06/02/2018
É PRECISO VIVER DE ACORDO
COM O CORAÇÃO
RETO E INDIVISÍVEL, POIS SOMOS TEMPLO DE
DEUS
Terça-Feira
Da V Semana Comum
Primeira Leitura: 1Rs 8,22-23.27-30
Naqueles dias, 22 Salomão
pôs-se de pé diante do altar do Senhor, na presença de toda a assembleia de
Israel, estendeu as mãos para o céu e disse: 23 “Ó Senhor, Deus de Israel, não
há Deus igual a ti nem no mais alto dos céus, nem aqui embaixo na terra; tu és
fiel à tua misericordiosa aliança com teus servos, que andam na tua presença de
todo o seu coração. 27 Mas será que Deus pode realmente morar sobre a terra? Se
os mais altos céus não te podem conter, muito menos esta casa que eu construí!
28 Mas atende, Senhor meu Deus, à oração e à súplica do teu servo, e ouve o
clamor e a prece que ele faz hoje em tua presença. 29 Teus olhos estejam
abertos noite e dia sobre esta casa, sobre o lugar do qual disseste: ‘Aqui
estará o meu nome!’ Ouve a oração que o teu servo te faz neste lugar. 30 Ouve
as súplicas de teu servo e de teu povo Israel, quando aqui orarem. Escuta-os do
alto da tua morada, no céu, escuta-os e perdoa!
Evangelho: Mc 7,1-13
Naquele
tempo , 1os fariseus e alguns
mestres da Lei
vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2Eles
viam que alguns
dos seus discípulos
comiam o pão com
as mãos impuras, isto
é, sem as terem lavado. 3Com efeito , os fariseus e todos
os judeus só
comem depois de lavar
bem as mãos ,
seguindo a tradição recebida dos antigos . 4Ao voltar
da praça , eles
não comem sem
tomar banho .
E seguem muitos outros
costumes que
receberam por tradição :
a maneira certa
de lavar copos ,
jarras e vasilhas
de cobre . 5Os fariseus
e os mestres da Lei
perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos
não seguem a tradição
dos antigos , mas
comem o pão sem
lavar as mãos ?”
6Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías
a vosso respeito ,
hipócritas , como
está escrito : ‘Este
povo me
honra com
os lábios , mas
seu coração
está longe de mim .
7De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que
ensinam são preceitos
humanos ’. 8Vós abandonais o mandamento
de Deus para seguir a tradição dos
homens ”. 9E dizia-lhes: “Vós sabeis muito
bem como anular o mandamento
de Deus , a fim
de guardar as vossas tradições .
10Com efeito ,
Moisés ordenou: ‘Honra teu pai e tua mãe ’. E ainda :
‘Quem amaldiçoa o pai
ou a mãe
deve morrer ’. 11Mas
vós ensinais que
é lícito alguém
dizer a seu pai e à sua mãe : ‘O sustento
que vós
poderíeis receber de mim
é Corban, isto é, Consagrado a Deus ’. 12E essa pessoa
fica dispensada de ajudar seu
pai ou
sua mãe .
13Assim vós
esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós
fazeis muitas outras coisas como estas”.
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Somos Templo Vivo De Deus
“Salomão
pôs-se de pé diante do altar do Senhor, na presença de toda a assembleia de
Israel, estendeu as mãos para o céu e disse: ... ‘Ouve a oração que o teu servo
te faz neste lugar. Ouve as súplicas de teu servo e de teu povo Israel, quando
aqui orarem. Escuta-os do alto da tua morada, no céu, escuta-os e perdoa!’”.
É uma pequena parte da oração do rei Salomão.
A unidade central de 1Rs 8 está constituída pela
longa e magnifica oração de Salomão, considerada como uma amplição das ideias
contidas em seu discurso anterior (1Rs 8,15-21). Nesta oração domina a teologia
da aliança. Assegura-se a benevolência de Deus para Israel em virtude do pacto contraído
no Sinai sob a condição de que Israel corresponda com o cumprimento da Lei.
É impressionante a postura do jovem rei,
Salomão, diante do povo, ele eleva os braços ao céu, dirigindo-se a Deus no
Templo recém-edificado, numa oração solene em nome de todos. Diante de um povo
que se considera propriedade de Deus, Salomão se sente rei e ao mesmo tempo
sacerdote.
Lemos no texto da Primeira Leitura uma seleção
da formosa oração de Salomão que no livro de Reis aparece bastante longa. Salomão
dá graças a Deus por Sua fidelidade. Ele reconhece que Deus não necessita de
templos nem pode ficar encerrado neles. Salomão está consciente de que Deus é
transcendente, o Todo Outro e, ao mesmo tempo, está próximo também de seu povo.
Salomão termina sua oração pedindo a Deus, por si mesmo e por todos os membros
de su povo presente e futuros, que Deus preste sempre atenção e escute as orações
que são dirigidas a Ele neste Templo.
Todas as religiões dão importância ao lugar
sagrado, lugar de oração e de encontro com a divindade. Os judeus tiveram,
durante o tempo de sua peregrinação pelo deserto, sua “tenda de encontro”, e
depois este Templo de Jerusalém.
Para nós, cristãos, a novidade radical foi a
pessoa de Cristo, que além de ser o sacerdote e a vítima e o altar, também Ele é
apresentado como o autêntico Templo do encontro com Deus: “’Destruí este templo, e em três dias eu o levantarei’. ...Ele falava do
templo do seu corpo” (Jo 2,19.21). Os cristãos, desde o princípio deram
mais importância à comunidade do que ao edifício (cf. 1Cor 3,16-17; 6,19; 1Pd
2,4-5). Os cristãos entenderam o lugar de culto, sobretudo, como “domus
ecclesiae”, a casa da comunidade, considerando a própria comunidade como lugar
privilegiado da presença de Cristo: “Onde
dois ou três estiverem reunidos em meu nome, ali estou eu no meio deles”
(Mt 18,20).
Não há nada que seja impossível para Deus. A
Ele não podem conter os céus dos céus. Deus não habita em um coração manchado
de pecados. Por isso, devemos ser morada digna para Deus. Para isso, devemos,
com amor de filhos fieis, viver numa contínua conversão a Ele, aprendendo a
cumprir de todo coração Sua vontade que consiste no amor a Ele e ao próximo
como amamos a nós mesmos. Deus sempre está disposto a escutar nossas orações como
Pai compassivo e misericordioso.
Evangelho e Sua Mensagem
Lendo o texto
do evangelho de hoje
logo percebemos qual
foi a situação por
trás do texto .
O evangelista Marcos
sente a necessidade de explicar
quais eram os costumes
dos fariseus e quase
de todos os judeus
(Mc 7,3-4). Isto nos
mostra que
Marcos escreveu seu
evangelho para
cristãos que
não eram da origem
judaica . Marcos
está falando para uma comunidade
cristã a fim de comunicar
um ensinamento
muito importante
de Jesus.
O ensinamento
parte da pergunta
dos escribas e dos fariseus
vindos de Jerusalém: “Por que os teus discípulos não
seguem a tradição dos antigos , mas
comem o pão sem
lavar as mãos ?”.
Jesus, colocando-se na linha
dos antigos profetas ,
cita o profeta Isaias e depois , Moises para rebater seus adversários : “Este
povo me
honra com
os lábios , mas
seu coração
está longe de mim .
De nada adianta o culto
que me
prestam, pois as doutrinas
que ensinam são
preceitos humanos ”.
Na expressão
de Jesus há antíteses : “lábios- coração ”, “render culto- preceitos humanos ”.
Na primeira antítese
se descreve a exterioridade , a aparência . Trata-se de uma vida
não vivida
na intimidade ou
na profundidade do coração .
Este tipo
de vida é chamada
de vida hipócrita ,
pois o externo
não corresponde com
o que há no coração
e nas aspirações humanas. Na segunda antítese se descreve um
culto hipócrita
porque está regido pelos
preceitos humanos
que abandonam (Mc 7,8), anulam
(Mc 7,9) e esvaziam (Mc 8,13) os mandamentos
de Deus .
“Este povo me honra com os lábios , mas seu coração
está longe de mim ”.
Com esta afirmação Jesus quer
colocar em destaque a moral
do coração e não
somente a moral
das ações . Somente
de um homem
devidamente ordenado ,
de um homem
de coração limpo
é que podem proceder
ações morais
e éticas . Uma pessoa
íntegra , de coração
indivisível sabe se governar
e se controlar , sabe ser justo e honesto . “Aquele
que não
é capaz de governar
a si mesmo
não será capaz
de governar os outros ”
(Mahatma Gandhi). É uma chamada para a retidão de intenção ou a retidão do coração . Quando o coração
está em desordem ,
então a conduta
se torna cega .
Nisto consiste um esforço
contínuo de purificação .
Para Jesus o primeiro dever do homem é ter a consciência limpa ou o coração puro . “Faz
de teu coração
um tribunal
e senta-te nele como juiz de ti mesmo .
Tua memória seja o promotor ,
tua consciência a testemunha ,
e o temor de Deus ,
o juiz ” (Santo
Agostinho: Serm. 351, 4,7). Portanto ,
não se trata
somente de fazer as coisas de coração
e sim de fazer
coisas que
procede do coração reto
e limpo . Para
Jesus o coração tem que
estar limpo para que possa estar em disposição para captar
a vontade de Deus ,
uma vontade que
não é simplesmente
letra escrita .
Não basta
superar a hipocrisia
e o formalismo ; a interiorização pede algo mais que sentimento
de sinceridade .
O coração
reto do qual
fala Jesus não
é feito somente
de coragem , de fidelidade
e de boa memória sobre
todos os ensinamentos .
O coração é feito
de disponibilidade , entendendo com isso a liberdade e a intuição .
Trata-se de criar uma situação
interior capaz
de conhecer a Deus ,
ao verdadeiro Deus ,
capaz de ler
de novo a vontade
de Deus . O coração
é o lugar onde
Deus se revela, não
simplesmente o lugar
onde se percebe a obrigatoriedade
de um esquema
já existente e onde
se encontra a coragem
de repeti-lo.
Os homens
verdadeiros e autênticos podem ser aplaudidos ou
condenados, amados ou
odiados, mas sempre
despertam nossa admiração .
Quem vive na retidão
tem como critério
a verdade e a caridade .
A verdade dita
com caridade
convence até os ateus
em tudo .
A verdade dita
com caridade
humaniza nossa maneira
de falar e de tratar
dos assuntos mais
complicados. “O amor e a verdade estão tão
unidos entre si
que é praticamente impossível
separá-los. São como
duas faces da mesma
medalha ” (Mahatma Gandhi). É preciso ter um coração indivisível e íntegro para ter uma ação
ética .
”Vós abandonais o mandamento de Deus
para seguir a tradição dos homens ”, disse Jesus citando
o profeta Isaías. Através desta afirmação Jesus quer
nos dizer que o mandamento
de Deus e as tradições
dos homens têm que
ser considerados como
duas coisas distintas. Os dois
não estão no mesmo
plano e por
isso , não
podem ser colocados no mesmo
patamar , pois
o mandamento de Deus
é perene e as tradições
dos homens são
provisionais .
P. Vitus Gustama,svd
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