15/12/2015
O DIZER
E O FAZER DO CRISTÃO DEVEM ESTAR EM SINTONIA
Primeira Leitura: Sf
3,1-2.9-13
Assim
fala o Senhor: 1 “Ai de ti, rebelde e desonrada, cidade desumana. 2 Ela não
prestou ouvidos ao apelo, não aceitou a correção; não teve confiança no Senhor,
nem se aproximou de seu Deus. 9 Darei aos povos, nesse tempo, lábios
purificados, para que todos invoquem o nome do Senhor e lhe prestem culto em
união de esforços. 10 Desde além-rios da Etiópia, os que me adoram, os
dispersos do meu povo, me trarão suas oferendas. 11 Naquele dia, não terás de
envergonhar-te por causa de todas as tuas obras com que prevaricaste contra
mim; pois eu afastarei do teu meio teus fanfarrões arrogantes, e não
continuarás a fazer de meu santo monte motivo de tuas vanglórias. 12 E deixarei
entre vós um punhado de homens humildes e pobres”. E no nome do Senhor porá sua
esperança o resto de Israel. 13 Eles não cometerão iniquidades nem falarão
mentiras; não se encontrará em sua boca uma língua enganadora; serão
apascentados e repousarão, e ninguém os molestará.
Evangelho: Mt 21, 28-32
Naquele
tempo, disse Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo: 28“Que vos
parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse:
‘Filho, vai trabalhar hoje na vinha!’ 29O filho respondeu: ‘Não quero’. Mas depois
mudou de opinião e foi. 30O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma
coisa. Este respondeu: ‘Sim, senhor, eu vou’. Mas não foi. 31Qual dos dois fez
a vontade do pai?” Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “O
primeiro”. Então Jesus lhes disse: “Em verdade vos digo, que os publicanos e as
prostitutas vos precedem no Reino de Deus. 32 Porque João veio até vós num
caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os publicanos e
as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes
para crer nele”.
-----------------------------
Chamados a Ser Pobre No
Espírito
A Primeira Leitura é tirada do livro do
profeta Sofonias. Sofonias (hebraico: Deus protegeu) é um dos discípulos do
profeta Isaías. Sofonias escreveu um século depois do profeta Isaías (em torno
de 640 a.C). Sofonias vê a comunidade de seu tempo dividida em dois grupos. Por
um lado, há grupo rebelde que não quer aproximar-se de Deus, porque é um grupo
de pessoas arrogantes e que confia muito mais nas suas alianças políticas do
que em Deus. Esse grupo ouviu a voz do profeta para que se converta, no entanto
não quer se converter. Por outro lado, há outro grupo formado pelos humildes e
pobres que confia totalmente em Deus. Podemos entender que Sofonias é um
profeta que denuncia as coisas cotidianas. Ele denuncia as transgressões contra
Deus e contra o próximo. Atacou a idolatria cultual, as injustiças, o
materialismo, a indiferença religiosa, os abusos das autoridades, as ofensas
cometidas pelos estrangeiros contra o povo de Deus. “Ai de ti, rebelde e desonrada, cidade desumana.
Ela não prestou ouvidos ao apelo, não aceitou a correção; não teve confiança no
Senhor, nem se aproximou de seu Deus”. A história do povo eleito é uma
grande serie de infidelidades: idolatrias, injustiças sociais, hipocrisias
religiosas. O profeta é chamado por Deus para denunciar esse mal.
Se meditarmos seriamente sobre o livro do
profeta Sofonias, perceberemos que a atualidade de sua denúncia nunca se perde.
Tudo aquilo que era cometido na sua época, se repete em qualquer época,
inclusive na nossa época. Só mudam seus personagens.
Apesar das denúncias o profeta Sofonias vê
uma esperança, pois a fidelidade de Deus é maior do que a infidelidade dos
homens. Apesar de muitos cometerem o mal e a maldade, existe “um punhado de
homens justos”: “Deixarei entre vós um
punhado de homens humildes e pobres. Eles não cometerão iniquidades nem falarão
mentiras; não se encontrará em sua boca uma língua enganadora; serão
apascentados e repousarão, e ninguém os molestará”.
Pela primeira vez se emprega na Bíblia, através
do profeta Sofonias, a palavra “pobre” com o sentido novo. Não se trata apenas
do pobreza econômica e social, mas uma atitude interior que possibilita a
entrada do Reino de Deus na vida de quem tem esta atitude (cf. Mt. 5,3). “Pobre
em espirito” é uma expressão de confiança total em Deus e se submete à Sua
vontade em qualquer circunstância da vida.
Se vivermos como humildes, simples, agradecidos
e arrependidos (convertidos) de que fala o profeta Sofonias, formaremos também
parte do “resto de Israel”, “do resto fiel da Igreja”, “do resto fiel da
humanidade”. E seremos fonte da esperança para os demais homens para continuar
na luta pela salvação da humanidade.
O Dizer e O Fazer Do
Cristão Devem Estar Em Sintonia
“Se serves ao Verbo
de Deus , tu
estás no Santuário ”, dizia Orígenes.
A parábola
dos dois filhos
tem uma função similar
à parábola do filho
pródigo no evangelho
de Lucas (cf. Lc 15,11-32) embora cada evangelista
a desenvolva diversamente . Para o evangelista Mateus a mesma
parábola é também
o eco do Sermão
da Montanha que
enfatiza o fazer do que
o dizer (Mt 7,21-23; cf. Mt 12,50;23,3-4). Atrás da parábola
está Aquele que
uma vez disse “sim ”
à vontade de Deus
jamais mudou para
um “não ”.
Ele é Jesus Cristo
em quem
devemos nos espelhar
para nossa vida de cristãos .
Mt começa
a parábola com
a pergunta : “Que
vós parece?” (v.28a). Esta pergunta é típica de Mateus (cf. Mt 17,25;18,12;22,17;26,66). A pergunta não é mais dirigida aos discípulos ,
mas aos sumos
sacerdotes e aos anciãos
do povo , os mesmos
interlocutores da unidade
anterior (cf. Mt 21,23-27). A pergunta obriga os ouvintes
a comprometer-se e a tomar posição .
A resposta à pergunta
torna-se um julgamento
para os ouvintes .
E no fim da parábola ,
mais uma vez ,
os mesmos interlocutores
são obrigados
a escolher “qual
dos dois fez a vontade
do pai ?” (v.31). A resposta
dada a estas perguntas
pelos ouvintes
será sua salvação ou
seu juízo .
Os ouvintes
de Jesus não tiveram dificuldade de dar uma resposta exata
à pergunta de Jesus: “Qual
dos dois fez a vontade
do pai ?”. Sem
hesitarem os ouvintes responderam: o primeiro filho , isto é, aquele que falou que não iria, mas
de fato foi e fez o que
o pai pedia.
A mensagem ,
portanto , é muito
clara . Entre
palavra e ação ,
a primazia é dada
á ação . Entre
intenção e ação ,
a primazia é dada
à ação . O homem
se salva não
pelas palavras , intenções ,
palavras estéreis e descompromissadas, mas por fatos concretos
e precisos .
O fazer ou o agir é tão importante que Jesus Cristo
pede aos discípulos o seguimento .
Seguir a Jesus é agir com ele e como ele ,
acompanhá-lo no seu agir .
Jesus chama os discípulos
convidando-os a segui-Lo(Mt 4,19-22; 8,22; 9,9; 16,24; 19,21.27). O que conta diante de Deus não são as aparências , nem
as boas intenções ou
palavras , mas
a PRÁTICA . Deus
olha para o que de fato
fazemos, não importa o que pensamos ou
dizemos. Aquele que
honra a Deus ,
não é aquele
que observa uns ritos
exteriores , mas
sim aquele
que põe em
prática a vontade
de Deus . Por
isso , devemos ficar
sempre atentos
para que a nossa prática religiosa ou nossos ritos exteriores , não
seja mais importante
do que nosso
Deus e nosso
próximo .
Numa ocasião
o Papa Paulo VI disse: “O grande pecado
da moderna cristandade
é o vazio entre
a fé e as obras .
É o pecado de ser
ilógico , inconsciente e infiel ”. O maior
escândalo de nossos
tempos é a separação
da religião da vida .
Reza-se, mas não
se vive o que se reza. Canta-se mas não se vive
o que se canta .
Recebe-se a Eucaristia , mas não se vive
a comunhão fraterna .
Dobra-se os joelhos diante
do sacrário , mas
despreza-se o irmão , o corpo vivo e imagem de Cristo .
P. Vitus Gustama,svd
Nenhum comentário:
Postar um comentário