26/09/2019
O HOMEM QUE INTERROGA
SOBRE JESUS, INTERROGA A PRÓPRIA VIDA
Quinta-Feira da XXV
Semana Comum
Primeira Leitura: Ageu 1,1-8
1 No segundo ano do
reinado de Dario, no sexto mês, no primeiro dia, foi dirigida a palavra do
Senhor, mediante o profeta Ageu, a Zorobabel, filho de Salatiel, governador de
Judá, e a Josué, filho de Josedec, sumo sacerdote: 2 “Isto diz o Senhor dos
exércitos: Este povo diz: Ainda não chegou o momento de edificar a casa do
Senhor”. 3 A palavra do Senhor foi assim dirigida, por intermédio do profeta
Ageu: 4 “Acaso para vós é tempo de
morardes em casas revestidas de lambris, enquanto esta casa está em ruínas?
5 Isto diz, agora, o Senhor dos exércitos: Considerai com todo o coração, a
conjuntura que estais passando: 6 tendes semeado muito, e colhido pouco;
tende-vos alimentado, e não vos sentis satisfeitos, bebeis e não vos
embriagais; estais vestidos e não vos aqueceis; quem trabalha por salário,
guarda-o em saco roto. 7 Isto diz o Senhor dos exércitos: Considerai, com todo
o coração, a difícil conjuntura que estais passando: 8 mas subi ao monte, trazei madeira e edificai a casa; ela me será aceitável,
nela me glorificarei, diz o Senhor.
Evangelho: Lc 9, 7-9
Naquele
tempo, 7 o tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e
ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos
mortos. 8 Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos
antigos profetas tinha ressuscitado. 9 Então Herodes disse: “Eu mandei degolar
João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?” E procurava ver
Jesus.
______________
É Preciso Reconstruir a Casa
Do Senhor que Somos nós
“Acaso
para vós é tempo de morardes em casas revestidas de lambris, enquanto esta casa
está em ruínas? .... Isto diz o Senhor dos exércitos: Considerai, com todo o
coração, a difícil conjuntura que estais passando: mas subi ao monte, trazei
madeira e edificai a casa; ela me será aceitável, nela me glorificarei, diz o
Senhor”.
São Palavras do profeta Ageu.
Não se sabe muita coisa sobre o profeta Ageu
a não ser através de seu livro e de duas citações sobre ele no livro de Esdras
(Esdras 5,1; 6,14). O livro de Ageu, décimo dos profetas menores, é breve e quase
monotemático. O profeta Ageu expressa a necessidade urgente de reconstruir o
Templo de Deus em Jerusalém depois que foi publicado o edito do rei Ciro de Pérsia
em 538 a.C permitindo a volta dos israelitas da Babilônia para Jerusalém.
A data exata do ministério profético de Ageu
foi de agosto a dezembro de 520 a.C. Ele conhecia muito bem as condições de seu
país tais como eram em 520 a.C e que se serviu delas em sua profecia.
Os temas principais do livro de Ageu são: a
reconstrução do Templo de Jerusalém, a restauração da dinastia davídica e o
surgimento da era escatológica. Ageu interpreta os sinais do tempo a fim de
estimular o povo a tarefa da reconstrução. Para ele é necessário reonavar o
interesse pela religião, pois o povo começou a perder o ânimo para reconstruir
o Templo de Jerusalém. Somente assim, segundo ele, serão multiplicadas as
bênçãos de Deus.
Ageu foi profeta no período da volta do
desterro junto a outros personagens importantes como Zorobabel, Esdras etc.
Após uma primeira tentativa de reconstrução
do Templo em 537 a.C (Esdras 3,7-12), os repatriados começaram a perder o
entusiasmo e abandonaram o trabalho da reconstrução do Templo. As principais
causas do abandono foram a pobreza dos meios e a hostilidade dos samaritanos.
Eles começaram a cuidar da própria casa e do próprio campo. Cada um por si.
Nesta situação, o profeta Ageu levanta sua
voz para animar os israelitas. O profeta pede que todos colaborem na tarefa da
reconstrução do Templo, pois ela serve como ponto de referencia para todas as
demais dimensões da reconstrução nacional. Talvez possamos traduzir tudo o que
o profeta Ageu pede através das palavras de Jesus: “Buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas
essas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6,33).
O profeta Ageu diz a seus contemporâneos que
o Templo, símbolo dos valores religiosos, deve ter prioridade nesta tarefa da
nova instalação em Judá depois da volta do desterro. Ageu quer que não se
repita a história da infidelidade, descuidando da vida de fé. Quando os
mandamentos do Senhor forem abandonados, os valores mundanos começarão a
destruir a vida dos homens e eles ficarão longe de si (exílio espiritual).
Os valores éticos e religiosos são, também
hoje, sintomáticos para saber como entendemos a história e o futuro da
sociedade. Onde a corrupção e a avareza reinarem, haverá o abandono da
educação, da saúde, da segurança, dos mais necessitados como as crianças e os
idosos. Não esqueçamos o alerta de São Paulo a Timóteo: “Os que querem se enriquecer caem em tentação e cilada, e
em muitos desejos insensatos e perniciosos, que mergulham os homens na ruína e
na perdição. Porque a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro” (1Tm 6,9-10).
Mesmo que o aparente e o material nos
atrairem, mas nos sentimos carentes pelo espiritual, pois “não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus”
(Mt 4,4). Não se trata somente de levantar materialmente as paredes de um
edifício ou de um templo ou de uma igreja e sim de renovar a atitude de fidelidade
aos mandamentos salvificos de Deus e os costumes coerentes a eles; de não
deixar-se levar somente pelos interesses materialistas e sim de cuidar dos
valores humanos e religiosos, segundo o projeto de Deus. A prosperidade
econômica é importante, mas não é o principal na vida de uma pessoa ou de uma
comunidade. Onde houver a fraternidade, haverá partilha, e excluirá qualquer
tipo de fome, “Assim reinará a igualdade,
como está escrito: o que colheu muito, não teve sobra; e o que pouco colheu,
não teve falta” (2Cor 8,15; Ex 16,18). Não descuidemos dos valores humanos
e religiosos, porque são básicos para nossa felicidade e nossa salvação. Se
não, edificaremos nossa vida sobre a areia. E então nossa vida estará destinada
à ruina (cf. Mt 7,24-27).
Os valores são horizontes de referência, destinos aos
quais jamais chegamos realmente, pois estamos no tempo e no espaço no nosso
processo de amadurecimento. Um horizonte é como uma linha que nunca se toca e
que se afasta à medida que nos aproximarmos dela. Jamais podemos ser perfeitos
sem alteração no dia seguinte. Hoje podemos ser caridosos, amanhã pode ser que
nos tornemos egoístas. Hoje talvez tenhamos facilidade de perdoar, mas não sabemos
se teremos amanhã a mesma facilidade. Podemos conhecer muito bem nossa
hierarquia de valores, mas nossa realidade é tão complexa que não sabemos o que
fazer. Por isso, podemos entender a chamada de Jesus para estarmos vigilantes
permanentemente.
Os valores, como amor, partilha,
bondade, solidariedade, generosidade, humildade, prudência, mansidão, fraternidade,
compaixão e assim por diante, são fontes de inspiração e motores de ação. Os valores são horizontes de referência e ao mesmo tempo,
como força que nos faz agir, viver e estar em movimento. Os valores gritam, são
como vozes que nos impelem a viver de determinada maneira, a sermos coerentes
como uma maneira digna de viver. Os valores
unem pessoas, estreitam laços, tornam possível a criação de vínculos de
qualidade entre grupos e nações diferentes. Os valores têm força agregadora. Ficamos
satisfeitos de estar ao lado de pessoas amáveis, gentis, cultas e atentas,
pessoas que sabem escutar e que irradiam entusiasmo e senso de humor. Por outro
lado, fugimos de seres amargos e críticos, que apenas exibem suas qualidades,
vaidosos e descorteses. Os valores unem as pessoas e os povos; são como
fios que ligam as pessoas. E coerência com os valores traz paz interior para
quem os pratica. Quando os valores são ignorados e percebemos essa incoerência,
somos acometidos por uma enxurrada de sentimentos negativos.
Despertar o individuo para os valores é um dever da prática
educativa e de cada evangelizador. Temos missão de despertar os valores
escondidos dentro de cada ser humano, trazê-los à luz para que todos possam
viver na fraternidade e na comunhão.
A Palavra De Nos Interpela
Permanentemente
O modo de viver de Jesus, os valores que ele
vive e prega, a igual maneira de ele tratar as pessoas, sua preocupação com a
vida do povo em geral e de cada pessoa em particular, sua independência perante
a lei religiosa, sua compaixão pelo povo abandonado pelas autoridades chamam
muito atenção de todos, especialmente das autoridades. Por se preocupar com a
vida do povo, a presença de Jesus se torna uma censura viva para as autoridades
que só pensam em sua própria vida e em seu próprio poder. Herodes Antipas,
tetrarca da Galiléia, uma das autoridades, ficou perturbado com a fama de Jesus.
Curiosamente, a pergunta de Herodes sobre
Jesus surge entre o relato da missão dos Doze e o da multiplicação dos pães.
Herodes se pergunta: “Eu degolei João. Quem é, pois, este, de quem ouço tais
coisas? E procurava ocasião de vê-lo”.
A pergunta de Herodes tem outra profundidade,
efetivamente, coincide com a pergunta de todos os que se sentem interpelados
pela pessoa e pelo modo de viver de Jesus e pelo testemunho dos discípulos.
Herodes Antipas estava cheio de curiosidades porque no meio do povo se falava
muito de Jesus, se contava mil coisas sobre Ele, dos seus lábios saiam palavras
com poder e autoridade, se contavam fatos extraordinários como os milagres
realizados por Ele. Herodes que estava no poder queria ver esse individuo tão
“exótico” numa Galiléia tão provinciana. Seu pai, Herodes, o Grande, tinha a
curiosidade de conhecer Jesus - menino, rei recém-nascido, mas com o intuito de
eliminá-lo (cf. Mt 2,1-23). Uma das maneiras de falar de Deus e com Deus é a
“voz de nossa consciência”. Herodes não tinha sua consciência tranqüila: uma
voz do fundo de si mesmo lhe recordava seu pecado, sua maldade. Por isso, fica
inquieto.
A sabedoria popular diz que há curiosidades
maldosas, tais como as de Herodes, quando permitem abusar de um poder ou de um
interesse que elas atribuíram injustamente; quando alimentam o escândalo que
elas mesmas exploram ou inventaram. Herodes queria ver Jesus para colocá-lo em
sua Corte.
Mas se há curiosidades maldosas, precisamos
estar conscientes de que a curiosidade também é o primeiro passo para o
encontro e para a fé. O assombro, a surpresa, a provocação são o pórtico que
nos introduz no descobrimento dos labirintos da casa e que nos inicia no
mistério de uma morada.
A curiosidade é boa, pois ela desperta à
vida. Uma criança vive na permanente curiosidade, e pergunta constantemente,
pois ela quer saber mais e mais. Para ela o mundo está cheio de surpresas. O sentido
da vida consiste em interrogar, em ser interrogado e em se interrogar.
Curiosidade é sinônimo de descobrimento; é tensão até um objeto entrevisto ou
desejado.
Ao lado da curiosidade há dúvida. A dúvida é
o estado de equilíbrio entre afirmação e negação. Quem tem dúvida fica impedido
de afirmar ou de negar por falta de dados nas mãos. A dúvida nos empurra para
procurar fundamentos para podermos afirmar ou negar ou para podermos ter
certeza daquilo que nos faz duvidosos. A incredulidade é, ao contrário, uma
ausência da crença.
Herodes sentiu curiosidade de querer ver
Jesus. Mas com qual finalidade de ele querer ver Jesus? Para armar alguma
cilada? Para ouvir da própria boca de Jesus de tudo que o povo fala e comenta?
Para pedir de Jesus algum milagre ou alguma ajuda para o povo? Para
desacreditá-Lo diante do povo? O texto não fala e por isso, não sabemos. Ele só
terá oportunidade de ver Jesus na sua Paixão. Mas Jesus se manterá calado
diante de Herodes, pois Herodes agirá de má-fé. Diante do silêncio de Jesus
Herodes morrerá, um dia, sem saber quem é Jesus.
Será que nós, chamados de cristãos, ainda
sentimos curiosidade por Jesus? Será que já descobrimos esse Jesus na sua
profundidade? Será que conhecemos realmente esse Jesus? Será que somente
confessamos em Jesus nas definições sem alma e reconhecê-lo nos dogmas frios e
secos? Será que paramos de ter curiosidade sobre a pessoa e o modo de viver de
Jesus a fim de purificar nossa vida já que somos chamados de cristãos? Podemos
ter certeza de que a Palavra de Deus, os ensinamentos de Jesus nos interpelam
todas vez que os lermos e meditarmos ou ouvirmos pregação ou retiro a respeito
de Jesus.
Dentro deste contexto, podemos dizer que a fé
é curiosidade permanente, isto é, assombro que compromete a arriscar-se na
aventura, num encontro entrevisto e, em conseqüência, desejado. A fé é
curiosidade, de forma que a dúvida lhe é indispensável. Por isso, somente na
coragem de fazer uma aventura cheia de riscos é que chegaremos à resposta
desejada para afirmar ou negar nossa dúvida. A incerteza e a incompreensão
pertencem ao terreno de nossa fé como o oco que espera ser preenchido, como a
espera que aguarda o encontro, como a fome que se alimenta com o que pode
satisfazê-la.
A pergunta continua fica no ar para cada cristão:
“Será que você ainda tem curiosidade de Jesus? Que curiosidade você tem de
Jesus?”. Tenho medo de que quando a curiosidade sobre Jesus morrer, morrerá
também nossa fé. O evangelho que não mais nos incomoda deixa de ser evangelho.
A Palavra de Deus que não nos interroga deixa de ser a Palavra de Deus.
“Quem é esse home, sobre quem ouço falar
essas coisas?” E procurava ver Jesus. Somente são os que se aproximarem de Jesus
com simplicidade e com um coração puro conseguirão entender gradualmente a identidade
de Jesus que tem uma missão salvadora. São muitos as pessoas: jovens e adultos
que também em nossa geração desejam ver Jesus. Fisicamente Jesus não está neste
mundo. Somos nós o prolongamento de Cristo, pois livremente escolhemos ser
cristãos. Temos, então, a missão de dar testemunho, com nossa vida e palavra de
que Jesus é a resposta plena de Deus para todas as nossas buscas. Se no mundo
não se vê mais Jesus Cristo é porque não se vê mais na vida de cada cristão.
Talvez as seguintes palavras de São Paulo possam nos despertar para que
voltemos a viver os ensinamentos de Cristo na nossa vida e nos nossos negócios:
“Vós sois uma carta de Cristo... escrita não com
tinta, mas com o Espírito de Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas
de carne, em vossos corações” (2Cor 3,3). “Somos para Deus o
perfume de Cristo entre os que se salvam e entre os que se perdem” (2Cor 2,15).
P. Vitus Gustama,svd
Nenhum comentário:
Postar um comentário