regiões da terra... O Evangelho convida, antes de tudo, a responder a Deus que nos ama e salva, reconhecendo-O nos outros e saindo de nós mesmos para procurar o bem de todos... A Igrejaem saída’ é uma Igreja com as portas abertas. Sair em direção aos outros para chegar às periferias humanas não significa correr pelo mundo sem direção nem sentido... Saiamos, saiamos para oferecer a todos a vida de Jesus Cristo! Repito aqui, para toda a Igreja, aquilo que muitas vezes disse aos sacerdotes e aos leigos de Buenos Aires: prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças.” (Evangelii Gaudium n 25.46.49).

P. Vitus Gustama,svd

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