SOLENIDADE DE MARIA SANTÍSSIMA , MÃE DE DEUS E DIA MUNDIAL DA PAZ
(01 de Janeiro )
Textos : Nm 6,21-27; Gl 4,4-7; Lc 2,16-21
Celebramos no dia
primeiro de janeiro
o Dia mundial da Paz
e a festa da Santa
Maria, Mãe de Deus .
E o evangelho lido neste dia é tirado do relato do nascimento de Jesus. Quem gerou o Príncipe
da Paz é, certamente ,
Maria, Mãe de Deus .
A Paz se fez carne
pelo sim de
Maria e pela benevolência
de Deus simultaneamente. O nascimento do
Príncipe da Paz
faz os anjos e a multidão
do exército celeste
louvarem e cantarem o hino conhecido liturgicamente como
o Hino da Glória :
“Glória a Deus
nas alturas , e paz
na terra aos homens
que Ele
ama ”(Lc 2,14).
No início
do Ano Novo , certamente , nós
desejamos a paz mutuamente. Não é por acaso que neste
dia lemos como
a primeira leitura
um trecho do Livro de Números
(Nm 6,22-27) que contém a bênção
usada pelos sacerdotes
no encerramento das celebrações
litúrgicas no Templo : “Deus te
abençoe e te guarde! Deus faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te
seja benigno ! Deus
mostre para ti a sua
face e te
conceda a paz !” A cada uma das três
invocações são
acrescentados dois pedidos
de bênção . É um
dos textos mais
ricos teologicamente e de maior elegância literária de todo
o Pentateuco. As três versículos (v. 24;v.25;v.26) são
paralelos entre
si , tanto
na forma como
no conteúdo . E nos
três versículos
repete-se de forma explícita
o nome de Deus
para mostrar que a fonte e o princípio de toda
a bênção é Deus ;
o sacerdote é apenas
o mediador .
No
v. 24 emprega-se os verbos “abençoar ” e “guardar ”. “Abençoar ” e “bênção ” são os termos clássicos empregados
pelo AT para exprimir toda espécie de bens
e de dons , tanto
de ordem natural
quanto de ordem
sobrenatural . “Guardar ”
exprime a proteção de Deus que
acompanha seu povo
para defendê-lo de suas
adversidades e salvá-lo de suas desventuras . Se Deus
quer nos
proteger sempre ,
por nossa
vez , devemos saber
proteger os outros
e desejar a bênção para os mesmos . Pois a bênção dada é a bênção recebida.
No v.25 usa-se uma fórmula de caráter
antropomórfico (isto
é, a descrição da essência
e dos atributos divinos
através do uso
da figura humana ;
ou dar o rosto humano ao
rosto divino .
Tudo isto
é o sinal da pobreza
da linguagem humana
para descrever a grandeza de Deus ):
Deus faça resplandecer
o seu rosto
sobre ti e conceda-te sua graça (ou seja, seus favores e seus benefícios )! Esta expressão
pode-se encontrar nos
Salmos (cf. Sl 79,4.8.20; Sl 66,2). Um rosto resplandecente é a expressão
da bondade e da benevolência
de Deus . Para
que possamos irradiar
os outros com
a resplandecência de Deus , temos que contemplar “a face ” de Deus , como os olhos que só funcionam quando
existe a luz , pois
na escuridão , embora
tenham-se os olhos sadios ,
não podem enxergar
nada .
No v. 26 pede-se a paz : “Deus mostre para ti a sua face e te
conceda a paz !” Esta invocação final
“te conceda a paz ”
junto a primeira
“te abençoe” é mais
densa teologicamente porque os dois termos “bênção ” e ”paz ” (shalom) são
uma expressão mais
plena dos bens
da salvação no sentido mais pleno da palavra : os bens
do céu e os bens
da terra , a saúde
espiritual e fisicamente, a prosperidade
e a felicidade sem
limites , a vida ,
a alegria , a plenitude
e satisfação dos anseios
e desejos mais
profundos do homem ,
tanto nas relações
inter-humanas como em
sua projeção
para Deus . Não é por acaso que o povo semita deseja entre si com a saudação “Shalom”,
pois o
“Shalom” condensa todo o bem
que se pode desejar
a uma pessoa .
O povo
grego traduz o termo
hebraico “Shalom” por “eirene”
que significa prosperidade, mas também repouso , tranqüilidade
de alma . Para
os gregos , a paz
é um estado
de tranqüilidade . Não
há conflito . Neste estado
de tranqüilidade e paz ,
o ser humano
pode criar uma existência
segura e conseqüentemente
ele pode alcançar
a prosperidade. O termo “eirene” também tem a ver com a harmonia : tudo
combina com tudo ,
formando um todo
coeso. Se tudo está em
ordem para o homem , ele pode
conviver harmoniosamente
com seus
irmãos e irmãs. A paz
é por isso ,
é uma tranqüilidade da ordem onde cada um ocupa seu lugar e
exerce seu próprio
papel com responsabilidade e com
justiça .
Os latinos ,
especialmente os romanos ,
traduzem o “Shalom” por “Pax” de onde vem a palavra
paz em
português . O termo
“Pax” vem de “pacisci”, que significa conduzir
negociações, firmar um
pacto , concluir um contrato . Para os romanos a paz nascia na medida
em que
eles falavam entre
si e chegavam a um
acordo a partir
de regras comuns .
Na aliança firmada, ambas as partes se comprometiam a observar
acordos comuns .
A paz para os
romanos , então ,
deve ser conquistada por
meio de um
acordo comum
a partir de princípios
iguais . Quando
se trata da paz
como um
pacto por meio de um acordo comum a partir de princípios iguais , isto
supõe que as pessoas
devam se falar para que surja a paz .
Isto quer
dizer que a paz só nasce quando um escuta o outro ,
quando um
dá a atenção ao outro
e quando , nesse ouvir
comum , surge um
compromisso com
o qual todos
podem viver bem harmoniosamente .
SHALOM A TODOS !
P. Vitus Gustama,svd
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