04/12/2015
ALEGRIA
DE ENXERGAR NOVAMENTE
Sexta-Feira
da I Semana do Advento
Primeira Leitura: Is 29,17-24
Assim fala o Senhor Deus: 17 Dentro de pouco tempo, não se transformará o Líbano em
jardim? E não poderá o jardim tornar-se floresta? 18
Naquele dia, os surdos ouvirão as palavras do livro e os olhos dos cegos verão,
no meio das trevas e das sombras. 19 Os
humildes aumentarão sua alegria no Senhor, e os mais pobres dos homens se
rejubilarão no Santo de Israel; 20 fracassou
o prepotente, desapareceu o trapaceiro, e sucumbiram todos os malfeitores
precoces, 21 os que faziam os outros
pecar por palavras, e armavam ciladas ao juiz à porta da cidade e atacavam o
justo com palavras falsas. 22 Isto
diz o Senhor à casa de Jacó, ele que libertou Abraão: “Agora, Jacó não mais
terá que envergonhar-se nem seu rosto terá de enrubescer; 23 quando contemplarem as obras de minhas
mãos, hão de honrar meu nome no meio do povo, honrarão o Santo de Jacó, e
temerão o Deus de Israel; 24 os
homens de espírito inconstante conseguirão sabedoria e os maldizentes
concordarão em aprender”.
Evangelho: Mt 9,27-31
Naquele tempo ,
27 partindo
Jesus, dois cegos
o seguiram, gritando: “Tem piedade de nós , filho de
Davi!” 28 Quando Jesus entrou em
casa , os cegos
se aproximaram dele. Então Jesus
perguntou-lhes: “Vós acreditais que eu posso fazer isso ?” Eles responderam: “Sim ,
Senhor ”. 29 Então
Jesus tocou nos olhos
deles, dizendo: “Faça-se conforme a vossa fé ”. 30 E os olhos deles se abriram. Jesus os advertiu severamente : “Tomai cuidado
para que ninguém fique sabendo”. 31 Mas eles saíram, e espalharam sua
fama por toda aquela região
(Mt 9,27-31).
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O tema dos cegos faz um elo entre as leituras
deste dia. A primeira leitura revela a composição do Resto messiânico, os
pobres. O pobre referido por Isaías é alguém cuja condição o torna mais apto a
contar com Deus do que o rico confiante em seus meios humanos. Neste sentido, o
pobre se torna rico diante de Deus e o rico se torna pobre. O Evangelho insiste
na atitude necessária para pertencer ao Resto messiânico: a fé no poder divino
depositado em Jesus, o Messias esperado.
O texto
do evangelho deste dia
fala de dois cegos . No Antigo Testamento, a cegueira é muitas vezes
considerada um castigo de Deus (Dt 28,28; 2Rs 6,18; Zc 12,4; veja no NT em Jo
9,2). Por isso, neste sentido, a cegueira é uma metáfora que expressa falta de
visão espiritual (cf. Is 42,19; 29,18; 56,10; Rm 2,19; 2Cor 4,4; 2Pd 1,9; 1Jo
2,11; Ap 3,17). E Salvação trazida pelo Messias é descrita como luz para o cego
(Is 35,5; 42,16.18; 43,8; Jr 31,8). O Messias tem como missão, entre outras,
devolver a vista aos corpos (curar a cegueira física) e abrir os olhos da alma
(curar a cegueira espiritual).
O evangelista
Mateus nos
relatou que dois
cegos gritaram a Jesus: “Tem
piedade de nós ,
Filho de Davi!”. O grito
é um sinal .
Sinal de uma necessidade
muito forte ,
de um protesto ,
de um sofrimento muito
intenso , sinal
de uma sensibilidade afetada . Há gritos
em silêncio que são gritantes. Mas há
gritos gritantes que não dizem nada. Todo barulho não faz bem e o bem não faz
barulho. Há grito dos bons, mas há também grito dos maus e maldosos. “O que me preocupa não é o grito
dos maus. É o silêncio dos bons”, dizia Martin Luther King. Além
disso, sabemos também da experiência que quem grita tem necessidade de esconder
a insegurança.
Uma necessidade
fortemente sentida
como o sofrimento físico
ou moral ,
ânsia de pão para sobreviver , ânsia de amizade ,
ânsia para viver e conviver em um clima familiar ,
aspiração para
uma vida melhor ,
tudo isso
pode ser o ponto de partida , o início
de uma busca de Deus .
“Filho
de Davi, tem piedade de nós !”. Ao dizer “Filho de Davi” os dois cegos reconhecem em
Jesus um titulo messiânico. Eles querem dizer a Jesus: “Tu és Aquele que há de vir , Aquele que foi
prometido pelos profetas .
Em Ti colocamos toda
a nossa esperança ,
e por isso ,
a Ti gritamos!”. E “o grito do pobre sobe até Deus , mas não chega aos ouvidos do homem ”
(Hughes Lamennais).
Os dois cegos entraram na casa
onde Jesus morava. Aqui
a casa é a comunidade
cristã onde Jesus é a cabeça dela. Nessa comunidade
é que ecoa a Palavra
que ilumina, que
faz ver as realidades
deste mundo de um
novo modo ,
que capacita o homem a ver a presença de Deus em tudo neste mundo. Nessa comunidade é que
ressoa a Palavra que
devolve a esperança perdida e ganha a
visão clara sobre a vida.
Nesta casa , Jesus interroga os dois cegos para saber a autenticidade
de sua fé .
Jesus deseja purificar
esta fé : “Credes que
eu posso fazer
isso ?”, pergunta-lhes Jesus.
A necessidade humana
que está na origem
de sua oração
poderia não
ser o desejo
de um milagre
para si mesmo . Jesus apenas
suscita neles a esperança , o desejo e a fé . Ele não quer forçar . Ele não quer
adivinhar a necessidade. Ele não faz uma dedução. Ele pergunta para saber da
real necessidade das pessoas.
O dom
da cura é um
acontecimento relacional que requer o encontro
e o contato pessoal
com Jesus. Toda vez que fizermos a experiência
de contato pessoal com Jesus, ganharemos a graça de ver melhor as coisas, os
acontecimentos, a vida e seu sentido. Os cegos se aproximam de Jesus e se
deixam tocar por Ele. E a cegueira desapareceu e voltam a enxergar novamente. A
recuperação da vista, tanto física como espiritual, sempre traz a alegria e o ânimo
para seguir adiante na vida e para viver explosivamente. Os cegos curados saíram
e espalharam a fama de Jesus mesmo que Jesus tenha pedido para eles não falarem
a ninguém. A verdadeira alegria é uma implosão e explosão que ninguém consegue
segurar.
“Filho de Davi, tem piedade de nós !”. A oração dos dois cegos é muito simples : é seu grito , grito que
brota de seu
sofrimento, grito que
está cheio de esperança !
É a oração angustiada de quem já sofreu muito por causa de um problema sério .
Podemos até
não ser cegos
fisicamente. Mas precisamos deixar o Senhor abrir
nosso coração ,
pois um coração aberto torna nossa visão aberta diante da vida ,
das pessoas e diante
de todos os acontecimentos
desta vida e entenderemos seu significado
e veremos tudo a partir
do olhar de Deus .
O advento
é um tempo
especial para
ler , estudar e meditar a Palavra de Deus , pois ela ilumina nossa
mente e nosso
coração e para
praticar a fé ,
estando na luz . O Messias
que vai chegar
no Natal é a nossa
Luz , a Luz
do mundo (Jo 8,12). Precisamos contempla
a verdadeira Luz do mundo
para que sejamos Seus reflexos no mundo. Precisamos deixar a Palavra de Deus tocar nossa mente , nosso coração , nosso
agir, nossos olhos para
que possamos ser
iluminados e ver tudo
a partir de Deus .
Sendo iluminados, seremos, por nossa vez , luz que ilumina
para os demais .
“Vós sois a luz
do mundo ”, diz o Senhor
no Sermão da Montanha
(Mt 5,14). Uma pessoa iluminada faz os outros enxergarem bem o caminho que
deve ser trilhado. Mas
uma mente escura
faz todo mundo
tropeçar e viver
apalpando sem saber em que direção deve seguir.
O Advento
nos convida a permanecermos na
contemplação da verdadeira Luz que é o próprio Jesus Cristo. Seja qual for nossa situação pessoal
e comunitária , Deus
nos estende Sua
mão e nos
convida à esperança , porque nos
assegura que Ele
está conosco (Mt 28,20).
P. Vitus Gustama,svd
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