11/10/2017
PAI-NOSSO
REZAR O PAI NOSSO É VIVER A VIDA DE UMA MANEIRA NOVA
Quarta-Feira da XXVII Semana Comum
Primeira Leitura: Jonas 4,1-11
1 Este desfecho causou em Jonas profunda mágoa e irritação; 2 orou então
ao Senhor, dizendo: “Peço-te me ouças, Senhor: não era isto que eu receava,
quando ainda estava em minha terra? Por isso, antecipei-me, fugindo para
Társis. Sabia que és um Deus benigno e misericordioso, paciente e cheio de
bondade, e que facilmente perdoas a punição. 3 E agora, Senhor, peço que me
tires a minha vida, para mim é melhor morrer do que viver”. 4 Disse o Senhor:
“Achas que tens boas razões para irar-te?” 5 Jonas saiu da cidade e
estabeleceu-se na parte oriental e ali fez para si uma cabana, onde repousava à
sombra, a ver o que ia acontecer à cidade. 6 O Senhor fez nascer uma hera, que
cresceu sobre a cabana, para dar sombra à cabeça de Jonas e abrandar seu
aborrecimento. E Jonas alegrou-se grandemente por causa da hera. 7 Mas, ao
raiar do dia seguinte, Deus determinou que um verme atacasse a hera, e ela
secou. 8 Quando o sol se levantou, mandou Deus do oriente um vento quente; e o
sol bateu forte sobre a cabeça de Jonas, que se sentiu desfalecer; teve vontade
de morrer, e disse: “Para mim é melhor morrer do que viver”. 9 Disse Deus a
Jonas: “Achas que tens boas razões para irar-te por esta hera?” “Sim, respondeu
ele, tenho razão até para morrer de raiva”.10 O Senhor replicou-lhe: “Tu sofres
por causa desta planta, que não te custou trabalho e não fizeste crescer, que
nasceu numa noite e na outra morreu. 11 E eu não haveria de salvar esta grande
cidade de Nínive, em que vivem cento e vinte mil seres humanos, que não sabem
distinguir a mão direita da esquerda, e um grande número de animais?”
Evangelho: Lc 11, 1-4
1
Um dia, Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um de seus
discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a
seus discípulos”. 2 Jesus respondeu: “Quando rezardes, dizei: ‘Pai, santificado
seja o teu nome. Venha o teu Reino. 3 Dá-nos a cada dia o pão de que
precisamos, 4 e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos
os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação”.
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Deus Se Alegra Pelo Pecador
Arrpendido
Continuamos a acompanhar a leitura do livro
do profeta Jonas. Estamos no último capitulo de seu livro.
A peintência dos ninivitas, longe de alegrar
o profeta Jonas, causa-lhe uma grande tristeza e se queixa a Deus porque não
aconteceu a destruição da cidade de Nínive através de seu anúncio: “Peço-te me ouças, Senhor: não era isto que
eu receava, quando ainda estava em minha terra? Por isso, antecipei-me, fugindo
para Társis. Sabia que és um Deus benigno e misericordioso, paciente e cheio de
bondade, e que facilmente perdoas a punição. E agora, Senhor, peço que me tires
a minha vida, para mim é melhor morrer do que viver”.
Isto mostra o temperamento mesquinho e
fechado do profeta. Jonas, o anti-profeta, mostra, na verdade, um coração
mesquinho. Sua reação diante do perdão de Deus é inimaginável: ele se irrita e entra
em uma crise de depressão, a ponto de desejar a própria morte. Ele acredita que
seu bom nome foi comprometido por não tornar realidade suas predições falsas, e
ele não se importa com a glória da conversão de uma cidade populosa, Nínive. Na verdade,
todos os profetas do AntigoTestamento se alegram com o arrependimento dos
destinatários de seus alertas e pregam sempre no pressuposto de que o Senhor
concede perdão a quem volta para Ele novamente. Jonas, no entanto, simboliza
aqui o judeu ressentido, que considera os gentios como necessariamente
destinados para a reprovação, sem esperança de reabilitação.
O hagiógrafo é satisfeito em contrastar a
atitude fechada, mesquinha e temperamental de Jonas com a magnanimidade aberta
do Deus dos judeus. Como pode irritar-se um profeta diante do povo convertido e
que Deus o perdoa? Como pode reprovar Deus que é misericordioso: “Sabia que és um Deus benigno e
misericordioso, paciente e cheio de bondade, e que facilmente perdoas a punição”?
Acreditamos no amor de Deus, "bom e
misericordioso, rico em piedade com os que o invocam". E vamos também ter
um coração mais aberto e tolerante para este mundo que parece estar em decadência
pela maldade, intolerância, corrupção, injustiça social e assim por diante. Seguramente,
nossa atitude não será tão ridícula como a de Jonas. Não sejamos anunciadores
da desgraça alheia, pois a mesma pode cair sobre nós. O mal atrai o mal; o bem
atrai o bem. Pense no bem para que o bem pense em você. Não pense no mal para
que o mal não pense em você!
Deus É o Pai De Todos e
Todos São Filhos De Deus
Continuamos a caminhar ao lado do Senhor na
Sua viagem para Jerusalém ouvindo suas ultimas e importantes lições para nossa
vida como seus seguidores (Lc 9,58-19,28). Hoje Ele nos ensina a rezarmos como
filhos e filhas diante de Deus como nosso Pai comum. Para Lucas, rezar é um
compromisso de vida, uma maneira de ser. Por isso, a oração de Jesus, o Pai
Nosso, é uma aceitação incondicional da vontade do Pai celeste. O Pai Nosso é a
oração dos filhos.
No texto do evangelho do dia anterior (Lc
10,38-42) Jesus disse a Marta que ela estava agitada demasiadamente. O mundo
moderno se parece com Marta: vive na agitação. Por estar na agitação acaba não
conhecendo ninguém e o essencial na vida. É a perda do foco essencial. Quem corre demais acaba não ouvindo o grito
de alguém à beira de uma estrada.
Lucas nos relatou que Jesus estava rezando.
Ele saiu do mundo de agitação para o mundo de serenidade a fim de encarar tudo
na serenidade, inclusive a cruz fruto de sua fidelidade à vontade do Pai. Jesus
reza porque necessita viajar ao centro de sua experiência filial, porque
necessita respirar o carinho de seu Abba, Papaizinho celeste. O centro de Jesus
é o Pai celeste. E do centro Jesus se conecta com tudo e com todos. Viajar ao
centro que é Deus é viajar ao santuário de nossa identidade, onde nos
descobrimos de um modo novo. Por isso, orar é como respirar. Orar é viver a
vida de uma maneira nova. A vida, antes de ser vivida, precisa ser rezada.
Rezar significa
abrir-se para Deus. Nossa vida não pode estar centrada em nós mesmos ou só nas
coisas deste mundo. Rezar é saber escutar a Palavra d’Aquele que é maior do que
nosso cérebro e dirigir-lhe, pessoal e comunitariamente nossa palavra de louvor
e de súplica com confiança de filhos. A oração é mais do que recitar umas
fórmulas, é, sobretudo, uma convicção íntima de que Deus é nosso Pai e que quer
nosso bem. A oração nos situa diante de Deus e nos faz reconhecer tal como
somos já que somos criados à imagem de Deus. A oração vai nos descobrindo o que
temos de ser em cada momento. A oração nos humaniza, faz-nos mais humanos, mais
criaturas, e não criadores. Se não rezarmos é impossível que nos conheçamos a
fundo, porque não saberemos o que poderíamos ser, não saberemos até onde vamos.
A oração nos possibilita dizermos em profundidade o que somos, o que pensamos e
o que vivemos e para onde vamos.
Quando Jesus terminou sua oração, um dos
discípulos pediu a Jesus: “Senhor, ensina-nos a rezar...”. Em outras palavras:
Como devemos rezar e o que devemos pedir.
A resposta de Jesus sobre como devemos rezar
é esta: “Quando orardes, dizei: Pai...”. A oração, segundo Jesus, é um
trato do tipo “Pai-Filho”. Trata-se de um assunto familiar baseado em uma
relação de familiaridade e amor. Todos nós, para Jesus, somos filhos e filhas
de Deus, independentemente de nossa maneira viver. Os filhos de cada família
neste mundo são muito mais filhos de Deus do que de cada família, pois vieram
de Deus através de cada família para que ela cuide bem deles. Um dia eles
voltarão para o Pai comum que é Deus. Na educação dos filhos, o Pai comum que é
Deus deve ser contado para que os filhos possam crescer na graça e na sabedoria
diante de Deus e diante dos homens a exemplo de Jesus Cristo (cf. Lc 2,52).
Maria (e José) na educação de Jesus contava com Deus. Maria, a mãe do Senhor,
foi uma grande educadora, pois “Jesus crescia em estatura, em sabedoria e
graça, diante de Deus e dos homens” (Lc 2,52).
“Quando orardes, dizei: Pai...”. “Pai”
ou “filho” é um conceito de relacionamento. Quando alguém chama o outro de pai,
porque ele se reconhece ou se considera filho. Deus é chamado de “Abba”, que
significa “Papaizinho” ou “Pai querido”. Acentua-se uma afetuosa relação. Ao
chamar Deus de “Abba” sentimos ou experimentamos, ao mesmo tempo, o aspecto
paternal e maternal de Deus. No “Abba” encontramos força, acolhimento e amor.
Ao chamar Deus de “Abba” nos sentimos em casa. Estando em casa, o Pai sabe
muito bem cuidar de nós amorosamente.
A imagem de Deus como Pai nos fala de uma
relação baseada no afeto e na intimidade, e não no poder e na autoridade.
Segundo Jesus, na oração devemos ver Deus como Pai e devemos falar como filhos.
Isto quer nos dizer que devemos estar num ambiente familiar. Numa família pai
ou mãe sabe muito bem das necessidades fundamentais de seus filhos. Um
verdadeiro pai dá ao filho aquilo do qual ele necessita, mesmo que ele não faça
nenhum pedido. Nem sempre um pai dá aquilo que o filho quer, mas dá ao filho
aquilo do qual ele necessita. Jesus ensina a estarmos num ambiente familiar com
Deus. Na oração devemos ter uma atitude filial de comunhão com o Pai. Deus
sempre nos atende de acordo com nossa necessidade e não de acordo com nosso
pedido. Pode também coincidir entre aquilo que pedimos e aquilo que Deus quer
pela nossa salvação. Neste sentido, o não-atender é uma forma de atender, pois
Deus quer somente nosso bem (cf. Mt 7,11).
O que devemos pedir? Jesus nos responde:
”Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o vosso nome; venha o vosso
Reino; dai-nos hoje o pão necessário ao nosso sustento; perdoai-nos os nossos
pecados, pois também nós perdoamos àqueles que nos ofenderam; e não nos deixeis
cair em tentação”.
Deus é chamado para que Ele próprio
santifique Seu nome. Nome é pessoa. Neste sentido o nome é Deus, enquanto se
revela. Deus se santifica a si próprio quando se revela totalmente diferente.
Deus se santifica pela sua auto-revelação como Pai misericordioso; quando se
revela aos pequenos e os faz seus filhos.
O Pai Nosso é uma oração entranhável que nos
ajuda a nos situarmos na relação justa diante de Deus. Jesus nos ensina que na
oração, Deus, nosso Pai, deve ser centro de nossa vida: “Santificado seja o
vosso nome; venha o vosso Reino”. Depois pedimos por nós: que nos dê o pão de
nossa subsistência. O pedido do pão de vida é reconhecer Deus como a única
fonte de vida. Que nos perdoe as culpas
cometidas. O perdão das dívidas (pecados) é um convite a imitar a gratuidade de
Deus (cf. Mt 5,45). Que nos dê força para não cair na tentação. Trata-se de
acolher a salvação.
O Reino de Deus consiste na vivência do amor
fraterno, na prática da justiça, na vida de retidão e de honestidade, na
igualdade. “Venha o Teu Reino!”.
“Dá-nos cada dia o pão necessário”. Jesus usa
a palavra “nos” e não “me”: “Dá-nos” e não “Dá-me”. Todos têm que ter o acesso
para o alimento. Ninguém pode acumular o pão enquanto a maioria está passando
fome. Não podemos deixar o próximo morrer de fome enquanto guardamos o pão. O
pão é indispensável para a vida de todos.
“Perdoa-nos as nossas dívidas, pois também
nós perdoamos a todos os nossos devedores”. Viver já difícil. É mais ainda
conviver. Os conflitos são inevitáveis. As brigas podem acontecer. É preciso
ter espaço para o mútuo perdão e para a reconciliação. Para Jesus não há perdão
recebido de Deus sem o perdão dado aos outros. O perdão dado aos outros é o
perdão recebido de Deus.
“Não nos deixeis cair em tentação”. Ninguém
está isento de qualquer tentação. Tentação é sinal de predileção. Quem é
tentado é porque está andando com o Senhor. O que se pede é para não cair na
tentação e não para ficar isento da tentação. Pede-se a força de Deus para não
cair na tentação.
Jesus é o nosso melhor modelo: Ele se dedica
continuamente a evangelizar e atender às pessoas, especialmente as mais necessitadas
e, ao mesmo tempo, reza com uma atitude filial diante do Deus Pai.
Para Jesus, rezar é um compromisso de vida,
uma maneira de ser. Devemos rezar e viver aquilo que Jesus ensina. A vida deve
ser uma só: na oração e na prática. Se ficarmos de joelhos diante de Deus, não
devemos usar os mesmos pés para pisar sobre os demais. Quando chamamos a Deus
como Pai, então devemos nos comportar como filhos e filhas de Deus entre nós, é
convivermos como irmãos e irmãs do mesmo Pai do céu. Tratar mal um filho significa
desrespeitar o Pai. Tratar bem um filho é agradar ao Pai. Portanto, rezar é um
compromisso de vida, uma maneira de ser.
Temos que estar atentos sobre o perigo de
cairmos na rotina ao rezar o Pai Nosso, pois essa rotina tira todo o gosto e
prazer que merecem o Pai Nosso quando o rezarmos. Quando invocamos a Deus como
Pai somos introduzidos no âmbito familiar de Deus e somos conduzidos ao sentido
mais profundo de nossa comunicação com Ele. Rezar o Pai Nosso significa
realizar o querer divino sobre nossa vida e sobre a história dos homens. A
realização do querer divino tem como conseqüência a possibilidade d uma vida
digna em que todos têm acesso ao alimento de todos os dias e que se experimenta
Deus no perdão dos pecados.
P.Vitus
Gustama,svd
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