Natal, 25/12/2015
DEUS
SE FEZ CARNE POR AMOR
Evangelho: Jo 1,1-14
1 No
princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus. 2 No princípio estava ela com Deus. 3 Tudo foi
feito por ela, e sem ela nada se fez de tudo que foi feito. 4 Nela estava a
vida, e a vida era a luz dos homens. 5E a luz brilha nas trevas, e as trevas
não conseguiram dominá-la. 9 Era a luz de verdade, que, vindo ao mundo, ilumina
todo ser humano. 10 A Palavra estava no mundo — e o mundo foi feito por meio
dela — mas o mundo não quis conhecê-la. 11Veio para o que era seu, e os seus
não a acolheram. 12 Mas, a todos que a receberam, deu-lhes capacidade de se
tornarem filhos de Deus, isto é, aos que acreditam em seu nome, 13 pois estes
não nasceram do sangue nem da vontade da carne nem da vontade do varão, mas de
Deus mesmo. 14 E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos
a sua glória, glória que recebe do Pai como Filho unigênito, cheio de graça e
de verdade.
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1. “O Verbo Se
Fez Carne E Habitou Entre Nós”.
O
evangelista João, no prólogo do seu evangelho, chama Jesus de “Verbo”. “Verbo”
quer dizer “Palavra” e a “palavra” serve para comunicar-se com os outros. O que
guardamos na mente e no coração chega à mente e ao coração dos outros através
da palavra. Nada mais fugaz e débil que a palavra, mero som que se perde em
ondas, mas também nada mais forte e de maior alcance que a palavra, pois a
palavra cria vida ou morte, amor ou ódio, bênção ou maldição, respeito ou
desprezo, admiração ou inveja, aceitação ou rejeição. A palavra pode consolar e
curar, mas também pode machucar e ferir. A palavra dita não tem volta. E cada
palavra representa uma realidade. Se cada palavra representa uma realidade,
então, antes de pronunciar uma palavra devemos saber se ela realmente
representa uma realidade ou não. Se ela não representar uma realidade, ela não
deve ser pronunciada. Por isso, no Sermão da Montanha Jesus diz
categoricamente: “Seja vosso sim, sim, e
o vosso não, não. O que passa disso vem do Maligno”(Mt 5,37). Por isso, a
palavra não pode se pronunciar em vão, pois o próprio Deus não pronunciou nada
em vão. A palavra, antes de ser dita, deve ser pensada e refletida para
torná-la eficaz em transmitir a verdade ou realidade.
De
acordo com o livro de Gênesis, à medida que Deus fala, as coisas vão
acontecendo. Deus diz, por exemplo,: “’Que
exista a luz’, e a luz começou a existir”(cf. Gn 1,3ss). Jesus é o Verbo
porque ele é a força criadora que dá vida a tudo; é comunicador de vida, pois
ele próprio possui a vida em plenitude e a transmite à humanidade: “Tudo foi feito por meio dele, e sem ele
nada foi feito de tudo que existe. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos
homens"(Jo 1,3-4). Se quisermos mais vida, devemos voltar sempre para
a fonte de vida que é o Verbo encarnado, pois onde o Verbo estiver espaço para
fazer sua tenda, lá a vida se torna abundante.
Jesus
é comunicação pessoal de Deus ao ser humano, e tão sublime que lhe oferece uma
participação na sua própria vida: “...a
todos aqueles que O acolheram, deu-lhes poder de se tornarem filhos de Deus:
são os que crêem no seu nome”(Jo 1,12). O Verbo feito carne é expressão
criadora de vida; é sinal humano e sacramento do coração do Deus Pai. Para que
possamos possuir a vida em plenitude basta olhar para o Verbo encarnado de
Deus, Jesus Cristo, e observar, imitar e viver o que ele faz, o que ele diz, o
que ele ensina, e basta olhar para ele para saber como devemos nos comportar, o
que deve se pensar, qual deve ser a preferência etc.. Tudo deve partir do Verbo
encarnado. Ele deve ser espelho vivo de nossa vida cotidiana, inclusive de
nossas decisões, pois fora dele não existe vida.
E
este Verbo de Deus habita entre nós. Isto quer nos dizer que Deus não se
esconde no além. Ele está presente e faz presente na caminhada do homem e da
mulher todos os dias apesar de tudo. Ele está totalmente aqui e agora no meio
de nós. Ele veio para ficar entre nós
para sempre: “Eis que Eu estou com vocês
todos os dias até o fim do mundo”(Mt 28,20).Então, não estamos mais a sós
em nossa imensa solidão, pois ele é o Verbo que habita entre nós. Com a
encarnação do Verbo, Deus não responde ao porquê de nosso sofrimento, pois ele
sofre junto conosco. Não somos mais solitários, mas solidários, pois Deus está
conosco. Por causa dessa encarnação tudo ganha um sentido novo e vale a pena
ser homem, ser gente, pois Deus quis ser um deles. Não há nada que seja
totalmente absurdo porque Deus veio para nos dizer: “Eu te amo”. Deus veio
dizer à nossa solidão, às nossas lágrimas, ao nosso desconsolo, às nossas
fraquezas, aos nossos sofrimentos: “Eu te amo”. Para que possamos voltar a ter
forças suficientes na nossa caminhada cotidiana, precisamos parar para ouvir a
suavidade da Palavra de Deus que diz a cada um de nós: “Eu te amo”, pois o amor
dá segurança e tranqüilidade, dá paz e serenidade, fortalece e faz crescer. “Cansam-se as crianças e param, os jovens
tropeçam e caem, mas os que esperam no Senhor renovam suas forças, criam asas
como as águias, correm se cansar, caminham sem parar”, diz o profeta
Isaías(Is 40,30-31). Não há nada que possamos desejar neste mundo senão amor:
amarmos e sermos amados. Certamente Deus veio para nos ensinar que não há outro
caminho para sermos felizes e fazermos os outros felizes senão através do
caminho do amor: felizes aqui e nos leva à felicidade eterna na comunhão plena
com o Deus- amor.
2. “O Verbo Se Fez
Carne E Habitou Entre Nós” Nos Faz Perceber O Natal Com Deus E O Natal Sem
Deus.
O Natal quer nos dizer que Deus ”desceu” das
alturas da sua glória até o abismo da nossa pobreza e humilhação para nos
revelar e oferecer todo o seu amor: “Deus
amou tanto o mundo que entregou o seu Filho único para que todo o que nele crê
não pereça, mas tenha a vida eterna”(Jo 3,16). Deus desceu até nós para nos
fazer subir até ele. Deus assumiu nossa natureza humana para fazer-nos
participantes da sua natureza divina. A descida de Deus até nós possibilita a
nossa subida até ele. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14,6). A elevação
do homem até Deus é uma conseqüência do “rebaixamento” de Deus ao homem. Deus
se fez homem para o homem se tornar divino. Tudo isto é a graça de Deus. Por
isso, ser homem só pode ser aquele que vive a sua humanidade a partir da graça
de Deus: “De Sua plenitude todos nós
recebemos, graça por graça...a graça e a verdade vieram por meio de Jesus
Cristo”(Jo 1,16-17). Por isso, São Paulo chegou a dizer: “É pela graça de Deus que sou o que sou”(1Cor
15,10). Aqui o termo “graça” deve-se considerar como benefício absolutamente
gratuito, livre e sem motivo. O ser humano tem a explicação do seu próprio ser
unicamente no amor com que Deus o amou e amando, criou. A salvação, em sua
raiz, é graça e não resultado da vontade do homem, como diz São Paulo: “É pela graça que fostes salvos, mediante a
fé. E isto não é a vós que se deve; é dom de Deus” (Ef 2,8).
A
encarnação é uma lágrima da compaixão divina para o homem que se encontra na
miséria do pecado e num circo sem saída. O essencial da encarnação, portanto, é
o amor. Deus vem para dizer a cada um de nós: “Eu te amo”. Somente o amor pode
dar segurança e não as armas, riquezas ou poder. O amor torna qualquer um muito
humano, gentil, educado, irmão. Somente o amor pode nos levar até dentro do céu,
pois “Deus é amor” (1Jo 4,8.16). Deus ama o homem para torná-lo bom, feliz e
salvo. Deus renuncia a si mesmo por amor. Deus veio para participar dos nossos
sofrimentos e indicar o caminho de amor para não sofrermos sem sentido. Se
soubermos renunciar a nós mesmos por amor, seremos felizes e seremos capazes de
fazer os outros felizes.
O ato de Deus de descer até nós, nos leva a
nos perguntarmos: “Em que consiste o poder e a glória de Deus?”. O poder e a
glória de Deus se manifestam na misericórdia e compaixão através do ato de
descer do trono a fim de salvar quem se encontra numa situação sem saída, num
problema sem solução. Este poder e glória de Deus são o amor que desce em busca
dos perdidos(cf. Lc 15,1ss). Para Deus não há gente sem importância. Cada ser
humano é amado por Deus pessoalmente, e o avalia pelo preço do sangue de seu
Filho, Jesus Cristo, Verbo encarnado.
A teologia descendente, isto é, Deus que
desce para nos levantar, é o grande desafio para o mundo ou a sociedade que
gosta de dividir as pessoas entre aquelas que estão “lá em cima” que não querem
se misturar com ninguém e aquelas que estão lá embaixo que precisam ser
afastadas. Mas qual felicidade que você ganhará com isto? Celebrar o Natal de
Jesus significa aprender a descer dos nossos tronos para voltarmos à nossa
condição primordial como irmãos e irmãs no Verbo de Deus, pois Deus é o Pai de
todos se quisermos ser felizes e fazer os outros felizes. A felicidade não está
no isolamento ou na separação dos outros, mas está na participação e na
partilha. Tudo que se separa tende a morrer. Por isso, se nós conseguirmos ver
no rosto do outro o nosso próprio rosto, e sentir os sentimentos de alegria e
tristeza do outro como os nossos, se formos capazes de ver no coração do outro
o nosso coração, estaremos realmente celebrando o Natal de Jesus, um Natal com
Deus. Se procuramos Deus sem encontrar o irmão, ainda não encontramos o Deus
verdadeiro, pois o verdadeiro Deus se encontra quando o irmão é encontrado. O
homem perfeito é um homem que sabe amar. Tudo isto é o Natal com Deus.
Se não acontecer tudo isto, celebraremos o
Natal sem Deus, sem mistério, sem milagres, sem revelações; onde tudo é
permitido: matar o pai e a mãe, a avó, a paciente idosa, o marido, a mulher, a
professora que pega um ônibus para dar aula(como escreveu a jornalista Célia
Costa no artigo dela, “Saudades de Deus” O Globo,20/12/2002). O Natal sem Deus
acontece quando a crueldade se torna um
ato que dá prazer para quem a pratica. O Natal sem Deus acontece quando um que
se diz ser humano esfaqueia ou abre uma cabeça com um tiro por causa de
cinqüenta reais ou uma bolsa magra do 13º salário. O Natal sem Deus
acontece quando um, que se diz cristão, não quer perdoar o outro. O Natal sem
Deus acontece quando um que diz que ama
a Deus, mas não sabe se cuidar e continua guardando o ressentimento e o rancor.
O Natal sem Deus é aquela vontade de vingar-se. O Natal sem Deus acontece
quando alguém não sente a saudade de voltar para casa, pois a família se torna
uma família- hotel, uma família sem lar, sem ternura, sem amor, sem calor
humano, sem abraços calorosos; é um Natal sem encantamento. O Natal sem Deus
acontece quando um ser humano que se chama criatura perde a noção do pecado, da
moral e da ética, da bondade, da solidariedade, da igualdade, da compaixão, do
perdão, assim por diante. O Natal sem Deus começa quando um ser humano coloca o
ouro e a prata acima de Quem os criou; é o Natal de idolatria; é o Natal
comercializado.
Jesus Cristo, Verbo de Deus está a caminho em
busca de uma nova Belém. Ele quer nascer também num coração egoísta e fechado
para torná-lo mais altruísta e compassivo. Para isso, o coração terá que estar
aberto para deixar o Senhor entrar: “Eis
que estou à porta e bato; se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, eu
entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo”(Ap
3,20). Ele quer continuar a nascer nos corações aquecidos pelo amor. Ele quer
nascer em seu lar, em suas conversas, num aperto de mão, pedindo e oferecendo o
perdão. Ele quer nascer naquela amizade que há tempo você rompeu violentamente
por um gesto insignificante e irracional. Ele quer nascer naquela pessoa que
morreu no seu coração por uma briga de ponto de vista, esquecendo que cada
ponto de vista é apenas vista de um ponto. Ele quer nascer na mulher que você
iludiu e enganou e no homem que você explorou sem remorso. Desde que você seja
capaz de escutar a Palavra de Deus e pô-la em prática, você também será a mãe
de Jesus que faz nascer o Cristo no mundo e na convivência com os outros, e
será irmão e irmã de todos com quem convive e trabalha. Se você abrir seu
coração para Jesus que está em busca da nova Belém, você será um eterno Natal
para todos.
3. O Verbo Se Fez Carne E Habitou
(Acampou)Entre Nós
A encarnação faz Deus habitar/morar entre
nós. A presença de Deus é um dos grandes temas da Bíblia. Um termo preciso
designa a morada de Deus na história: a shekinah de Javé. A proximidade de
Deus é uma convicção profunda do povo israelita e motivo de permanente ação de
graças(cf. Dt 4,7). “Fazer uma morada” evoca importantes ecos do AT. Este tema
aparece em Ex 25,8-9, onde se ordena a Israel fazer uma tenda(o tabernáculo)
para que Deus possa morar no meio de seu povo. O tabernáculo se converte num
ponto em que se localiza a presença de Deus sobre a terra.
A
habitação de Deus na história atinge a plenitude na Encarnação do Verbo. O
evangelista Mateus a enfatiza de outra forma ao considerar o Verbo encarnado
como o Emanuel, o “Deus conosco”(cf. Mt 1,23;18,20;28,20. Cf. Is 7,1). “Ele
veio até a sua própria terra”(Jo 1,11), “se fez carne”(Jo 1,14) são expressões
que manifestam essa entrada de Deus na história. “Carne” na linguagem bíblica
significa o ser humano, às vezes com uma nuança de debilidade. Isto quer dizer
que o Verbo entrou na história, assumiu a condição humana(menos o pecado):
“Sendo rico, fez-se pobre por vós”(2Cor 8,9). Quando o prólogo proclama que “o
Verbo se fez carne e habitou entre nós” isto quer dizer que Jesus Cristo é o
novo lugar da presença de Deus na terra e que Jesus veio substituir o antigo
tabernáculo. Mais tarde o mesmo evangelho enfatizará novamente que Jesus substitui
o templo(cf. Jo 2,19-22).
O Verbo encarnado é a tenda do novo encontro.
Se quisermos que nos encontremos uns aos outros profundamente, temos que nos
encontrar com o Verbo que faz tenda no meio de nós. “No meio de nós” quer dizer
que Ele deve ser centro de nossa vida, de nossas decisões; ele deve ser o ponto
de referência de nossas atitudes e comportamentos. Se o Verbo se tornar o
centro de nossa vida, seremos bons e irmãos. Em segundo lugar, o lugar em que
Deus quer morar é o coração que sabe amar como fruto da vivência da palavra de
Deus. Mais tarde, neste mesmo evangelho, Jesus nos dirá: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra; meu Pai o amará, e nós
viremos e faremos nele a nossa morada”(Jo
14,23).
4. O Verbo Se Fez Carne E Habitou Entre Nós É Também Por Causa
Do “Sim” De Maria, Nossa Senhora, Mãe Do Senhor(Cf. Lc 1,38).
“Sim” é uma palavra audaciosa: contém um
risco e exige coragem. É deixar algo para trás de si e avançar: “Quem põe a mão no arado e olha para trás,
não está apto para o Reino de Deus”, diz o Senhor(Lc 9,62). Dizer “sim”
significa renunciar ao que para nós é caro e avançar como uma pessoa livre.
Partir é uma parte da vida. Mas não basta dizer sim somente uma vez. Devemos
repeti-lo sempre. Dizer “Sim” só pela metade deteriora a personalidade,
contrariando o desejo de Deus sobre nós.
Por
seu “Fiat” (faça-se), Maria entregou seu corpo e alma a Deus. A vida de Maria,
em toda a sua riqueza, está reunida no seu Sim à vontade e ao plano de Deus.
Ela cria o espaço de que Deus precisa para fazer-se homem. Jesus, o Verbo
divino, é a encarnação do “Sim” de Deus e fruto do “Fiat” de Maria.
Por
isso, neste Natal, olhemos para as mães e vejamos fundo: descubramos nelas,
pelo menos hoje, um símbolo da Virgem Maria. E olhemos fundo para o nosso
próximo e lembremo-nos que ele é um irmão(irmã) de Cristo e nosso irmão(irmã).
Façamos de cada homem um próximo e de cada próximo um irmão. Aos pais, abracem
seus filhos e suas filhas, pelo menos neste Natal, como se abraçassem o Filho
de Deus que hoje nasceu por nossa causa. Aos filhos e filhas, abracem seus
pais, pelo menos hoje, como se abraçassem a Virgem Maria que faz nascer a vida
e a esperança para este mundo. Aos filhos, abracem-se uns aos outros, pois
vocês não são somente irmãos pelo sangue, mas principalmente pela graça de Deus
que foi derramada sobre nós por Jesus Cristo, o Verbo encarnado. Tudo isto se
chama um Natal com Deus. Isto é que se chama celebrar o verdadeiro Natal. Por
isso, Feliz Natal para todos!!! Shalom!!!
P. Vitus Gustama,SVD
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