Uma
Pequena História
Sobre a Basílica
de Latrão
Latrão era um palácio , propriedade romana
da família dos Laterani. Nos inícios do século IV pertencia a Fausta ,
esposa do imperador
Constantino, que fez a doação desse patrimônio
à Igreja . Constantino mandou construir no lugar
do palácio (por
volta de 324) uma suntuosa
basílica em
honra a Cristo
Redentor que
se tornou a catedral de Roma e a primeira basílica
patriarcal . No início
do século X, sob
a gestão do papa
Sérgio III (904-911), ela foi consagrada
adicionalmente a São
João Batista e a São
João Evangelista , e desde
então é conhecida
pelo nome de basílica “São
João de Latrão”. O Papa Clemente XII
(1730-1740), conhecido como um papa promotor
das artes e das ciências ,
mandou afixar : Essa basílica
é a “mãe e cabeça
de todas as igrejas da Urbe e do Orbe ”.
Nessa basílica
realizaram-se os cinco concílios ecumênicos :
Concílio de Latrão I, o nono
concílio (1123); Concílio
de Latrão II, o décimo concílio (1139); Concílio
de Latrão III, o décimo primeiro
concílio (1179); Concílio
de Latrão IV, o décimo segundo concílio (1215);
e o Concílio de Latrão V, o décimo oitavo concílio (1512-1517).
Nessa basílica os
papas haviam residido durante quase mil anos, do tempo
de Constantino até o exílio de Avinhão, França, quando
um cardeal
francês foi eleito papa ,
Clemente V, que governou a Igreja desde
1305 até 1314. Somente
a partir do Papa
Gregório XI , último
papa francês ,
começou o retorno para
Roma. Gregório XI (1370-1378) deixou
Avinhão, acompanhado de 13 cardeais , em 13
de setembro de 1376, ingressando solenemente em
Roma.
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O evangelho
de hoje nos
relata que Jesus vê
os comerciantes fazem seus negócios
no Templo . Ao ver
os negociantes de bois , ovelhas e pombas e os cambistas
no Templo Jesus faz um
chicote para expulsá-los
e diz: “Tirai tudo isto
daqui; não façais da casa de meu Pai uma casa de
comércio ” (v.16).
O que
tem por trás
do gesto de Jesus?
A salvação não
se compra nem
com dinheiro ,
nem com
promessas , nem
com devoções ,
pois Deus não é um comerciante , mas é um Pai-Mãe. Pai
ou mãe
faz tudo pelos
filhos não
pelo merecimento ,
mas porque
quer o bem
deles. O que se pede de cada crente é a
convivência fraterna
como conseqüência
da vivência da filiação
divina .
No quarto
Evangelho , o que
nos chama
atenção é o fato
de Jesus se dirigir somente
aos vendedores de pombas. Para
eles é que
Jesus diz: “Tirai tudo isto daqui; não
façais da casa de meu
Pai uma casa
de comércio ” (v.16). Porque a pomba era o animal
sacrificado nos holocaustos
(Lv 1,14-17) e nos sacrifícios
(Lv 12,8;15,14.29) oferecidos especialmente
pelos pobres ,
por meio
dos sacerdotes , para
reconciliar-se com Deus
e para purificar-se (Lv 5,7;14,22.30-31; cf. Lc
2,44: os pais de Jesus eram pobres ). Os vendedores
de pombas são os que ,
por dinheiro ,
oferecem aos pobres a reconciliação com Deus , e
representam os sacerdotes do Templo que
fazem comércio com
a graça de Deus .
Em outras palavras ,
a hierarquia sacerdotal explora especificamente os pobres , oferecendo-lhes por
dinheiro para ganhar favores ou benefícios
de Deus . Eles
apresentam Deus como
um comerciante ,
pois convertem a casa
de Deus num mercado .
O gesto
de Jesus de expulsar os comerciantes
do Templo suscita duas reações . Os discípulos
reagem pensando que Jesus seja um grande reformador da instituição .
Somente após a ressurreição eles
entenderão que Jesus não é um reformador do Templo ,
mas aquele
que o substitui (v.22).
E os que
sentem o seu lucro
ameaçado, os dirigente , pedem de Jesus
uma explicação da origem
de sua autoridade :
“Que sinal
nos mostras
para agires assim ?” (v.18). O homem
gosta de exibir
poder . Deus não é assim . Se
Jesus faz milagres , especialmente
para os simples
e pobres , é para
mostrar que
Deus está sempre
ao lado deles, e não
para exibir poder . O poder de Deus consiste em
amar o ser humano sem medida (Jo 3,16).
Jesus não
é indiferente frente
ao culto do templo .
É necessário construir templos ou igrejas ou capelas para neles podemos celebrar o Senhor e a vida que
vivemos. Mas a nossa
oferenda cultual terá sua validade ,
se tudo isto
for uma expressão do serviço fraternal ,
se não há separação
entre o culto
e a vida , se não
maltratar o ser humano cujo Pai é o próprio Deus . O culto não vale pela observância
de preceitos nem
pela oferta
de objetos . O culto
verdadeiro consiste na mais profunda união do homem ao divino , na mais pura e incondicional entrega à vontade
de Deus e no respeito
pelo ser humano . O culto
do cristão é um
culto de Espírito
(Jo 4,23). O templo não
santifica o nosso culto ,
e sim o nosso
culto santifica o lugar
e a comunidade . O homem
deve limpar sempre
a morada de Deus
que é ele
mesmo , pois ele é o “templo
do Espírito Santo ”
(cf. 1Cor 3,16-17) de todo tipo de “sujeira ” através de
uma conversão contínua
todos os dias
de sua vida .
P. Vitus Gustama,svd
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