16/01/2018
A VIDA HUMANA É MAIS SAGRADA DO
QUE QUALQUER
LEI
Naqueles dias, 1 o
Senhor disse a Samuel: “Até quando ficarás chorando por causa de Saul, se eu
mesmo o rejeitei para que não reine mais sobre Israel? Enche o chifre de óleo e
vem, para que eu te envie à casa de Jessé de Belém, pois escolhi um rei para
mim entre os seus filhos”. 2 Samuel ponderou: “Como posso ir? Se Saul o souber,
vai me matar”. O Senhor respondeu: “Tomarás contigo uma novilha da manada, e
dirás: ‘Vim para oferecer um sacrifício ao Senhor’. 3 Convidarás Jessé para o
sacrifício. Eu te mostrarei o que deves fazer, e tu ungirás a quem eu te
designar”. 4 Samuel fez o que o Senhor lhe disse, e foi a Belém. Os anciãos da
cidade vieram-lhe ao encontro, e perguntaram: “É de paz a tua vinda?” 5 “Sim, é
de paz”, respondeu Samuel. Vim para fazer um sacrifício ao Senhor.
Purificai-vos e vinde comigo, para que eu ofereça a vítima”. Ele purificou
então Jessé e seus filhos e convidou-os para o sacrifício. 6 Assim que
chegaram, Samuel viu a Eliab, e disse consigo: “Certamente é este o ungido do
Senhor!” 7 Mas o Senhor disse-lhe: “Não
olhes para a sua aparência nem para a sua grande estatura, porque eu o
rejeitei. Não julgo segundo os
critérios do homem: o homem vê as aparências, mas o Senhor olha o coração”.
8 Então Jessé chamou Abinadab e apresentou-o a Samuel, que disse: “Também não é
este que o Senhor escolheu”. 9 Jessé trouxe-lhe depois Sama, e Samuel disse: “A
este tampouco o Senhor escolheu”. 10 Jessé fez vir seus sete filhos à presença
de Samuel, mas Samuel disse: “O Senhor não escolheu a nenhum deles”. 11 E
acrescentou: “Estão aqui todos os teus filhos?” Jessé respondeu: “Resta ainda o
mais novo, que está apascentando as ovelhas”. E Samuel ordenou a Jessé: “Manda
buscá-lo, pois não nos sentaremos à mesa, enquanto ele não chegar”. 12 Jessé
mandou buscá-lo. Era ruivo, de belos olhos e de formosa aparência. E o Senhor
disse: “Levanta-te, unge-o: é este!” 13 Samuel tomou o chifre com óleo e ungiu
Davi na presença de seus irmãos. E a partir daquele dia, o espírito do Senhor
se apoderou de Davi. A seguir, Samuel se pôs a caminho e voltou para Ramá.
Evangelho: Mc 2,23-28
23Jesus estava passando por uns campos
de trigo , em
dia de sábado .
Seus discípulos
começaram a arrancar espigas ,
enquanto caminhavam. 24Então
os fariseus disseram a Jesus: “Olha ! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido ?”
25Jesus lhes disse: “Por
acaso , nunca
lestes o que
Davi e seus companheiros
fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome ?
26Como
ele entrou na casa
de Deus , no tempo
em que
Abiatar era sumo
sacerdote , comeu os pães
oferecidos a Deus , e os deu também aos seus
companheiros ? No entanto ,
só aos sacerdotes
é permitido comer
esses pães ”.
27E acrescentou: “O sábado foi feito
para o homem ,
e não o homem
para o sábado .
28Portanto ,
o Filho do Homem
é senhor também
do sábado ”.
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Deus Olha Para o Coração
Humano e Não Sua Aparência Física
“Não
olhes para a sua aparência nem para a sua grande estatura, porque eu o
rejeitei. Não julgo segundo os critérios do homem: o homem vê as aparências,
mas o Senhor olha o coração”, disse Deus a Samuel.
Depois que Saul foi rejeitado por Deus por
seus atos de desobediência (1Sm 15,26), hoje o texto da Primeira Leitura nos
conta, em uma das várias versões que existem nos livros históricos da época, a
eleição e a unção de Davi como rei. Samuel é encarregado para preparar o
sucessor de Saul, que ainda estará no cargo por um tempo. A grande novidade é que,
ao contrário de Saul, a eleição de David será irrevogável. Mas essa
irreversibilidade também será um presente imerecido, que decorre da
misericórdia gratuita do coração de Deus.
Começa, então, a história de Davi, “o rei
ideal”, carismático por excelência. Davi era o mais novo dos oito filhos de
Jessé. Jessé era descendente da tribo de Judá e bisneto de Boaz e Rute. Na juventude,
Davi cuidava dos rebanhos da família. Como pastor dos rebanhos, Davi aprendeu a
cuidar dos animais, inclusive contra os predadores (cf. 1Sm 17,37). Davi era o
nome do maior rei de Israel e o ancestral humano do Senhor Jesus e era um dos
personagens mais importantes de todo o AT, junto a Abrão e Moisés (cf. Mt
1,1-17: genealogia). Sua história, suas realizações e seus problemas receberam
um tratamento extensivo de 1Sm 16 a 2Rs 1 e em 1Crônicos 2 a 9. Davi era notável,
tanto por seu amor a Deus como por sua aparência física (1Sm 16,12).
O que mais se destaca é que,
independentemente da intervenção que os homens e as circunstâncias tiveram,
Davi foi uma escolha feita por Deus para ser guia de seu povo. Como o Salmo Responsosrial
(Sl 88) de hoje diz: ”Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor, e
o ungi, para ser rei, com meu óleo consagrado. Estará sempre com ele a minha
mão onipotente e meu braço poderoso há de ser a sua força”. O fracasso de
Saul é interpretado como castigo de Deus pela sua desobediência. O sucesso de
David, como um presente gratuito de Deus.
“Não
olhes para a sua aparência nem para a sua grande estatura, porque eu o
rejeitei. Não julgo segundo os critérios do homem: o homem vê as aparências,
mas o Senhor olha o coração”, disse Deus a Samuel.
A simpática cena de Samuel em casa de Jessé
para saber de Deus qual seria o futuro rei entre os filhos de Jessé nos dá a
entender que os caminhos de Deus não são como os nossos (Cf. Is 55,8).
Todos tinham apostado em irmãos mais velhos,
mais fortes e experientes. Ninguém contava com Davi. Seu pai Jessé quase se esqueceu
que Davi existisse. Eles começariam a comer sem ele. Mas Samuel espera que
chegue o mais jovem entre os filhos de Jessé, o menino Davi, e o unge por ordem
de Deus e “a partir daquele dia, o Espírito
do Senhor se apoderou de Davi”.
Muitas vezes nós julgamos alguém por aparências,
por valores externos. O mundo de hoje aplaude em seus concursos, em seus
campeonatos e em seus meios de comunicação, os mais fortes, os sãos, os que têm
êxito. Mas Deus aplaude outros valores. Nada se vê em Davi uma pessoa forte,
mas Deus vê seu coração.
A sabedoria de Deus dita a Samuel continua
valendo para todas as pessoas e todos os lugares e tempos: “Não olhes para a sua aparência nem para a
sua grande estatura, porque eu o rejeitei. Não julgo segundo os critérios do
homem: o homem vê as aparências, mas o Senhor olha o coração”.
O coração é o centro de nosso ser, a fonte de
nossa personalidade, o motivo principal de nossas atitudes e escolhas, o lugar
da misteriosa ação de Deus. O coração representa o ser humano em sua
totalidade; é o centro original da pessoa humana, aquilo que lhe dá a unidade. Ter
coração equivale para o homem antigo a ser uma personalidade íntegra.
Se vivermos a partir do coração puro,
seguramente levaremos a vida de honestidade cheio de amor fraterno, e pararemos
do pôr nossas ilusões e confiança em ídolos humanos e em instituições efêmeras
que só sabem explorar a vida do mais humilde e inocente. Pela aparência, Davi é
pequeno. Mas Deus usa outros critério: Ele escolhe os meios mais pobres e as
pessoas mais débeis e humildes, segundo o critério do mundo, capazes de fazer
grandes coisas. Como disse a Mãe do Senhor, Maria: “O Senhor olhou para a
pequenez de sua serva e fez em mim maravilhas” (Lc 1,46-49).
A Vida e a Salvação Do Homem
São Sagradas e Estão Acima De Qualquer Por Sagrada que apreça Ser
A controvérsia
entre Jesus e os fariseus
continua. No dia anterior
a controvérsia era
sobre o jejum .
Hoje a discussão
ou a controvérsia
está em torno
do Sábado e sua
observação .
O sábado
era um
dos principais mandamentos
para os judeus . A finalidade
de sua observação
era , inicialmente ,
para o descanso
humano para celebrar a libertação
humana (Dt 5,12-15). Na linha sacerdotal (cf. Ex 20,8-11) a finalidade do sábado
era para imitar o repouso
de Deus ao findar-se a obra da Criação .
O sábado tornou-se como
dia para ser dedicado a Deus e
ao culto . A partir
do exílio na Babilônia a valorização do sábado se tornou exagerada. Observar
o sábado entre
os pagãos , durante
o exílio , era
um sinal
da identidade israelita .
Era tão
importante como
todos os mandamentos
juntos . Todo
trabalho era proibido (234 atividades
proibidas). Transgredir
o sábado podia levar
o acusado à condenação dependendo da gravidade do ato
até a pena
de morte (cf. Ex 31,12-17; 35,1-3). O sábado se tornou, então ,
algo pesado para
o povo . A instituição
do sábado que
tinha como
finalidade assegurar
o homem o tempo
de repouso necessário
para a realização
da vida foi esquecida.
Os discípulos
de Jesus arrancavam espigas durante o caminho
com Jesus. Tirar
espigas era
uma das trinta e nove formas de violar o sábado , segundo
as interpretações exageradas que algumas escolas
dos fariseus faziam da lei na época . Por isso , os fariseus se escandalizam quando
percebem que os discípulos
de Jesus arrancam as espigas para matar a fome no dia de sábado . “Quem não sabe julgar o que merece crédito
e o que merece ser
esquecido presta atenção ao que não tem importância e se esquece do essencial ”
(Buda ).
O homem
está sempre no centro
da doutrina de Jesus. Jesus olha para a necessidade real
do homem e se oferece como solução . Em nome do ser humano nas suas necessidades
básicas, principalmente quando se trata
de salvar ou proteger a vida ,
Jesus é capaz de “transgredir ”
a Lei por
sagrada que
ela pareça ser .
Por causa de mim , ser humano , Deus
aceitou se encarnar em
Jesus para me
dizer que não estou sozinho
na minha luta
pela vida
digna . Deus
quer vida
em abundância
para todos
(Jo 10,10). Para Jesus, o ser
humano é mais
sagrado do que
qualquer lei .
Sua preocupação
é fazer o bem para o homem , mesmo no dia de
Sábado . A lei
do Sábado foi dada
precisamente a favor
da liberdade , do bem
e da alegria do homem
(Dt 5,12-15).
A fidelidade
às tradições religiosas deve favorecer ao direito
à vida . As tradições
religiosas, que não
apóiam o direito à vida ,
perdem sua razão
de existir . Para Jesus a finalidade de qualquer
lei religiosa
deve ajudar o ser humano a ter uma
verdadeira experiência de encontro com a vontade de Deus
resumida no mandamento do amor fraterno . Praticar as leis
religiosas sem levar
em conta o respeito pela vida seria inútil .
Jesus é o Senhor do Sábado .
Se o Sábado devia significar
“libertação ”, Jesus é o Senhor
da libertação . Se o Sábado
devia significar “santificação ”,
Jesus é o Senhor da santidade
e da santificação . Uma libertação sem
Jesus será opressão reeditada de outro modo . Uma
santificação sem
Jesus será egoísmo , orgulho
ou vaidade ,
editados de outros modos .
A lei
é boa e necessária . A lei é, na verdade , o caminho para levar
à prática do mandamento
do amor . Somente
a lei do amor
rompe fronteiras , divisões ,
prejuízos e escravidões .
Por isso
mesmo , a lei
não pode ser
absolutizada. O Sábado , para
nós o domingo ,
está pensado para o bem
do homem . É um
dia em
que nos
encontramos com Deus ,
com a comunidade ,
com a natureza
e com nós
mesmos . O descanso
é um gesto
profético que
nos faz bem a
todos para fugir ou escapar da escravidão
do trabalho ou
da carreira consumista .
O dia do Senhor
é também dia
do homem , com
a Eucaristia como
momento privilegiado.
“O sagrado
do sábado ” comenta o rabino
Nilton Bonder, “não é o descanso em si , mas o ritmo mágico do
trabalho ao descanso
e ao trabalho novamente .
É essa entrada e saída
que é sagrada .
(...) Sem as pausas
há apenas ilusão ;
sem os silêncios
há apenas ilusão
da música ; sem
a luz-transparência há apenas ilusão da cor ”
(cf. Código Penal Celeste ).
A partir do ensinamento de Jesus no evangelho
deste dia precisamos nos perguntar : “Não somos, às vezes ,
demasiados legalistas? Não julgamos nossos
irmãos quando
cremos que não
cumprem as leis ou
as regras , sejam as leis
humanas, as leis da Igreja
ou as leis
consideradas como divinas? Se para Jesus o homem
está sempre no centro
de seu ensinamento ,
será que colocamos o ser
humano como
centro de nossas atividades
diárias e pastorais ?”.
A denúncia da escravidão
ao sábado nos
convida a nos libertarmos da religião da observância
formal e segui-la pelos
caminhos do amor
libertador . Quando
as coisas materiais
ou rituais
mandam, e não a lei
do amor , o homem
se faz escravo . Somente
a lei do amor
rompe fronteiras , divisões ,
prejuízos e escravidões .
P. Vitus Gustama,svd
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