12/01/2018
APROXIMAR-SE DE JESUS NOS CURA E NOS CAPACITA A SUPERAR OS PROBLEMAS
DA VIDA
Sexta-Feira da I Semana
Comum
Naqueles dias, 4 todos os anciãos de Israel se reuniram, foram procurar
Samuel em Ramá, 5 e disseram-lhe: “Olha, tu estás velho, e teus filhos não
seguem os teus caminhos. Por isso, estabelece sobre nós um rei, para que exerça
a justiça entre nós, como se faz em todos os povos”. 6 Samuel não gostou,
quando lhe disseram: “Dá-nos um rei, para que nos julgue”. E invocou o Senhor.
7 O Senhor disse a Samuel: “Atende a tudo o que o povo te diz. Porque não é a
ti que eles rejeitam, mas a mim, para que eu não reine mais sobre eles”. 10 Samuel
transmitiu todas as palavras do Senhor ao povo, que lhe pedira um rei 11 e
disse: “Estes serão os direitos do rei que reinará sobre vós: Tomará vossos
filhos e os encarregará dos seus carros de guerra e dos seus cavalos e os fará
correr à frente do seu carro. 12 Fará deles chefes de mil, e de cinquenta
homens, e os empregará em suas lavouras e em suas colheitas, na fabricação de
suas armas e de seus carros. 13 Fará de vossas filhas suas perfumistas,
cozinheiras e padeiras. 14 Tirará os vossos melhores campos, vinhas e olivais e
os dará aos seus funcionários. 15 Das vossas colheitas e das vossas vinhas ele
cobrará o dízimo, e o destinará aos seus eunucos e aos seus criados. 16 Tomará
também vossos servos e servas, vossos melhores bois e jumentos, e os fará
trabalhar para ele. 17 Exigirá o dízimo de vossos rebanhos, e vós sereis seus
escravos. 18 Naquele dia, clamareis ao Senhor por causa do rei que vós mesmos
escolhestes, mas o Senhor não vos ouvirá”. 19 Porém, o povo não quis dar
ouvidos às razões de Samuel, e disse: “Não importa! Queremos um rei, 20 pois
queremos ser como todas as outras nações. O nosso rei administrará a justiça,
marchará à nossa frente e combaterá por nós em todas as guerras”. 21 Samuel
ouviu todas as palavras do povo e repetiu-as aos ouvidos do Senhor. 22ª Mas o
Senhor disse-lhe: “Faze-lhes a vontade, e dá-lhes um rei”.
1
Alguns dias
depois , Jesus entrou de novo
em Cafarnaum .
Logo se espalhou a notícia
de que ele
estava em casa .
2 E reuniram-se ali tantas pessoas , que já não havia lugar , nem mesmo diante da
porta . E Jesus anunciava-lhes a Palavra . 3 Trouxeram-lhe, então ,
um paralítico ,
carregado por
quatro homens .
4 Mas não
conseguindo chegar até
Jesus, por causa
da multidão , abriram então o teto , bem em cima do lugar onde ele se
encontrava. Por essa abertura desceram a cama em que o paralítico estava deitado .
5 Quando viu a fé
daqueles homens , Jesus disse ao paralítico : “Filho ,
os teus pecados
estão perdoados”. 6 Ora , alguns mestres
da Lei , que
estavam ali sentados, refletiam em seus corações : 7 “Como
este homem
pode falar assim ?
Ele está blasfemando: ninguém pode perdoar pecados , a não ser Deus ”. 8 Jesus
percebeu logo o que
eles estavam pensando no seu íntimo , e
disse: “Por que
pensais assim em
vossos corações ?
9 O que é mais
fácil : dizer
ao paralítico : ‘Os teus
pecados estão perdoados’, ou dizer : ‘Levanta-te, pega a tua cama e anda ’? 10 Pois bem , para que
saibais que o Filho
do Homem tem, na terra ,
poder de perdoar pecados , — disse ele
ao paralítico : 11 eu
te ordeno: levanta-te, pega tua cama , e vai para tua casa !” 12 O paralítico então
se levantou e, carregando a sua cama , saiu diante de todos . E ficaram todos
admirados e louvavam a Deus , dizendo: “Nunca vimos uma coisa assim ”.
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Liderar No Espirito De Deus Salva a Humanidade
“Olha,
tu estás velho, e teus filhos não seguem os teus caminhos. Por isso, estabelece
sobre nós um rei, para que exerça a justiça entre nós, como se faz em todos os
povos”. É o pedido dos anciãos para Samuel.
A cena narrada na Primeira Leitura de hoje é
um momento crucial na história de Israel. Depois de uns duzentos anos sob a
guia dos juízes, o povo de Israel pede um rei.
Até então as doze tribos iam por sua conta própria,
não muito bem coordenadas. Agora se dão conta de que seria melhor para eles que
houvesse uma força unificadora tal como os povos vizinhos. Por isso, pedem a
Samuel um rei. Os
pretextos invocados pelos anciãos para instituir um rei baseiam-se no fato de
que Samuel já é velho e que seus filhos não seguiram seus caminhos. Eles
desejavam que houvesse um rei que, em um momento de perigo, reunisse as pessoas
ao seu redor e conduzisse o povo à vitória contra os inimigos. Eles querem uma
autoridade estável, não de circunstâncias, como aconteceu no tempo dos juízes.
Mas Samuel não gosta nada desta ideia, pois,
na realidade, o rei se absolutizará e não se sentirá mediador entre Deus e o
povo e consequentemente tiranizará o povo. Samuel interpreta esse pedido como
uma ofensa a Deus. Mesmo assim, Samuel “consulta” Deus sobre esta ideia. Apesar
de tudo, Deus concorda.
A exemplo de Samuel, jamais tomaríamos qualquer
decisão sem “consultar” Deus na nossa oração e meditação. Para escutar melhor
precisamos criar o silêncio dentro de nós e ao nosso redor. O silêncio, para
escutar melhor, é um dos gestos simbólicos menos entendidos quase por nós
todos. A
virtude de escutar é dispensável ao discípulo, quer ele esteja dialogando com o
mestre, quer ele esteja dialogando com outro discípulo ou com alguém mais
simples no critério da sociedade.
Em segundo lugar, a corrente monárquica
começou a cristalizar a partir do momento em que Samuel instituiu como seus
sucessores no governo civil e militar seus dois filhos (nepotismo). Mas os
filhos de Samuel não têm nenhuma moral para liderar o povo de Israel. O
comportamento venal ou corrupto de seus filhos possibilita a instituição de um
rei representativo da nação. Com seus atos, os filhos de Samuel transgrediram a
lei de Dt 16,18-19. Samuel também não tinha força para corrigi-los. A fraqueza
de Samuel deve ser atribuída a sua velhice.
Esse tipo de nepotismo e favoritismo, que o
primeiro Livro de Samuel nos dá hoje, continua a ser válido entre os
governantes atuais? Deus não rejeita os governantes legalmente constituídos.
Mas rejeita os abusos que eles frequentemente cometem. Estar à frente de um povo
como governante é tornar-se um servo de todos para buscar o bem de todos. O
poder não pode ser usado para os próprios interesses, caso contrário o
governante se tornaria um opressor de seu povo. Toda autoridade vem do alto. O
exemplo maravilhoso é preservado em algumas nações, quando no começo do
mandato, o novo líder faz o juramento colocando a mão sobre Bíblia (Livro
Sagrado), para que possa servir o seu povo dentro da justiça e da igualdade ou
sob a luz e a orientação da Palavra de Deus! A Palavra da Sagrada Escritura
acompanha o novo líder na sua tomada de decisão e em projetos a favor do povo,
como projetos de vida e não morte. Que a Palavra de Deus nos acompanhe todos os
cristãos, para que, mesmo no ambiente familiar, estejamos ao serviço do
Evangelho e da salvação de todos.
Monarquia ou república ou qualquer outro
sistema politico: tudo pode ser bom e mau. O importante em qualquer regime político
é buscar o bem-estar da comunidade segunindo fielmente os valores de Deus.
Certamente, o estilo de autoridade que nos
ensinou Jesus é diferente deste que teme Samuel. Jesus diz aos apóstolos que não
façam como os chefes deste mundo que tiranizam e dominam sem que entendam a
autoridade como um serviço, imitando Jesus que não veio para ser servido e sim
para servir e dar sua vida pelos demais.
Crer Em Jesus Tira Todas As Nossa Paralisias e Nos Capacita
Superar Os Problemas Da Vida
“Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse
ao paralítico: ´Filho, os teus pecados estão perdoados´”.
Sabemos que
o evangelho de Marcos
foi escrito para
responder a esta pergunta :
“Quem é Jesus?”.
O evangelho
de hoje nos
leva um
passo adiante
no conhecimento de Jesus. Aqui não se fala somente de Jesus que ensina e cura ; na se apresenta somente
como o portador
de um bem-estar .
Sua ação vai em profundidade .
Jesus rompe a barreira que havia entre
o homem e Deus ,
entre o Santo
Deus e o homem
realmente impuro
por ser pecador . Com o perdão de Deus ,
Jesus une novamente a terra
e o céu .
A cura
do paralitico é, por isso , uma válida
síntese da Palavra
proclamada por Jesus Cristo . O Reino
de Deus se aproxima porque
Deus decidiu oferecer
seu perdão ,
por amor ,
aos homens : “Filho ,
os teus pecados
estão perdoados!”. Ele chama o paralitico de: “filho ”.
Jesus, o Deus-Conosco, se faz voz do Pai que está no
céu ao dizer :
“filho ”. Jesus é o Pai
encarnado , o Emanuel, o Deus-Conosco. E
acrescenta: “Os teus pecados estão perdoados”. Ele
não diz: “Eu
te perdôo” e sim
“os teus pecados
estão perdoados”, isto é, por Deus .
Os escribas
não estão de acordo :
somente Deus poderia comunicar este gozoso anúncio do perdão
dos pecados , segundo
eles . Também
segundo os hebreus ,
perdoar os pecados
não era
uma tarefa do Messias .
Jesus, pelo contrario, se comporta
de fato como
se estivesse no lugar de Deus . Neste caso ,
Jesus chama a si
mesmo de “Filho
do Homem ”, para
evitar o conceito
tradicionalmente vinculado à expressão “Messias ”. Aos poucos
Jesus vai se revelando como Messias , Filho de Deus como Mc
colocou logo no inicio de seu evangelho :
“Princípio do Evangelho de Jesus Cristo ,
Filho de Deus ”
(Mc 1,1). Mc vai colocar o título
de “Filho de Deus ”
bem no final
do seu evangelho
na boca de um
centurião : “Verdadeiramente este homem era filho de Deus ” (Mc 15,39), no momento
em que
Jesus morreu na cruz . A cruz que salva faz o centurião
enxergar a salvação oferecida por
Deus .
Jesus foi sempre
experimentado pelos primeiros
cristãos como
alguém que
lhes questionava e quebrava as imagens religiosas mais
profundamente sentidas. O Livro dos Atos
é o melhor documento
desta dinâmica que
fala com
profundidade uma religiosidade rígida e intolerante
dos contemporâneos dos apóstolos . “Zelo ” é o termo técnico em Paulo e em Atos para designar
a rigidez e a intolerância
religiosas.
Ao contrário
dos letrados , a fé
do povo e sua
confiança no poder de
Jesus continuam crescendo . Boa prova disto é o esforço
que os quatro
homens fazem para
alcançar Jesus. Ao encontrar
a porta fechada pela
multidão que
se aglomera diante dela, em vez de ficar desesperados e paralisados, os quatro
homens sobem para
o teto da casa
para que o paralítico possa encontrar-se com
Jesus. E Jesus valoriza a fé desses homens e do enfermo
a quem lhe
dá o perdão e são
compensados pela
cura do paralítico .
Jesus não se contenta
com o perdoar
os pecados e sim
que tenhamos consciência
de que o perdão
é real e cura
também as enfermidades
físicas . Ele
salva o homem
totalmente . Jesus é o Deus que vê o pecado , mas não condena
ou não
julga o pecador , mas
o perdoa.
Creio que ,
a exemplo do paralitico, muitas coisas não
funcionam na nossa vida
porque não
estamos em bom
relacionamento com nosso
Pai do céu .
Este mau
relacionamento com o céu faz com que nos
tornemos paralíticos e paralisemos o crescimento de nossa
vida . É preciso
nos aproximarmos de Jesus para
que ele
abra novamente o céu
fechado com seu
perdão para que possamos voltar a viver na felicidade
caminhando com nossas próprias pernas .
P. Vitus Gustama,svd
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