A PALAVRA DE DEUS ILUMINA NOSSA
VIDA E NOS TORNA MISSIONÁRIOS DO SENHOR
Quarta-Feira da IV Semana da Páscoa
Primeira Leitura: At
12,24-13,5a
Naqueles dias, 24 a Palavra do Senhor crescia e se espalhava cada vez mais. 25 Barnabé e Saulo, tendo concluído seu ministério, voltaram de Jerusalém, trazendo consigo João, chamado Marcos. 13,1 Na Igreja de Antioquia, havia profetas e doutores. Eram eles: Barnabé, Simeão, chamado o Negro, Lúcio de Cirene, Manaém, que fora criado junto com Herodes, e Saulo. 2 Um dia, enquanto celebravam a liturgia, em honra do Senhor, e jejuavam, o Espírito Santo disse: “Separai para mim Barnabé e Saulo, a fim de fazerem o trabalho para o qual eu os chamei”. 3 Então eles jejuaram e rezaram, impuseram as mãos sobre Barnabé e Saulo, e deixaram-nos partir. 4 Enviados pelo Espírito Santo, Barnabé e Saulo desceram a Selêucia e daí navegaram para Chipre. 5ª Quando chegaram a Salamina, começaram a anunciar a Palavra de Deus nas sinagogas dos judeus. Eles tinham João como ajudante.
Evangelho: Jo 12,44-50
Naquele
tempo, 44Jesus
exclamou em alta voz: “Quem crê em mim não é em mim que crê, mas naquele que me
enviou. 45Quem
me vê, vê aquele que me enviou. 46Eu vim ao mundo como luz, para que todo
aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. 47Se alguém ouvir as
minhas palavras e não as observar, eu não o julgo, porque eu não vim para
julgar o mundo, mas para salvá-lo. 48Quem me rejeita e não aceita as minhas
palavras já tem o seu juiz: a palavra que eu falei o julgará no último dia. 49Porque
eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele é quem me ordenou o
que eu devia dizer e falar. 50Eu sei que o seu mandamento é vida eterna.
Portanto, o que eu digo, eu o digo conforme o Pai me falou”.
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Os Dons São Dados a Cada Um
Para Edificar a Comunidade
“Na Igreja de Antioquia, havia profetas e doutores. Eram eles: Barnabé, Simeão, chamado o Negro, Lúcio de Cirene, Manaém, que fora criado junto com Herodes, e Saulo”.
Através da Primeira Leitura ficamos sabendo de que a Igreja fundada em Antioquia tinha profetas e doutores. Desde o princípio as comunidades cristãos estavam bem estruturadas, tanto do ponto de vista de dons como do ponto de vista missionário. Há “cargos” e responsabilidades diferentes e determinados, sem dúvida, pelas competências humanas diferentes e por vocações do Espírito Santo diversificadas. A comunidade de Antioquia é muito missionária e aberta, cheia de vida: “A Palavra do Senhor crescia e se espalhava cada vez mais”. Ela é presidida por cinco pessoas “carismáticas”, isto é, aqueles que têm carisma, ou dons especiais que são chamadas de “profetas-doutores”. Estes mesmos títulos ou dons são conferidos para as mesmas pessoas. Todos os dons ou carismas são usados ou vividos para a edificação da comunidade e não para a autopromoção. Cada um trabalha a partir dos dons.
Os profetas são cristãos que exortam e fortalecem, anunciam o que é de Deus e denunciam tudo que está contra Deus e contra a dignidade do ser humano, pois Deus está sempre do lado do homem, de qualquer homem. Os profetas têm a capacidade de discernir a vontade de Deus nos acontecimentos concretos da vida humana e da história e logo anunciam a vontade de Deus para o povo.
Os doutores também são cristãos que ensinam (adotados de capacidade para ensinar). Os doutores cristãos têm uma capacidade especial para discernir a vontade de Deus nas Sagradas Escrituras, comentando o AT e o NT para as pessoas.
Através de seus dons os cinco profetas-doutores edificam a comunidade de Antioquia. Evidentemente, tudo indica que os Cinco profetas-doutores são pessoas cultas e bem formadas e conduzidas pelo Espirito Santo. Não é por acaso que elas foram escolhidas.
É preciso aprendermos a trabalhar a partir da área de competência de cada um ou a partir dos dons ou talentos para edificar a comunidade. Os dons são dados por Deus para o bem comum e não para a autopromoção. Quanto menos se sabe (sem área de competência), mais palpite se dá, e menos certeza, pois falta a fundamento ou a fundamentação. Quando não levarmos a sério o trabalho na Igreja, de acordo com a competência ou de acordo com os talentos, a Igreja terá nada a oferecer para a humanidade.
As Orações Devem Ter Como Consequência o Apostolado
“Um dia, enquanto celebravam a liturgia, em honra do Senhor, e jejuavam, o Espírito Santo disse: ´Separai para mim Barnabé e Saulo, a fim de fazerem o trabalho para o qual eu os chamei´”.
Aqui a oração não é somente um momento de pedido (graça/bênção ou perdão), nem apenas um momento de ação de graças (agradecer pelas graças recebidas), mas também é um momento em que Deus quer se revelar. O momento de oração é também o momento de revelação em que Deus fala para o homem. Quando o homem estiver em silêncio, Deus tem oportunidade para falar para o homem ou para revelar algo para o homem. Na vida dos cristãos primitivas, a oração é acompanhada pelo jejum. O ato de jejuar é um ato de dar espaço para Deus falar ou se revelar. Esvaziar-se é a condição para se encher pela graça de Deus. Quem está cheio de si, não tem mais espaço para a graça de Deus. De fato quando a comunidade estava em oração acompanhada pelo jejum, o Espirito Santo disse: “Separai para mim Barnabé e Saulo, a fim de fazerem o trabalho para o qual eu os chamei”.
A revelação durante a oração (liturgia) para separar Barnabé e Saulo nos mostra que rezar não é suficiente. Cada oração feita deve ser transformada em missão. A oração sem um apostolado nos mostra que queremos apenas nos aproveitar de Deus. Queremos que Deus nos sirva, mas nós mesmos não queremos servir a Deus através de nossa participação na missão da comunidade a partir de nossos dons. Se nossas orações, se nossos jejuns não tem como fruto um apostolado, significa que na nossa oração e jejum não buscamos o Senhor e sim nós próprios. Assim caímos num romanticismo espiritual e recusamos viver totalmente comprometidos com Cristo e Seu Evangelho. Deus reservou todos nós cristãos para Ele e comunicou-nos seu Espirito Santo e nos envia para que anunciemos Sua Palavra ao mundo.
Quando uma comunidade cristã estiver unida e se deixar animar pelo Espirito de Deus, imitando o exemplo da comunidade de Antioquia, ela se tornará mais fecunda em seu apostolado missionário. A fecunda missionária é o sinal de que a comunidade é guiada pelo Espirito Santo, como era a comunidade de Antioquia.
Jesus
e o Pai que O Enviou São Um Só
“Quem crê em mim não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. Quem me vê, vê aquele que me enviou... Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele é quem me ordenou o que eu devia dizer e falar. Eu sei que o seu mandamento é vida eterna. Portanto, o que eu digo, eu o digo conforme o Pai me falou”. Jesus disse isto em voz alta.
Com esta afirmação Jesus enfatiza a profundidade de relação entre Ele e o Pai. A união tão íntimo com o Pai faz com que Jesus não pode fazer outra coisa a não ser a vontade de Deus. Anteriormente Jesus disse: “Meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e consumar a sua obra” (Jo 4,34). Por causa dessa relação de Jesus com o Pai tão intima, unida e profunda é que ter a fé em Jesus, o Filho de Deus, significa ter a fé em Deus Pai. Trata-se de uma só fé e de uma só realidade. Consequentemente, rejeitar Jesus significa rejeitar o próprio Deus. Acolher a Palavra de Jesus que é o Verbo de Deus encarnado (Jo 1,1-3.14) significa acolher a Palavra do Pai. E a acolhida da Palavra de Jesus faz o homem que crê em Jesus passar da morte para a vida, das trevas para a luz, pois a Palavra que Ele nos anuncia não vem d’Ele, mas do Pai, e por isso, leva o homem para Deus, isto é, para a vida eterna, para a salvação.
A Presença de Jesus No Mundo Como Luz
“Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas”.
Na escuridão ninguém consegue ver nada. Não há como diferenciar as cores. Não há como medir a distância. A escuridão limita qualquer movimentação. Todos ficam ou vivem apalpando. Imagine uma mente escura! Nada se vê. Enxergar a solução se torna impossível para uma mente scura. É uma desorientação total. Com a mente escura não se sabe para onde vai, por que vive, que senti do tem a vida. É uma vida sem cor nem sabor. A luz torna tudo claro, faz-nos perceber variedade de cores. A luz nos mostra tudo. Mesmo que a luz crie sombra, mas até a sombra também é iluminada.
A presença de Jesus no mundo tem um objetivo bem claro e preciso: ser Luz para a humanidade encontrada nas trevas do pecado (cf. Jo 8,12). Trata-se de uma presença que salva apesar de o homem ter que encarar a própria verdade do pecado que o faz mergulhar na escuridão, pois Jesus vem como luz que ilumina tudo e por isso, nada se esconde. Tudo se vê com a presença de Jesus. Ao aceitar Jesus como a própria Luz do mundo o homem passa a ser um reflexo para iluminar as pessoas ao seu redor e seu próprio caminho será iluminado (Cf. Mt 5,14).
Jesus é a Luz que Deus colocou na história da humanidade em geral, e na história de cada um de nós em particular. A Luz do Ressuscitado permite cada um de nós detectar os empecilhos que o egoísmo coloca em seu caminho para desviá-lo do amor e da justiça. A luz de Cristo em cada um de nós denuncia as artimanhas do mal que destrói a vida dos outros. Viver na Luz de Cristo faz cada um de nós viver na transparência e não na aparência, pois a luz de Cristo penetra no nosso ser e tudo se torna transparente e capaz de iluminar as pessoas ao redor. A Luz de Cristo ilumina nossa mente mesmo que nos encontremos no meio das dificuldades, pois tudo será iluminado. A Luz de Cristo em nós faz com que captemos com facilidade as necessidades dos outros. A mente escura só faz confusão. A mente iluminada traz a serenidade e causa uma reflexão mais profunda. A mente iluminada pela Palavra de Deus aponta e indica o caminho de solução para qualquer dificuldade. Uma pessoa iluminada pela Palavra de Deus ilumina qualquer um com sua palavra.
Optar pela Luz é optar pela vida e pela salvação. Optar pela Luz é optar pela verdade, pois não há nada que seja escondido perante a luz. Optar pela Luz é optar pela transparência e não pelo jogo de esconde-esconde com o intuito de esconder a verdade. Optar pela Luz é optar pela originalidade e não pela falsidade ou artificialidade. Optar pela Luz é optar pelo caminho certo e não inventar caminho com os fins egoístas. Optar pela Luz é saber discernir os caminhos. Optar pela Luz é saber discernir o que é certo e o que não o é. Optar pela Luz de Cristo é optar pela vida iluminada a fim de iluminar os demais homens. Escutar Jesus é deixar-se guiar pela Luz de Cristo. Se o objetivo da presença de Jesus no mundo é ser Luz para a humanidade, consequentemente cada cristão, seu seguidor, ao contemplar a Luz do mundo (Jo 8,12), deve viver como luz para os outros: iluminar e indicar o caminho da verdade. É contemplar a verdadeira Luz do mundo para ser reflexo da mesma Luz para o mundo em que vivemos.
Uma
Presença Que Separa
“Quem me rejeita e não aceita as minhas palavras já tem o seu juiz: a palavra que falei o julgará no último dia”.
Apesar de Jesus vir ao mundo não para condenar, e sim como uma Luz para a humanidade, mas o evangelho de hoje nos enfatiza que a sua palavra e a sua missão realizam automaticamente um juízo e tornam-se critério último de verdade e de ação. Diante da presença de Jesus como a Luz do mundo e como a Palavra do Pai o homem tem que se posicionar: ou aceitar ou recusar. Trata-se do momento de julgar, isto é, do momento de separação. Deus não separa o homem d’Ele. Mas por causa de sua liberdade o homem é capaz de se separar de Deus. Onde Deus for excluído, entra a agressão, a violência, o assassinato, a exploração, a opressão e assim por diante.
Por isso, o juízo do homem consiste num auto-juízo. O homem, com sua conduta, pronuncia sentença contra si mesmo no momento presente em que ele opta por Jesus e sua palavra ou recusa Jesus e não viver de acordo com Sua Palavra. A decisão se dá aqui e agora entre fé e incredulidade. O que ocorrerá no “último dia” não será mais que a manifestação pública da decisão tomada aqui. Resta a misericórdia divina cuja competência é exclusivamente de Deus para além da morte. Homem nenhum pode penetrar no mistério da misericórdia de Deus, pois “os meus caminhos estão acima dos vossos caminhos e os meus pensamentos acima dos vossos pensamentos”, diz Deus (Is 55,9).
A minha atitude diante de Jesus, e de Sua palavra, realiza o juízo em relação a mim mesmo, agora e no futuro. Na pessoa de Jesus está presente a realidade definitiva. E eu devo confrontar-me, aqui e agora, com essa realidade, porque é o definitivo que avalia o transitório. É hoje que eu decido o meu destino eterno. É hoje que a minha vida está suspensa entre a vida e a morte, entre a luz e as trevas, entre o tudo e o nada, porque é hoje que me confronto com Jesus e com a sua palavra, e é hoje que tenho de optar. O espaço dado a mim é entre o nascimento e a morte. Além disso, não é minha competência. O momento presente é sumamente importante, porque é o hoje de Deus, que podemos acolher ou rejeitar. Desse acolhimento ou rejeição derivam consequências eternas. Jesus não está nos ameaçando; ele nos estimula para aproveitarmos cada momento para fazer o que é digno para o bem do homem e sua salvação.
P. Vitus Gustama,svd
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