26/01/2018
SER
MISSIONÁRIO DE JESUS COLABORANDO COM OS DEMAIS
26 de Janeiro
FESTA DOS SANTOS TIMÓTEO E TITO
Primeira Leitura: 2Tm 1,1-8
1 Paulo,
Apóstolo de Jesus Cristo pelo desígnio de Deus referente à promessa de vida que
temos em Cristo Jesus, 2 a Timóteo, meu querido filho: Graça, misericórdia e
paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor! 3 Dou graças a Deus —
a quem sirvo com a consciência pura, como aprendi dos meus antepassados —
quando me lembro de ti, dia e noite, nas minhas orações. 4 Lembrando-me das
tuas lágrimas, sinto grande desejo de rever-te, e assim ficar cheio de alegria.
5 Recordo-me da fé sincera que tens, aquela mesma fé que antes tiveram tua avó
Loide e tua mãe Eunice. Sem dúvida, assim é também a tua. 6 Por este motivo,
exorto-te a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das
minhas mãos. 7 Pois Deus não nos deu um espírito de timidez mas de fortaleza,
de amor e sobriedade. 8 Não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor nem de
mim, seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder
de Deus.
Evangelho: Lc 10,1-9
Naquele tempo ,
1o Senhor
escolheu outros setenta e dois
discípulos e os enviou dois
a dois , na sua
frente , a toda
cidade e lugar
aonde ele
próprio devia ir . 2E dizia-lhes: “A messe é grande , mas os trabalhadores são
poucos . Por
isso , pedi ao dono
da messe que mande trabalhadores
para a colheita . 3Eis
que vos
envio como cordeiros
para o meio
de lobos . 4Não
leveis bolsa , nem
sacola , nem
sandálias , e não
cumprimenteis ninguém pelo
caminho ! 5Em qualquer casa em que
entrardes, dizei primeiro : ‘A paz
esteja nesta casa !’ 6Se ali
morar um amigo da paz , a
vossa paz
repousará sobre ele ;
se não , ela
voltará para vós .
7Permanecei naquela mesma casa ,
comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador
merece o seu salário .
Não passeis de casa
em casa .
8Quando
entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que
vos servirem, 9curai os doentes
que nela houver e dizei ao povo : ‘O Reino
de Deus está próximo
de vós ’”.
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“TIMÓTEO é um nome grego e
significa "que honra Deus". Enquanto Lucas nos Atos o menciona seis
vezes, Paulo nas suas cartas faz referência a ele dezassete vezes (além disso
encontrámo-lo uma vez na Carta aos Hebreus). Deduz-se que aos olhos de Paulo
ele gozava de grande consideração, mesmo se Lucas não considera que deva narrar
tudo o que lhe diz respeito. De fato, o Apóstolo encarregou-o de missões importantes
e viu nele quase um alter ego, como resulta do grande elogio que dele traça na
Carta aos Filipenses: "É que não
tenho ninguém com igual disposição (isópsychon), que tão sinceramente se
preocupe pela vossa vida" (2, 20).
Timóteo tinha nascido em Listra (cerca de
200 km a nordeste de Tarso) de mãe judia e de pai pagão (cf. Act 16, 1). O
facto que a mãe tivesse contraído um matrimónio misto e não tivesse feito
circuncidar o filho deixa pensar que Timóteo tenha crescido numa família não
estrictamente observante, mesmo se foi dito que conhecia as Escrituras desde a
infância (cf. 2 Tm 3, 15). Foi-nos transmitido o nome da mãe, Eunice, e também
o da avó, Loide (cf. 2 Tm 1, 5). Quando Paulo passou por Listra no início da
segunda viagem missionária, escolheu Timóteo como companheiro, porque "era
muito estimado pelos irmãos de Listra e de Icóneo" (Act 16, 2), mas fê-lo
circuncidar "por causa dos judeus existentes naquelas regiões" (Act
16, 3).
Juntamente com Paulo e Silas, Timóteo
atravessou a Ásia Menor até Tróade, de onde passou à Macedónia. Além disso,
estamos informados de que em Filipos, onde Paulo e Silas foram envolvidos na
acusação de espalhar desordens públicas e foram aprisionados por se terem
oposto à exploração por parte de alguns indivíduos sem escrúpulos de uma jovem
mulher como maga (cf. Act 16, 16-40), Timóteo foi poupado. Depois, quando Paulo
foi obrigado a prosseguir até Atenas, Timóteo alcançou-o naquela cidade e ali
foi enviado à jovem Igreja de Tessalónica para ter notícias e para a confirmar
na fé (cf. 1 Ts 3, 1-2). Foi ter depois com o Apóstolo em Corinto, levando-lhe
boas notícias sobre os Tessalonicenses e colaborando com ele na evangelização
daquela cidade (cf. 2 Cor 1, 19).
Reencontramos Timóteo em Éfeso durante a
terceira viagem missionária de Paulo. Dali provavelmente o Apóstolo escreveu a
Filemon e aos Filipenses, e nas duas cartas a Timóteo resulta co-autor (cf. Fm
1; Fl 1, 1). De Éfeso, Paulo enviou-o à Macedónia juntamente com um certo
Erasto (cf. Act 19, 22) e depois também a Corinto com o cargo de levar uma
carta, na qual recomendava aos Coríntios que o acolhessem calorosamente (cf. 1
Cor 4, 17; 16, 10-11).
Encontrámo-lo ainda como co-autor da Segunda
Carta aos Coríntos, e quando de Corinto Paulo escreve a Carta aos Romanos une
nela, juntamente com as dos demais, as saudações de Timóteo (cf. Rm 16, 21). De
Corinto o discípulo partiu de novo para alcançar Tróade na margem asiática do
Mar Egeu e ali aguardar o Apóstolo que ia para Jerusalém na conclusão da
terceira viagem missionária (cf. Act 20, 4). A partir daquele momento sobre a
biografia de Timóteo as fontes antigas dão-nos apenas uma referência na Carta
aos Hebreus, na qual se lê: "Sabei que o nosso irmão Timóteo foi posto em
liberdade. Se vier depressa, irei ver-vos com Ele" (13, 23). Em conclusão,
podemos dizer que a figura de Timóteo sobressai como a de um pastor de grande
relevo. Segundo a posterior História eclesiástica de Eusébio, Timóteo foi o
primeiro Bispo de Éfeso (cf. 3, 4). Algumas das suas relíquias encontram-se
desde 1239 na Itália na Catedral de Termoli no Molise, provenientes de
Constantinopla.
Depois, quanto à figura de TITO, cujo nome é de origem latina, sabemos que
era grego de nascença, isto é, pagão (cf. Gl 2, 3). Paulo levou-o consigo a
Jerusalém para o chamado Concílio apostólico, no qual foi solenemente aceite a
pregação aos pagãos do Evangelho, que libertava dos condicionamentos da lei
moisaica. Na Carta a ele dirigida, o Apóstolo elogia-o definindo-o "meu
verdadeiro filho na fé comum" (Tt 1, 4). Depois da partida de Timóteo de
Corinto, Paulo enviou Tito a essa cidade com a tarefa de reconduzir aquela
indócil comunidade à obediência. Tito restabeleceu a paz entre a Igreja de
Corinto e o Apóstolo, que lhe escreveu nestes termos: "Deus, porém, que
consola os humildes, consolou-nos com a chegada de Tito, e não só com a sua
chegada mas também com a consolação que ele tinha recebido de vós.
Contou-nos ele o vosso vivo desejo, a vossa
aflição, a vossa solicitude por mim... Foi por isso que ficámos consolados"
(2 Cor 7, 6-7.13). Tito foi enviado de novo a Corinto por Paulo que o qualifica
como "meu companheiro e colaborador" (2 Cor 8, 23) para ali organizar
a conclusão das colectas em favor dos cristãos de Jerusalém (cf. 2 Cor 8, 6).
Ulteriores notícias provenientes das Cartas Pastorais qualificam-no como Bispo
de Creta (cf. Tt 1, 5), de onde, a convite de Paulo, alcançou o Apóstolo em
Nicópoles no Éfiro (cf. Tt 3, 12). Não possuímos outras informações sobre os
deslocamentos seguintes de Tito e sobre a sua morte.
Para concluir, se consideramos Timóteo e
Tito unitariamente nas suas duas figuras, apercebemo-nos de alguns dados
significativos. O mais importante é que Paulo se serviu de colaboradores para o
desempenho das suas missões. Ele permanece certamente o Apóstolo por
antonomásia, fundador e pastor de muitas Igrejas. Contudo é evidente que ele
não fazia tudo sozinho, mas apoiava-se em pessoas de confiança que partilhavam
as suas fadigas e as suas responsabilidades. Outra observação refere-se à
disponibilidade destes colaboradores. As fontes relativas a Timóteo e a Tito
põem bem em realce a sua disponibilidade para assumir vários cargos, que muitas
vezes consistiam em representar Paulo também em ocasiões não fáceis.
Numa palavra, eles ensinam-nos a servir o
Evangelho com generosidade, sabendo que isto obriga também a um serviço à
própria Igreja. Por fim, aceitemos a recomendação que o apóstolo Paulo faz a
Tito na carta a ele dirigida: "desejo que tu fales com firmeza destas
coisas, para que os que acreditaram em Deus, se empenhem na prática de boas
obras, pois isso é bom e útil para os homens" (Tt 3, 8). Mediante o nosso
compromisso concreto devemos e podemos descobrir a verdade destas palavras, e
precisamente neste tempo de Advento sermos nós também ricos de obras boas e
assim abrir as portas do mundo a Cristo, o nosso Salvador.” (Bento XVI: AUDIÊNCIA
GERAL, Quarta-feira, 13 de Dezembro 2006)
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Evangelho e Sua Mensagem
No capítulo
anterior do evangelho
lido neste dia , lemos que a missão antes foi confiada aos Doze (Lc 9,1-6). Mas a obra de
Jesus não está encerrada. Realiza-se e
expande-se através dos setenta (e dois ). Com o número setenta (e dois )
Lucas quer nos
dizer que a missão não é apenas exercida por
um pequeno
grupo de pessoas ,
mas todos
os que seguem a Jesus, todos os batizados
têm a mesma missão
de continuar a obra
de Jesus. Todos os cristãos
têm a mesma missão .
Missão significa que
alguém é enviado .
Jesus envia todos os cristãos ao mundo
para serem testemunhas
de tudo o que
Jesus fez e disse, especialmente de sua morte e ressurreição por
amor à humanidade . Por isso ,
a missão dos discípulos
tem como primeiro
princípio ser
testemunho do amor ,
do perdão , da justiça
e da verdade , dentro
e fora da comunidade .
Jesus envia 70 (e dois )
discípulos para
a missão e lhes
dá estas recomendações :
O fundamental
que os discípulos
devem ter em
conta é que eles estão trabalhando na construção
do Reino de Deus
e não por
seu próprio reino . Se cada um se preocupar em construir o próprio reino , haverá
guerra permanente
e disputa permanente ,
pois cada um quer defender o próprio reino e não o Reino de Deus . Quem tem consciência
de que trabalha
pelo Reino de
Deus , também
acredita na providência divina .
O envio dos 70 (e dois )
tem, então , como
horizonte fundamental
o Reino de Deus .
Este constitui o conteúdo
de toda pregação
cristã e o horizonte que jamais
devemos perder de vista
quando referimos à ação
da Igreja no mundo .
A Igreja existe em
função do Reino .
A Igreja existe a serviço
do Reino de Deus .
A Igreja não
é o Reino de Deus .
A missão
serve tanto para
formar missionários
como para despertar os que são visitados para serem também missionários .
Todos são
enviados para
fazer missão
e para transformar os outros em missionários .
É bom cada um
perguntar-se: “O que é que eu tenho
contribuído na missão do Reino de Deus ?
O que é que
tenho feito até
agora na evangelização ?
Qual é o lugar
da Palavra de Deus
na minha vida ?
Como é que
me comporto com
os outros : como
cordeiro ou como lobo ?
Reflitamos sobre aquilo que São João
Crisóstomo dizia: “Não há
nada mais frio que um cristão despreocupado da salvação alheia. Não podes
aduzir como pretexto a tua pobreza econômica. Acusar-te-á a velhinha que deu as
suas moedas no Templo. O próprio Pedro disse: ‘Não tenho ouro nem prata’ (At
3,6). E Paulo era tão pobre que muitas vezes passava fome e não tinha o
necessário para viver. Não podes pretextar a tua origem humilde: eles também
eram pessoas humildes, de condição modesta. Nem a ignorância te servirá de
desculpa: todos eles eram homens sem letras. Sejas escravo ou fugitivo, podes
cumprir o que depende de ti. ... Não invoques a doença como pretexto, pois
Timóteo estava submetido a freqüentes indisposições...Cada um pode ser útil ao
seu próximo, se quiser fazer o que está ao seu alcance” (Homilia 20
sobre os Atos dos Apóstolos).
P. Vitus Gustama,svd
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