9,1 Havia um
homem de Benjamin, chamado Cis, filho de Abiel, filho
de Seror, filho de Becorat, filho de Afia, um
benjaminita, homem forte
e valente . 2 Ele
tinha um
filho chamado Saul, de boa apresentação . Entre
os filhos de Israel não
havia outro melhor
do que ele :
dos ombros para
cima sobressaía a todo
o povo . 3 Ora ,
aconteceu que se perderam umas jumentas
de Cis, pai de Saul. E Cis disse a seu filho Saul:
“Toma contigo
um dos criados ,
põe-te a caminho e vai procurar
as jumentas”. Eles atravessaram a montanha de Efraim 4 e a região
de Salisa, mas não
as encontraram. Passaram também pela região de
Salim, sem encontrar
nada ; e, ainda
pela terra de
Benjamin, sem resultado
algum . 17 Quando
Samuel avistou Saul, o Senhor lhe
disse: “Este é o homem
de quem te
falei. Ele reinará sobre
o meu povo ”.
18 Saul aproximou-se de Samuel, na soleira da porta , e disse-lhe: “Peço-te que
me informes
onde é a casa
do vidente ”. 19Samuel respondeu a Saul:
“Sou eu mesmo
o vidente . Sobe na minha
frente ao santuário
da colina . Hoje
comereis comigo , e amanhã
de manhã te
deixarei partir , depois
de ter revelado tudo
o que tens no coração ”.
10,1ª Na manhã seguinte ,
Samuel tomou um pequeno
frasco de azeite ,
derramou-o sobre a cabeça
de Saul e beijou-o dizendo: “Com isto o Senhor te ungiu como chefe do seu povo , Israel. Tu
governarás o povo do Senhor
e o livrarás das mãos de seus inimigos , que estão ao seu
redor ”.
Evangelho: Mc 2,13-17
Naquele tempo ,
13 Jesus saiu de novo para
a beira do mar .
Toda a multidão
ia a seu encontro ,
e Jesus os ensinava. 14 Enquanto
passava, Jesus viu Levi, o filho de
Alfeu, sentado na coletoria de impostos ,
e disse-lhe: “Segue-me!” Levi se levantou e o seguiu. 15 E aconteceu que , estando à mesa
na casa de Levi, muitos cobradores de
impostos e pecadores também estavam à mesa com Jesus e seus discípulos. Com
efeito, eram muitos os que o seguiam. 16 Alguns doutores da Lei, que eram
fariseus, viram que Jesus estava comendo com pecadores e cobradores de
impostos. Então eles perguntaram aos discípulos: “Por que ele come com os
cobradores de impostos e pecadores?” 17 Tendo ouvido ,
Jesus respondeu-lhes: “Não são as pessoas
sadias que precisam de médico , mas as doentes . Eu não vim para chamar
justos , mas
sim pecadores ”.
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Ao perdoar
os pecados do paralítico ,
no evangelho do dia
anterior , (Mc 2,1-12) Jesus rompeu a distância entre
o pecador e Deus .
Mas que
implicação tem isso
na sociedade ? Que
exige da Igreja que
se diz portadora de perdão e de
reconciliação entre os homens (cf. Mt 16,19;18,18;Jo 20,22-23)?
O texto
do evangelho de hoje
fala da vocação
de Levi. Levi é o quinto discípulo de Jesus segundo
o evangelho de Mc. (cf. Mc 1,16-20). Jesus
se apresenta diante dele como o Senhor que ordena: “Segue-me!”. Aqui
há novidade ! Não
é mais pescador
que Jesus chama ,
mas é um
cobrador de impostos
para ser seu discípulo ,
e por isso ,
é um pecador
público (publicano) que
para a sua época , era mal visto pela população .
Levi é descrito como um homem que “estava sentado”. Mas
ao ouvir a chamada
de Jesus para segui-lo, Levi se levantou. A partir daquele dia ,
Jesus será quem dará sentido para a vida de Levi. E Levi aprenderá de Jesus uma nova forma de viver com sentido .
Olhando para
Levi e para o comportamento
de Jesus diante deste, cada um de nós pode dizer em silêncio ao Senhor : “Senhor , eu sou também um pecador . Obrigado , Senhor , por não me julgar , como não julgou
Levi. O Senhor me
conhece e me ama
e por isso ,
não me
despreza ”.
Os escribas
e os fariseus , vendo o comportamento de Jesus, perguntaram aos discípulos de Jesus: “Por
que ele
come com os cobradores
de impostos e pecadores ?”.
Fazer refeição com os demais era um reconhecimento da igualdade
e da dignidade . Os cobradores
de impostos eram considerados ladrões do dinheiro
publico, e por isso ,
eram excluídos e considerados impuros . Os escribas
e os fariseus , puritanos
fechados em sua
auto-suficiência e convencidos de serem
os perfeitos , não
se relacionavam com este
tipo de pessoas
para não comprometer sua pureza legal .
Há aqui
uma revelação de Deus
que chama
nossa atenção .
Jesus não julga os que
dele se aproximam; não faz diferença entre
os homens (cf. At 10,34-35). Não entra nas classificações habituais
da opinião de seu
tempo . Jesus é um
homem de idéias
amplas, um homem
tolerante e compreensivo ,
é um homem
muito humano
para com todos . Ele era tão humano a ponto de se tornar tão divino . Para ser
verdadeiro cristão
o homem tem que
ser muito humano profundamente .
Na profunda vivência
da humanidade é que
chegaremos à divindade . Paradoxalmente ,
o caminho da subida
até Deus
passa pelo caminho da descida
até a nossa
humanidade .
A resposta
de Jesus é um dos melhores
retratos do amor
misericordioso de Deus , manifestado em Cristo
Jesus. Com uma liberdade
admirável , Jesus vai pelo
seu próprio caminho , anunciando a Boa Nova
aos pobres , chamando os “pecadores ” apesar
das reações dos puritanos
que afastam os outros
e fazem isso , em
nome de um
suposto Deus
em quem
acreditam. Jesus continua a salvar os débeis e os enfermos . Continua fazendo o bem
apesar dos comentários
negativos a respeito .
Jesus, em vez
de se afastar dos “pecadores ”,
se aproxima deles. Ele não tem medo de sentar-se à
mesa com
aqueles que
a sociedade considera como
pessoas não
“certinhas”.
O evangelista
Marcos nos
relatou que , como
fruto da aproximação
tão humana
da parte de Jesus “Com
efeito , eram muitos
que o seguiam”. Esta frase tem um peso porque prepara uma melhor
compreensão de Mc 3,13-16. Aqui tomamos consciência
de que os que
seguem a Jesus sintonizam seu atuar com o do Mestre e também
eles se aproxima dos pecadores . Este
fato era
de grande atualidade
no tempo da comunidade
de Marcos (cf. Gl 2,11-14). Para um cristão de origem
judaica não
era fácil
conviver com
quem havia sido conhecido
anteriormente como
um pecador
publico ou com
quem provinha do mundo
pagão . Somente
recordando o comportamento de Jesus tudo se superava.
“Não
são as pessoas
sadias que precisam de médico , mas as doentes . Eu não vim para chamar
justos , mas
sim pecadores ”.
Para todos nós que não somos santos
estas palavras de Jesus nos consolam. Cristo
nos acolhe e nos
chama apesar
de nossas debilidades e da má fama que possamos ter e nos transforma em seus
discípulos para
continuar sua
obra neste mundo .
Como a Eucaristia ,
não é para os
perfeitos . Por
isso , sempre
começamos nossa celebração
com um
ato penitencial e na hora de receber o Corpo do Senhor , na comunhão , continuamos a reconhecer
nossa indignidade
de comungar o Corpo
tão santo
do Senhor ao dizer : “Senhor , eu não sou digno
de que entreis em
minha morada ,
mas dizei uma só
palavra , serei salvo !”.
Temos que
viver realmente
a espiritualidade da Eucaristia porque
a estrutura da Eucaristia
nos mostra
que somos todos
pecadores . Começamos sempre nossa celebração com um ato
penitencial. E antes de nos aproximar da comunhão , pedimos no Pai-Nosso :
“Perdoai-nos as nossas ofensas ”.
Ao receber o Corpo
e sangue do Senhor
nós acreditamos que
Ele é Aquele
que tira
o pecado do mundo
e aquele que
nos alimenta
a fim de vivermos para
ele e para os
demais . Conscientes
de sermos pecadores rezamos antes de receber o Corpo do Senhor : “Senhor , eu não sou digno
de que entreis em
minha morada ,
mas dizei uma só
palavra , serei salvo ”.
Se realmente vivermos profundamente a espiritualidade
eucarística jamais julgaremos os outros . Ao contrário ,
devemos rezar muito
mais do que
comentamos. “No falar muito
está o pecado ”, diz a Palavra de Deus .
Para Refletir Mais
É muito interessante observar como
Jesus não aprova as catalogações correntes que na sua época originavam a marginalização
de tantas pessoas. Quando marginalizamos alguém é porque nos achamos melhores do
que os outros. Por isso, marginalizar os outros não deixa de ser uma manifestação
da arrogância ou de um sentimento de superioridade. E a arrogância é uma
maneira de admitir os próprios defeitos. É interessante refletir que todos nós
nascemos iguais, mas logo no dia seguinte criamos catalogações. E um dia todos vão
entrar na cova (morrer) de igual maneira, mesmo alguns enfeitem a cova.
No evangelho de ante ontem lemos
que Jesus tocou e curou um leproso. No evangelho de hoje, Jesus se aproxima e
chama como seu seguidor nada menos que um arrecadador de impostos, um
publicano, um pecador público. Trata-se de um “pecador” segundo todas as convenções
da época. É chocante tanto para a época de Jesus e, creio que, também para
nossa época. Mas Jesus Levi, o publicano, e este O segue imediatamente.
A graça de Deus não admite nenhuma
demora. Ela chega e nós não podemos demorar em corresponder com ela, como Levi
que se levantou e seguiu a Jesus imediatamente.
Jesus encontrou Levi “sentado” e o
chama. E este se levantou e seguiu a Jesus. O que torna nossa vida sem
dinamismo? O que nos faz “sentados” na vida que nos faz sem horizonte, sem
esperança e sem sentido? É preciso repetirmos sempre a frase do Senhor: “Levanta-te
e anda e tu verás mais coisas na tua vida!”
Além disso, o texto quer nos dizer
que, na vida, não há nada que seja perdido. A opinião da maioria pode nos
condenar como perdidos. Mas temos que ter um audição seletiva: selecionar o que
necessitamos escutar e abandonar o que não precisamos escutar. Além disso,
tenhamos a esperança em Deus, pois um dia Ele vai se aproximar de nós. Fiquemos
atentos para Deus que se aproxima de Deus. Fiquemos atentos para os sinais de
Deus na nossa vida.
É um dos melhores retratos do amor
misericordioso de Deus encarnado em Jesus Cristo. Com uma liberdade admirável
Jesus vai pelo seu caminho anunciando a Boa Nova aos pobres (cf. Lc 4,18-19; Is
61,1-2), chamando “pecadores” para segui-Lo apesar das reações diante de sua
atitude. Ele cumpre sua missão: Veio para salvar os débeis/ pecadores e os
enfermos.
P. Vitus Gustama,svd
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