quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Terça-feira Da XXXIII Semana Comum,16/11/2021

DEUS ME CHAMA PELO NOME, POIS ME CONHECE 

Terça-Feira da XXXIII Semana Comum

Primeira Leitura: 2Mc 6,18-31

18 Eleazar era um dos principais doutores da Lei, homem de idade avançada e de venerável aparência. Quiseram obrigá-lo a comer carne de porco, abrindo à força sua boca. 19 Mas ele, preferindo morrer gloriosamente a viver desonrado, caminhou espontaneamente para a tortura da roda, 20 depois de ter cuspido o que lhe haviam posto na boca. Assim deveriam proceder os que têm a coragem de recusar aquilo que nem para salvar a vida é lícito comer. 21 Os encarregados desse ímpio banquete ritual, que conheciam Eleazar desde muito tempo, chamaram-no à parte e insistiram para que mandasse trazer carnes cujo uso lhes era permitido e que ele mesmo tivesse preparado, apenas fingisse comer carnes provenientes do sacrifício, conforme o rei ordenara. 22 Agindo assim evitaria a morte, aproveitando esta oportunidade que lhe davam em consideração à velha amizade. 23 Mas ele tomou uma nobre resolução digna da sua idade, digna do prestígio de sua velhice, dos seus cabelos embranquecidos com honra, e da vida sem mancha que levara desde a infância. Uma resolução digna, sobretudo, da santa legislação instituída pelo próprio Deus. E respondeu coerentemente, dizendo que o mandassem logo para a mansão dos mortos. 24 E acrescentou: “Usar desse fingimento seria indigno da nossa idade. Muitos jovens ficariam convencidos de que Eleazar, aos noventa anos, adotou as normas de vida dos estrangeiros; 25 seriam enganados por mim, por causa do fingimento que eu usaria para salvar um breve resto de vida. De minha parte eu atrairia sobre minha velhice a vergonha e a desonra. 26 E ainda que escapasse por um momento ao castigo dos homens, eu não poderia, nem vivo nem morto, fugir das mãos do Todo-poderoso. 27 Se, pelo contrário, eu agora renunciar corajosamente a esta vida, vou mostrar-me digno de minha velhice, 28 e deixarei aos jovens o nobre exemplo de como se deve morrer, com entusiasmo e generosidade, pelas veneráveis e santas leis”. Ditas estas palavras, caminhou logo para o suplício. 29 Os que o conduziam, transformaram em brutalidade a benevolência manifestada pouco antes. E consideraram loucas as palavras que ele acabara de dizer. 30 Eleazar, porém, estando para morrer sob os golpes, disse ainda entre gemidos: “O Senhor, em sua santa sabedoria, vê muito bem que eu, podendo escapar da morte, suporto em meu corpo as dores cruéis provocadas pelos açoites, mas em minha alma suporto-as com alegria, por causa do temor que lhe tenho”. 31 Assim Eleazar partiu desta vida. Com sua morte deixou um exemplo de coragem e um modelo inesquecível de virtude, não só para os jovens, mas também para toda a nação.

Evangelho: Lc 19,1-10

Naquele tempo, 1 Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. 2 Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. 3 Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. 4 Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. 5 Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. 6 Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria. 7 Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!” 8 Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”. 9 Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. 10 Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”. O encontro de Jesus com Zaqueu nos mostra a etapas da conversão até chegar a salvação: “Hoje a salvação entrou nesta casa”.

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Resistir Até o Fim Em Nome Da Dignidade Da Fé No Deus Verdadeiro 

A Primeira Leitura nos conta o martírio de Eleazar, um ancião venerável de noventa anos de idade. 

O autor do Segundo Livro dos Macabeus se propõe a fortalecer a fé de seus irmãos apresentando-lhes o exemplo daqueles que resistiram heroicamente a perseguição. O martírio de Eleazar é o primeiro que a Sagrada Escritura conta com precisão: “Eleazar era um dos principais doutores da Lei, homem de idade avançada e de venerável aparência. Quiseram obrigá-lo a comer carne de porco, abrindo à força sua boca. Mas ele, preferindo morrer gloriosamente a viver desonrado”. O autor escolheu entre os mártires judeus um caso típico de fidelidade às leis sobre a comida impura, especificamente o porco (Lv 11,7). Eleazar, venerável por sua sabedoria e velhice, o será ainda mais por sua coragem e integridade de costumes. 

O exemplo do ancião Eleazar, que se mantém firme em sua fé apesar das promessas e das ameaças dos inimigos de Israel, é admirável e serve de lição para seus contemporâneos, e para nós hoje. Morre com maior dignidade, à maneira dos mártires cristãos. Para os santos Padres Eleazar é o protomártir do Antigo Testamento e o mestre dos sete irmãos Macabeus. Eleazar é perito em Sagradas Escrituras e ele mesmo deve colocar em prática o que ensina, e quer deixar aos jovens o exemplo de que precisam estar dispostos a morrer pela Lei e pela Aliança (2Mc 6,8; 7,30;10,26; 12,40; 15,9; 1Mc 2,20). Na agonia da morte, Eleazar entregou-se ao Senhor que tudo sabe, literalmente, “tema santa sabedoria”, sabedoria que nada tem de terrena e que julga com justiça todas as coisas (2Mc 6,30). Eleazar, testemunho heroico de fidelidade a Deus e à lei, morre proclamando que é preciso superar todas as desventuras por amor  e por reverência a Deus (2Mc 6,30). O bom ancião quer dar a todos um exemplo de fidelidade à Aliança: “se eu morrer agora como um homem valente, mostrar-me-ei digno dos meus anos e deixarei aos jovens um nobre exemplo”. “Com sua morte deixou um exemplo de coragem e um modelo inesquecível de virtude, não só para os jovens, mas também para toda a nação”. 

Eleazar é um dos primeiros a dar um longo testemunho de sua fé em Deus, mesmo com sua vida. Sua atitude nos lembra a integridade de Jesus antes de sua morte: "minha alma está triste a ponto de morrer ... Aba, Pai, tira este cálice de mim, mas não o que eu quero, mas o que tu queres" (Mc 14,34-36). 

Tantos cristãos que, imitando estes exemplos, foram e continuam a ser fiéis à sua consciência, no meio de tentações, lisonjas e ameaças. Mártires de todos os tempos, exemplo e incentivo ou estímulo para nós, que às vezes tão facilmente nos assustamos diante das dificuldades e desafios na caminhada nesta vida como cristãos. 

Deus Conhece Meu Nome e Minha Situação e Quer Me Salvar Para Eu Salvar Os Outros 

Estamos com Jesus no seu caminho para Jerusalém, escutando suas últimas e importantes lições para todos nós como seus seguidores (Lc 9,51-19,28). Ele será crucificado, morto e glorificado. Ao viver seus ensinamentos nós vamos levar adiante a missão ou a causa de Jesus.

Na passagem do evangelho de hoje o evangelista Lucas nos descreve passo a passo o processo de conhecer Jesus que terminará na conversão e no seguimento. 

O primeiro passo consiste no desejo de ver Jesus. O verbo “VER” é muito importante neste relato. O episódio que precede a nossa narrativa é a cura de um mendigo cego (=não pode ver) às portas da cidade (Lc 18,35-43). É claro que a graça de Deus faz surgir esse desejo de ver Jesus. O “ver” e o “subir” (em uma árvore) indicam aqui mais do que curiosidade: indicam uma procura intensa, uma vontade firme de encontro com algo novo, uma ânsia de descobrir o “Reino”, um desejo de fazer parte dessa comunidade de salvação que Jesus anuncia. 

Zaqueu tem uma vontade intensa, profunda e imensa em ver Jesus a ponto de subir em uma arvore por causa de sua estatura pequena. Mas o que acontece nesse processo de querer ver Jesus? Em vez de ver Jesus, é o próprio Jesus quem quer ver Zaqueu, e Zaqueu é visto por Jesus antes de Zaqueu ver Jesus: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. Jesus chama Zaqueu pelo nome. Zaqueu deve pensar em silêncio, no meio daquela multidão de gente: “De onde Jesus sabe do meu nome? Eu sou pecador, pois sou publicano e chefe dos publicanos. Sou ladrão do dinheiro público. Eu sou excluído da sociedade. A sociedade faz questão de me esquecer, de não querer olhar para mim ou me olha com um olhar cínico e clínico. E Jesus me chama pelo nome e quer estar comigo na minha casa? Jesus me conhece?”.

Sim, Deus nos conhece e nos chama pelo nome: “Eu te chamo pelo nome, és Meu”, diz o Senhor Deus (Is 43,1), pois nosso nome está gravado na palma da mão de Deus (cf. Is 49,16). Deus não Se esquece de mim: “Pode uma mulher esquecer-se daquele que amamenta? Não ter ternura pelo fruto de suas entranhas? Mesmo que ela o esquecesse, Eu não te esqueceria”, diz o Senhor (Is 49,15). Ninguém é anônimo diante de Deus. Eu posso estar no meio da multidão desconhecida, mas dentro dessa multidão eu tenho meu nome para Deus e Ele me chama pelo nome. Eu posso estar sozinho em casa, na rua ou em qualquer lugar e situação, mas Deus está comigo (cf. Mt 28,20), me conhece e me chama pelo nome. De fato, eu não estou sozinho nesse universo aberto com minhas perguntas e interrogações, meus desejos e sonhos, meus medos e preocupações. Deus me envolve de todos os lados, e me ama, pois Ele quer me salvar. Eu sou de Deus! Ele quer me dizer, como disse a Zaqueu: “Hoje eu devo ficar na tua casa!”. 

O segundo passo exige a superação de todos os obstáculos. Para Zaqueu o maior obstáculo é sua baixa estatura. Não se trata de uma informação sem importância sobre o aspecto físico de Zaqueu. A intenção do evangelista é a de nos mostrar que, aos olhos de todos, Zaqueu é muito pequeno, insignificante, quase imperceptível por ser considerado um pecador público. É um pequeno ponto perdido numa sociedade que se considera sem mancha e sem falha. Zaqueu não é um simples publicano, mas é o “Chefe dos publicanos”, um gerente de ladrões, por isso é um grande pecador público.

Zaqueu resolve o obstáculo de baixa estatura ao subir numa árvore. Quando quisermos fazer algo de nossa importância ou de nossa necessidade, usaremos todos os meios para alcançá-la. Este homem tem tudo na vida, mesmo assim ainda está insatisfeito. É tão profunda, irreprimível, avassaladora a necessidade de ver Jesus que para satisfazê-la, está até disposto a expor-se ao ridículo diante de uma multidão que com certeza não tem simpatia por ele. Um dito popular diz: “Para quem faz o melhor ou quer melhorar a vida tanto material como espiritual não existe o ridículo nem medo nem vergonha”.

Assim deve ser a nossa busca de Deus: nem falsa vergonha nem medo ao ridículo devem impedir que ponhamos os meios para encontrar o Senhor. Zaqueu procura ver aquele que tem condições de compreender o seu drama interior, mas alguém quer impedi-lo. São os “grandes”, as pessoas “de elevada estatura” que cercam Jesus e não toleram que “os pequenos”, “os impuros” entrem em contato com Ele. Também na narrativa anterior a multidão agiu da mesma maneira: os que seguiam Jesus repreendiam o cego rudemente para que se calasse, mas a vontade de querer ficar curado era tão grande a ponto de o cego gritar a Jesus. Em Zaqueu os que se acham “puros e santos” só conseguem ver o publicano, o pecador, o aproveitador, nada mais. Não reconhecem nele nada de bom, nada de positivo. É um perdido para eles. É como se estivessem usando óculos escuros: estão enxergando tudo escuro. Mas Jesus vê os anseios de Zaqueu e quer conversar com ele. Jesus dedica seu tempo para conversar com Zaqueu, porque para Deus ninguém é pequeno por causa de Seu amor por nós. Nada é pequeno quando o amor é grande. 

Um verdadeiro cristão jamais opta por um caminho de condenação ou de julgamento, e sim por um caminho que facilite a chegada dos outros próximos de Deus. Quem condena o outro, se condena. Quem salva o outro, se salva também: “Saiba”, diz São Tiago, “aquele que fizer um pecador retroceder do seu erro, salvará sua alma da morte e fará desaparecer uma multidão de pecado” (Tg 5,20).         

O terceiro passo comporta deixar-se amar por Jesus sem restrições nem desconfiança, abrindo-lhe as portas do coração.  

De seu posto de observador (árvore), não é Zaqueu quem vê Jesus. É Jesus quem o vê e o chama pelo nome e se auto-convida para hospedar-se na casa dele: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. Para Zaqueu tudo isto é uma grande surpresa. Deus é surpresa para quem tem o profundo desejo de encontrá-Lo. Como resposta Zaqueu desceu depressa da árvore para receber Jesus em sua casa, com alegria. A salvação entrou assim em sua casa. 

Descer de pressa de uma arvore não é fácil, pois ao ver para baixo de cima de uma arvore, parece a distância se dobrar e por isso causa o medo de cair. Assim também, não é fácil sair de nossa posição para outra posição; de um lugar para outro lugar. Não é fácil aceitar a mudança. Geralmente mudamos por necessidade. Mas temos que aceitar e reconhecer que o código de um mundo em desenvolvimento é mudança e transformação. Não há nada que seja pior do que fazer muito bem o que não é necessário fazer. Os nossos pseudo-desejos não preenchem o nosso coração. Mesmo que consigamos realizá-los, eles nunca serão nossos desejos verdadeiros e por isso, eles vão deixar nosso coração vazio.          

O quarto passo é uma mudança radical de vida. Radical significa deixar de lado os esquemas e mentalidades antigos, para adequar-se às exigências do Reino de Deus. Isto não se faz com palavras ou com boas intenções, mas com gestos concretos: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres e, se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”.  Zaqueu dispõe-se a dar metade de seus bens aos pobres e a indenizar, quatro vezes mais, aquilo que roubou. Desta forma ele prova que, realmente, a salvação tem entrado em sua casa. Aqui Zaqueu nos mostra de que maneira a conversão influi em nossa relação com os bens materiais. O encontro verdadeiro com Cristo faz abrir o coração, o bolso e as mãos. O gesto de Zaqueu nasce da conversão interior, da mudança de vida, provocada pelo encontro com Jesus. Quando colocarmos o ouro e a prata acima de Deus que os criou, a conversão se tornará difícil. Mas quando reconhecermos que Deus deve estar acima de ouro e prata, o caminho da conversão se torna fácil.

Zaqueu abandonou sue velho estilo de vida, evidentemente perdeu seu dinheiro, mas encontrou sua honradez humana, sua salvação, o sentido da justiça e o amor para seu próximo, especialmente para os necessitados e os explorados por ele durante o exercício de sua profissão. Se ontem Jesus devolveu a vista a um cego, hoje ele devolveu a paz para uma pessoa de vida complicada.

Na casa de Zaqueu entrou a salvação de Deus e Jesus mesmo se encontra dentro dela. Podemos dizer que a verdadeira casa de Jesus é aquela onde o pai e a família, em conjunto, cumprem a exigência representada e resumida na atitude de Zaqueu. Deus entra em cada casa onde o amor fraterno tem seu lugar.             

Será que a salvação também entrou na minha vida, na minha casa, na sua casa como entrou na casa de Zaqueu?  Será que tenho vontade de sair do chão da minha vida e de procurar algo que posso “ver” e conhecer Jesus? Quais são “arvores” que me ajudam com facilidade a “ver” e a conhecer Jesus?

P. Vitus Gustama,svd

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