29 de Dezembro
22Quando se completaram os dias para a purificação da mãe
e do filho , conforme
a Lei de Moisés, Maria e José levaram
Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo
ao Senhor . 23Conforme está escrito na Lei
do Senhor : “Todo
primogênito do sexo
masculino deve ser
consagrado ao Senhor ”. 24Foram também oferecer o sacrifício – um
par de rolas
ou dois
pombinhos – como está ordenado
na Lei do Senhor .
25Em Jerusalém, havia um homem
chamado Simeão, o qual era justo e piedoso , 26e esperava a consolação
do povo de Israel. O Espírito Santo
estava com ele
e lhe havia anunciado que não
morreria antes de ver
o Messias que
vem do Senhor . 27Movido pelo
Espírito , Simeão veio
ao Templo . Quando
os pais trouxeram o menino
Jesus para cumprir o que a Lei
ordenava, 28Simeão tomou o menino
nos braços
e bendisse a Deus : 29 “Agora ,
Senhor , conforme
a tua promessa , podes deixar
teu servo
partir em paz ; 30porque meus
olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos
os povos : 32luz para
iluminar as nações
e glória do teu
povo Israel”. 33O pai
e a mãe de Jesus estavam admirados com o que
diziam a respeito dele. 34Simeão os abençoou e
disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai
ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em
Israel. Ele será um
sinal de contradição .
35Assim serão
revelados os pensamentos de muitos corações .
Quanto a ti uma espada
te traspassará a alma ”.
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A cena
da apresentação de Jesus-Menino no Templo é rica
teologicamente. A antiga Aliança cede o lugar
para a Nova ,
reconhecendo em Jesus-Menino o Messias e
o Salvador universal dos povos. E a cena acontece no Templo, lugar da presença
de Deus e da revelação profética.
Maria e José entraram no Templo como pobres para oferecer
a Deus seu
primogênito e para a purificação da mãe
(cf. Ex 13,2-16; Lc 12,1-8). Na verdade, Maria como
uma pessoa “cheia
de graça ” (Lc 1,28) não
precisaria dessa purificação . Mas , como todas
as mães judias, ela
cumpriu fielmente a Lei
ritual que
prescrevia a purificação da impureza legal
quarenta dias depois
do parto de um
menino , e oitenta dias
depois do parto
de uma menina (cf. Lv 12,1-8).
Ao viver
este mistério
na fé , a Igreja
dá novas boas vindas
a Cristo . É o momento
do encontro de Cristo
com sua
Igreja . Isto
vale para qualquer celebração
na Igreja . Na celebração
(eucarística) há o momento de encontro entre
Jesus e todos nós .
O verdadeiro encontro
com Cristo
na liturgia sempre
causa a alegria
e a felicidade , pois
trata-se do encontro com o nosso Salvador . O verdadeiro
encontro com
o Senhor causa mudança na nossa
vida para uma
maneira melhor
de viver a vida
de acordo com
o mandamento do Senhor resumido no amor
fraterno, pois encontramos o sentido
de nossa vida
em Jesus. O verdadeiro
encontro com
o Senhor produz em
cada um
de nós muitos
frutos bons
para a convivência , pois começamos a permanecer em Jesus (Jo 15,5). O verdadeiro
encontro com
o Senhor nos torna reflexos
do Senhor para os demais , iluminando os outros
com nossa
vida iluminada pelo
Senhor . Não é
por acaso
que no Oriente
a festa da apresentação
do Senhor no Templo
é chamada de a festa
do Encontro .

A apresentação
do Senhor no Templo
é um mistério
da salvação. O nome “apresentação ”
tem um conteúdo
muito rico . Fala de oferecimento, fala
de sacrifício . “Sacrifício ”
significa fazer coisa sagrada (sacrum = “sagrado ”
+ facere = fazer ). A apresentação
do Senhor no Templo
recorda a auto-oblação inicial de Cristo que
aponta para a vida
de sacrifício desta auto-oblação no Calvário para salvar o mundo . A festa da Apresentação do Senhor nos convida e nos recorda que ,
como seguidores
de Jesus somos convidados a fazer as coisas
sagradas permanentemente para
que possamos alcançar
o feliz encontro
derradeiro com
Cristo , nosso
Salvador . A festa
da Apresentação aponta, então ,
para a vida
de sacrifício , cheia
de coisas sagradas feitas
por cada
um de nós ,
e para a perfeição final deste sacrifício
na vida eterna .

P. Vitus
Gustama,svd
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