19/02/2018
AMOR
A DEUS QUE SE EXPRESSA NO AMOR AO PRÓXIMO É O CRITÉRIO PARA ENTRAR NA VIDA
ETERNA
Segunda-Feira da
I Semana da Quaresma
Primeira Leitura: Lv 19,1-2.11-18
1O Senhor falou a
Moisés, dizendo: 2“Fala a toda a Comunidade dos filhos de Israel, e dize-lhes: Sede santos, porque eu, o Senhor vosso
Deus, sou santo. 11Não furteis, não
digais mentiras, nem vos enganeis uns aos outros. 12Não jureis falso por meu
nome, profanando o nome do Senhor teu Deus. Eu sou o Senhor. 13Não explores o
teu próximo nem pratiques extorsão contra ele. Não retenhas contigo a diária do
assalariado até o dia seguinte. 14Não amaldiçoes o surdo, nem ponhas tropeço
diante do cego, mas temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor. 15Não cometas
injustiças no exercício da justiça; não favoreças o pobre nem prestigieis o
poderoso. Julga teu próximo conforme a justiça. 16Não sejas um maldizente entre
o teu povo. Não conspires, caluniando-o, contra a vida do teu próximo. Eu sou o
Senhor. 17Não tenhas no coração ódio contra teu irmão. Repreende o teu próximo,
para não te tornares culpado de pecado por causa dele. 18Não procures vingança,
nem guardes rancor aos teus compatriotas. Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Eu sou o Senhor”.
Evangelho: Mt 25,31-46
Naquele
tempo , disse Jesus aos seus discípulos :
31“Quando o Filho do Homem
vier em sua
glória , acompanhado
de todos os anjos ,
então se assentará em
seu trono
glorioso . 32Todos os povos
da terra serão
reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros ,
assim como
o pastor separa as ovelhas
dos cabritos . 33E colocará as
ovelhas à sua
direita e os cabritos
à sua esquerda .
34Então o Rei dirá aos que
estiverem à sua direita :
‘Vinde benditos de meu
Pai ! Recebei como
herança o Reino
que meu
Pai vos
preparou desde a criação
do mundo ! 35Pois
eu estava com
fome e me
destes de comer ; eu
estava com sede
e me destes de beber ;
eu era
estrangeiro e me
recebestes em casa ;
36eu estava nu e me
vestistes; eu estava doente
e cuidastes de mim ; eu
estava na prisão e fostes me
visitar ’. 37Então
os justos lhe
perguntarão: ‘Senhor , quando
foi que te
vimos com fome
e te demos
de comer ? Com
sede e te
demos de beber ?
38Quando foi que te vimos como estrangeiro
e te recebemos em
casa , e sem
roupa e te
vestimos? 39Quando foi que te vimos doente ou preso , e fomos te visitar ?’ 40Então
o Rei lhes
responderá: ‘Em verdade
eu vos
digo, que todas as vezes
que fizestes isso
a um dos menores
de meus irmãos ,
foi a mim que
o fizestes!’ 41Depois o Rei dirá aos que
estiverem à sua esquerda :
‘Afastai-vos de mim , malditos ! Ide para o fogo eterno , preparado para o diabo e para os seus anjos . 42Pois eu estava com fome e não me destes
de comer ; eu
estava com sede
e não me
destes de beber ; 43eu
era estrangeiro
e não me
recebestes em casa ;
eu estava nu
e não me
vestistes; eu estava doente
e na prisão e não
fostes me visitar ’.
44E responderão também eles : ‘Senhor , quando foi que te vimos com fome , ou com sede , como estrangeiro ,
ou nu ,
doente ou preso , e não te servimos?’ 45Então
o Rei lhes
responderá: ‘Em verdade
eu vos
digo, todas as vezes que não
fizestes isso a um
desses pequeninos , foi a mim que não o fizestes!’ 46Portanto ,
estes irão para
o castigo eterno ,
enquanto os justos
irão para a vida
eterna ”.
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Somos
chamados a Ser Santos Como Deus e a Ser Protetores Do Próximo
“Sede
santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, Sou santo”, assim diz o Senhor para
o povo de Israel através do legislador Moisés que lemos na Primeira Leitura de
hoje.
Aqui não se trata somente de uma santidade
ritual ou legal, mas trata-se da santidade moral, pois a maior parte das
ordenações são do âmbito religioso e moral.
Depois do princípio da santidade de Deus, o
legislador faz a enumeração dos preceitos morais. Em primeiro lugar, justiça
com o próximo. O legislador proíbe o furto, cortando de raiz suas ocasiões
ao proibir todo tipo de engano e falsidade com o próximo: “Não furteis, não digais mentiras, nem vos enganeis uns aos outros”.
Também é condenada toda opressão violenta contra o próximo: “Não explores o teu próximo nem pratiques
extorsão contra ele”. Em nome de Deus que sejam protegidos os pobres e
débeis e por isso, é proibido maldizer o surdo e pôr obstáculos ao cego porque
estes não podem contestar a sua conduta: “Não
amaldiçoes o surdo, nem ponhas tropeço diante do cego, mas temerás o teu Deus.
Eu sou o Senhor”. Nem pode profanar o Nome de Deus através de um juramento
falso: “Não jureis falso por meu nome,
profanando o nome do Senhor teu Deus. Eu sou o Senhor”.
Em
segundo lugar,
a retidão e a caridade para o próximo.
Contra toda acepção de pessoas é ordenado que pode favorecer a ninguém nem ao
pobre, nem ao rico: “Não cometas
injustiças no exercício da justiça; não favoreças o pobre nem prestigieis o
poderoso. Julga teu próximo conforme a justiça”. A justiça é a base da
ordem social, e por isso é inculcada a objetividade nas causas judiciais. O
legislador acrescenta que não se deve difamar ninguém com vistas ao
derramamento de sangue: “Não sejas um
maldizente entre o teu povo. Não conspires, caluniando-o, contra a vida do teu
próximo. Eu sou o Senhor”. E como base do sentido de justiça são proibidos
os desejos adversos internos contra o próximo e é recomendada a correção
fraterna: “Não tenhas no coração ódio
contra teu irmão. Repreende o teu próximo, para não te tornares culpado de
pecado por causa dele”. Os ódios reconcentrados no coração podem se
transformar em explosões violentas contra o próximo. E por fim, o grande
mandamento: “Amarás o teu próximo como a
ti mesmo. Eu sou o Senhor”. Mas aqui “próximo” se refere ao israelita ou
compatriota. No comentário rabínico se diz que “o próximo não é o samaritano,
nem o estrangeiro, nem o prosélito”. É a interpretação que davam os judeus no
tempo de Jesus. Na mensagem evangélica, o amor ao próximo é uma consequência e
projeção do amor a Deus-Pai celeste que faz nascer o sol para os bons e maus e
faz cair a chuva para os justos e injustos (Mt 5,43-48).
É interessante observar que se repete a frase
como refrão: “Eu sou o Senhor”. Aqui Deus se faz como garantia, o Guardião, o
Juiz da qualidade de nossas relações humanas. O fato de o homem explorar o
outro homem, seu próximo, Deus fica indiferente, mas se encoleriza.
“Sede
santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, Sou santo”. Entre homem e Deus há
um certo laço. Deus não se desinteressa da conduta do homem. E Jesus dirá: “Sede
perfeitos como vosso Pai é perfeito” (Mt 5,48).
“Roubo/Furto”, “Mentira”, “Exploração/Extorsão/Injustiça”,
“Difamação/Calúnia”, “Maldição”, “Pedra de tropeço/Escândalo”,
“Vingança/Guardar rancor”. Devo me deter em cada uma destas palavras. Qual é a
minha forma de tratar o outro? Ajude-me, Senhor a amar sem cessar a todos.
O
Amor Será o Critério De Nosso Julgamento Final
O texto do evangelho lido neste dia se
encontra no quinto e o último discurso de Jesus no evangelho de Mateus chamado
o Julgamento final (Mt 23-25). O evangelista Mateus quer nos recordar que o
homem jamais se esquece de que um dia sua vida na história terminará. Um poeta
espanhol escreveu: “Partimos, quando nascemos, caminhamos enquanto vivemos, e
chegamos no momento em que morremos”. São Paulo nos adverte: “Todos nós
teremos de comparecer manifestamente perante o tribunal de Cristo, a fim de que
cada um receba a retribuição do que tiver feito durante a sua vida no corpo,
seja para o bem, seja para o mal” (2Cor 5,10; cf. Hb 9,27). Segundo São
Paulo nós seremos julgados por Deus por aquilo que fizemos ou deixamos de fazer
aqui neste mundo, durante a nossa história. E o critério de avaliação vai ser
nosso amor para com os irmãos, para com todas as pessoas, principalmente para
os necessitados (cf. 1Cor 13,1-13).
Sabendo do término de nossa caminhada um dia
aqui neste mundo, o texto do evangelho deste dia
é uma das páginas mais
incômodas de todo o evangelho .
Uma das páginas do Evangelho
que sempre
temos mais medo
é a da parábola do “Juízo
final ”. Trata-se do momento
supremo do homem ,
do momento em
que deverá prestar
contas ao seu Criador, porque todos Lhe pertencem e que Ele esteve presente na
história de todos (cf. Mt 28,20; 25,40.45; 1Cor 3,16-17 etc.). Por isso,
fala-se de condenação e de salvação, de bênção e maldição, de chamada e de
repulsa: de eternidade. Qualquer homem
pode não encontrar
Deus durante
a vida , mas
não tem como
escapar do seu
próximo com quem Jesus se identifica. O verdadeiro
próximo é aquele
em cujo
caminho eu me coloco e não apenas aquele
que eu encontro no meu caminho.
No julgamento final, Jesus nos revela um Deus
que não se pode medir com os nossos cálculos matemáticos, legais ou rituais, um
Deus que, apesar de ser o mais próximo de nós, também é o mais afastado porque
Ele é o “diferente”, o “diverso”, o “outro”.
O critério usado no julgamento final é o AMOR
ao próximo, de modo especial o bem feito aos pobres e marginalizados, pois o
cerne da religião bíblica é a prática ou a vivência do amor. Todo o mais, por
mais belo e importante que ele seja, como o conhecimento e a fé em Deus parecem
ter valores apenas “parciais”. Mesmo o testemunho do sangue não significa nada
em comparação com o amor ao próximo (cf. 1 Cor 13,1-13). Mas não se trata do
bem, feito para atrair sobre si a bênção de Deus, ou com a esperança duma
recompensa, servindo-se do próximo como instrumento da benevolência divina, mas
trata-se do bem, feito ao homem pelo homem: o amor pelo amor. O ateu pode
percorrer as ruas do mundo sem encontrar Deus, mas não pode deixar de cruzar-se
com o seu próximo e com o próximo mais pobre, menos livre, mais oprimido, mais
só. Jesus se identifica com eles.
No evangelho
de hoje Jesus nos
recorda que no último
dia seremos julgados sobre o amor : “Todas as vezes
que não
fizestes isso (caridade )
a um desses pequeninos ,
foi a mim que
não o fizestes!”, diz o Senhor (Mt 25,45). Entre
o homem e Deus
há um certo
laço . Deus
não se desinteressa da conduta do homem .
As palavras
do Senhor neste dia
devem servir de exame
de consciência sobre
o estilo e a qualidade
de nossas relações com
todas as pessoas que
tratamos: falta de caridade ,
mentira , agressão ,
falsidade , exploração ,
apatia , insensibilidade
humana e assim
por diante .
Devemos nos deter
em cada
uma destas palavras e nas outras semelhantes . E cada
um deve se perguntar :
“Qual é o meu
estilo ou
meu modo
de tratar os outros ?”.
Deus se faz juiz
da qualidade de nossas relações com os
outros , e não
os comentários humanos .
Na Eucaristia ,
com os olhos
da fé , não
nos custa
muito descobrir
Cristo presente
no sacramento do pão
e do vinho . Mas
nos custa
muito descobrirmos Cristo
fora da Eucaristia ,
no sacramento do irmão .
Mas precisamente
a partir deste ângulo
é que será feita
a pergunta final ,
se descobrimos Cristo no irmão ou não . O Cristo que escutamos e que
recebemos na Eucaristia é o mesmo a quem
devemos servir nas pessoas
com as quais
nos encontramos durante
o dia .
Muitas vezes ,
e, sobretudo , em
situações de crise
perguntamos: “Onde está Deus ?”. Hoje , através do texto
de Mateus temos uma resposta clara :
nos que
sofrem, nos pobres ,
nos enfermos ,
ainda que
não queiramos ver
porque é incômodo ,
desagradável. Mas
comprometer-se, conviver , procurar qualidade
de vida , calor ,
não é isso
ser santo ?
Se decidirmos realmente
seguir a Jesus, teremos que
escolher o caminho
da vida . Optar
pela vida
é viver na solidariedade ,
na compaixão , na caridade ,
no perdão ... Mas
se escolhermos nossas ambições , o poder , a autossuficiência, etc., então
estaremos escolher o caminho
da morte eterna .
A quaresma
é o tempo oportuno
para praticar a solidariedade pela solidariedade, fazer o bem pelo bem. Dividir
o que se tem com quem não tem nada para viver é uma das maneiras de viver a
quaresma. Não basta fazer jejum. É preciso saber partilhar com o necessitado
com quem Jesus se identifica. Não basta fazer a abstinência de carne para se
controlar e sim doar a carne para quem necessita dela. O modo de amar, de
abraçar, de aceitar o meu irmão mais pequeno e mais oprimido é uma participação
evidente da intimidade mesma de Deus- Amor, um valor absoluto em si próprio.
Tudo o que é amor já é de Deus. Um critério que servirá, então, para crentes e
ateus será a lei do amor aos irmãos, escrito no interior de cada ser humano,
impulso para o bem, a chamada à fraternidade. Porque alguém pode ter fé em Deus
sem amar ao próximo e alguém pode se considerar ateu, mas sabe amar ao próximo.
O tempo da vida de cada um de nós neste mundo
é o tempo ou momento de discernimento: cada indivíduo se revela como
pertencente ao grupo das ovelhas ou ao grupo dos cabritos/cabras segundo a
posição que assumiu em sua vida diante da mensagem de Jesus Cristo. Dai surge a
separação efetuada pelo Pastor, Único que conhece as ações de cada um de nós em
sua verdadeira profundidade.
P.
Vitus Gustama,SVD
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