sábado, 24 de novembro de 2012

JESUS É O REI DA VERDADE
SOLENIDADE DE CRISTO, REI DO UNIVERSO

 

Cristo:

Pregou o amor, e foi gratuitamente odiado;

Pregou a verdade, e foi abertamente rechaçado;

Pregou o perdão, e foi falsamente acusado;

Pregou a justiça, e foi injustamente condenado;

Pregou a liberdade, e foi violentamente aprisionado;

Pregou a igualdade, e foi grotescamente zombado;

Pregou a bondade, e foi cruelmente torturado;

Pregou a vida, e O mataram;

... e disse: ‘O discípulo não está acima do Mestre’ (Mt 10,24)”.

(René Juan Trossero)


XXXIV DOMINGO DO ANO B

Texto: Jo 18,33b-37

 Naquele tempo, 33bPilatos chamou Jesus e perguntou-lhe: “Tu és o rei dos judeus?” 34Jesus respondeu: “Estás dizendo isto por ti mesmo, ou outros te disseram isto de mim?” 35Pilatos falou: “Por acaso sou judeu? O teu povo e os sumos sacerdotes te entregaram a mim. Que fizeste?” 36Jesus respondeu: “O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas lutariam para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é daqui”. 37Pilatos disse a Jesus: “Então tu és rei?”  Jesus respondeu: “Tu o dizes: eu sou rei. Eu nasci e vim ao mundo para isto: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz”.
                                                ****************
 
A festa de Jesus Cristo, Rei do universo, foi instituída por Pio XI em 11 de Dezembro de 1925. O motivo anterior para a introdução da festa nesse ano foi a celebração do 16º centenário do Primeiro Concílio de Nicéia, que proclamou a igualdade de natureza entre Jesus e o Pai, base do reconhecimento de sua realeza. Sobre o sentido da festa o Papa explica na encíclica Quas Primas: “Os males invadem a terra porque a maioria dos homens se afasta de Jesus Cristo e de sua Lei santíssima. Não resplandecerá uma esperança certa de paz verdadeira entre os homens e povos enquanto os indivíduos e as nações negarem e recusarem o império de nosso Salvador. Estamos convencidos de que nãomeio mais eficaz para restabelecer e vigorizar a paz que procurar a restauração do reinado de Jesus Cristo. O reinado de Cristo se opõe unicamente ao reino de Satanás e à potestade das trevas. Por isso, ele exige não somente que os homens sejam desapegados das coisas e das riquezas terrenas, não somente que tenham fome e sede de justiça, mas também que se neguem a si mesmos e tomem sua cruz... Enquanto os homens e as nações, afastados de Deus, correm o risco de cair na sua ruína e na morte por causa da chama de ódios e das lutas fratricidas, a”. Igreja de Deus jamais deixa de oferecer aos homens o sustento espiritual, engendra e forma novas gerações de santos e santas para Cristo”.


Através do evangelho deste dia, João nos apresenta Jesus como Verdade no sentido da realidade autêntica e sem brechas. O diálogo com Pilatos evoca as possíveis falsas interpretações do Rei e do Reino. A autoridade de Jesus e seu messianismo se identificam com sua pessoa e não com umsistema”; qualquer outra autoridade e qualquer outro messianismo não são Verdade, e por isso, não interessam a Jesus. 

A realeza de Jesus não lhe vem de uma eleição popular nem de uma sucessão dinástica, e sim de sua condição de Filho de Deus, feito homem e salvador dos homens. Por isso, Ele é “Evangelho”, Boa Notícia dada aos homens, verdade revelada aos homens sobre Deus, Pai que ama, e sobre os mesmos homens, chamados a ser, no Espírito, filhos no Filho. Nós somos reis na medida em que somos filhos de Deus e portadores do evangelho, da verdade.

Cristo não reinou a partir do privilégio nem a partir dos postos influentes. Cristo reinou no serviço, na entrega e na humanidade, no compromisso com os necessitados e com os desgraçados, com os pecadores e as mulheres da vida, com os que estavam marginalizados na sociedade então: cegos, leprosos, viúvas e assim por diante. O Reino de Deus é um serviço divino ao homem. Por isso, não é fácil crer em um Cristo que compromete e muda a existência do homem, em um Cristo exigente que pede fidelidade aos valores permanentes do Evangelho. É mais fácil aclamar a Cristo Rei no Domingo de Ramos, em uma procissão, em um momento de euforia espiritual. É mais fácil fazer um Reino de Deus a nosso gosto e medida. Cristo foi e é Rei por ser testemunha da verdade e do amor sem limites; enquanto que nossa vida está carregada de mentiras, falsidades, fingimentos e desamores.

O projeto de Jesus que é o projeto de Deus é baseado na verdade que, no evangelho de João, coincide com a vida. É verdade aquele que favorece, transmite e defende para o homem a vida em plenitude. É verdade o amor que se expressa mediante a entrega da própria vida para que a vida dos homens possa ser realmente vida. Por isso, O Reino de Deus não tem estruturas de poder nem necessita de alianças com os poderosos nem entra na política de blocos ou de defesa ou de cooperação econômica. Tudo isto é o próprio deste mundo. O Reino de Deus é um Reino de servidores, não de ministros, que literalmente significa o mesmo embora as práticas não mostrem isto. Jesus é Rei porque é o primeiro servidor que presta o maior serviço: dar a vida inclusive por seus inimigos (cf. Lc 23,34; Mt 5,43-48). O orgulho e a glória do cristão nascem ao da cruz, no serviço humilde à comunidade. Somos um reino de sacerdotes porque todos nós somos chamados a nos oferecer totalmente a Deus pela libertação de nossos irmãos.

Eu nasci e vim ao mundo para dar testemunho da verdade”, diz Jesus. Na filosofia a verdade se define como conformidade da inteligência com seu objeto (Adaequatio intellectus ad rem), ou, ontologicamente como conformidade da coisa com a inteligência (Adaequatio rei ad intellectum). Por isso, há a verdade lógica que é uma propriedade da inteligência que conhece, e há também a verdade ontológica que é uma propriedade das coisas: a propriedade pela qual as coisas são conforme a seu tipo ideal (alétheia, termo grego que define a verdade como revelação do ente).

Biblicamente (cf. Jo 1,14;14,6), a verdade significa lealdade, fidelidade, coerência e firmeza no pacto, na amizade, no amor. Ela significa a experiência do encontro com Deus, e por isso, envolve o ser humano todo em sua inteligência, vontade, ação e sentimento. A verdade envolve, então, todo o comportamento vivencial do homem e todo o mistério de Deus no seu relacionamento com as criaturas. É o contrário da mentira que é a incredulidade, a recusa de Jesus, a pretensão de ter Deus sem passar pelo caminho que é Jesus, uma vez que ele se dá a conhecer, que Jesus desmascarou em Jo 8, e que se manifesta nas intenções homicidas (cf. Jo 5,18ss; 8,37.40;18,31).

A missão de Jesus e a missão dos cristãos, dos seguidores de Jesus é essencialmente a de dar testemunho, a de ser testemunha da verdade porque a verdade se impõe por sua própria evidência, e não pela força nem com violência nem com enganos publicitários ou armadilhas propagandísticas e sim por sua própria força, por seu atrativo, por sua capacidade convocatória. Nós, cristãos, não somos agentes comerciais de um bom produto queque colocar seja o que for.

Somos nada mais do que testemunhas da verdade, e por isso, não possuímos verdade porque a verdade é inapropriável, é universal, é de todos e para todos. Não é uma possessão e sim uma tarefa de cada dia. Daí está nossa missão em fazê-la chegar, em facilitar seu caminho, em ajudar os homens a buscá-la e a encontrá-la. Somos testemunhas de verdade. Como tais devemos estar sempre não do lado de ninguém e sim do lado da verdade. “Se você ama a verdade, você respeitará até o ponto de vista do adversário se a verdade estiver com ele”, dizia Mahatma Gandhi. Por isso, temos que viver e atuar como testemunhas da verdade para que os outros vejam, creiam e para que descubram também os demais. Assim se constrói o Reino de Deus. Assim Jesus exerce sua realeza. Não pela força e sim pelo convite à liberdade; não com violência e sim com amor, não com enganos e slogans publicitários e sim com verdade; não com injustiças e sim com justiça; não com a guerra e briga e sim com a paz; não como os homens e sim com o estilo de Deus que atua tão humanamente que muitos chegam acreditar que não atua por ser tão humana sua atuação.

Crer em Jesus que é a Verdade de nossa vida (Jo 14,6) significa que o bem é mais poderoso do que o mal; é crer que, no fim, o bem e a verdade haverão de triunfar sobre o mal e a mentira. Quem pensa que o mal terá a última palavra ou que o bem e o mal têm as mesmas possibilidades, é um ateu.

Ser cristão é ser testemunha da verdade mediante a entrega da própria vida que Deus é amor e quer, que através da vivência do amor, os homens, todos os homens vivam e vivam livres e felizes. A verdade pode ser enterrada por qualquer pessoa, mas ela ressuscita. Mas se a mentira for enterrada, ela não ressuscita, pois nela não habita o futuro e por isso, não vale a pena investir nela.

Eu nasci e vim ao mundo para dar testemunho da verdade”, diz Jesus. Esta frase deve ser lema para cada cristão se quiser fazer parte do Reino de Jesus Cristo.

P. Vitus Gustama,svd

Nenhum comentário:

V Domingo Da Páscoa, 28/04/2024

PERMANECER EM CRISTO PARA PRODUZIR BONS FRUTO, POIS ELE É A VERDADEIRA VIDEIRA V DOMINGO DA PÁSCOA ANO “B” Primeira Leitura: At 9,26-31...