É PRECISO CAMINHAR ATRÁS
DE JESUS
13 de Janeiro de 2014
Primeira Leitura: 1Sm 1,1-8
1 Havia um homem sufita, oriundo de
Ramá, no monte Efraim, que se chamava Elcana, filho de Jeroam, filho de Eliú, filho
de Tou, filho de Suf, efraimita; 2 Elcana tinha duas mulheres; uma chamava-se
Ana e a outra Fenena. Fenena tinha filhos; Ana, porém, não tinha. 3 Todos os
anos, esse homem subia da sua cidade para adorar e oferecer sacrifícios ao
Senhor Todo-poderoso, em Silo. Os dois filhos de Eli, Hofni e Fineias, eram
sacerdotes do Senhor naquele santuário. 4 Quando oferecia sacrifício, Elcana
dava à sua mulher Fenena e a todos os seus filhos e filhas as porções que lhes
cabiam. 5 A
Ana, embora a amasse, dava apenas uma porção escolhida, pois o Senhor a tinha
deixado estéril. 6 Sua rival também a magoava e atormentava, humilhando-a pelo
fato de o Senhor a ter tornado estéril. 7 E isso acontecia todos os anos. Sempre
que subiam à casa do Senhor, ela a provocava do mesmo modo. E Ana chorava e não
comia. 8 Então, Elcana, seu marido, lhe disse: “Ana, por que estás chorando e
não te alimentas? E por que se aflige o teu coração? Acaso não sou eu melhor
para ti do que dez filhos”.
Evangelho: Mc 1,14-20
14 Depois que João Batista foi
preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: 15 “O
tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no
Evangelho!” 16 E, passando à beira do mar da Galileia, Jesus viu Simão e André,
seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. 17 Jesus lhes
disse: “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens”. 18 E eles, deixando
imediatamente as redes, seguiram a Jesus. 19 Caminhando mais um pouco, viu
também Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes;
20 e logo os chamou. Eles deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados, e
partiram, seguindo Jesus.
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1. Deus Busca Os últimos
Terminada a atividade
de João Batista que
representa o fim do tempo
de Moisés (Lei ) e dos Profetas , começa
a atividade de Jesus que é o início
da nova época
do relacionamento de Deus com a humanidade .
Jesus começa sua
atividade na Galiléia. A Galiléia era considerada pelos
rabinos de Jerusalém como um lugar onde a obediência à Lei
(Torah) não era
tão exata ,
e também era
um lugar
onde acontecia o contato
com os pagãos
que causou o sincretismo
religioso . E Jesus escolheu a Galiléia como o centro
de sua missão
salvífica (cf. Mc 1,16.28.39;3,7;7,31;9,30).
O Deus
de Jesus Cristo é realmente
um Deus
de surpresa , pois
ele vai na direção
em que
o homem nunca
pensou em trilhar . Os conterrâneos desprezavam a Galiléia e Jesus a escolheu
como o centro
de sua missão .
E nós , seguidores
de Jesus, temos que andar
atrás do Mestre
e que muitas vezes
não sabemos para
onde ele
vai nos levar ,
pois ele apenas nos diz:
“Segue-me!”, mas não
devemos ter medo de nos levar para
onde ele
quer ou
quiser, pois ele
é o Caminho , a Verdade
e a Vida (Jo 14,6).
2. Deus Quer Nos Encontrar No Nosso Lugar
Nessa região
pobre é que
ele chama
seus parceiros ,
seus primeiros
discípulos . Jesus não
se encontra com
o homem em
uma esfera particularmente
religiosa ou
privilegiada de algum modo e sim na beira do Lago onde vive verdadeiramente o homem ,
na vida cotidiana .
O “lago ”
é o lugar no qual
vivem as pessoas da Galiléia e ali é que elas trabalham para buscar
o seu sustento. Certamente Jesus procura e encontra
o povo ou
cada um
de nós em
sua própria
situação e lugar .
E Jesus chama cada um de nós a segui-lo ali onde se encontra , na própria
situação concreta .
Ele apresenta a cada
um o convite ali onde se encontra , numa situação
comum , honesta
e honrada como aquela dos pescadores ou , então , numa situação
desonrada e moralmente difícil como
aquela do cobrador dos impostos , como
Levi (cf. Mc 2,14) etc.
Se Jesus quer
encontrar cada
um de nós
ali onde
se encontra , vamos ficar ,
então , no nosso
lugar . Como
as letras de um
canto que
dizem: “Quando Jesus passar
eu quero estar
no meu lugar ”.
Se eu não
ocupar meu lugar , por simples que ele seja, ele não vai me encontrar . Consequentemente surge uma pergunta
para mim : “Onde está o meu
lugar ?”
3. Deus Precisa De Cada Um De Nós Como Parceiro Do Bem
“Segui-me e eu
farei de vós pescadores
de homens ”. Esta frase é dirigida para os primeiros discípulos
do Senhor : Simão
e André, seu irmão ;
e Tiago e João, filhos de Zebedeu. Todos são pescadores . O que
se sublinha no chamamento é o aspecto pessoal : através
de um colóquio
familiar . Jesus vê
Simão e André, Tiago e João e aproxima-se deles familiarmente ,
fala com
eles e os chama .
Ele faz lhes
ouvir aquela palavra
de esperança e de confiança
que é o chamado a segui-lo. Jesus não se encontra
com o homem
para dirigir-lhe o convite
numa esfera particularmente
religiosa ou
privilegiada de algum modo , e sim na beira do lago onde vive verdadeiramente o homem ,
na vida cotidiana :
“Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens”.
A chamada de Cristo para segui-Lo
exige uma separação. Não se trata de deixar as redes ou um trabalho. Trata-se
de deixar riquezas (cf. Mc 10,21), de abandonar o caminho de domínio e de poder
onde são defendidos os privilégios com toda a força de quem os tem (cf. Mc 8,34).
Seguir Jesus significa servir, dar
a vida como “resgate”, o mesmo que Jesus fez por nós; é solidarizar-se com os
homens e assumir nossa responsabilidade, como um parente que paga a fiança para
obter a liberdade de seus irmãos; é não tomar distância dos que necessitam de
nossa ajuda; é sentir-se afetado pelo sofrimento alheio. Isso é significativo
para compreendermos o significado do seguimento que, em primeiro lugar, não está
a doutrina e sim, uma pessoa e um projeto de existência. No seguimento evangélico,
o fato essencial é a pessoa de Jesus. Unicamente Ele é quem dá forma e conteúdo
para a relação com os discípulos-seguidores. Numa escola rabínica é a doutrina
que ocupa o primeiro lugar. O discípulos se une ao rabino porque busca sua
doutrina e quer converter-se em mestre. O discípulo evangélico, por sua vez,
renuncia a tudo para seguir Jesus e compartilhar seu destino. Por isso, ser discípulo
de Jesus é uma condição permanente. O abandono
confiante a Jesus é necessário
para poder percorrer
o caminho em
direção ao conhecimento
da vida e do mistério
de Jesus.
Simão e André abandonam imediatamente sua
forma de vida
anterior . E Tiago e João desvinculam-se
da tradição (o pai )
e do ambiente social
(os dois têm nomes
hebraicos). Não é fácil
abandonar um hábito ou modo de viver para assumir um
outro novo modo de viver. Somos, normalmente, resistentes diante
do novo por causa da insegurança e por causa dos hábitos enraizados. Mas a vida
é um êxodo, é uma caminhada, é uma peregrinação. A vida é sempre para frente e
cheia de surpresas de Deus. É preciso caminhar para ver mais, aprender mais e
crescer mais.
Os primeiros discípulos abandonaram
imediatamente tudo depois que ouviram o convite de Jesus: “Eles, deixando imediatamente as redes, seguiram
a Jesus”. Jesus não é um Mestre que ensina sentado em sua cátedra. Jesus é
um Mestre que caminha na frente. Os discípulos não são tanto os que aprendem
coisas de Jesus e sim os que O seguem, os que caminham com Jesus. É mais
importante a pessoa do que a doutrina.
“Eles, deixando imediatamente as
redes, seguiram a Jesus”. Isso nos mostra uma boa disposição daqueles
pescadores. Às vezes, os laços de parentesco (são irmãos) ou sociais (os quatro
primeiros discípulos são pescadores) ou alguma posição social de privilégio (o
pai dos irmãos Tiago e João) tem também sua influência na vocação e no
seguimento. Logo irão madurecendo-se, mas já desde agora manifestam uma fé e
uma entrega total à causa de Jesus. A exemplo dos quatro primeiros discípulos somos
convidados a escutar Jesus, nosso autêntico Mestre, pois Ele tem algo para nos
dizer e para o levarmos adiante. É a escola de Jesus, o verdadeiro
Evangelizador.
Os primeiros
discípulos abandonaram imediatamente tudo
depois que
ouviram o convite de Jesus. Para
nós isto
significa que em
cada momento
em que
a Boa Nova nos
é oferecida, Jesus nos convida a
segui-Lo e ao mesmo tempo
nos dá o poder
de começar a nova
caminhada . Isto
requer a conversão , pois
sem ela
não há boa notícia .
P. Vitus Gustama,svd
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